10 Ideias de promoções para e-commerce

10 Ideias de promoções para e-commerce

Muitos empreendedores novos na área digital se questionam se realmente existe um impacto positivo em fazer promoções para e-commerce. Hoje nós viemos aqui confirmar que sim, essas estratégias são ótimas para conquistar novos compradores, fidelizar os antigos e aumentar as vendas.

Tendo consciência disso, decidimos trazer 10 ideias de promoções para e-commerce que irão ajudar você a maximizar os seus lucros em pouco tempo. Iremos explorar minuciosamente as qualidades de cada uma de nossas sugestões para que você encontre a que mais se adapta ao seu negócio.

Vamos lá?

Confira tudo o que você irá encontrar em nosso artigo:

10 ideias de promoções para e-commerce

1- Frete grátis

2- Cashback

3- Cupons de desconto

4- Sorteios

5- Brindes e amostras grátis

6- Pague 1, leve 2

7- Pontuação

8- Promoção relâmpago

9- Datas comemorativas

10- Desconto progressivo

10 Ideias de promoções para e-commerce

 

Para executar uma boa promoção você precisará de 2 coisas: criatividade e conhecimento. Da criatividade surgirá ideias de em quais momentos e situações podem ser feitas as ações e como elas devem ser executadas de acordo com o nicho e com o público selecionado.

E enquanto isso, o conhecimento dará a você o discernimento para fazer o seu planejamento. Afinal, para que você possa desenvolvê-lo é necessário ter em mente um objetivo claro. Defina quais suas prioridades, descubra o que precisa ser vendido imediatamente e foque nesses produtos para fazer o seu estoque girar.

Assim que você tiver em mente quais suas metas, podemos ir em diante e focar nas 10 ideias de promoções para e-commerce. Confira todas:

1- Frete grátis

2- Cashback

3- Cupons de desconto

4- Sorteios

5- Brindes e amostras grátis

6- Pague 1, leve 2

7- Pontuação

8- Promoção relâmpago

9- Datas comemorativas

10- Desconto progressivo

Agora vamos explorá-las mais a fundo.

1- Frete grátis

Geralmente visto como o grande vilão das compras online, o frete pode se tornar um grande aliado se ele for total ou parcialmente grátis. Contudo, para que não haja prejuízo, é importante que você determine determinadas circunstâncias em que se terá a promoção no seu e-commerce e deixe elas bastante explícitas, evitando conflitos com clientes e um possível desprestígio da sua marca.

Defina um valor fixo, no qual acima dele o cliente não terá que pagar nenhuma taxa de frete. Ou até mesmo algumas diferentes regiões do Brasil as quais você está buscando conquistar com os seus produtos.

Leve em consideração o seu objetivo, os valores e desenvolva uma estratégia inteligente.

2- Cashback

A prática do cashback vem sendo muito feita nos últimos anos, especialmente por lojas virtuais. Neste tipo de promoção o cliente realiza uma compra e recebe uma certa porcentagem do valor de volta, geralmente em formato de dinheiro ou em crédito na loja.

Quando olhamos para o lado do cliente, o retorno em dinheiro é mais interessante. Contudo, quando olhamos a situação na perspectiva do lojista, o crédito em loja é perfeito. Dessa forma, o consumidor é incentivado a comprar novamente para aproveitar a promoção.

3- Cupons de desconto

Os cupons de desconto são uma das mais utilizadas promoções para e-commerce. Contudo, para que o seu negócio consiga obter lucro a partir deles, é necessário que haja um motivo para você o está oferecendo.

Confira algumas situações nas quais normalmente cupons são oferecidos:

Primeira compra;

Participantes de um evento da sua empresa, ou no qual a sua empresa se encontra presente;

Após um determinado número de compras feitas;

Quando um cliente está a muito tempo sem fazer compras;

Abandono de carrinho.

Como você pode perceber, de maneira geral os cupons de descontos são oferecidos para incentivar a compra ou para recompensar o cliente. A porcentagem selecionada deve estar de acordo com o objetivo pretendido para que o seu negócio e o seu público fiquem completamente satisfeitos.

