Importância da presença digital para gerar mais vendas

Importância da presença digital para gerar mais vendas

Todas as mudanças, independente de qual setor, vai atingir outros, como uma teia, afinal, tudo está interligado.

A sociedade vem passando por mudanças nas quais estas acabam por influenciar o mercado, que vem passando por grandes transformações por conta disso.

As primeiras mudanças que estamos acompanhando é na forma de trabalho, como a flexibilização das leis trabalhistas, em que outras modalidades como PJ estão ganhando força.

Outras mudanças são: os sistemas integrados de gestão (reduzindo custos de funcionários e eliminando falhas), terceirização das atividades e trabalho remoto.

Mas a maior mudança social que impactou o mercado foi a pandemia, que contribuiu para a aceleração da presença digital. Se antes usamos a tecnologia para facilitar o dia a dia, com a pandemia, este meio consolidou-se.

Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:

A evolução digital e a pandemia

Importância da presença digital para gerar mais vendas

 

A palavra smart marca a aceleração da evolução digital, em que de repente, houve um salto na tecnologia.

Essa mudança não tem muito tempo, mesmo que o primeiro aparelho comercial com acesso à internet tenha sido lançado em 1996.

Assistindo uma série de TV chamada Dexter, que teve sua estreia em 2006, há 15 anos, os personagens ainda se comunicavam através de SMS.

Apenas nas últimas temporadas vemos os personagens começaram a utilizar um protótipo parecido com o que usamos hoje em dia, lembrando que o WhatsApp surgiu em 2009 e a última temporada da série foi ao ar em 2013.

A partir do momento que o celular passou a ter internet, tudo mudou!

E com a estreia do WhatsApp, o mercado teve outra mudança, o WhatsApp Business, um aplicativo gratuito para facilitar a comunicação entre a empresa e os clientes.

Este canal de atendimento faz parte de uma estratégia do marketing que é criar relacionamentos bem mais próximos e pessoais com o cliente.

De acordo com Robert Cialdini, no livro “As Armas da Persuasão”, a relação de proximidade com o cliente é um dos gatilhos mentais mais utilizados, pois garante afinidade e acolhimento, gerando assim, mais vendas na etapa final do funil.

Voltando para a pandemia, se antes já utilizávamos apps de delivery, com a pandemia, houve um aumento. De acordo com uma pesquisa feita pela RankMyApp, em 2020 houve um aumento de 30% nos downloads de apps de delivery. Outra pesquisa, feita pela Mobilis, mostra que as entregas de comidas prontas tiveram um aumento de 149%.

Mas este aumento não se restringe apenas ao mercado de alimentação, as pessoas passaram a comprar mais pelos aplicativos/internet: roupas, medicamentos, higiene e limpeza, eletrônicos, cosméticos e eletrodomésticos. Uma pesquisa feita pela Go2Mob em 2020, mostra que 35% dos brasileiros passaram a comprar online por conta da pandemia.

Ferramentas para gerar a presença digital

Importância da presença digital para gerar mais vendas

 

Já sabemos que a presença digital significa praticidade, mas também, ela contribui para a sustentabilidade da sua empresa e tudo isso ajuda a trazer novos clientes, aumentando as vendas online.

Você sabia que mais da metade dos brasileiros estão conectados à internet? Um estudo feito pelo Cetic.br divulgado em agosto de 2021, mostra que o acesso à internet chegou a 83% dos brasileiros, e que as classes C, D e E tiveram um aumento de 64%.

Isso significa que as pessoas não estão ali apenas para consumir séries e jogos, mas também para consumir, seja conteúdo ou produtos

Ao todo, o Brasil tem nada menos que 152 mil usuários e cada vez mais um aumento no número de idosos conectados.  

Todos estes resultados mostram que o seu consumidor está conectado e que o digital está aí para auxiliar a aumentar os seus resultados, levando seu produto ou marca para um número maior de pessoas interessadas.  

