O que é SEO: tudo sobre a otimização dos motores de buscas

O que é SEO: tudo sobre a otimização dos motores de buscas

Descubra o que é SEO e suas estratégias e aprenda de vez como melhorar o posicionamento de sua empresa no Google.

No artigo abaixo, estarei lhe explicando tudo sobre SEO, a estratégia que faz as empresas crescerem cada vez mais.

Confira neste artigo:

O que é SEO e quais as suas principais áreas 

O SEO é um conjunto de técnicas e estratégias, são divididas entre tecnologia, conteúdo e autoridade.

Seu objetivo é ter um bom posicionamento nos mecanismos de buscas do Google, para gerar um tráfego mais orgânico para o site. 

Estudos apontam que os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques e apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados.

O SEO é dividido em áreas, tendo como as principais: 

  • SEO técnico; 
  • SEO On-Page;
  • SEO Off-Page;
  • SEO local.

Abaixo explicarei detalhadamente sobre cada uma das áreas.

O que é SEO técnico?

O SEO técnico é responsável por tudo que está voltado a tecnologia do site para melhor indexação, também é ele o encarregado pelos códigos HTML e o servidor. Ele trabalha com o que está por trás das páginas, nos códigos e na arquitetura do site.

Aspectos que o profissional de SEO técnico precisa analisar:

  • Indexação do site no Google;
  • Sitemap, o mapa do seu site. 
  • Robots.txt;
  • Certificado SSL;
  • Analisar se seu site é Mobile First.

Abaixo você irá entender um pouco melhor sobre cada um destes termos citados acima:

Indexação do site no Google

É nesse momento que o robô do Google faz o processamento dessas páginas e entrega as informações para o banco de dados da ferramenta. Lá é realizada uma análise do conteúdo para definir o que é relevante, por meio das tags, otimização de imagens e títulos utilizados nos artigos, além de outras centenas de fatores importantes para o servidor.

Sitemap, o mapa do seu site

Sitemap é um arquivo que explica aos mecanismos de busca como o Google a estrutura do seu site, suas atualizações e as páginas principais do seu site a serem indexadas. Geralmente é criado e usado no formato XML.

É uma lista com URLs de todas as páginas do seu site e blog, que servirá para mostrar ao Google exatamente o que deve ser indexado.

Robots.txt

É um arquivo que fica no servidor, ele é responsável por informar aos motores de busca como o site irá funcionar e a maneira que deve ser analisado.

Certificado SSL

O certificado SSL é a segurança do website, ele protege informações importantes dos usuários que navegam em sites onde ele está instalado, é indicado que todo site esteja em HTTPS.

Analisar se seu site é Mobile First

Ele faz a criação de projetos web primeiro em dispositivos móveis, para depois fazer adaptações para o desktop e outras plataformas, ao contrário do que acontece na maioria das vezes.

O que é SEO On-Page

SEO On-Page  é o responsável por tudo que acontece na página que você tem controle, como estrutura, conteúdo, experiência do usuário, entre outros fatores internos. 

Quando estamos falando de SEO On-Page, falamos de otimização nestes elementos: 

  • Title e Meta Description;
  • Heading tags;
  • Imagens;
  • URLs;
  • Rich snippets.

O que é SEO Off-Page

SEO Off-Page são fatores externos à página, conseguem medir a reputação e a relevância, ou seja, é uma forma de complementar a visualização On-Page que o Google tem.

Quando falamos de SEO Off-Page, estamos falando de elementos fora da página que dão a ela uma referência. 

O que é SEO local

O SEO local é designado para negócios que dependem da localização. Os mecanismos de pesquisa usam a localização do usuário com base no endereço de IP para computadores e geolocalização para celulares.

Ele funciona da seguinte forma: um usuário localizado na cidade de São Paulo está a procura de academias, ele pega o celular e digita na pesquisa do Google “Academias”, os mecanismos de busca a partir da geolocalização irão mostrar os resultados de academias mais próximas do usuário.

