Primeiro de tudo, é importante entender o conceito de engajamento. Ele é muito utilizado no marketing digital e mostra o quão próximo e participativo é o consumidor em relação a empresa.
Engajamento não é uma palavra exclusiva do marketing por ser mais aplicado e visto no mundo digital, é utilizado em outros contextos, pois significa “empenho em uma causa”. Se buscarmos na etimologia da palavra, e separamos o engajar do mento, descobrimos que a origem de engajar é do francês engager que significa comprometer, empenhar.
O engajamento hoje é considerado um desafio, pois os consumidores estão cada vez mais seletivos, participativos, argumentativos e críticos, ou seja, estão mais empoderados.
Isso significa que precisamos cada vez mais pensar em estratégias para que este público permaneça engajado, ou seja, participativo, fiel a você e sua marca.
Hoje, a relação entre empresa e cliente é mais estreita, o contato é mais próximo, e isso se dá através da transformação digital, que nada mais é do que o processo das empresas utilizarem tecnologias digitais. Estas tecnologias tem como intuito melhorar o desempenho e conseguir um alcance maior em relação ao público.
Claro, a transformação digital engloba mais coisas, já que é uma mudança estrutural nas organizações, é bem mais amplo e complexo.
Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:
Quando você conhece o algoritmo, você tem mais chances de melhorar o alcance dos seus conteúdos, a fim de melhorar suas estratégias digitais e posicionar melhor sua marca. E isso significa uma coisa: engajamento!
Logo, os algoritmos são “um conjunto de instruções de programação para
calcular e definir o quanto uma página é importante” (Teixeira, 2008, p. 79), ou seja, é uma sequência de raciocínio.
Estas operações possuem comandos de entrada (inputs) e saída (outputs). E quando se trata de manipulação de dados, podemos pensar como exemplo, nos conjuntos que aprendemos nas aulas de matemática na escola. No livro “algoritmos e programação: teoria e prática”, os autores falam sobre esta questão do conjunto e colocam como exemplo a palavra “humanos”.
Ou seja, o conjunto humanos ficaria:
Pessoas = {Lauro Soares, André Oliveira, Lúcia Schmitt, ...} (2005, p. 24)
Porém, as linguagens da programação são limitadas, podendo manipular apenas conjuntos restrito, como Oliveira fala, é aí que entra os algoritmos, que vão crescendo e ficando cada vez mais complexo, devido aos objetivos específicos.
Eles são separados por:
Podemos pensar no exemplo matemático, em que uma variável pode ser:
Números inteiros e decimais (0,1,2;2,1;3)
Bom, entendemos um pouco a estrutura lógica do algoritmo, agora, vamos entender a parte humana, na qual dividimos entre interação e retenção.
O algoritmo faz uma escolha através de um conjunto de infrações, certo? Como vimos acima, isso significa que as redes sociais gostam de quem faz mais interação, ficando mais tempo no seu perfil, participando, compartilhando, salvando, etc. Isso acontece através da interação e retenção. Vamos entender melhor o que é cada uma:
Com isso, o algoritmo entende que o que você está falando é importante, é legal, as pessoas gostam e ele ‘pensa’: “Que legal este conteúdo é relevante, com certeza mais pessoas vão gostar de ver este conteúdo”.
No instagram, existem alguns itens que ajudam o algoritmo, e os principais são:
Quando você vê as pessoas pedindo para curtir, compartilhar e salvar seus posts, não é à toa, o algoritmo entende que quanto mais rápido for esta curtida (relevância), mais pessoas vão querer ver. E o que mais?
Agora vamos falar sobre a estrutura dos posts e como cada um pode te ajudar a alcançar mais público, afinal, não adianta você colocar uma hashtag legal, saber qual o melhor horário para postar, fazer promoções, enquetes, pedir para os seus seguidores marcar amigos, criar todo um relacionamento legal com o seu público e não ter estratégia para os seus posts.