Para ter mais relevância no mercado digital e atrair a atenção de futuros compradores, a chave é que sua marca seja lembrada, já escutou aquela famosa frase de “quem não é visto não é lembrado”? Acontece o mesmo aqui.

E para você ser lembrado, vamos às ferramentas mais importantes para garantir uma presença digital impactante para aumentar suas vendas online:

1. Blog da empresa

O blog é um dos principais meios de estabelecer um relacionamento com os seus leads frios e quentes, através dele, você pode separar os seus conteúdos para os 3 níveis de funil de vendas, sendo:

  • Primeiro: Topo de funil - visitantes e leads, momento de descoberta, aprendizado e reconhecimento do problema.
  • Segundo: Meio de funil - oportunidades, quando você oferece solução para os problemas.
  • Terceiro: Fundo de funil - clientes, decisão de compra.

Vamos supor que você tenha uma loja de bicicletas elétricas, que ainda é um produto novo no mercado, em que as pessoas não conheçam muito bem. O papel do seu blog é falar sobre elas, quantos quilômetros cada uma delas faz, qual a diferença entre as baterias, gastos e assim por diante.

Todas as vezes que alguém lê o seu blog, a sua credibilidade aumenta junto com o desejo do produto ou serviço.

2. E-mail marketing

Toda vez que a empresa faz uma comunicação via e-mail com os clientes, é chamado de e-mail marketing. 

Você pode enviar ofertas, storytelling, textos, conteúdos, promoções, pode estar em html também.

O primeiro envio de e-mails em massa foi em 1978, quando Gary Thuerk enviou 400 e-mails de uma promoção de computadores, aumentando significativamente as vendas. 

Para que seus e-mails tenham uma estratégia mais saudável e não se transforem em spam, pegue estas dicas:

  • Crie Landing Pages: com a finalidade de capturar e-mails em troca de algo (conteúdo, e-book, etc)
  • Personalize o envio: lembre-se que estas mensagens vão interagir com os inscritos.
  • Se atente na quantidade: Não envie 20 e-mails por dia

3. Redes sociais

Apesar de as redes sociais terem como intuito aproximar as pessoas, hoje elas estão longe de ter apenas este papel. 

A primeira coisa quando alguém começa a vendar um produto ou oferecer um serviço, é criar uma conta no Instagram para falar sobre. E está correto, mas engana-se quem pensa que o Instagram é uma rede social apenas para pequenas empresas e autônomos. 

A presença nas redes sociais ajuda a alavancar as vendas de qualquer empresa e funciona mesmo, sabe por quê? Porque as redes sociais têm o papel de intermediar as relações humanas, lembra do que falamos acima, sobre ter um relacionamento mais próximo com o cliente?

Vamos conferir quais as principais redes sociais para vender:

Instagram:

é uma rede bem visual, funciona como uma vitrine, porém, você pode oferecer serviços e conteúdos também. Você pode contar com a ajuda do Instagram Ads para aumentar a sua audiência e impulsionar os seus posts; 

Saiba mais: O poder que é o post de engajamento no Instagram: Palavras poderosas para usar

Saiba mais: Como criar anúncios no Instagram e vender para as pessoas certas

Facebook:

é a rede social com mais usuários, cerca de2,85 bilhões. Você pode divulgar lançamentos de produtos ou serviços e também entregar conteúdo relevante. Com o Facebook Ads você também pode impulsionar seus posts, porém, é necessário que você crie uma Fanpage. 

Twitter:

Apesar de ser uma rede social objetiva por se tratar de uma comunicação mais rápida, ainda sim, é uma rede importante, inclusive, uma das mais importantes para a publicidade e para o jornalismo. 

YouTube:

Está em segundo lugar entre as redes mais usadas no mundo, com cerca de 2,29 bilhões de usuários. é uma rede social direcionada aos vídeos, então pode apostar em conteúdos visuais aqui. Esta rede também é um dos buscadores mais importantes, pois as pessoas ao invés de utilizarem o Google, optam pelo YouTube para pesquisar algum produto ou conteúdo. 