O Google Meu Negócio é uma ótima plataforma para se cadastrar e começar a investir em SEO local.

Saiba passo a passo como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio lendo este artigo Google Meu Negócio: cadastro passo a passo.

Motores de buscas do Google

Motores de buscas do Google

 

Você já sabe que SEO é a otimização do seu site para os motores de busca e provavelmente está se perguntando:

Mas afinal, como os motores de busca funcionam? 

Calma, irei te explicar! ☺️

Eles funcionam basicamente em três etapas:

  • A primeira etapa se chama CRAWLING, nela os buscadores rastreiam os conteúdos na web. Quem faz isto são robôs ou spiders no caso do Google chamamos de GOOGLEBOT, eles seguem os caminhos que os links apontam em busca de novas páginas e atualizações. 
  • A segunda etapa é chamada de INDEXAÇÃO, onde na sequência as páginas rastreadas são indexadas, ou seja, elas vão para o índice do buscador que funciona como uma grande biblioteca de conteúdo da web.
  • Já a terceira etapa é o RANQUEAMENTO, sabe quando você pesquisa algo no Google e ele apresenta os resultados que podem conter a resposta da sua pergunta? A ordem a qual ele apresenta os conteúdos é o que chamamos de posições no ranqueamento do Google, os processos de rastreamento e indexação acontecem a todo momento. 

Os robôs estão sempre em funcionamento para encontrar e organizar os conteúdos na web, mas a ordem em que eles são exibidos nas buscas dos usuários é definida no momento do ranqueamento.

Agora que você aprendeu como funcionam os motores de buscas do Google, o que acha de colocar seu conhecimento em prática?

Quero criar uma estratégia SEO para minha empresa e agora?

Quero criar uma estratégia SEO para minha empresa e agora?

Você provavelmente está se perguntando, mas afinal, como se começa uma estratégia de SEO?

Na estratégia de SEO os resultados são de médio a longo prazo, mas apesar dos resultados não serem rápidos, são mais sustentáveis ao longo do tempo.

Primeiramente, qualquer estratégia precisa ser planejada.

Neste planejamento é importante deixar bem claro quais são os objetivos da empresa como um todo, como o SEO pode ajudar e como será a execução.

6 passos para começar uma estratégia de SEO

  1. Crie uma lista de assuntos;
  2. Faça uma lista de palavras-chave de cauda longa com base nesses assuntos; 
  3. Crie páginas para cada assunto;
  4. Crie um plano de construção de links;
  5. Comprima todas as mídias antes de enviá-las para o seu site;
  6. Mensure e monitore o sucesso do seu conteúdo.

Definindo a sua PERSONA

Outro detalhe importante na criação de uma estratégia de SEO, é a PERSONA.

 A persona é um personagem semi fictício que representa o cliente ideal da sua marca.

Ela deve ser construída com base em dados reais de clientes, podemos fazer isso através pesquisas, questionários e entrevistas. 

Você pode fazer perguntas sobre:

  • Trabalho (cargo, função, rotina);
  • Empresa (segmento, tamanho);
  • Objetivos (o que pretende alcançar);
  • Desafios (problemas enfrentados);
  • Informação e conteúdo (como busca por informações);
  • Hábitos de compra (onde compra, como compra, produtos que já usou).

Como falamos acima, para criar uma estratégia de SEO é importante criarmos uma lista de palavras-chave, se você ainda não sabe o que isto significa, fique tranquilo! Abaixo você entenderá.

Palavras-chave: o que são?

Palavras-chave: o que são?

Uma das principais ferramentas de planejamento de uma estratégia de SEO é a pesquisa por palavras-chave, que identifica os termos com maior potencial, volume de buscas, conversões e competitividade.

As palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras, é a forma que o usuário escreve nos buscadores para procurar sobre o que deseja.

As palavras-chave são classificadas em dois tipos:

As palavras-chave head tail, apresentam um volume de buscas elevadas e podem atrair um público muito amplo, devido a isso, este tipo de palavra-chave tem baixa chance de conversão, por terem uma grande concorrência dificulta o ranqueamento. 

