10 benefícios do marketing digital para pequenas empresas

10 benefícios do marketing digital para pequenas empresas

Entenda porque fazer marketing digital é tão importante para o seu negócio.

Se você chegou até aqui significa que já pensa no marketing digital para empresas como uma estratégia de comunicação a ser considerada, porém ainda está tentando convencer o seu chefe ou você mesmo de que vale a pena investir.

Se for esse o caso, então chegou ao lugar certo

Neste artigo iremos trazer 10 benefícios do marketing digital para ajudar a sua tomada de decisão, além de alguns outros elementos relacionados a essa estratégia que você deve levar em consideração.

Os tópicos abaixo referem-se aos elementos encontrados no artigo, confira!

Como o Marketing Digital pode ajudar minha empresa?

Benefícios do Marketing Digital para sua empresa.

Há alguns anos o marketing digital era considerado apenas uma nova forma de se relacionar com o público. Contudo, hoje ele é uma necessidade latente de qualquer empresa que deseja se expandir e ganhar presença no mercado.

Após o início da pandemia da Covid-19 as organizações precisaram se reinventar e acabaram migrando diretamente para o virtual, junto aos consumidores. Segundo o estudioso da comunicação Henry Jenkins, aquilo que não se propaga, morre.

Atualmente, esse dizer é uma verdade irrefutável. Quando o seu negócio não é mostrado ao público, não importa o quão bom sejam os seus serviços ou o quão único seja o seu produto, ele não terá sucesso.

Para se propagar hoje em dia é necessária a presença virtual.

“Mas a minha empresa consegue diversos clientes por indicação.”

Não podemos jamais esquecer da importância do marketing tradicional, ele não é coisa do passado. Porém, ele não reduz a importância e os benefícios do marketing digital nos dias atuais.

Digamos que sua forma de captação de clientes seja por indicação. Geralmente a primeira coisa que as pessoas fazem ao receber uma sugestão de serviço ou produto é pesquisar sobre na internet.

Ao não encontrar o seu negócio em suas buscas, o possível cliente pode ficar frustrado, além de possivelmente encontrar seus concorrentes fazendo diversos tipos de ofertas.

A chance de perder uma venda por conta do mal uso, ou da ausência de uso, das redes é enorme. Além disso, o marketing digital pode ter diversas finalidades, como captação de novos consumidores, desenvolvimento de relacionamento, fidelização de clientes, branding, etc.

Não se deixe ficar de fora!

Caso ainda não esteja plenamente confiante, confira alguns outros benefícios de adicionar o marketing digital a sua estratégia de comunicação.

10 benefícios do marketing digital para sua empresa

Benefícios do Marketing Digital

1- Estratégias com resultado a longo prazo

Uma das melhores características do marketing digital é a sua diversidade de estratégias e como cada uma pode construir uma relação única e duradoura com o consumidor.

O maior exemplo de sucesso desta área é o Inbound Marketing. Ao construir o funil de vendas ele cria um caminho que pode ser percorrido por milhares de clientes.

Ele não é como um outdoor, que precisa ser retirado após um tempo, ou panfleto, o qual pode ser quantificado e após uma certa quantidade entregue é necessário imprimir mais.

Suas ações desenvolvidas dentro do virtual estarão sempre lá, podendo ser atualizadas de tempos em tempos de maneira descomplicada.

Ou seja, além destas estratégias gastarem menos dinheiro e tempo, elas permanecem o tempo que você define no ar, muitas vezes sem custo algum.

A jornada do cliente estará sempre traçada, convertendo desconhecidos em leads e em seguida, em clientes.

Incrível, não é?

2- Segmentação do público

Alcançar o seu público-alvo nunca foi tão fácil quanto agora, com o uso do marketing digital.

A alguns anos, quando a tecnologia ainda não havia criado o espaço virtual, as formas de alcançar as pessoas que realmente fariam uso dos seus serviços e produtos eram através de ferramentas de grande alcance.

Se você utilizasse um carro de som ou um outdoor diversas pessoas teriam conhecimento sobre o seu negócio, mas não havia nenhuma garantia de que estas pessoas eram o seu público estipulado.

