Marketplace: o que é e quais seus benefícios

Marketplace: o que é e quais seus benefícios

Você deve estar curioso(a) para saber o que é um marketplace e quais os seus benefícios.

Então viemos tirar todas as suas dúvidas neste artigo.

Espero que goste!😃

No artigo abaixo você verá:

Marketplace: o que é;

Como funciona o marketplace;

Qual a diferença entre um marketplace e lojas virtuais;

Quais são os benefícios do marketplace;

Como vender pelo marketplace na prática? Passo a passo.

Marketplace: o que é

A palavra "marketplace" significa literalmente mercado. A palavra transmite a ideia de um espaço aberto onde compradores e vendedores podem fazer negócios.

Na prática, o modelo de marketplace funciona como um shopping virtual.

Dessa forma, os benefícios desse modelo de negócio chegam a todos os envolvidos. Os clientes podem comparar cotações e avaliações de diferentes profissionais. Vendedores e prestadores de serviços podem divulgar seus trabalhos nesta “vitrine online” e conseguir mais clientes. 

Finalmente, quem é o dono do mercado pode intermediar o comércio e lucrar com as conexões feitas.

Além disso, o gestor de marketplace não precisa se preocupar com produção, estoque ou entregas. Isso ocorre porque essas são obrigações dos provedores de plataforma. Afinal, a tarefa desse empresário é administrar o negócio e atrair fornecedores e clientes para a plataforma. Para isso, é possível utilizar, por exemplo, técnicas de marketing digital.

Por todos esses motivos, o marketplace é um tipo de negócio inovador que revolucionou o comércio eletrônico. 

Comprar online tornou-se assim muito mais fácil, prático e eficiente.

Os marketplaces são um dos modelos de negócios mais lucrativos do mercado. Esse formato faz sucesso com os vendedores e principalmente com quem decide abrir seu próprio marketplace. 

Agora descubra de uma vez por todas como funciona um marketplace.😃

Como funciona o marketplace

Um marketplace funciona das seguintes formas: primeiramente, vendedores ou profissionais podem acessar a plataforma para cadastrar seus produtos ou serviços. Além disso, o administrador do marketplace tem acesso ao gerenciamento de todos os vendedores. Finalmente, os clientes têm acesso a um mercado onde podem comprar e alugar serviços.

Geralmente, o administrador ou dono do marketplace cobra dos vendedores uma comissão por cada negócio fechado. Outra opção é cobrar dos fornecedores uma taxa mensal fixa.

Enquanto isso, os clientes podem acessar a plataforma gratuitamente, comparar ofertas, solicitar orçamentos e enviar avaliações de profissionais. No entanto, para o consumidor, a operação é muito simples, pois é como navegar em um e-commerce tradicional.

Ficou pensando se existe diferença entre marketplace é uma loja virtual? Então venha e descubra a principal diferença entre esses dois meios de venda online😃.

Qual a diferença entre um marketplace e lojas virtuais?

Qual a diferença entre um marketplace e lojas virtuais?

Todos sabem que marketplaces e e-commerce são parecidos porém tem algumas diferenças, agora você irá descobrir a diferença entre eles.

Lojas virtuais e marketplaces fazem parte do mundo do e-commerce. No entanto, são modelos de negócios diferentes. Um marketplace é como uma loja online, enquanto uma loja virtual é apenas uma loja online.

Existem vários vendedores ou empresas diferentes no mercado que oferecem seus produtos ou serviços na plataforma. O proprietário do mercado geralmente cobra dos vendedores uma comissão de vendas ou uma taxa mensal. Por outro lado, um gerente de shopping online cuida do marketing e da visibilidade da plataforma.

Já uma loja virtual é mais convencional: apenas um vendedor ou empresa oferece seus produtos ou serviços. Nesse caso, o empresário precisa cuidar de tudo, desde o marketing até a logística.

Dessa forma, o alcance e potencial de crescimento do mercado é muito maior. Nele é possível criar uma extensa rede de fornecedores, enquanto no e-commerce você fica limitado pela sua própria capacidade de produção e atendimento.

Quais são os benefícios do marketplace?

Quais são os benefícios do marketplace

Agora que você já sabe o que é um marketplace, vamos conhecer as principais vantagens desse modelo de negócio.

Vender em marketplaces é uma boa estratégia para quem já vende produtos, seja em loja física ou por outros meios como redes sociais. Esses empreendedores geralmente têm um perfil mais executivo. No entanto, eles estão acostumados a lidar com produção, estoques, operações, logística e entregas. Confira os principais benefícios:

Maior visibilidade

Um dos principais benefícios que um marketplace pode oferecer ao seu negócio é a visibilidade. No geral, a plataforma de marketplace é vista por muito mais pessoas do que uma loja física individual. Assim, um número muito maior de usuários pode visitar sua vitrine.

