Estamos em janeiro e o primeiro pensamento de quem possui um negócio ou presta serviços é: como melhorar os resultados e crescer ainda mais durante este ano.
Essa é a hora de analisar todas as estratégias e ver o que deu certo e o que deu errado, o que não foi concluído e o que precisa ser melhorado nas ações passadas, para criar um bom planejamento estratégico para o ano de 2022.
Os anos de 2020 e 2021 trouxeram alguns desafios por conta da pandemia e com estes desafios, novas oportunidades e tendências.
Acontece que algumas tendências vieram para ficar, como o trabalho remoto, que trouxe outras formas de trabalhar.
Então vamos falar sobre algumas estratégias para aumentar o número de vendas do seu negócio através da internet e de um bom relacionamento. Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:
O inbound marketing está presente no marketing digital, que diferente do marketing tradicional, visa atrair clientes através de conteúdos relevantes à sua audiência.
As características do inbound marketing são:
Tudo isso nos leva para a persona/público-alvo, sabe por quê?
Porque quando se trata de marketing digital, as estratégias são para atingir apenas um determinado grupo de consumidores, com características específicas, como por exemplo: idade, comportamento psicológico, perfil demográfico, gostos pessoais e muito mais.
Já o marketing tradicional não segmenta, ele atira para todos os lados. Afinal, se você decidir imprimir 1000 folhetos sobre a sua empresa e entregar para todo mundo na rua, 10% das pessoas que você atingir realmente vão ter interesse (se não menos) e os outros 90% representam perda de tempo e dinheiro.
A dica número 1 para vender mais é não gastar energia para tentar agradar a todos, pois isso não existe em nenhum campo da nossa vida, então não vai ser no âmbito profissional que vai dar certo.
é um grupo de pessoas (consumidores e possíveis consumidores) que possuem algo em comum, estão ali na “mesma caixinha”, em que uma empresa vai identificar este grupo de pessoas como interessadas e direcionar suas campanhas para elas.
Vamos pensar em um exemplo, digamos que você tem uma loja que vende artigos nerds, como bonecos de super-heróis, Funko pop, histórias em quadrinhos, etc., e possui um blog com conteúdos diversificados sobre franquias, como a Marvel e a DC, games, news, etc.
Para enviar estes conteúdos para as pessoas, como newsletter e e-mail marketing, você escolhe enviar para pessoas que tem um perfil relacionado ao seu negócio e que estão em sua base de dados ou você vai “caçar” e-mails pela internet e comprar listas de contatos para sair enviando mensagens para todo mundo, além de sair seguindo todo mundo no Instagram de forma aleatória?
Se você escolheu a segunda opção, sinto lhe informar que você vai perder tempo e dinheiro, já que não tem nenhuma estratégia nesta opção.
Mas não vá achando que estes nomes e e-mails de pessoas que gostam do assunto que você trabalha vão cair do céu, onde você simplesmente vai assinar um CRM e eles vão aparecer lá.
Para ter esta lista de pessoas interessadas, você precisa se atentar a alguns tópicos, vamos a eles:
Um dos erros mais comuns é achar que você tem um tipo de público, mas que na verdade você tem outro.
Você vai acabar criando estratégias que vão atingir pessoas que não tem interesse pelo seu produto, gerando perda de tempo e dinheiro.
Não trabalhe com achismos, trabalhe com dados reais!
Antes de criar um produto, pense se existe mercado para ele. O mais sábio é observar o mercado e olhar oportunidades, e acredite, elas estão lá!
Definir o público-alvo é estudar o mercado antes de querer vender.
Procure observar quais os comportamentos e hábitos das pessoas e se as suas necessidades estão sendo atendidas. Sobre os concorrentes, procure observar como eles agem, quais os segmentos que eles trabalham e seu posicionamento.
Observe tendências que podem ser relevantes e impactantes para o seu negócio, como: tecnológicas, ambientais e sociais.
Faça pesquisas como questionários, leia jornais, redes sociais e enxergue oportunidades!
Não adianta olhar só para o externo e não conhecer a fonte, ou seja, o seu próprio produto ou serviço. Pensa comigo, como você vai entregar soluções se não sabe direito o que seu produto faz? Então além de não saber, você também não vai conseguir identificar oportunidades que estão no mercado.
Conheça o seu produto e transmita maior confiança para o seu cliente!
Acompanhamos a evolução da tecnologia e a cada semana, mês, surge algo novo, nem que seja uma atualização de algo existente, então se o mercado está mudando a todo momento, o público deve estar atualizado também.
Ao manter o seu público atualizado, sua marca se mantém essencial, você mostra que domina o assunto, além de manter seu público aquecido.
Persona possui uma definição mais específica, o personagem possui detalhes sobre trabalho além de hábitos, ou seja, é um perfil do cliente ideal.
Na persona, você pode definir:
A persona pode ser usada na prototipação de um produto, além de todos os estágios da venda.
Exemplo: Ana, 35 anos, mãe de dois filhos, casada, ganha 2 mil reais por mês, insegura, quer ter uma renda extra, mas tem vergonha e não sabe ao certo o que fazer para começar a empreender. Sua rede social favorita é o Facebook e gosta de ler notícias pelo celular.
