Como precificar produtos para e-commerce

Como precificar produtos para e-commerce

Precificar produtos para e-commerce é uma das etapas mais importantes para a criação de um negócio virtual. Será a partir desses valores que as despesas fixas e variáveis serão cobertas e o lucro será obtido. Isso significa que o processo de precificação deve ser bem elaborado e executado.

Se você está buscando os conhecimentos necessários para fazer esse procedimento chegou ao lugar certo. Hoje decidimos trazer alguns dos passos necessários para precificar produtos para e-commerce.

Os detalhes trazidos ao longo do artigo irão explicar tudo o que deve ser considerado no momento de dar um preço a qualquer produto e serviço oferecido em sua loja online.

Confira:

O que influencia no momento de precificar produtos para e-commerce?

O que influencia no momento de precificar produtos para e-commerce?

Antes de partirmos em direção ao processo de precificar produtos para e-commerce devemos falar sobre quais os elementos que influenciam no momento de fazer o processo. Somente dessa maneira poderemos pensar no planejamento e na execução da precificação.

Persona

Conhecer o seu público é parte da essência de qualquer negócio, e com a etapa de precificação não é diferente. A sua empresa precisa ter um estudo que aponte claramente para quem deseja vender, caso contrário não saberá qual deverá ser o valor do produto.

"Caro" e "barato" são conceitos abstratos que são construídos a partir da perspectiva de quem o vê. Para saber se o seu cliente irá achar o seu item barato ou caro, depende da classe econômica para a qual você está buscando vender.

Para um determinado perfil de pessoas, uma camiseta no valor de R$100,00 pode ser vista como exorbitante. Contudo, essas pessoas não estão em busca de tecidos de qualidades superiores ou estampas elaboradas, elas buscam apenas peças de roupas simples.

Porém, se o público aprecia produtos que venham com uma durabilidade maior, ou mais detalhes fashions, o valor é considerado totalmente aceitável.

Tudo irá depender do que a sua persona busca e o quanto ela pode pagar.

Despesas fixas

Toda empresa tem uma série de despesas as quais sabem que sempre receberão no final de todo mês, e essas são as que comumente chamamos de despesas fixas.

Durante o processo de precificação de produtos de uma loja física seriam consideradas as despesas fixas como conta de luz, água, pagamento dos funcionários, entre outros.

No seu caso, no qual você está tentando precificar produtos para e-commerce, são vistos como gastos fixos coisas aquisição do produto, armazenamento, transporte, etc. Tudo isso deve cobrir uma porcentagem do seu valor de venda.

Despesas variáveis

As despesas variáveis podem ser definidas majoritariamente como pequenos imprevistos ou situações recorrentes, porém que não são gastos fixos, como aumento de impostos, manutenções, entre diversos outros.

Uma certa porcentagem do valor da sua venda também terá que cobrir esses gastos que não fazem parte do previsto. Somente assim a sua empresa poderá evitar prejuízos no caso de alguma situação imprevista.

Você já parou para pensar como seria se todas as empresas aumentassem os preços sempre que qualquer pequeno imprevisto acontecesse para evitar perder capital? O mercado seria um enorme caos, por isso esses valores já devem estar inclusos no custo do seu produto.

Margem de lucro

A margem de lucro do seu negócio deve ser pré-estabelecida em cima de tudo o que você oferecer ao seu cliente. Não existe nenhum tipo de padrão para se definir a porcentagem que você deseja receber, contudo existem alguns cuidados que podem ser tomados.

O primeiro é não estabelecer um valor irrealista o qual a sua persona não conseguirá cobrir, é muito importante ter em mente o quanto o seu futuro cliente pode e quer gastar. Leve em consideração também as despesas que o preço de venda terá que cobrir, para não deixar acumular valores.

Concorrência

Existe algo que você deve sempre ter em mente: a oferta nunca foi tão grande quanto a demanda como é atualmente. Isso significa que existem diversos concorrentes com a mesma persona que você que já estão no mercado tentando atrair novos clientes.

E você sabe qual a primeira coisa que sua empresa precisa fazer com os competidores?

É bastante simples, basta estudá-los.

Você precisa compreender a maneira a qual os seus concorrentes se posicionam no mercado para encontrar a melhor forma de se destacar entre eles. E o preço é uma das primeiras coisas que precisam ser analisadas.