Com o surgimento do digital vieram também diversos instrumentos programados para funcionarem como filtro de conteúdo. 

Isso significa que todos possuímos uma bolha dentro do virtual que é construída através de nossas pesquisas, curtidas e tempo de tela.

São exatamente esses instrumentos que irão garantir que a sua empresa chegue até a sua persona, se você souber utilizá-las ao seu favor.

Estude sobre essas ferramentas para não apenas conseguir chegar ao seu possível consumidor, mas também para se destacar em meio aos seus concorrentes.

3- Interação

Um grande avanço em comparação ao marketing tradicional, o marketing digital trouxe consigo a beleza única da interação.

Esta possibilidade abriu portas para um relacionamento completamente novo com o público. Agora, além de consumir seus conteúdos, as personas também podem dialogar, curtir e compartilhar.

Isso significa que além de consumidor, agora o seu cliente também pode ser um promotor da sua marca. Ao compartilhar conteúdos e deixar avaliações positivas ele estará influenciando indiretamente os seus leads.

Com isso você também pode ter um feedback mais completo sobre sua estratégia. Isso não é possível por ferramentas tradicionais, como comerciais televisivos, anúncios de rádio ou revistas. 

Estas são ferramentas onde a comunicação é uma via de mão única. Onde o receptor não tem a possibilidade de interagir com o interlocutor.

Hoje, nas redes sociais, as formas de agir sobre um conteúdo são diversas. Aprenda a utilizá-las a seu favor. 

4- Comunicação personalizada

Quando falamos em relação com o público, é válido lembrar que uma relação entre duas entidades sempre é fortalecida quando há consideração entre ambas as partes.

E qual a melhor maneira de fortalecer laços se não uma comunicação única e honesta?

Quando você enfim consegue a captação do seu lead, você deve iniciar a fase da nutrição e é exatamente aqui que entra a comunicação personalizada.

Utilize os dados que você já tem sobre aquela pessoa e crie conteúdos fazendo uso do nome dela e do que ela demonstrou ter mais interesse no seu negócio. Faça o seu possível cliente se sentir especial.

Crie ofertas únicas e acompanhe todos os passos deste lead com diferentes materiais personalizados, assim empurrando-o ainda mais fundo no funil de vendas.

5- Fidelização dos clientes

O processo de pós-venda também recebeu um enorme upgrade com a chegada do marketing digital. Isso acontece porque fica ainda mais fácil fazer contato com quem já é cliente do seu negócio e mantê-los dentro da sua cartela.

Utilize conteúdos personalizados para garantir que seu consumidor esteja atualizado sobre sua empresa. Faça ofertas únicas para quem já contratou os seus serviços e comprou o seu produto.

Tudo isso manterá a sua relação de B2C sempre viva.

6- Branding

Além de tornar sua empresa presente no ambiente virtual, o marketing digital dá a você a oportunidade de posicionar a sua marca no mercado como uma autoridade.

Adicione a missão, a visão e os valores em seu site institucional e crie redes sociais para que todos tenham fácil acesso a sua marca. 

Com isso você poderá desenvolver campanhas que farão os clientes terem a imagem que desejar do seu negócio.

Decida como deseja que sua empresa seja vista e coloque em prática um planejamento dentro das redes.

7- Maior alcance

Há 50 anos o alcance de uma mensagem publicitária era limitada à sua geografia. Um outdoor na estrada ou um anúncio no jornal local não levavam uma empresa ao outro lado do país.

A dificuldade para alcançar uma determinada porcentagem do público era enorme. Contudo, hoje em dia não existe distância que impeça a sua mensagem de chegar às suas personas.

Na internet quase não há barreiras quando se trata de conteúdo, e isso é extremamente importante quando percebemos que podem existir pessoas no mundo todo precisando do seu produto.

Este alcance pode ampliar o seu negócio de uma forma que você ainda não tinha imaginado. Leve em consideração o produto da sua empresa e reflita sobre a possibilidade de um e-commerce.

Com uma loja online o seu negócio pode chegar facilmente a sua persona.

