Marketing de conteúdo, veja o que é, quais seus benefícios e como fazer

Marketing de conteúdo, veja o que é, quais seus benefícios e como fazer

Sabemos que o marketing digital deixou de ser apenas uma tendência e já se consolidou no mercado, sendo um investimento indispensável em grande parte das empresas. Para aqueles que almejam a prosperidade nos negócios, é fundamental que se tenha uma boa visibilidade online.

Então a questão não é apenas ter uma presença no mundo digital, mas o ponto principal é: como se posicionar na internet para que a sua marca se destaque sobre a concorrência já existente?

é preciso inovar constantemente e se manter atualizado em relação as novas estratégias para atrair mais clientes, como o marketing de conteúdo, por exemplo, que é a estratégia que vamos abordar neste artigo.

Marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada e recomendada por diversos especialistas, então se você ainda não conhece e não sabe como aplica-lá, preparamos esse guia definitivo para você aprender tudo o que precisa saber e ainda praticar em seus negócios.

Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:

O que é marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital, que não faz propaganda direta do produto ou serviço, mas tem como finalidade, atrair o público-alvo interessado nas soluções que você vai oferecer.

Estes conteúdos devem ser relevantes, neste caso, você pode variar nos formatos, como ebooks, posts em redes sociais, artigos, etc.

Estes conteúdos vão auxiliar na jornada de compra do consumidor, porém, existem os conteúdos certos na hora certa, que pode ser acompanhado pelo funil de vendas. Estas estratégias fazem parte do Inbound Marketing.

O Inbound Marketing não está vinculado ao marketing tradicional, pois é uma estratégia que visa atrair o usuário através de conteúdos relevantes e então convertê-lo em cliente. A grande vantagem é que o cliente é quem busca pela empresa, não o contrário, por isso se utiliza conteúdos que atraiam sua atenção.

Quais são os benefícios

  • Redução de custos para atrair clientes
  • Influência na decisão de compra
  • Tornar-se referência no assunto
  • Melhora na visibilidade da empresa
  • Mais tempo no seu site/blog/redes sociais
  • Mais tráfego
  • Aumento de preços
  • Mais conteúdos para seu site/blog/redes sociais.

Resumindo então, o marketing de conteúdo consiste em criar conteúdos digitais com o objetivo de atrair novos clientes e aumentar o número de vendas.

Estratégias de marketing de conteúdo

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Antes de você começar a desenvolver os seus conteúdos, conheça primeiro as estratégias existentes, para conseguir organizar todos os pontos importantes e escrever um texto de boa qualidade e que gere resultado.

Planejamento

O planejamento é o primeiro passo de qualquer estratégia, seja de criação de conteúdo assim como de lançamentos digitais, vendas etc. Afinal, como vamos fazer qualquer coisa sem nos planejarmos antes?

Esta é a primeira etapa da estratégia de marketing de conteúdo.
Para que seu planejamento seja perfeito se atente aos seguintes tópicos:

  • Objetivo
  • Persona
  • Dor e necessidade do persona
  • CTA
  • SEO
  • Distribuição

Estes tópicos vão te guiar para fazer um planejamento mais detalhado e preciso.

Criação do conteúdo

Após fazer todo o planejamento e definir a persona que é importante, vamos pensar na jornada de compra e entender o funil de vendas para a criação de conteúdo.

Jornada do consumidor e Funil de Vendas

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A jornada de compra existe para que você possa oferecer o que o lead precisa no momento mais conveniente.

A jornada de compra é como um roteiro, ela te ajuda a seguir as etapas e identificar em qual momento de compra a pessoa está inserida. Então o conteúdo se torna menos invasivo e vem na medida certa para a pessoa.

Vamos entender cada etapa do funil de vendas que corresponde a jornada do consumidor:

Topo de funil - Aprendizado e Descoberta

Os conteúdos aqui têm a finalidade de despertar o interesse, são conteúdos atrativos.

As pessoas que chegam aqui geralmente encontram o seu blog através do Google e pesquisas no geral.

Nesta fase a pessoa não quer nenhum produto ou serviço, inclusive, ela não sabe que tem um problema ainda.

Exemplos: vamos pensar assim, você oferece um serviço de TI e quer produzir conteúdo para atrair novos leitores para o seu funil de vendas.

Estas pessoas que vão ler os seus artigos, não consideram ainda adquirir produtos ou serviços relacionados a TI, mas sabem que precisam e o quão é importante adotar o TI em suas vidas.

Estas pessoas interessadas têm alguns sintomas de um problema (dor) e é através do seu conteúdo que você vai oferecer um diagnóstico para este problema.

Artigo exemplo:ERP: qual usar na sua empresa”

Dicas de conteúdo para este estágio: Blogs (é importante aprender sobre WordPress), Webinars, vídeos.

Meio de funil - consideração da solução

Aqui o usuário já te conhece, não é um visitante que acabou de chegar, mas alguém que já tem uma dor e quer encontrar soluções.

Aqui ele quer solucionar o problema.

Artigo exemplo: “Guia completo de ERP para iniciantes”

Dicas de conteúdo para este estágio: E-books, blogs, podcasts, infográficos.

Fundo de funil - Decisão de compra

Aqui é o momento de falar do seu produto, pois o lead está qualificado para a compra.

