A cada ano que passa as empresas buscam novos meios de captar mais clientes e fidelizá-los de maneira eficiente e barata, dessa forma aumentando seus lucros e expandindo seus negócios. E é dessa necessidade que surge o CRM para e-commerce.
Essa ferramenta incrível chegou para transformar completamente a forma que você se relaciona com o seu público. Ela é capaz de otimizar processos e tornar ainda mais efetiva a comunicação entre a sua empresa e a persona.
Nos últimos anos, o CRM vem ganhando cada vez mais espaço no mundo do e-commerce. Isso ocorre pelo fato de que sua automação e personalização tem ajudado significativamente na comunicação de diversas lojas online ao redor de todo mundo.
Quer descobrir exatamente o que é CRM, qual a importância do CRM para e-commerce e qual o melhor software de CRM para o seu e-commerce?
Então você está no lugar certo! Confira tudo o que você irá encontrar neste artigo:
Customer Relationship Management, traduzida livremente como gestão de relacionamento com o cliente, é uma ferramenta que auxilia o seu negócio a compreender a experiência do cliente.
Mas como exatamente isso funciona?
O CRM é um software que trabalha coletando dados do consumidor para compreender de onde ele veio, até onde ele foi e o porquê. Desta forma ele diferencia perfis que ajudam você a otimizar a comunicação disposta entre a sua empresa e a sua persona.
Ele tira de sua lista de tarefas a necessidade de criar diversas tabelas Excel com diferentes dados do consumidor. O CRM irá fazer isso sozinho, descomplicando a sua vida e facilitando a fidelização de clientes de acordo com os perfis traçados.
Agora que você compreende o que é a gestão de relacionamento com o cliente e para o que ela serve, vamos falar sobre a importância dela para o seu negócio. O CRM para e-commerce abre uma enorme gama de possibilidades para a sua empresa, pois ele traz dados em tempo real sobre o perfil de cada um dos seus consumidores.
Isso tudo possibilita que você tome as medidas comunicacionais necessárias para conquistar e fidelizar cada vez mais pessoas.
Já pensou como seria perceber o que um cliente deseja antes mesmo que ele o perceba apenas observando seu comportamento? A alguns anos era apenas um sonho distante dos empreendedores, contudo, hoje é uma realidade.
Com o CRM você pode notar quais produtos o seu cliente mais tem visitado nos últimos dias e acabar por perceber que talvez ele esteja prestes a receber férias do trabalho e planeja ir para praia. Desta forma você envia um e-mail marketing oferecendo 10% de desconto em trajes de banho e guarda-sol.
Assim você abre uma brecha para que seu consumidor faça algumas compras que ainda nem tinha certeza se o faria.
Super interessante, não é?
Apenas mais uma coisinha: embora essa ferramenta possa parecer algo que somente as grandes empresas precisam, na verdade ela não é. Quanto mais uma organização conhece e compreende o seu público, mais fácil ela o alcança. Por isso é muito importante que micro empreendedores e pequenos investidores valorizem o CRM para e-commerce.
Finalmente chegamos a um dos momentos mais interessantes para você, empreendedor, que está buscando alguns bons motivos para começar a usar o CRM para e-commerce. Vamos conferir alguns deles?
Como já mencionamos repetidamente até o dado momento, o primeiro e maior dos benefícios do CRM para e-commerce é o enorme conhecimento que você irá obter do seu público.
Contudo, esse benefício por si só acaba por criar outros, como a efetividade de ações. Quando você conhece a pessoa com a qual está se comunicando, o processo comunicacional se torna infinitamente mais fácil e efetivo.
Pense em suas ações de marketing, qual a porcentagem de sucesso de cada uma delas? Ao aprofundar o conhecimento da sua persona você estará aumentando essa porcentagem e diretamente aumentando o seu lucro por quantidade de investimento, reduzindo seus custos por anúncio.
Com uma análise que ocorre de forma 100% automática, você recebe constantemente informações sobre o seu público que mostram em que etapa da compra ele está, quais foram seus maiores interesses, se ele já buscou atendimento, entre outras questões.
Esse tipo de situação é perfeita para que você saiba o que fazer na hora certa, sem perder o timing do seu cliente. Isso acontece pois os softwares de CRM são programados de acordo com os seus objetivos e metas, ajudando a preparar o terreno para a prospecção de leads.
Ter um software de CRM para e-commerce se mostrou uma necessidade, não é? Afinal, poder pensar o planejamento e desenvolver ações com maior assertividade é o caminho mais rápido entre uma pessoa e o seu sucesso.
Bora conferir alguns softwares de gestão de relacionamento com o cliente ?
Uma das ferramentas de CRM e automação de marketing mais conhecidas do Brasil, a RD Station CRM possui diversas características positivas como seu o foco na captação e restauração de leads e na fidelização de clientes. Suas opções de planos incluem o grátis, o básico por apenas R$44,00 (por usuário) e o pro por R$62,00 (por usuário).
Com valores que podem variar entre U$25,00 e U$75,00, o Salesforce é um software que trabalha especialmente com a personalização de acordo com o tipo e porte das empresas. Você pode definir como seu principal objetivo o atendimento ao cliente, marketing, vendas, entre diversos outros.
A plataforma do Zoho CRM é um dos softwares mais utilizados no Brasil nos dias de hoje por conta da sua automação de marketing e valores. Ele é gratuito para até 3 usuários, acima disso varia entre U$12,00 e U$45,00. Conta com gerenciamento de processos, automação de marketing e muito mais.
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