Público-alvo é a representação do social e possui dados mais amplos e menos precisos, como:
é interessante utilizar dados do público-alvo para precificação.
Exemplo: mulheres de 35 a 40 anos, casadas, mães, renda mensal até 2 mil, que buscam cursos de finanças.
Quando você usa a persona, você sabe quais os melhores formatos de conteúdo, quais palavras-chave usar, melhor linguagem, e os melhores momentos para ofertar o seu produto.
O seu persona é definido a partir de dados, ou seja, não é quem você gostaria que fosse.
Estes dados podem ser observados através dos comentários nas redes sociais do seu produto/serviço, por isso é importante criar posts interativos, elaborando perguntas chaves para ajudar na definição.
Você também pode criar enquetes em grupos do Telegram e no LinkedIn.
Usamos marketing de conteúdo com a finalidade de engajar o público-alvo, através de conteúdos de valor e informativos que resolvam as dores e geram valor.
O SEO (Search Engine Optimization) entra nesta etapa do Inbound Marketing como estratégia para ranqueamento, utilizando as palavras-chave mais procuradas. Duas ferramentas que pode te auxiliar são: Google Keyword Planner e o Ubersuggest.
Um dos queridinhos para criação de conteúdo. Produza posts alternando os níveis do funil de vendas, que são: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Através das redes sociais você pode criar vínculos e ter uma comunicação mais humanizada, conseguindo compreender quais são as dores do seu público.
Crie posts interativos, gerando engajamento com seus seguidores.
Qualquer empresa que tenha um site deve ter um blog junto, pois o blog é uma das melhores ferramentas para se produzir e compartilhar conteúdo.
Outra forma de manter contato direto com o cliente de forma simples.
Para enviar e-mails para diferentes públicos (leads frios e quentes) e conteúdos para os estágios do funil, é interessante segmentar estes contatos.
O site é sua loja virtual, seu cartão de visitas, seu portfólio, seu vendedor e priorizar um site de qualidade demonstra os valores da sua empresa.
é lá que você vai organizar os seus produtos, falar um pouco da história do seu negócio, os valores, a missão e visão, linkar seu blog, contatos, FAC, política de privacidade, etc.
Ter uma página na internet é como sua loja física, porém no ambiente online. Pra facilitar o entendimento, você pode comparar uma loja bem organizada, com bons vendedores e todos os produtos organizados e distribuídos estrategicamente com uma loja toda bagunçada, com um atendimento ruim e produtos de má qualidade, com embalagens amassadas e estantes vazias.
São pontos extremos, mas uma coisa é certa: o site pode gerar mais vendas para o seu negócio ou espantar os seus potenciais clientes, tudo vai de acordo com o nível de qualidade que você priorizou na hora do seu desenvolvimento.
Uma dica para gerar mais confiança sobre o seu produto é colocar provas sociais em seu site, com depoimentos e feedbacks dos seus clientes. Como vivemos em uma era onde tudo pode ser alterado e adaptado, ter o serviço mais personalizado possível também é um ótimo caminho para chamar a atenção das pessoas.
Nós, da Ação Web, somos especializados em criação de sites e sites e-commerce exclusivos, feitos sob medida para o seu negócio. Clique Aqui para saber mais sobre nossos serviços.
UX significa User Experience ou, no português, Experiência de Usuário. Para quem almeja uma maior satisfação dos clientes é um ponto essencial para obter bons resultados. Tem como objetivo interagir com o usuário, tornando o produto útil, intuitivo e de boa usabilidade.
São estratégias que buscam entregar o melhor conteúdo e que seja consumido de forma agradável.
O profissional de UX designer realiza pesquisa do produto, coleta dados, cria personas e cenários.
Os profissionais de UX writer são responsáveis pela estratégia e planejamento do conteúdo, além da parte visual, como cores e formatos que possam oferecer melhor experiência para o leitor
é muito falado sobre os processos de atração de cliente, porém a venda não acaba quando a venda é realizada. Fidelizar os clientes também é um processo, com diferentes etapas e pode ser um desafio ainda maior que a própria venda.
Vamos entender técnicas de pós-venda com o objetivo de fidelizar o cliente, além de verificar a qualidade do atendimento, do produto e analisar possíveis melhorias.
O cliente que já comprou tem que entender que ele é exclusivo, por isso, ofereça descontos exclusivos e promoções.
Procure criar parcerias com outras empresas e oferecer cupons, por exemplo: Deezer com Globoplay.
é uma técnica para acompanhar a venda, através de sistema de gestão de vendas, com acompanhamento através de relatórios com dados estratégicos, planejamento e contato.
Não deixe estas datas passarem em branco, aproveite seu e-mail marketing e mostre que seu cliente é importante o parabenizando no dia de seu aniversário.
Não perca aquele cliente que colocou o produto no carrinho e não finalizou a compra, ofereça descontos!
Se você conhece o seu persona, será capaz de preparar estratégias e saber quais os momentos certos de usá-las.
Estas foram as dicas para vender mais durante o ano de 2022, se quiser saber um pouco mais sobre as tendências que estão por vir, não deixe de conferir o nosso artigo: tendências do mercado digital para 2022.
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