Saber como fazer um plano de marketing é fundamental para o crescimento de um negócio, ainda mais nos dias de hoje.
Afinal, como diz o velho e famoso ditado, a propaganda é a alma do negócio.
Hoje em dia, com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso ter um diferencial para ganhar destaque.
E isso só é possível através de um bom planejamento de marketing.
Se você quer aprender como implementar esse plano de forma eficiente e estratégica, saiba que chegou ao lugar certo.
Este conteúdo é um verdadeiro guia para mostrar a você como elaborar uma boa estratégia de marketing.
Portanto, não deixe de conferir este artigo até o final para ficar por dentro do assunto.
Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados:
A elaboração de um plano de marketing se inicia pelo diagnóstico da sua empresa.
Procure resumir em poucas ideias a situação atual do seu negócio.
Além disso, é fundamental que você faça uma análise mais detalhada sobre os pontos positivos e negativos do seu negócio e as situações que podem afetar o seu desempenho.
Esse diagnóstico vai garantir que o plano de marketing seja elaborado conforme a realidade da sua empresa.
Com isso, as estratégias serão alinhadas com o orçamento disponível e os objetivos do seu negócio.
Depois que o diagnóstico interno foi realizado, é o momento de olhar para fora.
A análise do mercado deve considerar as estatísticas do microambiente e do macroambiente, a fim de que se investigue os fatores capazes de afetar o desempenho do seu negócio durante a execução da estratégia de marketing.
Na visão macro, você deve analisar as mudanças de grande porte e as últimas tendências do seu nicho de mercado.
Por outro lado, a análise do microambiente deve ser focada no setor em que sua empresa atua e nos atores principais envolvidos.
Desse modo, o plano de marketing é desenvolvido para que sua empresa se antecipe a esses fatores que afetam o ambiente de negócio.
Depois que o ambiente de negócios foi analisado, é hora de focar na concorrência.
Busque o maior número de informações sobre o modelo de atuação das empresas concorrentes.
A análise da concorrência para a elaboração de um plano de marketing vai permitir que você:
Depois que o mercado e a concorrência foram analisados, você terá um melhor embasamento para definir o público que quer alcançar por meio do plano de marketing.
O público-alvo nada mais é do que um grupo de clientes com características comportamentais e demográficas semelhantes para quem será direcionada a estratégia de marketing.
Para definir esse público é preciso que você divida o mercado nos segmentos que tenham características semelhantes e identifique os grupos de clientes que terão suas necessidades atendidas pelo seu negócio.
Através da definição do seu público, você pode, ainda, definir a persona.
A persona, diferentemente do público alvo, trabalha com questões mais aprofundadas sobre valores, comportamento, dores e expectativas do público.
Todos esses fatores sintetizam a descrição de um persona que vai representar o consumidor ideal do seu negócio.
Vale destacar que a estratégia de marketing tem como foco o público-alvo, porém ela dialoga com a persona.
Enquanto o público-alvo fornece uma descrição mais geral, para fins de posicionamento e segmentação, a persona traz um perfil mais humano, aprofundado e complexo, para fins de elaborar estratégias de relacionamento e conteúdo.
Depois que o público-alvo foi definido, o plano de marketing começa a entrar nas ações estratégicas.
Essa etapa se inicia pelo posicionamento, o qual deve ser definido de acordo com o público.
A definição do posicionamento do seu negócio no mercado leva em conta a forma como você quer que a empresa seja vista pelos clientes.
O posicionamento é responsável por construir uma imagem relevante, diferenciada e única na mente dos consumidores.
Para definir essa posição, é necessário que você já tenha analisada a concorrência a fim de que se diferencia dela nessa etapa.
O posicionamento se refere às características do produto ou da empresa, como tamanho, preço ou design.
No entanto, ela está ligada, principalmente, a fatores subjetivos, como significados e valores que são atribuídos a sua marca.
Na hora de criar o plano de marketing, a posição deve ficar demonstrada nos conteúdos, na identidade visual, na publicidade e em todos os outros pontos de contato com os clientes, de forma que eles consigam absorver a imagem que você deseja passar.
é importante que você saiba que os objetivos constituem a principal estratégia quando se fala em como ter bons resultados com marketing.
No entanto, é fundamental que você siga todas as etapas que foram mencionadas até aqui, já que elas vão servir de base a fim de que os objetivos estejam sempre alinhados com a realidade do mercado e do seu negócio.
é importante, ainda, que você não defina objetivos muito amplos e irreais.
Procure estabelecer metas mais concretas, mensuráveis e que tenham um prazo certo.
Para que você saiba se os seus objetivos são atingíveis e realistas, é necessário analisar o diagnóstico do seu negócio e do mercado, a fim de que saiba se os prazos e valores fazem algum sentido.
Vale destacar que os objetivos que forem aqui definidos devem ter uma base estratégica.
Então, é recomendável que defina qual o nível que seu plano de marketing visa alcançar.
Está gostando dessas poderosas dicas de marketing? Então calma que vem mais pela frente.
Caso você tenha definido objetivos alcançáveis na etapa anterior, saiba que essa etapa se torna bem mais tranquila.
Afinal, uma meta alcançável abre a possibilidade de você utilizar métricas para fazer o acompanhamento da evolução das estratégias, a fim de que saiba se elas, de fato, atingiram níveis satisfatórios de desempenho.