Aumento de vendas

À medida que a visibilidade aumenta, suas oportunidades de vendas também aumentam. É claro que essa vantagem não pode ser alcançada isoladamente. É preciso ficar atento ao preço, descrição, fotos dos anúncios e mix de produtos e serviços. No entanto, a própria plataforma aumenta muito suas oportunidades de negociação. Vale a pena aproveitar.

Como vender pelo marketplace na prática? Passo a passo

Como vender pelo marketplace na prática? Passo a passo

Agora chegou o momento mais esperado por você empreendedor(a), o momento em que iremos tirar suas dúvidas de como vender através de um marketplace.

Você deve estar se perguntando, mas afinal preciso ter uma loja virtual para vender pelo marketplace?

Não é necessário ter uma loja virtual para começar a vender pelo marketplace, mas como vimos acima, algumas plataformas exigem que você tenha um CNPJ.

Você pode ser MEI, ser do ramo, distribuidor, ter loja física ou e-commerce, qualquer opção é válida!

Ao mesmo tempo, você não precisa escolher entre marketplace ou e-commerce, é possível vender nas duas plataformas, inclusive, atualmente já existem plataformas de e-commerce que integram estoque e gestão financeira para facilitar a venda no mercado.

Escolha o marketplace pelo qual deseja vender

Agora você precisa escolher em qual marketplace irá começar a vender.

Uma dica para escolher o mercado ideal para o seu negócio é entender o nicho de mercado que o canal atende.

Por exemplo, se você quer vender artigos esportivos, escolher a Netshoes é melhor do que a revista Luiza.

Hoje, os marketplaces aceitam diversos tipos de produtos para vender em suas redes, mas será que um usuário que procura tênis para corrida vai parar no Magalu ou na Netshoes?

A verdade é que hoje em dia não é necessário escolher apenas um marketplace, mas quando você está começando, gerenciar vários canais pode ser complicado, então priorizar pode ser a melhor opção para você.

Organize sua documentação

Como mencionamos acima, alguns marketplaces exigirão o registro no CNPJ, outros exigirão uma lista de documentos, como:

  • Comprovante de registro estadual
  • Declaração de regime tributário
  • Acesso público ao cadastro estadual (SINTEGRA - ICMS)
  • Licença de funcionamento do estabelecimento (local) que disponibilizará os produtos
  • Confirmação negativa de dívidas tributárias, trabalhistas, previdenciárias, falimentares e concordata;
  • Certidão de Distribuição de Ações e Execuções Cíveis e Criminais da Justiça Federal
  • Acordo de parceria atualizado, entre outros documentos.

Após registrar sua solicitação de parceria feita no site do canal que deseja vender, provavelmente a empresa enviará por e-mail uma lista de documentos e requisitos necessários.

Não tenha medo dessas etapas para vender no marketplace. A maioria desses documentos pode ser levantada online gratuitamente, apenas com o número do CNPJ.

Registre seus produtos

Após a venda ser autorizada, o marketplace enviará os dados de acesso para a área administrativa do seu sistema para que você possa começar a vender.

Fique calmo! Ninguém tem acesso à sua plataforma, assim como você não tem acesso aos dados de ninguém.

Cadastre seus produtos e lembre-se de incluir:

  • Imagens;
  • Título;
  • Descrição do produto;
  • Tamanho;
  • Peso e medidas;
  • Benefícios (uma boa descrição é fundamental nas vendas);
  • Política de embarque;
  • Preço.

Como já mencionado, se você possui uma loja virtual, é possível integrar o e-commerce a um sistema de marketplace.

Esta é uma grande vantagem porque você reduzirá a carga de trabalho, porque por exemplo você não terá que registrar os produtos duas vezes. Também é possível:

  • Enviar produtos automaticamente para o marketplace;
  • Aceitar ordens feitas pelo Marketplace em sua Plataforma Virtual de Negociação;
  • Entre outros benefícios, garantir que o inventário seja atualizado em ambas (ou mais) plataformas.

Organize a logística de entrega

Como parte do processo de venda no marketplace, é importante que você fique atento à logística de entrega ao receber seu pedido.

Observe que a separação e entrega do produto é de sua responsabilidade.

Você pode replicar a logística utilizada no seu e-commerce caso tenha uma.

Fique atento e identifique oportunidades de negócios

Um dos benefícios de aprender a vender por meio de um marketplace é que você pode testar novos segmentos de vendas sem precisar investir na construção de um novo site.

Fique atento às tendências do mercado e invista em outros setores.

Para ficar sempre ligado  nesse mundo das vendas online sugiro que leia mais em nossos artigos:

Vender na internet com segurança: 5 dicas infalíveis

Como vender mais na internet através de um e-commerce

7 dicas para baixar o valor do frete no e-commerce

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