Linha Editorial: Criando Posts que Engajam no Instagram

Linha Editorial: Criando Posts que Engajam no Instagram
 

Pensar em marketing digital é pensar em vários itens que compõem estratégias, com a finalidade de divulgar o seu negócio, a fim de vender um produto ou serviço. E é através do marketing digital que você vai se comunicar com o seu público, através de e-mails, sites e redes sociais.

Quando pensamos em redes sociais, principalmente no Instagram, pensamos logo em engajamento e produção de conteúdo, certo?

Mas você sabe como é organizada a produção destes posts?

Neste artigo, vamos falar sobre qual o passo a passo para criar um post de sucesso, ou seja, um post que engaja e aumenta o número de seguidores, para no fim, conseguir vender mais. Seguindo um roteiro em que você vai trabalhar com (exatamente nesta ordem):

1.Linha Editorial para o Instagram

Linha Editorial, Pauta e Legenda: Criando Posts que Engajam no Instagram
 

O principal erro de quem está começando no marketing digital, é criar conteúdo sem estratégia, ou seja, sair atirando para todos os lados.

O conteúdo é importante, porém, mais importante é os bastidores, ou seja, a linha editorial. Vamos primeiro entender o que é linha editorial e como você se organiza para criar a sua linha editorial.

O que é linha editorial

A linha editorial é muito utilizada no mundo do jornalismo, porém, é de extrema importância no marketing digital, e tem como finalidade, definir os temas do conteúdo, ampliando a visão destes tópicos.

A linha editorial também vai te ajudar a segmentar conteúdo criado, por exemplo, vamos supor que você trabalhe com consórcio, e cria um blog e mais uma conta no Instagram para o seu público, e não sabe ao certo quem já é o seu público (lead) e quem caiu ali de paraquedas, apenas por curiosidade, com a linha editorial, você pode distribuir os conteúdos para cada público.

Ou seja, a linha editorial para o seu Instagram, será um roteiro, um guia dos assuntos, que vão ditar as ações dos seus conteúdos.

Construindo uma linha editorial

Primeiramente, é necessário atentar-se a alguns dados através de pesquisas, e estes são:

  • Persona
  • Nicho
  • Dúvidas e dores dos clientes
  • Análise de mercado
  • Entendendo o seu serviço e ou produto

Persona

A persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal. Para criar este personagem fictício, é necessário coletar dados e características dos seus clientes, não de qualquer empresa, mas dos SEUS clientes.

Para coletar estes dados, você pode:

  • Criar formulários, questionários
  • Observar comentários nos seus posts

Ou seja, o seu persona terá informações como:

  • Idade
  • Sexo
  • Do que ele gosta
  • O que ele procura
  • Qual a renda mensal
  • Qual área atua
  • Em qual cidade mora
  • Quais os desafios
  • Quais os objetivos
  • Quais suas dores

Quando você tem uma persona definida, você tem um melhor direcionamento em relação aos canais de produção, ou seja, é neste momento que você vai saber definir melhor as pautas dos seus conteúdos, além de otimizar a experiência do usuário e definir melhor a linguagem e o tom de voz.

Passo a passo de como criar uma persona

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Primeiramente, você precisa criar um questionário, pode ser no google formulários, a ideia é que você já tenha uma base de contatos, pois este formulário deverá ser enviado por e-mail, para a sua base de leads. Outra ideia é criar um grupo no Telegram e pedir para as pessoas responderem, claro, este grupo do Telegram deve ter uma finalidade, você pode direcionar os seus conteúdos através desta comunidade, sendo um canal de avisos por exemplo.

Sobre as perguntas, além das citadas acima, temos algumas sugestões:

  • Como é sua rotina?
  • Quais redes sociais você usa
  • Como você se mantém informado?
  • Quais os tipos de assunto que mais lhe interessam
  • Você costuma comprar pela internet?
  • Onde você me conheceu/conheceu nossa loja?

No momento de analisar as respostas, observe um padrão, você pode utilizar o Excel para organizar melhor os dados e ter dados mais precisos.