Mas, nessa etapa, o assunto principal não são as métricas, mas sim os KPIs (indicadores de sucesso). Você sabe a diferença?
Pois bem, as métricas se tratam de medidas para que o desempenho de determinada ação seja avaliado, como o número de interações nas redes sociais, por exemplo.
Os KPIs, por sua vez, são métricas também, porém, estão relacionados diretamente aos objetivos.
Isso significa que o KPI identifica se o seu negócio está tomando o rumo certo e se conseguiu atingir os objetivos que foram definidos no plano de marketing.
é plenamente possível que você faça o monitoramento de outras métricas. No entanto, os KPIs serão os responsáveis por avaliar o nível de desempenho da execução da estratégia de marketing.
Desse modo, é fundamental que você acompanhe essas métricas de forma atenciosa.
Para isso, é recomendável que você estabeleça um eficiente monitoramento dos KPIs, a fim de que possa identificar eventuais ajustes necessários para que os resultados melhorem, caso eles estejam destoantes das metas estabelecidas.
Nessa etapa, você vai começar a trabalhar, de fato, com as ações do plano de marketing.
Ou seja, é aqui que você vai definir quais estratégias de marketing irão realmente contribuir para que seu negócio alcance os objetivos traçados no plano de marketing.
A título de exemplo, imagine que seu objetivo seja gerar 3000 leads no ano que vem. Nesse caso, certamente você terá que contar com estratégias de marketing de conteúdo, Inbound Marketing e SEO.
Assim, você deve pensar nelas nessa etapa, a fim de que possa executar o plano de marketing com mais eficiência.
Tais estratégias são capazes de inserir sua marca no mercado, devendo, portanto, estar alinhadas com o posicionamento do seu público-alvo.
E por falar em estratégias de marketing, a agência Ação Web oferece as melhores soluções nesse sentido, como: criação de sites exclusivos, gerenciamento de redes sociais e anúncios, landing pages focadas em venda, campanhas no Google, etc.
Nessa etapa você precisa se perguntar quais são as ferramentas e equipamentos necessários para a execução do plano, qual o valor precisa ser investido em cada estratégia, etc.
Ou seja, essa é a etapa mais indicada para você fazer um diagnóstico da vida financeira do seu negócio.
Como você deve prever, o plano de marketing exige que você tenha uma reserva no orçamento destinada à sua implementação, já que você terá custos para:
Vale destacar que a área de marketing é considerada como uma das mais importantes dentro da estrutura de uma empresa.
Desse modo, é preciso que os investimentos sejam muito bem planejados e pensados.
E é exatamente por esse motivo que os investimentos também devem ser incluídos no plano de marketing.
Nesta etapa, você deve definir um cronograma a fim de que viabilize a execução do plano de marketing.
Além disso, você deve definir quem serão os responsáveis pelas estratégias.
Essa etapa é importante para que você verifique se os objetivos e os prazos estipulados são plausíveis, além de deixar os colaboradores cientes de suas responsabilidades, de forma que fiquem comprometidos com o plano.
Como você está elaborando um plano de nível estratégico, é possível definir o cronograma de acordo com a estrutura de seu negócio, de modo que seja cumprido com máxima eficiência.
Pronto, agora que você reuniu todas as informações no seu plano de marketing, é hora de criar o documento final, o qual servirá para direcionar o marketing.
De uma forma geral, o documento pode incluir os tópicos conforme as etapas que foram mostradas até aqui, porém, é possível que você faça adaptações de acordo com as necessidades do seu negócio.
O Plano de Marketing pode ser montado da seguinte forma:
Inicie pelo sumário, onde deve constar uma breve apresentação do plano de marketing e da empresa.
Aproveite esse início para criar um texto que seja envolvente e que estimule o comprometimento dos funcionários.
Em seguida, procure detalhar todos os pontos que foram pensados no decorrer das etapas da estratégia de marketing.
é provável que você já tenha feito várias anotações de insights e já possua alguma prévia, porém, é fundamental que trabalhe os textos a fim de que eles fiquem objetivos e claros, priorizando as principais informações.
E atenção a essas dicas de marketing: o documento não pode ser muito curto, já que precisa apresentar um conteúdo aprofundado e, ao mesmo, de fácil leitura.
Além disso, tome cuidado com o design. Isso porque, o plano será um documento que estará sempre presente no dia a dia da empresa, de forma que precisa ser agradável e atraente.
Com esse passo a passo que foi passado ao longo do conteúdo, você entendeu agora como ter bons resultados com marketing.
Porém, sabemos que não é nada fácil implementar todas essas etapas na prática.
E é aqui que reside a grande dificuldade dos empreendedores, não contar com nenhuma ajuda bem qualificada para elaborar um plano eficiente.
é nesse momento que o suporte de uma empresa especializada em marketing se torna extremamente fundamental.
Nessa linha, a agência Ação Web oferece o suporte que você precisa para implementar o plano de marketing de forma eficiente e estratégica, a fim de que seu negócio aumente o número de vendas e alcance os objetivos traçados.
Agora que você já sabe como fazer um plano de marketing, nada melhor que aliar isso com o suporte de quem entende do assunto! Então acesse o link https://acaoweb.com.br/index e fale com um de nossos consultores a fim de que encontre a melhor solução para o seu negócio.