Preocupado com a comunicação da sua empresa e pensando em aplicar algumas estratégias de marketing digital para empresas de assessoria? Então você chegou ao lugar certo!
Neste artigo iremos trazer alguns detalhes sobre o que é marketing digital, sua importância para as empresas de assessoria e a melhor maneira de aplicá-lo ao seu negócio.
Confira tudo o que você irá encontrar:
Por que você deve aplicar Marketing Digital na sua Empresa de Assessoria?
Estratégias de Marketing Digital para empresas de assessoria
Vamos descobrir, afinal de contas, o que é marketing digital para que você possa saber como aplicar marketing digital para empresas de assessoria.
O Marketing Digital pode ser definido como um conjunto de ações premeditadas e organizadas que buscam promover e/ou vender algum produto, marca ou serviço dentro do espaço virtual.
Ele, de forma geral, não se distancia muito do conceito básico de marketing tradicional. Contudo, o marketing digital se diferencia pois concentra-se inteiramente dentro do espaço virtual. Isso quer dizer que todas as suas estratégias e ações irão utilizar de ferramentas de comunicação que estão especialmente na internet.
Enquanto no marketing tradicional a comunicação funciona apenas como uma via de mão única, o marketing digital irá abrir um segundo caminho onde a interação irá predominar.
Isso acontece porque ao ler um artigo jornalístico em um pedaço de papel, o receptor não tem o que fazer além de absorver a mensagem. Porém ao ler algo semelhante em um site ou rede social, ele pode ter algum tipo de ação, como curtir, comentar, salvar ou compartilhar.
O marketing digital conta com inúmeros benefícios que só podem ser encontrados nesse formato de comunicação. Quer conferir alguns deles? Então vamos dar uma olhada rápida em três.
Você já ouviu falar no funil de vendas? Ou em Inbound Marketing? Todas essas estratégias do marketing digital trabalham diretamente com a construção de um relacionamento com o seu cliente que irá o levar a confiar na sua empresa de assessoria e nos seus serviços competentes.
Sendo estratégias de longo prazo, elas levam um certo tempo para alcançar o efeito desejado, mas assim que o fazem desenvolvem um laço forte com o consumidor que dificilmente será quebrado. O seu negócio irá de desconhecido, para conhecido, para enfim se tornar a principal opção de escolha da sua persona.
Com as bolhas digitais, atingir o público se tornou muito mais fácil. Os algoritmos, que só existem no espaço online, garantem que o seu conteúdo só será mostrado às pessoas que possuem um perfil semelhante à sua persona.
Ou seja, somente as pessoas que têm, ou podem vir a ter, interesse em serviços de assessoria receberão conteúdos criados pela sua empresa.
Esse tipo de experiência não é disponibilizada pelo marketing tradicional, por exemplo. Quando você distribui um panfleto ou aluga um outdoor, não há nenhuma garantia que as pessoas que serão impactadas por aquela ação possua o perfil desejado, ou um parecido ao menos.
A adaptabilidade é uma característica intrínseca às estratégias de marketing digital, porém só se é capaz de se adaptar e vencer os desafios aqueles que conhecem bem seus próprios resultados. Por isso, as métricas dispostas no virtual são as melhores aliadas de qualquer planejador.
Será a partir dos KPIs pré-definidos de acordo com os seus objetivos, você poderá mensurar em tempo real o sucesso de todas as suas ações no meio digital. Dessa forma, criando fendas para aprimorar seu planejamento de comunicação sempre que necessário.
1- Inbound Marketing
O Inbound Marketing se tornou um clássico das estratégias de Marketing Digital, e por ótimos motivos. Essa estratégia carrega dentro de si uma ferramenta chamada de funil de vendas, que pode ser traduzida também em jornada do cliente.
Para que você compreenda melhor o funcionamento dessa dessa ferramenta do Inbound Marketing e em como você pode aplicá-la em sua empresa de assessoria, vamos explorar suas 3 etapas:
O topo do funil
A primeira etapa, geralmente chamada de topo do funil, ou ToFu, é onde o possível cliente irá dar de cara com um problema que ela ainda não sabia que tinha, um problema o qual o seu serviço pode resolver.
Este é o momento o qual o seu negócio irá apresentar uma demanda que precisa ser sanada. Nesta etapa diversos perfis entrarão em contato com o seu conteúdo, contudo somente a sua persona descerá ainda mais pelo funil, vindo a se tornar um lead.
No caso da sua persona, provavelmente serão perfis de empreendedores percebendo novas formas de aprimorar suas empresas através de assessoria.
O meio do funil
A partir daqui a sua empresa possui um novo lead que reconhece o problema e está se aprofundando cada vez mais em seus estudos para entendê-lo.
Enquanto interage com seu conteúdo, ele vai deixando informações sobre si mesmo que serão relevantes para a sua empresa no futuro. Elas geralmente são dados de contato e preferências apontadas pelos rastros digitais.
Até este dado momento, sua responsabilidade é apenas de ensinar. Seja honesto e apresente possibilidades diversas para resolver o problema da sua persona, inclusive a do seu serviço
Mas não esqueça: não force a barra.
Geralmente é nesta etapa que a pessoa considera todas as saídas apresentadas, inclusive o seu serviço.
O fundo do funil
Enfim chegamos ao fundo do funil, o momento em que, se você tiver feito tudo corretamente até aqui, a sua empresa já apresenta um forte relacionamento de confiança com o lead.
Nesta etapa o seu negócio estará se comunicando diretamente com os MQLs (Marketing Qualified Leads). Eles são os leads que passaram por todo o processo educacional do funil e definitivamente tem o perfil da sua persona, e estão a ponto de realizar a compra.
Vale ressaltar também que nesta fase deve existir uma parte focada exclusivamente no pós-venda. Esta parte é muito importante se você deseja fidelizar aquele cliente para que ele volte a fazer aquisições futuras com a sua empresa de assessoria.
2- SEO
Qual empresa não adoraria ser o primeiro resultado a aparecer nas pesquisas do público?
Acho que todas, certo?
Pois é, mas para ser o top 1 no resultado das pesquisas você precisa utilizar mídia paga ou o search engine optimization, mais conhecido como SEO. No caso de você não desejar começar a investir em mídia paga, vamos falar sobre a estratégia de SEO.
Esta ferramenta surgiu há alguns anos, a partir de um update dos algoritmos de pesquisa do Google.
A otimização de mecanismos de busca dá a todos uma chance igualitária de ocuparem o primeiro lugar a partir da produção de conteúdos que se preocupam com os ranqueamentos do Google. Confira alguns dos 200 listados pelo backlinko.
3- Redes Sociais
Quando falamos sobre presença digital, nenhum lugar poderia ser melhor do que as redes sociais. Afinal, é nelas que as pessoas passam horas e horas do dia consumindo diversos conteúdos e encontrando coisas novas. Ou seja, são uma ótima oportunidade para estratégias de marketing digital para empresas de assessoria.
Mas espere um minuto!
Antes de correr e criar uma conta no Instagram para o seu negócio existem algumas coisas que você deve considerar. A primeira delas é o perfil do seu cliente e quais são os principais objetivos da sua empresa.
Isso é muito importante pois cada rede possui um perfil de usuário que se destaca, além de possuir diferentes funções que podem ou não ser úteis de acordo com as metas do seu empreendimento.
Considere cada um desses elementos e somente depois comece sua jornada virtual dentro da plataforma que melhor se adeque ao seu negócio.
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