Como eles estão perto de fechar o negócio, é importante que eles saibam sobre o que você oferece com mais detalhes.

Dicas de conteúdo para este estágio: cases de clientes, depoimentos, reviews de produto.

Após o funil de vendas, ainda existem estratégias a serem feitas. Engana-se se você acha que terminou após realizar a venda, afinal, se você oferece mais produtos, é importante que este mesmo cliente faça outras compras.

Após todos os estágios, você ainda deve continuar produzindo conteúdos para os clientes que já compraram. Aposte em conteúdos no formato de:

  • Suportes
  • Vídeos explicativos
  • Tutoriais
  • Ofertas especiais

O funil de vendas é uma estratégia importante para se ter como aliado, para criar um relacionamento personalizado com cada consumidor em seu nível atual.

Relação com inbound marketing e seus benefícios

O inbound marketing é uma estratégia do marketing digital.  O ponto positivo desta estratégia é que você pode acompanhar tudo, mensurar quantas pessoas visualizaram, converteram e compraram por meio de ferramentas de web analytics.

Para que você possa aproveitar tudo que o Inbound Marketing oferece, é importante saber analisar os dados.

O Inbound Marketing possui uma sequência, lógica e estratégicas, e suas etapas são:

  • Atrair
  • Converter
  • Relacionar
  • Vender
  • Analisar

ATRAIR

Se você não tem leads e clientes, as outras etapas simplesmente não vão existir. Então você precisa atrair estas pessoas.

E essa estratégia é justamente o que estamos falando neste artigo. Esta etapa consiste em fazer com que as pessoas te procurem e se interessem pelo que você oferece.

Mas como assim?

Através do poderoso conteúdo!

CONVERTER

Para ser realizada a conversão, o visitante precisa virar lead, neste contexto você deve oferecer uma troca.

Como assim?

Para ele entrar na sua base de contatos você deve oferecer um ebook, por exemplo, para ele se cadastrar através de uma Landing Page e receber o material.

RELACIONAR

Menos de 5% do seu mercado está preparado para realizar uma compra, pronto para tomar uma decisão, por conta disso, é importante ter um relacionamento com estas pessoas e é aqui que entra, por exemplo, as newsletters, e-mails promocionais, e-mail marketing e o famoso lead nurturing.

VENDER

Dependendo da complexidade do produto/serviço, pode ser que ele seja vendido dentro do próprio site ou ainda precisar de um vendedor para entrar em contato com o potencial cliente.

Aqui entra o Inbound Sales, que consiste em ter um time de vendedores usando a comunicação e demonstrações para realizar a venda com pessoas realmente interessadas.

ANALISAR

Por último, e também o que difere o marketing digital do tradicional, é a possibilidade de avaliar precisamente os seus resultados.

Nesta etapa, você pode monitorar todas as etapas e os retornos obtidos em cada uma delas. As ferramentas Web Analytics vão te ajudar nesta análise.

Execução e mensuração das estratégias

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Esta última etapa consiste em identificar o desempenho das estratégias adotadas, ver o que deu certo e o que deu errado.

Como você sabe se as estratégias deram retorno? é importante trabalhar com a mensuração de resultados para responder esta pergunta e outras mais.

Como mensurar então?

  • Definir as métricas mais importantes para você
  • Calcular as taxas de conversões em todas as etapas
  • Definir os objetivos da empresa em cada campanha
  • Gerar relatórios

Quando se trata de métricas, procure pensar em:

  • ROI (Return On Investiment) - Retorno sobre investimento: aqui você entende quanto a empresa ganhou com seus investimentos. Para calcular você pega o total da receita - custo e divide por custo.​

Exemplo: imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 200 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 20 mil. Utilizando a fórmula de ROI acima, temos:

ROI = (200.000 – 20.000) / 20.000

ROI = 9

  • SAL (Sales Accepted Leads) - Leads aceitos por vendas
  • MQL ( Marketing qualified Lead)  - Leads qualificados pelo marketing
  • Número de visitantes
  • Número de Leads

 

Existem também métricas mais específicas como:

  • CPA (custo por aquisição)
  • CPC (custo por clique)
  • Taxa por clique
  • Taxa de abertura
  • CPM (custo por mil impressões)
  • Número de cliques
  • Número de conversões

 

Para vendas, temos as seguintes métricas:

  • Ticket médio
  • Ciclo de vendas
  • MRR (Monthly Recurring Revenue ou Receita Mensal Recorrente);

Escolha as que melhor possam te ajudar em futuras estratégias, correções e aprimoramentos, para entender como funciona o seu Inbound Marketing e o que gera os melhores resultados para o seu negócio.

Relatórios

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Os relatórios servem para você reunir todos os dados para ficar bem compreensíveis visualmente, visando comparar os resultados e entendê-los.

Os relatórios serão os seus guias. é através deles que você cria os dashboards, painel visual com informações das métricas e indicadores.

O Marketing de conteúdo é, sem dúvida, uma estratégia para realizar mais vendas, toda empresa tem um redator e não é à toa, é este profissional que vai ser responsável pela atração de novos leads e manter os clientes fiéis a sua marca.

Se você possui um e-commerce, mas não tem um blog e contas em redes sociais, é melhor inserir esta estratégia para vender mais e ter o seu produto/serviço procurado e mais conhecido.

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