Atualmente é sempre válido mencionar o quão relevante são os anúncios e as propagandas dentro da internet, especialmente para gerar aumento de vendas. Sabendo disso decidimos trazer algumas informações que irão explicar o que é marketing digital, por que o marketing é importante e como vender mais com marketing. digital.
Confira todos os tópicos disponíveis nesse artigo:
Vamos começar falando primeiramente sobre o assunto mais aguardado, afinal, o que é marketing digital?
Marketing Digital é um conjunto de ações premeditadas e organizadas que buscam promover e/ou vender algum produto, marca ou serviço dentro do espaço virtual.
Não muito distante do conceito básico de marketing, o marketing digital concentra-se inteiramente dentro do espaço virtual. Isso quer dizer que todas as suas estratégias e ações irão utilizar de ferramentas de comunicação que estão somente na internet, como as redes sociais.
Contudo, ele é bastante diferente das ferramentas de comunicação tradicionais, como jornais impressos e revistas.
Estes se concentram em uma comunicação de via de mão única. Isso significa que o receptor, que no seu caso seria o seu público alvo, somente recebe e absorve a mensagem.
Porém no marketing digital a coisa é um pouco diferente, pois uma de suas maiores características e vantagens é a queridinha do tráfego orgânico, a interação social.
Isso acontece porque ao ler um artigo jornalístico em um pedaço de papel o receptor da informação não tem o que fazer além de absorver a mensagem. Porém ao ler algo semelhante em um site ou rede social, ele pode curtir, comentar, salvar ou compartilhar.
No início dos anos 90, com o surgimento da internet nasce a web 1.0: um meio de informar não muito diferente dos demais offline. Você apenas abria sites, lia seu conteúdo e em seguida fechava, sem nenhuma chance de interação.
Porém, em 1993 tudo mudou quando o primeiro anúncio clicável foi finalmente lançado. Nesta época havia apenas cerca de 130 sites circulando. Contudo, quando a web 2.0 chegou, o cenário mudou e menos de uma década depois já havia milhões de sites dentro do ambiente virtual.
E foi com esse pequeno passo que nasceu o que hoje é chamado de marketing do milênio.
Graças a esta longa trajetória evolutiva do marketing e da tecnologia, atualmente temos uma das formas de comunicação mais dinâmicas e diretas que já existiram.
E isto não se dá somente pelos espaços digitais de distribuição de conteúdo, como redes sociais e emails, mas também por conta de novos conceitos amplamente desenvolvidos. Estes que quando bem utilizados, podem levar você até a estratégia perfeita para o seu negócio.
Tornando obsoletas antigas perspectivas que dizem respeito ao público, a persona se resume a um aglomerado de estudos e pesquisas que levam a criação de um personagem semi-fictício.
Isso significa que são consideradas as características físicas, econômicas, sociais, comportamentais deste personagem.
E é a partir disso que se tem o que geralmente chamamos de “cliente perfeito”.
Ele será a inspiração de todas as suas ações, sejam elas virtuais ou offline, pois tudo o que for vir a ser desenvolvido, será pensando nele e para ele.
Já sabe quem é a persona do seu negócio?
Dentro do inbound marketing, uma das estratégias de marketing digital mais famosas adotadas, existe um processo chamado funil de vendas.
Este é um método onde se realiza uma rota na qual o cliente começa como desconhecido e vai até o momento em que ele se torna um consumidor. E dentro da intersecção deste dois estágios há nada menos que o lead.
O lead é alguém que, após uma determinada trajetória, chegou ao alcance da empresa. Algo que geralmente por meios de ferramentas de comunicação digital como e-mail marketing.
Contudo esta persona ainda está amadurecendo a ideia de consumo do produto ou serviço oferecido.
Ou seja: o lead é um possível novo cliente.
O funil de vendas é nada menos do que uma das maiores estratégias de vendas do mercado digital e nós vamos te contar o porquê.
Repleto de cases de sucesso, essa metodologia percorre toda a jornada do cliente. Desde o momento em que ele entra em contato com o seu negócio pela primeira vez até a concretização da compra.
Para explicarmos melhor esse processo, devemos segmentá-lo em três partes: ToFu, MoFu e BoFu.
ToFu - O topo do funil
A primeira etapa, o topo do funil, é onde a pessoa irá tomar conhecimento de uma necessidade a qual ainda não sabia que tinha.
Neste momento você irá apresentar o problema o qual precisa de solução. Aqui seu conteúdo será o material de estudo que poderá tornar aquele desconhecido em um lead do seu negócio.