Vamos supor que você observou que das 1000 pessoas que responderam o seu formulário (o próprio google form mostra a porcentagem) 40% são mulheres e 60% homens; 30% têm entre 19 e 25, 20% têm entre 25 e 35 e 60% têm entre 35 e 45 anos.

Pronto, já sabemos alguns dados, sua persona então é um homem de 40 anos, e a construção daqui em diante será assim, coletando os dados e montando.

O que é Nicho

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Nicho no marketing digital são os subconjuntos, ou seja, um pedaço de um todo, vamos pensar que você trabalhe com alimentação, porém, é uma área grande, não é? Você pode trabalhar com frutas e verduras, ter um restaurante, um hortifruti, uma cafeteria, pode trabalhar apenas com produtos veganos e vegetarianos, ou fast food, tudo isso é nicho, você vai escolher focar a atenção neste grupo.

A ideia de se pensar em um nicho específico para a sua linha editorial, é pensar em um posicionamento de pessoa especialista. é muito mais viável e impactante alguém que sabe muito sobre uma coisa, ao invés de alguém que sabe de tudo um pouco.

Dúvidas e dores dos clientes

Liste todas as dúvidas e dores dos seus clientes, através dos questionários para a elaboração da persona. A dica é mapear através de conteúdos interativos também, como webinar e lives (fora as enquetes).

Análise de mercado

Neste tópico, a ideia é você observar os seus concorrentes e pensar em uma proposta diferenciada, trazendo conteúdos de valor, mas que sejam novidade.

No marketing é chamado de “benchmarking” e tem como objetivo, avaliar os mercados, fazendo comparações. Estas comparações não serão usadas para cópia, mas sim para análises, na qual vão te orientar para saber se você está no caminho certo.

Entendendo o seu serviço e ou produto

Você deve fazer uma análise do seu negócio, você sabe suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças? Indicamos que você faça uma análise swot para observar melhor todos os pontos positivos e negativos, como você se destaca no mercado, quais as dificuldades, conheça todo o seu negócio e os fatores externos a ele também.

Pronto, estes são os dados mais importantes que você precisa ter em mãos para criar uma linha editorial precisa.

Por fim, crie categorias para os seus conteúdos, vamos colocar como exemplo uma revista, a linha editorial desta revista seria:

  • Notícias
  • Esportes
  • Saúde
  • Economia
  • E assim por diante

A linha editorial tem os seguintes itens:

  • Intenção
  • Estratégia
  • Conteúdos
  • Formatos
  • Frequência

Lembre-se que a linha editorial é mais sobre o valor do seu produto ou serviço, ou seja, é basicamente um guia.

2. Elaboração de Pauta para o Instagram

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Vimos que a primeira parte para se ter uma boa estratégia para criar ótimos conteúdos no Instagram é a linha editorial, a segunda parte agora é se atentar a elaboração da pauta para o seu Instagram.

Pauta é um roteiro que vai te orientar a escrever um texto, existem pautas de conteúdo, pauta de reunião e assim por diante, aqui, vamos falar de pauta de conteúdo.

A pauta pode ser um calendário semanal ou mensal ou pode ser mais completo, contendo os seguintes itens:

  • Tema
  • Palavras-chave
  • Persona
  • Posição do funil de vendas
  • CTA
  • Descrição
  • Título

1. Tema: 

O primeiro passo ao elaborar uma pauta, é pensar no tema, vamos supor que você tenha uma loja que vende produtos de beleza, vamos pensar em alguns exemplos para este calendário de post. Exemplo de temas:

  • Maquiagens para dia
  • Maquiagens para noite
  • Maquiagens para festa
  • Maquiagens para trabalho
  • Maquiagens veganas
  • Dicas de como fazer olho de gatinho
  • etc.

Ok, você já tem ideias de temas e você pode aproveitar esta etapa da elaboração da sua pauta para utilizar o brainstorming, que é uma tempestade de ideias, que consiste em escrever o que lhe vem à mente, no artigo “Como escolher um nome de sucesso para o seu Instagram” falamos mais sobre o processo de utilizar o brainstorm passo a passo.

