Como vender mais na internet através de um e-commerce

Como vender mais na internet através de um e-commerce

Você empreendedor(a) possui um e-commerce e quer saber como vender mais através dele?

Estamos aqui para solucionar seu problema, no artigo abaixo você verá alguns motivos que seu e-commerce não está vendendo juntamente com algumas dicas para vender mais mais com ele.

O artigo abaixo contém:

O que é e-commerce? 🤔

O que é e-commerce? 🤔

E-commerce refere-se à venda de produtos e serviços pela Internet. Assim, todas as transações comerciais acontecem por meio de ferramentas online.

Dessa forma, fica fácil entender que o conceito de e-commerce vai muito além da simples criação de um site. Este é um tipo de negócio que se caracteriza pela sua estrutura operacional muito semelhante ao digital.

Ao dizer isso, vale ressaltar que o comércio eletrônico digitaliza totalmente dois processos básicos: vendas e atendimento ao cliente. A partir desse trabalho, também abre as portas para outras automações como marketing, finanças e gestão de estoque.

Isso torna o trabalho gerencial mais fácil e eficiente em muitas frentes. Por outro lado, também se traduz num maior peso estratégico ao nível da logística.

O maior problema dos empreendedores é achar que basta apenas criar um e-commerce e já sair vendendo, mas muito pelo contrário você precisa se atentar a vários pontos importantes para faturar mais no e-commerce. Abaixo estão os principais pontos de porquê sua loja e-commerce não vende, fique ligado!

Por que sua loja virtual não está vendendo?

Por que sua loja virtual não está vendendo?

Ao iniciar um negócio online, é muito normal que demore um pouco até que suas estratégias de marketing e vendas comecem a dar os primeiros resultados. 

Afinal, conquistar a confiança e a credibilidade do consumidor passa pelos processos e resultados que sua loja virtual obtém por meio das vendas que gera.

No entanto, existem algumas lojas de e-commerce cujos resultados, mesmo após um certo período de operação, permanecem abaixo do esperado pelo vendedor. Caso contrário, as vendas ocorrem, mas de forma insatisfatória para a sustentação do negócio.

Vender na internet não é questão de sorte, ou mesmo de azar. Existem técnicas e estratégias de vendas que afetam diretamente o desempenho de uma loja virtual.

Abaixo estão alguns fatores que influenciam o volume de vendas do e-commerce:

Preço médio entre R$ 100 e R$ 200 reais

Trabalhar com produtos muito baratos na Internet não é uma boa tática. Em muitos casos, pode acontecer que o custo do frete não compense a compra para o vendedor e esse tipo de venda às vezes não compensa os custos operacionais.

Por outro lado, vender produtos muito caros também pode ser uma estratégia ruim, pois alguns consumidores têm medo de investir grandes quantias em compras online, e também os prejuízos em caso de extravio de mercadorias serão maiores para os empresários.

O ticket médio ideal para sua venda estará entre R$100,00 e R$200,00. 

Estes valores quase sempre compensam os custos de envio e também são considerados preços compatíveis com a confiança do usuário, mesmo em novas lojas online.

Concorrência

Você provavelmente já sabe disso, mas não custa lembrar que a concorrência no ambiente virtual é altíssima, em quase todos os segmentos. Por isso, ao pensar em como vender mais no e-commerce, você também precisa pensar no diferencial da sua marca diante dessa concorrência.

Seu negócio precisa ser competitivo, e isso não inclui apenas o preço de seus produtos. Você precisa ter um diferencial no site, no atendimento, entrega e tudo mais que envolve o funcionamento do seu e-commerce.

Para fazer essa distinção, sua empresa deve apostar em um bom branding, análise de mercado e um bom conhecimento do público-alvo que deseja atingir.

 Muitos pensam que é eficaz abrir um e-commerce complexo que trabalhe com vários nichos ao mesmo tempo, mas isso é um erro. Ao definir bem o seu nicho, sua marca saberá exatamente para quem quer falar, e isso certamente ajudará a criar um diferencial que sua empresa apresentará aos consumidores.

