Os e-commerces estão cada vez mais se aprimorando e pensando em diferentes estratégias para aumentar as vendas, ao mesmo tempo eles tentam compreender e incorporar o aumento da conectividade do mundo. Com o mundo cada vez mais conectado, surgiram diferentes estratégias que buscam unir tudo em um único lugar chamada estratégia omnichannel.
Hoje em dia, podemos dividir os principais modelos e estratégias de canais em 4: single channel, multi channel, cross channel e omnichannel.
Antes de explicar as diferenças de cada conjunto de canais, precisamos explicar o que são os canais:
Podemos entender canal como um meio pelo qual uma empresa realiza seus negócios. Uma loja simples de varejo trabalhará com o atendimento e compras na loja física e isso significa que esta loja está usando um único canal para suas operações.
Podemos pensar neste artigo como uma evolução da comunicação e funcionamento de grandes lojas, sendo a mais simples a estratégia single channel e a mais completa e desejada pela maioria das empresas, a estratégia omnichannel.
Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:
Este é o canal usado por praticamente todas as empresas, principalmente no início das suas estratégias de funcionamento e comunicação. O single channel é muito comum principalmente em empresas menores.
Principais vantagens do single channel
Principais desvantagens do single channel
A partir deste ponto, ainda restam 2 passos para a estratégia omnichannel.
Nessa estratégia, a empresa irá focar em dois ou mais canais para atingir seus públicos. Podemos citar uma loja e-commerce que deseja atingir diferentes públicos em diferentes canais. A loja poderia investir em diferentes redes sociais, por exemplo, conversando diretamente com seu público de interesse em cada uma.
Principais vantagens do multi channel
Principais desvantagens
A partir deste ponto ainda resta 1 passo para a estratégia omnichannel.
O cross channel acontece quando diferentes canais se cruzam (cross). Neste modelo os canais trabalham junto para um objetivo. Um bom exemplo disso é quando um cliente visita um produto no e-commerce, recebe um anúncio na rede social que o tras de volta à loja online, o cliente faz pedido no e-commerce e pode ir na loja mais próxima retirar o pedido.
Neste exemplo o cliente cruzou por 3 canais que estão interligados: primeiramente o site e-commerce, depois o remarketing na rede social e por fim a retirada do produto na loja física.
Principais vantagens:
Principais desvantagens:
Agora finalmente iremos falar da desejada estratégia omnichannel.
A estratégia omnichannel se caracteriza pela junção de canais para disponibilizar uma experiência mais completa para o consumidor, colocando-o no centro de toda estratégia.
Na estratégia omnichannel o cliente irá utilizar todos os canais da loja da maneira que melhor lhe satisfazer.
Vamos a um exemplo:
Vamos supor que um cliente está interessado em um produto que ele viu em sua loja online, mas ele deseja ver fisicamente o produto e decide ir até sua loja pois no seu site indicava que havia o produto na loja física. Assim que este cliente chega na loja, seu celular pode se conectar à rede wi-fi da loja e com isso o aplicativo da sua loja pode indicar aos atendentes suas últimas buscas e o produto que ele estava mais inclinado em adquirir.
Uma outra possibilidade seria o cliente indicar que está na loja e a plataforma e-commerce indicar onde está o produto desejado e assim o cliente poderia ser assertivo e não perder tempo.
Quando chegasse ao produto, o cliente poderia escanear um código que lhe mostraria maiores informações sobre o produto, bem como poderia permitir que ele comprasse online e recebesse na porta de casa.
Toda essa malha de canais é o chamada estratégia omnichannel.
Principais vantagens da estratégia omnichannel:
Principais desvantagens da estratégia Omnichannel:
Gostaria de ter seu site e-commerce focado em conversões? Entre em contato conosco e tenha seu site e-commerce montado de acordo com suas necessidades.