O mundo do marketing está cada vez mais amplo e suas estratégias são diversas. Uma das mais famosas e utilizadas atualmente é o marketing de conteúdo.
Ela consiste em criar uma relação de dar e receber com o seu público através de conteúdos relevantes e de valor que engajem e tragam um aumento de números dentro de suas redes.
Ou seja, essa ferramenta atrai, converte e fideliza o seu cliente a sua empresa a partir de um planejamento de materiais que são distribuídos em todos os meios digitais que são utilizados pela sua persona.
Incrível, não é?
Parece mágica, mas garantimos que não é. Esta ferramenta exige muita organização, visão estratégica e planejamento.
Apenas criar alguns posts para redes sociais quando dá na telha não é fazer marketing de conteúdo.
Para desenvolvê-lo existem algumas etapas que devem ser seguidas.
Confira todos os elementos abordados dentro deste artigo:
A primeira etapa é a organização da equipe e das tarefas a serem feitas. Converse com os seus profissionais e estabeleça metas a serem atingidas.
Assim cada um poderá dar seguimento a uma determinada função que levará ao desenvolvimento do seu planejamento.
É muito importante conhecer todas as capacitações dos seus colaboradores para determinar a cada um uma tarefa que se relacione diretamente com suas capacidades.
Com os objetivos já pré-estabelecidos, chega o momento de desenvolver a persona do seu negócio.
Diferente do conceito de público-alvo, o qual é bastante amplo, a persona é um personagem semi-fictício que é criado com base em estudos de público.
Ele tem nome, personalidade e uma história. Será a partir dele que seus conteúdos serão criados.
Tendo como base os gostos, desgostos, dores e objetivos da sua persona você deverá criar diversos tipos de conteúdos.
Eles podem ser textos, artigos, postagens, vídeos, podcasts, animações, entre outros.
Não esqueça de ser criativo e inovador em seus materiais. Eles devem ser interessantes e relevantes para o seu público.
Selecione os canais digitais nos quais a sua persona está mais presente e faça a distribuição dos seus conteúdos lá.
Não desconsidere nenhuma rede, explore o máximo do virtual que puder. Como blogs, Instagram, Facebook, email, etc.
A análise de resultados irá mostrar se os objetivos do seu planejamento estão sendo plenamente alcançados.
E caso não estejam, você poderá se adaptar ao cenário e tentar novamente. Para que isso seja possível, será necessário que sejam definidos os KPIs (indicador-chave de desempenho).
Podem ser eles: interações com o conteúdo, alcance, SEO, entre diversos outros.
Estas etapas são a base para pensar o marketing de conteúdo dentro do planejamento de comunicação da sua empresa. Contudo, geralmente esta estratégia vem atrelada a outras.
E a mais comum é no Inbound Marketing. Isso acontece porque dentro dele encontramos o funil de vendas, que busca criar uma jornada de conversão a qual tem como seu esqueleto conteúdo relevante e de valor.
Confuso? Não se preocupe, venha com a gente que iremos explicar um pouco mais sobre como essas duas ferramentas andam juntas.
Em tradução livre Inbound Marketing significa Marketing de Atração. Mas o que isso quer dizer de fato?
Indo contra as formas tradicionais de captação de clientes, esta estratégia tem como o seu principal diferencial o fato de que faz com que o cliente chegue até a empresa por vontade própria.
E isso tudo acontece por meio da criação de conteúdo de valor, que fará com que o público encontre os seus materiais e percorra a jornada do cliente.
Mais conhecido como funil de vendas, essa ferramenta do Inbound Marketing utiliza da criação de conteúdo relevante e de valor do início ao fim, porém de maneiras diferentes de acordo com a profundidade. Confira!
Topo do funil: nesta etapa considere que o seu conteúdo será feito para uma pessoa que não conhece sua empresa e muitas vezes ainda não identificou que tem uma necessidade a ser sanada.
Aqui ela está apenas em busca de informações e os seus materiais serão a fonte. Neste momento o conteúdo não deve ser publicitário.
Isso significa que o intuito dele não será apresentar o seu produto e/ou serviço, e sim apenas ensinar mais sobre o assunto o qual sua persona pode estar buscando.
Crie materiais interessantes que os faça retornar aos seus canais frequentemente.
Meio do funil: a partir deste momento o foco será dividido entre informação e solução. Isso acontece porque o público já tem uma certa consciência do problema que possui.
Isso significa que aqui o ideal é que o seu conteúdo seja transparente e demonstre diversos tipos de solução, sendo o seu negócio uma delas. Mas não se afobe, ainda não chegou a hora de tentar vender o seu peixe.
Então não abuse dos detalhes quanto ao seu produto em específico, apenas o mostre como uma boa solução ao lado das demais.
Ofereça pequenos materiais exclusivos para conseguir algum dado para contato, como um ebook ou envios frequentes de newsletter. Pois é aqui que você conquista o seu lead.
Fundo do funil: finalmente chegou o momento de você falar sobre o seu produto. Esta é a etapa de decisão de compra, onde seu lead finalmente se tornará um cliente.