Frequência de compra

Outro fator importante é você estar trabalhando com produtos com boa frequência de compra. Isso significa vender produtos que os clientes precisarão substituir mais rapidamente.

Trabalhar com itens de recompra ajuda muito na fidelização de clientes e na frequência de vendas. Claro que isso vai depender do nicho de mercado escolhido, mas é importante escolher produtos para vender que o consumidor precisará continuar comprando. Assim, as chances de eles sempre comprarem de você são altas, o que também ajuda sua loja e-commerce a vender mais.

Agora que você empreendedor(a) já sabe o porque seu e-commerce não está vendendo vamos para as dicas de como aumentar suas vendas.

Como vender mais no e-commerce: 8 dicas infalíveis 😄

Como vender mais no e-commerce: 8 dicas infalíveis 😄

Para os empreendedores de e-commerce que estão pensando em como aumentar as vendas nas lojas online, listamos algumas ideias.

Por meio dessas dicas que podem ser implementadas imediatamente, as vendas da sua loja virtual aumentarão significativamente, tanto no curto, quanto no médio e no longo prazo.

1. Seja ativo em suas redes sociais

Provavelmente, uma das primeiras coisas que você fez depois de montar sua loja foi criar páginas no Facebook, Instagram e outras redes sociais, certo? No entanto, não adianta entrar nas redes sem usar todo o seu potencial.

É fundamental adotar estratégias eficazes e adequadas para usar nas vendas do Facebook e Instagram.

Portanto, faça um planejamento, escolha a linguagem e a identidade visual adequadas. Invista em anúncios pagos para que mais pessoas conheçam sua loja e curtam sua página. As postagens devem seguir uma periodicidade para que seus seguidores possam acompanhá-las. E não se esqueça de fortalecê-los para alcançar toda a sua base.

Além disso, é fundamental manter um canal de comunicação ativo com os clientes, responder aos comentários e tratar as reclamações. Uma coisa a ter em mente é que, ao colocar sua marca nas redes sociais, você precisa estar disposto a aceitar todo tipo de feedback, seja elogio ou crítica.

Portanto, as redes sociais têm um efeito positivo quando o cliente está extremamente satisfeito com a marca. Se um cliente satisfeito escrever uma avaliação positiva, você obterá mais clientes.

2. Otimize o site para mecanismos de busca

Muitas pessoas encontram produtos e lojas online pesquisando em mecanismos de busca como o Google. Eles possuem mecanismos de busca que encontram a página que melhor corresponde ao que o usuário digitou.

Por isso é importante utilizar técnicas de Search Engine Optimization (SEO), ou simplesmente otimização de sites. Porém, não faz sentido fazer isso apenas na hora de criar sua loja. Essa é uma tarefa contínua que precisa ser revisada sempre que ocorrerem mudanças, como o crescimento do produto e a classificação de busca do seu site.

3. Invista em mídia paga

Atrair mais consumidores é essencial para o sucesso do negócio e a mídia é a maneira mais fácil de atrair esse tráfego. O primeiro método para aproveitar as vendas online deve envolver o aumento do topo do funil.

Como já mencionado, o Google é um buscador indispensável para os clientes, mas não podemos deixar de fora outros como o Bing. Em alguns contextos, mesmo que o Bing gere menos tráfego, a conversão desse canal pode ser uma ótima saída para empreendedores.

A postagem e a publicidade podem ser feitas usando duas ferramentas, a saber: Google Adwords e Facebook Ads. Portanto, contratar uma agência de marketing digital pode trazer vários benefícios. A agência pode proporcionar um maior retorno sobre o investimento (ROI) na medida em que cobre o custo de desenvolvimento do projeto internamente.