MoFu - O meio do funil
Enfim seu possível cliente, o lead, reconhece a demanda e se aprofunda cada vez mais em sua busca. Ao fazer isso ele interage com o conteúdo e disponibiliza seus dados para ter mais acessos, o deixando assim ligado a empresa.
Nesta etapa você será o mentor. Sua principal responsabilidade é ser honesto e apresentar diversas possibilidades para resolver o problema de seu público.
E não se esqueça, é essencial sem forçar a barra com o seu produto.
Geralmente é aqui que a pessoa irá considerar diversas saídas, inclusive a contratação de seus serviços. Por isso estabelecer um relacionamento transparente e de confiança é essencial para que ambos se beneficiem.
BoFu - O fundo do funil
Enfim você chega ao fundo do funil quando um relacionamento de confiança já foi estabelecido com o lead. Neste momento estaremos lidando com os MQLs, os Marketing Qualified Leads.
Eles são os leads que passaram por todo o processo educacional do funil. Com isso eles reconhecem que tem uma demanda que não irão conseguir suprir sozinhos, por tanto precisarão de serviços externos.
Se você conseguiu desenvolver o processo todo de maneira correta até aqui, seu negócio já é uma referência no mercado para seus MQLs. Ou seja, é hora de dar aquele suave empurrãozinho que faltava para mostrar que a sua empresa é a escolha certa.
Vale ressaltar que nesta etapa geralmente existe uma parte focada no pós-venda, que leva a uma melhora notável no relacionamento com o cliente. Portanto não a deixe de lado, e considere-a para o seu negócio.
Quer ter seus conteúdos no topo dos resultados de pesquisa do Google? Para isso você irá precisar do search engine optimization, mais conhecido como SEO.
Nascido de um update dos algoritmos de pesquisa do Google, a otimização de mecanismos de busca deu a todos uma chance de produzirem conteúdos aprofundados e de valor utilizando as palavras-chaves certas.
Ao produzir um texto que vai ser lançado na web, considere quais serão as palavras que sua persona irá utilizar para fazer a pesquisa para que ela possa ter o máximo de chance de encontrar suas produções.
Comumente chamados de Calls to Action (chamadas para ação), os CTAs são botões que instigam o público a continuar a continuar dentro do funil de vendas com chamadas como “Clique aqui para saber mais” e “Compre agora”.
Agora que você está por dentro de alguns dos conceitos mais utilizados quando falamos sobre marketing digital, chegou o momento de entender algumas estratégias de Marketing Digital.
Mas antes disso, nada melhor do que mencionarmos umas das metodologias de vendas mais famosas dentro do marketing que se reinventou pensando exclusivamente no setor virtual. Confira os 8p’s do marketing digital:
1P, produto: Apesar do acréscimo de mais 4 p’s, os clássicos se mantêm e o primeiro deles é o Produto. A proposta de item ou serviço que você irá oferecer aos seus clientes prometendo sanar uma necessidade ou desejo.
2P, preço: Após a definição de seu produto, você irá precificá-lo de acordo com um conjunto de fatores como valor de produção, execução e demanda do mercado.
3P, praça: A partir da sua persona, você define seu local de atuação. Dentro do ambiente virtual pode-se utilizar também um e-commerce, porém deve-se garantir que a principal forma de compra do seu público é pela internet.
4P, promoção: E agora, como promover seu produto? Dentro do marketing digital você poderá escolher entre uma grande gama de diferentes estratégias e abordagens, tudo depende de quem você quer atingir.
5P, pessoas: Desenvolver um estudo de personas é essencial para se relacionar bem com o público, mas este item não se trata somente do cliente, mas de todos os públicos estratégicos da organização.
Para ter uma boa relação com seus públicos não basta chegar até eles com uma campanha. Pois também é necessário ter um serviço de qualidade que vai desde dentro da produção do produto até as mãos do consumidor.
E isso só acontece quando se desenvolve um espaço agradável de trabalho, com pessoas capacitadas e incentivadas pela organização.
Lembre-se que a ligação de uma empresa deve ser com todos com os quais ela se relaciona - funcionários, comunidade local, clientes, etc - e para que o negócio prospere todos devem estar satisfeitos.
6P, processo: Garantir a satisfação completa do consumidor é algo que está diretamente ligado a qualidade dos produtos, está que deriva da organização e da excelência dos processos que antecedem o produto.
Ou seja, é necessário pensar em muito mais do que o produto final, dentro da estratégia também deve estar o ciclo de produção.