Já as palavras-chave long tail ou palavras-chave de cauda longa, como também são chamadas, são mais específicas.

Diferentemente do head tail, as palavras-chave de cauda longa não tendem a gerar tanto tráfego por terem um número menor de volumes de buscas.

É aconselhado utilizar uma head tail sempre dentro da long tail, por exemplo: copywriting para e-commerce: crie descrições arrasadoras, onde as palavras sublinhadas seriam as head tail.

Mas afinal, como se faz uma pesquisa de palavras-chave?

A pesquisa por palavras-chave costuma começar com uma listagem de termos relacionados a marca ou produto.

Mas também precisamos nos atentar a qual tipo de busca as pessoas estão adotando para procurar determinado conteúdo.

Veremos abaixo, quais são os principais tipos de buscas:

Busca navegacional

É um tipo de pesquisa que ocorre quando o usuário já sabe em qual site irá navegar, e dificilmente mudará seu destino.

Busca transacional

Este tipo de busca está relacionado a uma compra ou com a vontade de adquirir o produto, portanto o usuário já está com a decisão de compra mais avançada. 

Busca informacional

 Como o próprio nome já entrega, é um tipo de busca onde o usuário está à procura de informações sobre o produto ou a marca.

Busca local

 São buscas dentro de uma determinada região, é utilizada geralmente para negócios físicos, tais como restaurantes, padarias, salões de beleza, entre outros.

Após entendermos qual o tipo de busca nossa persona costuma fazer, podemos começar a procurar as palavras-chave, para este trabalho contamos  com a ajuda de algumas ferramentas  que identificam as melhores oportunidades de palavras-chave.

As ferramentas que podem auxiliar neste processo são:

  • Planejador de palavras-chave do Google ADS, serve para verificar volume de buscas e custo por clique;
  • Keyword tool e Ubersuggest para gerar listas e ideias de palavras-chave;
  • Google Search Console, para verificar quais palavras já direcionam tráfego para o site e oportunidades;
  • Google Trends para verificar tendências de busca pelos termos.

Você sabia que existem ferramentas gratuitas para analisar os resultados de sua estratégia SEO?

Aposto que não!

Mas fique tranquilo que irei te apresentar quais são estas ferramentas.

Ao criar uma estratégia de SEO podemos contar com a ajuda de algumas ferramentas básicas, por exemplo:

  • Google Analytics;
  • Google Search console.

Abaixo estarei explicando a função de cada uma destas ferramentas:

O Google Analytics, como o próprio nome já diz, é uma ferramenta para analisar os dados e pode auxiliar a empresa em:

  • Conhecer melhor o seu público alvo;
  • Analisar as páginas mais visitadas e com melhor desempenho;
  • Identificar os canais que mais geram tráfego;
  • Entender o engajamento;
  • Monitorar as conversões geradas através da estratégia de SEO.

Já o Google Search Console é uma ferramenta que facilita a comunicação entre o site e o Google, esta ferramenta oferece relatórios valiosos para o SEO. Abaixo estão citados alguns recursos que a plataforma oferece:

  • Saber se existem problemas de indexação no site;
  • Saber se o site foi hackeado ou penalizado pelo Google;
  • Monitorar a posição média das suas páginas na página de resultado dos buscadores
  • Identificar a taxa de cliques (CTR orgânico) das suas páginas na página resultado do Google;
  • Identificar quais palavras-chave ativaram o seu site na página resultado do Google;
  • Identificar quais sites direcionam backlinks para o seu site; 
  • Solicitar ao Google a rejeição de backlinks duvidosos para o seu site.

Agora que você já sabe o que é SEO e como criar sua estratégia, que tal ficar por dentro de  mais conteúdos relacionados a e-commerce?

Estou deixando abaixo uma lista de conteúdos que ajudará a sua loja a faturar cada vez mais! Clique e leia.

Copywriting: o que é e como te faz vender mais na internet;

Black Friday para e-commerce: como se preparar?

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