LinkedIn:

é uma rede social direcionada ao mundo corporativo, ou seja, é mais profissional e séria. Aqui vale conteúdos relevantes e também B2B (Business to Business). 

4. Campanhas digitais

Campanha digital tem como finalidade gerar engajamento, tráfego, receita ou conversões.

Para criar uma campanha digital, atente-se a 3 etapas:

  1. Planejamento
  2. Execução
  3. Análise

Você precisa primeiro definir o objetivo, é um lançamento de um infoproduto, você quer vender, quer gerar leads?

Após definir, você conhece o seu público alvo? Tem uma persona?

Na execução você deve definir quais serão os canais de marketing (redes sociais, e-mail marketing, etc). Defina um calendário das atividades, dos posts.

Por último, é hora de analisar e para isso, você vai contar com as métricas. Clique aqui para saber mais: 

5. Site da empresa

Por último, mas não menos importante, o site da empresa. é recomendável que seu blog esteja vinculado ao site da empresa, como o nosso caso, temos o nosso site, na qual oferecemos sites que geram resultado, marketing digital, manutenção de sites, sites e-comerce, fotografia comercial, e muito mais, mas também, possuímos nosso blog, para falar destes temas que amamos. 

Comparativo marketing digital x tradicional

Importância da presença digital para gerar mais vendas

 

Quando falamos em campanhas offline ou canais offline, estamos falando do marketing tradicional, que são os canais como: rádio, televisão, produtos impressos, outdoors, panfletos, etc

Pode ser tanto os panfletos distribuídos nas ruas como aquelas propagandas que custam milhões (geralmente quando passam entre novelas mais assistidas, super bowl, etc).

A desvantagem do marketing tradicional é que ele não é seletivo, ou seja, uma marca de carro pode pagar milhões para ter sua propaganda no intervalo do brasileirão, porém, não são todas as pessoas ali que querem te rum carro. O mesmo vale para panfleto, você vai gastar dinheiro entregando paras as pessoas na rua, em que apenas 20% terão interesse.

As vantagens é que para as pessoas mais velhas, o marketing digital talvez não seja a melhor solução, ou seja, dependendo do seu público, o marketing tradicional pode ainda ser a melhor estratégia para vender mais.

Outro ponto positivo é a construção da marca ou da campanha, pois ela será lembrada, ficando na mente das pessoas. Imagina você passando todo dia por uma rua movimentada e ver um outdoor de um perfume, isso vai ficar na sua mente.

O marketing digital tem maior alcance e melhor segmentação, chegando os consumidores específicos, interessados. Os resultados são mensuráveis, isso significa que você tem em tempo real resultados, possibilitando mudanças no meio do caminho.

Outros pontos positivos são os investimentos, em que os gastos serão menores e mais direcionados, ou seja, o seu dinheiro vai para o público certo, diferente do exemplo dos panfletos que você entrega para qualquer um, e o poder da viralização. 

Vimos o quão é importante a presença do digital para aumentar as vendas e gerar transformação no seu negócio, pois a cada dia o mundo está se tornando mais digital, e não apenas por isso, mas pela facilidade, maior controle nos gastos e pelo próprio marketing digital que é mais direcionado e preciso.

Siga nosso INSTAGRAM

Veja mais conteúdo

Solicite agora um orçamento do seu site focado em vendas

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.

Outros serviços

material gráfico

Material Gráfico

serviços  marketing digital

Marketing Digital

serviços manutenção de sites

Manutenção de sites

serviços e-commerce

Sites E-Commerce

serviços google

SEO e Anúncios Google

Cases

Facebook

Onde nos encontrar

Rua Gomes Jardim, 49, Sala 301, Centro,

Novo Hamburgo - RS

Hub de Inovação Instituto Caldeira, Rua Tv. São José, 455, Navegantes,

Porto Alegre - RS

Nos acompanhe

WhatsApp

Solicite agora um orçamento que atende suas necessidades

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.