4- Sorteios

Você provavelmente deve estar se questionando sobre qual o lucro de um sorteio para uma empresa. Bom, temos que admitir que os sorteios são um investimento de longo prazo, o que significa que eles não se transformarão em lucro líquido tão rápido.

Contudo, pode ter certeza que eles são sim uma forma de trazer lucro ao seu negócio. Mas como exatamente?

Tudo depende da maneira que você irá desenvolver o sorteio e qual o seu principal objetivo com ele. Geralmente o que mais se busca com esse tipo de promoção é engajamento para a sua página.

Crie pequenos desafios que podem ser feitos em suas redes sociais, crie etapas e faça com que seus clientes que desejam concorrer ao prêmio curtam algumas fotos, comentem, compartilhem stories promovendo a marca de alguma forma.

Isso irá incentivar mais pessoas a seguirem o seu perfil, conhecerem a organização e seus produtos e a participarem da brincadeira. Afinal, quem não adora coisas grátis?

5- Brindes e amostras grátis

Como falamos acima, quem não adora um mimo grátis? A partir disso surgiram as estratégias de brindes e amostras grátis como promoções para e-commerce.

Aproveite e utilize amostras grátis antes do lançamento de algum novo produto para dar um gostinho do que vem por aí para o seu cliente. E quando lançar, mande brindes para aqueles que compraram no pré-lançamento, valorizando o consumidor que confiou na qualidade dos seus novos itens.

Utilize sua criatividade e pense em diferentes formas de utilizar esse tipo de promoção de acordo com o seu nicho e com o porte da sua organização.

6- Pague 1, leve 2

Esse formato de promoção é ainda uma das mais famosas do mercado. Quem nunca viu algum tipo de item escrito "Leve 2, pague 1"?

Embora o nome seja apenas ilustrativo, você deve planejar esse tipo de estratégia com cuidado. Crie suas regras, como aumentar o valor do produto por unidade ou fazer uma versão um pouco menor e fazer valer o valor do maior.

Mas no momento da definição lembre-se do que o cliente irá pensar e qual será o seu lucro. Evite prejuízos e garanta o contentamento do consumidor.

7- Pontuação

A pontuação trabalhada em e-commerce normalmente funciona da seguinte forma: o cliente adquiri algum produto e quanto maior o valor maior a quantidade de pontos acumulados. Quando o consumidor tiver uma determinada quantidade de pontos, ele recebe algum tipo de compensação.

Você pode decidir qual a quantidade de pontos o seu cliente deve ter para receber o prêmio e também qual seria essa premiação. Podem ser cupons de desconto, porcentagens off, ou frete grátis.

Fazer esse tipo de ação incentiva o público a comprar com mais frequência, então é um bom investimento.

8- Promoção relâmpago

Você já ouviu falar sobre os gatilhos mentais do marketing digital? A promoção relâmpago utiliza de um deles que se chama senso de urgência. O seu cliente irá criar um alerta em seu próprio cérebro de que aquela é uma promoção única e que só pode ser aproveitada naquele momento.

Dessa maneira, você aumentará suas vendas com uma promoção rápida e simples.

9- Datas comemorativas

Aproveite as datas comemorativas e crie campanhas especiais para esses momentos. Considere o seu nicho e pense o que você pode fazer de diferente nesses períodos.

Mas não se apegue a apenas as datas mais comuns como natal, dia dos namorados e dia das mães. Seja estratégico no momento de selecionar as suas datas comemorativas.

Por exemplo, se você tiver um negócio de esquadrias e produtos arquitetônicos, é interessante fazer algum desconto especial no dia do arquiteto. Valorize os períodos que são importantes para o seu público.

10- Desconto progressivo

Pensado especialmente para incentivar o cliente a aumentar o número de produtos em uma compra, o desconto progressivo aumenta funciona de uma maneira bastante simples.

Basicamente quanto maior o valor de uma compra, maior será o desconto que o consumidor irá receber. Por exemplo, em compras com valor acima de 200 reais o cliente irá receber 20% de desconto, para 250 reais serão 20% de desconto e assim sucessivamente.

Simples, não é?

Então agora chegou o momento de definir quais das promoções para e-commerce apresentadas melhor se adequam ao seu negócio e começar a aplicar!

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