2. Palavras-chave:

Agora é o momento de pensar nas palavras-chave, que é um dos aspectos mais estratégicos da sua pauta e do seu texto.

A palavra-chave é um resumo do que se trata seu artigo, porém, ela é mais que isso, utilizada como técnica de SEO, a palavra-chave ajuda no ranqueamento do seu texto.

3. Persona:

Da mesma maneira que a persona será útil para a linha editorial, o mesmo acontece com a pauta. A persona vai te ajudar em 2 itens importantes:

  • Forma de abordagem: neste tópico, devemos levar em consideração qual o seu público, vamos pensar na linguagem, ela é diferente de quando falamos para adolescentes e para idosos, não é mesmo? Conhecendo sua persona, você define qual a melhor linguagem para falar com o seu público.
  • Tom da comunicação: vamos pensar assim, você fala com o seu chefe da mesma maneira que fala com seus amigos e com seus avós? é a mesma ideia na criação dos seus posts.

4. Posição do funil de vendas:

Nesta etapa, você vai se atentar ao direcionamento do seu conteúdo, isso quer dizer que existem três estágios chamados de funil e para cada estágio uma abordagem diferente, vamos ver a seguir:

  • Topo de funil: é o estágio de atração, onde você vai dialogar com pessoas que acabaram de chegar. Estes conteúdos devem ser educativos, na qual deve ser explicado de forma didática e mais direta.

Os temas abordados devem responder às dúvidas mais básicas e podem conter no título: o que é, para que serve, como utilizar, etc.

  • Meio de funil: nesta etapa, os temas são mais profundos, aqui, vale observar as dores do persona.
  • Fundo de funil: nesta etapa, também continuam os temas profundos, porém, é a etapa da decisão e pode conter vendas e falar sobre o seu produto.

5. CTA:

é neste momento que você vai se atentar a chamadas para engajamento, como pedir para as pessoas comentarem, marcarem pessoas na qual o post seria útil, ou seja, o que o leitor deve fazer após ler o texto, qual ação ele deve tomar.

6. Descrição:

A descrição deve ser simples e objetiva, é neste momento que você vai explicar qual será o direcionamento do seu texto. esta descrição é para o redator se encontrar e saber redigir o texto, ok.

7. Título:

Por último e um dos mais importantes, o título. Você deve deixá-lo para o final, justamente porque o tema é mais importante. Lembre-se que o título é o primeiro contato que o leitor terá com o seu post, logo, a palavra-chave deve estar nele, pois vai ajudar no ranqueamento.

Após se atentar a todos estes itens, está pronta a sua pauta de posts para o Instagram, a ideia é fazer no Excel como um calendário, colocando os dias da semana de domingo a domingo e preenchendo.

3. A importância da legenda para os seus posts

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Por fim, a terceira parte do nosso artigo para você criar posts que engajam mais, são as legendas.

As legendas são muito importantes, pois é através dela que você vai mostrar a sua personalidade e é através dela que você vai conquistar as pessoas, mostrando se você é uma pessoa mais engraçada, mais polêmica, e assim por diante. 

é através da legenda também que você vai inserir o CALL TO ACTION, que são as chamadas para alguma ação, como foi dito anteriormente neste artigo.

A legenda também é o momento para utilizar o storytelling, ou seja, é o momento de contar a sua história para as pessoas, por isso, crie narrativas, para humanizar a sua marca, com isso, o seu público se torna mais íntimo de você e a chance de comprar o seu produto é bem maior.  

Não tenha medo de perguntar, é através das perguntas que você vai entender o seu público, inclusive, para elaborar mais precisamente sua persona, engaje as pessoas a curtirem e comentar também.

E por último, aprimore suas hashtags, use marcação e tenha senso de humor!

Espero que tenha gostado deste super artigo que com certeza vai turbinar a forma como você administra o seu Instagram.

Gostou? Deixa aqui nos comentários o que você achou deste artigo, se você já estava utilizando algumas destas dicas.

Até a próxima!

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