Valor agregado

Você já ouviu falar em valor agregado? Esse fenômeno é bastante simples e pode ser explicado com situações cotidianas.

Vamos falar sobre o mercado eletrônico. No Brasil, o IPhone é se destaca por ser um dos smartphones mais caros, contudo ele ainda é muito adquirido pela população, e não apenas por aqueles com maior poder aquisitivo.

Por que isso acontece? Afinal, existem diversos modelos mais baratos e com funcionalidades muito semelhantes ao do aparelho oferecido pela Apple. Isso ocorre pois o IPhone é a marca do momento. Não são suas funcionalidades que o destacam e sim o valor que as pessoas agregam ao objeto.

Isso se aplica a diversos produtos de marca, os itens da Nike, Adidas, Balenciaga, Zara sempre terão um preço superior, mesmo que ofereçam a mesma qualidade que outras empresas menores.

No momento de precificar produtos para e-commerce pense sobre o valor agregado do seu produto e o quanto ele vale.

Processo de precificação de produtos para e-commerce

Processo de precificação de produtos para e-commerce

Agora que você já conhece os elementos necessários para precificar produtos para e-commerce, vamos falar sobre a ordem e a organização desse processo.

1- Analise o público

O primeiro passo para dar embasamento em todas as suas futuras escolhas é o estudo de público. A partir dele você terá uma persona e será ela que irá pagar pelo valor do seu produto.

Sabendo disso, é importante que você obtenha informações como idade, gênero, emprego, renda mensal, classe social, ciclo familiar, objetivos, angústias, obstáculos, entre diversos outros pontos que provem que essa pessoa precisa do seu produto e tem condições de pagar por ele.

Com toda essa pesquisa feita, basta seguir em frente para o segundo passo.

2- Benchmark

Como já foi mencionado antes, os concorrentes têm muito valor para uma empresa, não apenas por serem os oponentes principais de uma organização, mas também por dizerem muito sobre a situação atual do mercado.

As características que acompanham os seus concorrentes contam um pouco sobre o que o seu negócio deve e não deve fazer. Fazer um benchmark, ou seja, estudar tudo o que há para se saber sobre as empresas dos seus concorrentes é a segunda base de todo o processo que é precificar produtos para e-commerce.

3- Calcule suas despesas

A terceira etapa é nada menos que calcular todas as despesas que o seu negócio irá obter. Nós já vimos algumas delas até aqui, como as despesas fixas, que se classificam como aquelas que sempre virão, como o preço de aquisição do produto, logística e armazenamento. E as despesas variáveis, que virão de tempos em tempos, como impostos e manutenções.

Ao obter todo o valor dessas despesas você irá calcular uma certa porcentagem dela por objeto. Dessa forma, serão cobertos os preços a partir de uma certa quantidade de vendas feitas em um determinado período de tempo.

4- Defina a margem de lucro

A margem de lucro do seu produto deve ser definida levando em consideração toda a sua estratégia de vendas e programações de futuras promoções e descontos. Dessa forma você evita ficar no prejuízo em épocas como Black Friday.

Lembre-se que apesar de ser possível mudar sua margem de lucro no futuro, refazer o processo de precificar produtos para e-commerce pode ser bastante complexo, especialmente no momento em que você posicionar os itens dentro do mercado.

Por isso, busque escolher sabiamente o quanto você deseja obter de lucro em todos os seus itens.

5- Pense no seu tipo de e-commerce

Encerramos a precificação de produtos para e-commerce com o quinto e último passo: pensar no tipo de e-commerce.

O tipo de plataforma de e-commerce que você selecionar para o seu empreendimento acabará por ser muito influente. Você sabe por que?

Basicamente cada tipo de plataforma conta com algumas características. Se você criar um site do zero onde ficará localizado sua loja online, não haverá muita preocupação em relação a isso.

Contudo, se a sua empresa ficar dentro de um marketplace como Mercado Livre ou Magalu, isso significa que haverão concorrentes oferecendo o mesmo produto que você dentro do mesmo site.

Ou seja, seus concorrentes estarão muito mais próximos do que em qualquer outro espaço virtual. Nesse caso, sua organização terá que tomar cuidado com os preços oferecidos dentro da plataforma, para que encontre um meio de se adaptar e destacar entre os outros.

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