Sabemos que uma das maiores dúvidas para você empreendedor(a) é como vender pelo WhatsApp, devido a isso criamos este artigo com 9 dicas infalíveis para você realizar suas vendas de uma forma mais prática e aumentar os lucros de sua empresa.
No artigo abaixo você verá:
Tenha um número exclusivo para sua empresa
Dedique tempo para atendimento ao cliente
Defina o WhatsApp como um canal de atendimento para sua empresa
Você empreendedor(a) está a todo momento procurando novas formas de vender mais através do aplicativo com mais de 2 bilhões de usuários no mundo e aproximadamente 120 milhões no Brasil?
Então este é o artigo certo para você, nele você verá que utilizar o WhatsApp como um canal de atendimento para sua empresa só trará benefícios para seu negócio.
Benefícios como, por exemplo:
Mais facilidade para se conectar com os clientes e gerar vendas mais humanas;
Aumento da produtividade dos vendedores, que podem atender vários consumidores ao mesmo tempo;
Colete dados para medir o desempenho de atendimento e vendas nas redes sociais.
Agora que você já sabe alguns benefícios, vamos para as dicas de como vender pelo WhatsApp.
O primeiro passo é instalar a versão empresarial do aplicativo, o WhatsApp Business.
O aplicativo possui diversos recursos que podem te ajudar a aumentar suas vendas. Uma delas é a possibilidade de verificar as métricas.
Para quem tem muitos clientes e tem dificuldade de organizar o processo de atendimento no Messenger, usar uma conta comercial de aplicativo pode ser uma boa solução.
Isso porque o aplicativo WhatsApp Business possui funcionalidades diferentes do aplicativo normal, como etiquetas para categorizar as conversas. Usando elas os contatos podem ser filtrados com base na jornada do cliente.
Além disso, podem ser criadas respostas rápidas e padronizadas, que vão ajudar o seu negócio fora do horário de atendimento, o WhatsApp Business também oferece funcionalidades exclusivas como a visualização do número de mensagens enviadas e lidas.
Outra dica de como vender pelo WhatsApp é pensar no número que você quer usar. É uma boa ideia separar a conta comercial da conta pessoal por dois motivos:
O primeiro é a segurança, pois esse número de WhatsApp pode estar disponível no seu site e nas redes sociais da sua marca, o que significa que muitas pessoas que você não conhece podem usar o telefone.
Além disso, ao manter os números separados, você evita confundir trabalho e assuntos pessoais. Isso facilita alocar melhor o tempo do dia sem cair na tentação de responder aos clientes o tempo todo.
A ferramenta permite que os clientes vejam quais produtos estão disponíveis na loja com seus preços. Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico. Portanto, certifique-se de enviar seus produtos lá.
Para fazer isso, insira as configurações da sua conta e clique em "catálogo". Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e preencha as informações como: nome, preço, descrição, link (se tiver um link em outra página como um site) e código.
É importante ressaltar que esta ferramenta oferece maior agilidade para pequenos empreendedores que não possuem site próprio. Se for o caso, abuse da ferramenta!
Você sabia que pode usar o WhatsApp no seu PC? Bem, com o WhatsApp Web, você pode otimizar seu atendimento ao cliente.
Para usá-lo, basta acessar o site do WhatsApp e seguir os passos para escanear o código QR com a câmera do seu celular.
Também é possível baixar o aplicativo WhatsApp no seu computador. Assim, além de responder às mensagens com mais facilidade, você terá mais tempo para se concentrar em outras tarefas do dia a dia da sua empresa, como gerenciar redes sociais, responder e-mails, consultar planilhas de estoque e revisar finanças. Fica mais fácil vender pelo WhatsApp assim, não é mesmo?
Um dos maiores erros que as empresas investem no WhatsApp é não dar a devida atenção ao atendimento para os clientes.
Os clientes que enviam uma mensagem para uma empresa esperam uma resposta rápida. Caso contrário, ele comprará de um concorrente.
Então treine alguém da sua equipe para aprender a lidar com o atendimento ao público na internet.
Evite criar grupos para enviar orçamentos e postar para seus clientes. Além de encher suas caixas de entrada com mensagens, seu serviço pode soar bastante impessoal.
Para ficar longe de grupos, você pode usar listas de transmissão. Usando esse recurso, você pode enviar mensagens para vários contatos de uma só vez.
O melhor de tudo é que você pode criar várias listas e segmentá-las por perfil de cliente, separando-as em grupos como:
Consumidores que se interessam pela sua marca, mas ainda não compraram, clientes cujas encomendas são processadas e aqueles que já compraram de você.
Na hora de segmentar, considere o funil de vendas, em que etapa cada pessoa se encontra no relacionamento com sua marca. Assim você recebe conteúdos e informações estratégicas a todo momento, tornando seu atendimento ainda mais pessoal.
Não se esqueça de sempre dar aos seus clientes a opção de cancelar qualquer listagem de transmissão e parar de receber ofertas. Se você der a seus clientes o conforto de saber que eles podem parar de enviar mensagens a qualquer momento, você pode evitar que eles fiquem entediados e tomem medidas mais drásticas, como bloquear seu contato.
Trabalhar no WhatsApp exige praticidade. Afinal, você terá vários contatos com os quais poderá compartilhar informações.
Imagine como seria difícil enviar uma mensagem personalizada para cada usuário?
Para facilitar o seu trabalho diário, foram criadas linhas de transmissão como falado anteriormente. Isso aumentará sua produtividade, pois permite enviar uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.
Na verdade, o processo funciona assim: você adiciona o número do cliente e envia a mensagem como se fosse um grupo de WhatsApp.
O mais interessante é que seus clientes receberão uma mensagem individualizada, como se cada frase fosse pensada de acordo com seus objetivos e desejos.
Deve ficar claro que as mensagens serão enviadas apenas para clientes que já estão em sua lista.
Para aumentar sua contagem de contatos, divulgue seu número em suas assinaturas de e-mail marketing, notifique os clientes a cada reunião ou serviço e instale plugins em seu site para que os usuários sejam direcionados instantaneamente para o número da sua empresa.
O status do WhatsApp também está disponível. Esse recurso é semelhante ao Instagram Stories e é mais uma forma de fornecer informações, conteúdos e ofertas aos seus contatos.
Essa ferramenta é ótima para compartilhar anúncios sem se preocupar com interrupções com mensagens diretas, como serem enviadas para sua lista de transmissão.
Os clientes poderão visualizar as postagens em até 24 horas e, se estiverem interessados, terão a oportunidade de iniciar uma conversa com sua marca imediatamente.
Que tal usar o WhatsApp como ferramenta de atendimento ao cliente? Divulgue o número da sua empresa em sites, redes sociais e embalagens de produtos para criar uma conexão mais próxima com seus consumidores.
Seja transparente, objetivo e rápido, pronto para tirar qualquer dúvida e deixar o cliente à vontade.
Se possível, divulgue o horário de atendimento ao público, isso pode ser definido no próprio WhatsApp Business de forma bem prática. Basta acessar as configurações do app, selecionar a opção editar perfil e preencher as informações do serviço no campo mensagem.
Por fim, lembre-se de que as pessoas esperam um atendimento quase instantâneo quando usam o WhatsApp. Portanto, fique sempre atento às mensagens enviadas por sua empresa por meio deste canal, a fim de responder o mais breve possível.
Leia também:
O que postar nos stories: 12 ideias de conteúdo;
Como fazer vídeos para e-commerce e redes sociais gastando pouco;