1. Carrossel: atualmente, um dos queridinhos dos usuários do Instagram, é um dos formatos que mais engaja, é quando você coloca até 10 imagens no mesmo post, geralmente é o que mais recebe comentários em relação aos posts com uma foto só.
2. Antes e depois: usado principalmente se você trabalha com reformas, design de interiores, com beleza, etc.
3. Certo e errado: ideal para posts com exercícios (yoga, academia, etc).
4. Passo a passo: ideal para culinária, artesanato.
5. Infográficos: conteúdo explicativo, mais visual, que ajuda no entendimento do leitor. Eles podem ter imagens, ícones, ilustrações, textos, sons, etc.
6. Bastidores: as pessoas adoram este tipo de conteúdo, mostre como foi os preparativos para o seu curso, ou uma viagem, mostre tudo.
7. Frases motivacionais: na qual as pessoas vão se identificar, mas para isso, conheça o seu público.
8. Curiosidades: exemplo: “5 curiosidades das pessoas bem sucedidas”
9. Humor/memes: coloque algumas coisas engraçadas vez ou outra
10. vídeos com título em cima e legenda em baixo: quem utiliza bastante esta técnica é o érico Rocha.
Neste último tópico deste artigo, vamos falar especificamente sobre a legenda, afinal, os seus posts, a imagem em si, vai conter apenas um resumo, com as palavras chaves e ou pequenas frases.
A legenda é importante, pois é onde você vai se estender mais, explicar mais, usar alguns gatilhos (dependendo do tipo de post, se for mais fundo de funil) e mostrar a sua identidade.
Vamos a algumas dicas:
O storytelling está em todos os lugares e é muito usado pelos profissionais do marketing, quem não se lembra das historinhas da Coca-Cola no natal? Porém, você não precisa criar um personagem, pois o storytelling, nada mais é do que uma mensagem que é comunicada para as pessoas e que possui narrativa envolvente.
Esta história tem que ser única, justamente para tornar esta experiência inesquecível para o seu público. A história deve despertar sentimentos e como você pode fazer isso? Mostrando sua história, o que você para chegar até aqui, os perrengues que passou, enfim, utilize toda a jornada do herói.
Dá um toque mais humanizado e não deixa a leitura cansativa. Além disso, não escreva parágrafos muito longos, lembre-se de que as pessoas vão ler através do celular e a ideia é que a leitura não seja cansativa.
Os verbos de ação dão aquele sentido de urgência e os gatilhos mentais são uteis para despertar uma necessidade.
Você pode utilizar o gatilho mental da autoridade por exemplo junto do storytelling, que mostra que você entende do assunto, fale os cursos que você fez, suas experiências, tudo que possa amostrar que você tem “cacife” para falar do que está falando.
Essa dica serve para qualquer fase do seu trabalho, seja para fazer o seu branding, seja para escrever conteúdo para instagram, blog, Facebook, não tem como fazer qualquer campanha sem conhecer as pessoas que te seguem e compram os seus produtos e ou serviços.
A ideia é fazer mais perguntas diretas, justamente para facilitar a resposta, pois as perguntas indiretas demandam mais energia para elaborar as respostas e as pessoas querem coisas mais práticas.
Você pode inserir alguns textos de humor, mesmo que não seja o seu foco, é uma ideia para relaxar, deixar o seu feed mais leve uma vez ou outra.
Gratidão é a palavra, valorize o seu seguidor, reposte uma foto, mostre nos histories ou até mesmo na legenda, na hora de agradecer ou colocar algumas pessoas como exemplo, elas vão se sentir especiais e acolhidas, seu post tem uma cara mais humanizada.
Vimos neste artigo, o que são os algoritmos e como eles te ajudam no engajamento, você também aprendeu o que é engajamento e algumas técnicas para se ter mais engajamento no Instagram.
Espero que tenha gostado, deixa aqui o seu comentário você já utilizava algumas destas técnicas.
Até a próxima!