4. Também venda pelo marketplace

O Marketplace é um grande portal de comércio eletrônico confiável, com bom alcance e que vende produtos de muitas lojas menores. Pode ser uma alternativa do que fazer para aumentar as vendas online para pequenos e-commerces, principalmente as que estão começando.

Além de alcançar mais clientes, você pode aproveitar todo o maquinário de marketing e remarketing que essas empresas utilizam. Depois de comprar em sua loja, é possível que o cliente comece a comprar diretamente de você assim que a primeira compra for bem-sucedida.

5. Invista mais em estratégias de pós-venda

O que você fez para reter o cliente após a venda? Como a maioria dos eventos apresentados até aqui tem como objetivo atrair clientes, é preciso pensar também em como fidelizá-los. O sucesso do seu negócio depende muito do relacionamento com o cliente. 

Portanto, crie formas de convidá-los a fazer novas compras, como descontos exclusivos e promoções para próximas compras, faça e-mail marketing mostrando novidades, sempre segmente de acordo com sua base e os dados gerados durante as compras.

O mais importante é manter sempre um relacionamento constante com os clientes. Portanto, não tenha medo de pedir feedback e avaliações de produtos e entregas, pois isso ajuda a melhorar seus processos e mostra às pessoas que você se importa com a opinião e a satisfação delas.

6. Melhore sua forma de pagamento

Os pagamentos precisam ser simples, fáceis e inteligentes, caso contrário, os clientes podem encontrar problemas. Por isso, arrisca soluções que garantem segurança, clareza e conforto.

Uma compra com um clique serve como exemplo, pois não é necessário preencher dados para pagar o pedido. Vale destacar a parte que inclui o checkout, que por sua vez precisa ser personalizado e transparente de acordo com a identidade da marca que você deseja empreender.

Porém, também é interessante oferecer o checkout por e-mail, assim o usuário poderá pagar com segurança de qualquer lugar.

7. Preste atenção à logística

A logística é uma das atividades mais importantes para melhorar o e-commerce. Diretamente ligada à experiência de compra e ganhando credibilidade empresarial, oferece qualidade ao consumidor.

Portanto, eles devem entregar a mercadoria o mais rápido possível e sem verificação. Se você duvida da importância desse serviço para as vendas, veja as avaliações da compra (de diversas lojas) e verifique se a entrega eficiente e ágil não passa despercebida aos olhos do consumidor.

8. Ofereça serviços de excelência

Para fidelizar e alcançar resultados, principalmente a médio e longo prazo, o atendimento deve ser de primeira, não podemos esquecer disso.

Independente da etapa, antes ou depois da venda, procure atendê-los da melhor forma possível. Seja prestativo e esteja sempre disponível para solucionar as dúvidas ou problemas do público-alvo.

Agora que você viu como aumentar as vendas no seu e-commerce, pode começar a colocar essas e outras ações em prática. Para isso, é essencial escolher os parceiros certos e as ferramentas que tornarão seu negócio mais eficiente. Seja paciente, porque os resultados não vêm do dia para a noite. É preciso persistência ! 💪

 

Leia mais em:

7 dicas para baixar o valor do frete no e-commerce

Atendimento ao cliente: 10 piores erros no e-commerce

10 Ideias de promoções para e-commerce

Siga nosso INSTAGRAM

Veja mais conteúdo

Solicite agora um orçamento do seu site focado em vendas

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.

Outros serviços

material gráfico

Material Gráfico

serviços  marketing digital

Marketing Digital

serviços manutenção de sites

Manutenção de sites

serviços e-commerce

Sites E-Commerce

serviços google

SEO e Anúncios Google

Cases

Facebook

Onde nos encontrar

Rua Gomes Jardim, 49, Sala 301, Centro,

Novo Hamburgo - RS

Hub de Inovação Instituto Caldeira, Rua Tv. São José, 455, Navegantes,

Porto Alegre - RS

Nos acompanhe

WhatsApp

Solicite agora um orçamento que atende suas necessidades

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.