7P, posicionamento: Este item refere-se exclusivamente ao posicionamento estratégico que seu negócio terá no mercado.
Seu produto será caro, por tanto não conta com alta produção, ou você deseja lucrar com um grande número de vendas de um produto de baixo custo?
Defina seu posicionamento de acordo com seus objetivos e com seu principal segmento.
8P, performance: Dentro do ambiente digital a melhor maneira de observar sua performance é pelos KPIs.
Estas chaves indicadoras de performance são itens primordiais para que você observe até que ponto o seu negócio está evoluindo. E no caso de não estar, descobrir o porquê.
Para defini-los basta observar seus objetivos.
Por exemplo, se você deseja que mais pessoas comprem o seu produto em uma loja virtual, deve-se utilizar os leads e os MQLs como KPIs.
Agora você tem uma metodologia de negócio atualizada para se adaptar de acordo com as suas necessidades digitais.
Isso é ótimo! Pois chegou o momento de conhecer uma das maiores estratégias adotadas por empresas do mundo inteiro de pequeno, médio e grande porte.
A captação de clientes é o maior desafio de qualquer empresa no século 21, por isso nós viemos trazer para você uma estratégia que é comprovadamente eficiente.
O Inbound Marketing é uma forma de criar um relacionamento duradouro com seu público-alvo. Mas como isso acontece?
A obrigatoriedade dos anúncios não é mais uma regra. Propagandas no meio dos filmes são histórias do passado. Hoje, as pessoas selecionam o que querem consumir, por isso o seu negócio deve ser uma opção atrativa.
E a melhor forma de atrair a persona até a sua empresa é criando conteúdos ricos e de valor, não apenas tentando vender um produto ou serviço.
Digamos que seus principais produtos sejam calçados veganos. Dentro de seus canais de comunicação você deve abordador temas como preservação do meio ambiente, cuidados com os animais, objetivos da empresa, etc.
Esta metodologia se chama Marketing de Conteúdo.
Podemos exemplificar melhor toda a estratégia de inbound em 4 etapas: atração, conversão, venda e encanto.
Atração: Nesta etapa você traz a pessoa até o seu negócio por meio de blog, SEO e redes sociais com conteúdos de valor.
Conversão: Este é o momento que você torna os visitantes mais engajados em leads por meio de calls to action em e-mail marketing, landing pages, entre outros materiais.
Venda: Aqui ocorre a conversão de leads em consumidores por meio de ligações, reuniões e emails personalizados.
Encanto: A última etapa é onde você torna a experiência de seu consumidor em um acontecimento excepcional e o fideliza, o tornando um promotor da marca.
Após todos estes momentos você irá possuir um cliente fiel o qual deve manter e prezar por meio das ferramentas de comunicação digitais disponíveis.
Acredito que até aqui você já deve ter notado a importância do Marketing Digital para o seu negócio, mas apenas por garantia nós trouxemos alguns benefícios que não podem ser relevados.
Os algoritmos da internet são o que levam cada conteúdo ao seu devido lugar, por isso serão eles que enviarão o seu conteúdo até a sua persona.
Além de ter um alcance muito mais amplo e a possibilidade de interação, o marketing digital garante um contato que nenhum marketing tradicional pode proporcionar.
Você poderá encontrar seu público-alvo na sua cidade e em também em outros estados. Ou seja, a comunicação vai ser sua maior aliada na hora de encontrar quem precisa do seu produto.
Na hora de fazer uma compra, não existe espaço para dúvidas. E ao desenvolver uma relação com seu cliente por meio do inbound e do marketing de conteúdo, seu consumidor não terá sobre o que se questionar.
Seu convencimento terá sido um sucesso, pois foi completamente fundado em cima de argumentos válidos e bem estruturados.
A adaptabilidade faz parte da jogada do mundo virtual, porém só se é capaz de se adaptar e vencer as adversidades aqueles que conhecem bem seu próprio negócio. Por isso as métricas dispostas no virtual são grandes aliadas.
A partir dos KPIs pré-definidos de acordo com os seus objetivos, você poderá mensurar em tempo real o sucesso de todas as suas ações no meio digital. Assim criando fendas para aprimorar seu planejamento quando necessário.
Agora é o momento para sentar, pensar e estruturar sua própria estratégia de marketing digital a partir de todos os conceitos e metodologias que vimos aqui.
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Não deixe para depois, pois não se esqueça, como diria o autor Cláudio Torres: Se antes ignorar o mundo online era contraproducente e perigoso, agora é fatal para o seu negócio.