Isso significa que todo o conteúdo que for desenvolvido para este em específico, deve ser focado em dar segurança ao seu lead.
Fale sobre as qualidades e os benefícios do seu produto e da sua marca. Não deixe nenhum espaço para dúvidas sobre funcionalidades, valores e entregas.
Todos os materiais a serem criados devem ser claros e diretos para garantir confiança total do consumidor no seu negócio.
Pós-venda: não se deixe tropeçar em um dos maiores erros de comunicação das empresas, achar que o relacionamento com o cliente acaba na venda.
A etapa do pós-venda vem evoluindo e se mostrando cada vez mais importante nos últimos anos, afinal conseguir um novo cliente é muito mais caro do que vender para quem já conhece o seu produto.
Por tanto não deixe de investir no relacionamento já existente. Aqui você já possui diversas informações sobre o consumidor. Utilize isso a seu favor, crie conteúdos personalizados e garanta futuras vendas.
Agora que você entende mais sobre todo o processo de criação e aplicação da estratégia de marketing de conteúdo, vamos falar um pouco sobre a importância dela.
O tempo o qual éramos obrigados a ver propagandas já não existe mais. Hoje, as pessoas podem escolher o conteúdo que consomem em suas televisões, computadores e smartphones.
Este fator somado à quantidade de concorrentes no mercado e ao curto espaço de tempo que o seu público tem no dia a dia clamam por uma estratégia que traga o consumidor até você por vontade própria.
É exatamente aí que entra as estratégias de marketing de conteúdo digital. A verdade é que é extremamente raro encontrar um planejamento de comunicação que não carregue essa estratégia.
Pois ela será a base que irá trazer o seu público até o seu produto de maneira sutil e o tornará um consumidor fiel. Ele é não apenas a cereja do bolo, como o próprio fermento.
Não utilizá-lo provavelmente irá comprometer toda a receita. Por isso não deixe de revisar tudo o que você pode sobre o assunto antes de pôr as mãos na massa.
Segundo a pesquisa da Content Trends, mais de 70% das empresas brasileiras utilizam o marketing de conteúdo como uma estratégia de comunicação. Mas por que será que tantas empresas estão apostando nisso?
Isso acontece porque esta ferramenta possui diversos benefícios únicos. Venha com a gente e confira!
Tráfego: de acordo com pesquisas, boa parte dos consumidores ainda utiliza o Google como mecanismo de busca. Isso significa que existe uma boa chance de seu possível cliente chegar até as suas redes através dele.
Quando você cria conteúdos relevantes e de valor, os mecanismos da plataforma trabalham para que os seus materiais sejam um dos primeiros resultados a aparecer.
Ou seja, quanto maior a quantidade e a qualidade do conteúdo que o seu negócio tiver, mais visto ele será.
Leads: você aumentou o tráfego do seu site e agora ele possui mais visitantes. Perfeito! Porém, esse é apenas um dos benefícios.
Com o aumento das visitas, também cresce o número de leads gerados. Isso quer dizer que além de conseguir o público do topo do funil, você ainda os coloca mais para baixo, os deixando no meio.
Tudo isso aumenta ainda mais a possibilidade de venda do seu produto.
Brand Awareness: toda a produção de conteúdo de valor irá gerar a tão desejada relação com o seu público. E é por meio dela que a sua marca criará uma imagem de si mesma e do seu produto.
Com base nessa relação, o consumidor terá muito mais propensão a adquirir itens na sua empresa, ao invés de em outras.
Até aqui você já deve ter percebido o quão importante são as estratégias de marketing de conteúdo digital. Por isso, iremos concluir esse momento de aprendizado com algumas dicas que você deve lembrar na hora de criar seus materiais.
Não esqueça quem é o protagonista dos seus conteúdos: as informações. Eles não devem ser simplesmente publicitários e sim trazer as respostas que o público procura.
Desta forma você irá sutilmente colocá-lo no caminho de descoberta do problema, para que o seu negócio se mostre como solução.
Utilize a otimização de mecanismos de busca ao seu favor fazendo uso de palavras-chave. Por exemplo, se o seu negócio for sobre pasta de dente.
Leve em consideração o perfil da sua persona e questione quais serão as palavras exatas que ela irá buscar. “pasta de dente” ou “creme dental” ?
Tudo isso fará diferença em qual será o seu posicionamento nos resultados de pesquisa do seu público.
Se tem algo que você deve ter notado até aqui, é a eficiência do funil de vendas como estratégia de marketing. Por isso não poderíamos deixar de sugerir: desenvolva o seu.
No caso de não ter os profissionais qualificados para estudar o mercado, criar e aplicar um planejamento de comunicação, não hesite em terceirizar o trabalho.
O importante é que o seu negócio esteja em mãos competentes.
Mantenha uma certa frequência de conteúdos para que os seus materiais não acabem perdendo o alcance. Sua presença é essencial para que seus clientes não esqueçam da sua empresa.
Por fim, mas não menos importante: faça o seu público interagir com seus conteúdos. Utilize CTAs (chamadas para ação) que os leve de um material para outro.
O mantenha consumindo suas produções pelo tempo que puder e deixe em aberto opções para compartilhar e salvar.