8- Compita com empresas maiores

Se você tinha medo de seu negócio acabar ficando para trás por conta das grandes corporações que investem milhões todo ano em marketing, não tem mais muito com o que se preocupar.

Com o nascimento da internet, ficou mais fácil para pequenas e médias empresas conseguirem se posicionar dentro do mercado e competir com algumas organizações as quais jamais teriam chance no passado.

Quando só havia o marketing tradicional levando mensagens as pessoas os investimentos necessitavam ser os maiores possíveis. Mas com o marketing digital os custos foram significativamente reduzidos.

Suas campanhas podem ser desenvolvidas por profissionais que trabalham de casa utilizando apenas um computador, sem a necessidade de imprimir ou criar nada físico.

9- Mensuração de resultados

Um dos maiores destaques do marketing digital é o acompanhamento, análise e mensuração dos resultados obtidos por cada estratégia empregada dentro do virtual.

Você pode conferir quantas pessoas visualizaram e interagiram com os seus conteúdos, quem clicou nos links e realizou uma compra, entre diversas outras coisas.

Isso era um dos maiores empecilhos do marketing tradicional, afinal não havia como mensurar quantas pessoas haviam lido sua oferta no jornal ou visto seu comercial na televisão.

A possibilidade de conferir os resultados em tempo real dá ao seu negócio a chance de alterar sua estratégia quando necessário e evitar cometer o mesmo erro duas vezes.

10- Custo-benefício

Fazer marketing já foi um dos maiores gastos de empresas de todos os portes ao redor do mundo. Impressões de materiais, aluguéis de espaços para exposições de outdoors nunca foram investimentos baratos.

E além deste marketing tradicional não ser nem um pouco acessível, ele tinha um limite de alcance de público.

Contudo, hoje com o marketing digital este custo se reduziu significativamente. Como já comentamos, você pode desenvolver e aplicar uma campanha inteira online com apenas alguns profissionais com os conhecimentos certos.

Não serão necessários diversos materiais como se precisava há alguns anos. Tudo o que você realmente necessita é da equipe e dos eletrônicos certos. Existe também a possibilidade de investir em mídia paga para aumentar seus números mais rápido, mas tudo depende do seu objetivo.

Bora começar a fazer marketing digital na sua empresa?

3 Dicas para começar

Benefícios do Marketing Digital

Agora que você já conhece os 10 benefícios do marketing digital, vamos refletir um pouco sobre qual a melhor maneira de começar a utilizar essa estratégia na sua empresa.

Crie a persona do seu negócio

A essência do marketing digital vem especificamente do público-alvo, mais especificamente da persona. Ela é um personagem semifictício montado com base em estudos e pesquisas de público feitas pela sua empresa.

Saiba quem é a sua persona, quais seus objetivos, receios, anseios, rotina, história, aparência. Cada um desses detalhes faz a diferença no momento da criação do seu planejamento de marketing, de conteúdo e no desenvolvimento de campanhas.

Invista na criação de conteúdo

Uma das melhores estratégias de marketing digital para começar é a de Inbound Marketing. Por meio dela você irá estruturar a jornada do cliente, esta que será marcada pela sua criação de conteúdo relevante e de valor.

Confira mais sobre Inbound Marketing clicando aqui!

Tenha paciência

Se você ainda não deseja investir em anúncios online, mantenha-se ativo dentro do virtual e lembre-se que as estratégias de marketing digital são geralmente metodologias que trazem resultados a longo prazo.

Quando o seu negócio estiver bem estruturado e desenvolvido você enfim alcançará os objetivos traçados no início e seguirá atingindo diversas metas, mas isso exige tempo e dedicação.

Não se deixe tomar pela frustração, mantenha-se firme no caminho, mensure os resultados de maneira constante e faça adaptações quando necessário. O momento do seu negócio de destacar no mercado irá chegar.

Caso não tenha os profissionais certos dentro da sua organização, não hesite em buscar por agências de marketing digital que atendam as suas necessidades.

Agora é o momento de colocar a mão na massa! Esperamos que os benefícios do marketing digital apresentados acima tenham mostrado uma parcela do grande impacto positivo que essa metodologia de comunicação pode ter nos seus resultados.

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