8 Dicas para deixar seu e-commerce mais próximo do sucesso

8 Dicas para deixar seu e-commerce mais próximo do sucesso

O setor de e-commerce vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Saiba como se diferenciar da concorrência com estas 8 dicas essenciais para deixar seu e-commerce mais próximo do sucesso.

Se preferir, encare estas dicas como um checklist para você fazer em sua plataforma e descobrir se as coisas estão indo bem ou se é preciso realizar mudanças, avaliando os seguintes tópicos:

1. Capriche nas fotos

Quando se trata da compra de produtos online é muito importante para o cliente ver boas fotos dos produtos. Repare que o ideal é mais de uma foto. Mostre seu produto em diferentes ângulos. A utilização de zoom na imagem é um excelente artifício que permite ao cliente interagir com o site e observar no detalhe seu produto.

Também é essencial ter um padrão para as imagens no e-commerce. Escolha a posição ideal para a imagem dos seus produtos, seja ela quadrada, vertical ou horizontal e mantenha as mesmas dimensões em todas as imagens. Com isso, você conseguirá exibir um layout harmônico e profissional, gerando pontos de credibilidade.

Outro ponto importante é os produtos nas fotos terem coerência de tamanhos. Sabemos que seu e-commerce pode ter produtos com diferentes tamanhos. é importante que essas diferenças de tamanhos sejam perceptíveis nas fotos, trabalhe com proporções para que demonstre a percepção real do seu produto.

2. Use fotos com peso correto

é importante que as fotos em seu site tenham o peso correto para seu e-commerce não ter problemas de performance. Se possível, invista em uma plataforma em que as imagens tenham resolução e peso menores ao serem visualizadas lado a lado e com resolução e peso originais ao acessar os detalhes de um produto.

Não exagere nos tamanhos das imagens que você utilizar. Evite usar fotos muito pequenas (que dificultam a visualização de detalhes) e muito grandes (que comprometem a velocidade e o desempenho do site e-commerce). Sugerimos utilizar fotos de tamanho suficiente para que seu cliente seja capaz de ver alguns detalhes do produto.

O formato mais comum de imagens atualmente é o JPG. Este formato para a maioria dos casos é o mais indicado por ter uma boa relação entre o peso da imagem e sua qualidade.

Se você precisa reduzir o tamanho das imagens em formato JPG e não quer perder muita qualidade, recomendamos este webapp chamado Squoosh. Ele é capaz de comprimir a imagem sem alterar muito a qualidade. Recomendamos utilizar MozJPG e reduzir a qualidade para no máximo 80. Abaixo disso começa a ser mais perceptível a diferença de qualidade. Entre 70 a 200 kB para imagens grandes é considerado um bom peso.

Já o formato PNG também é bastante comum na internet. O grande diferencial deste formato é que ele permite que você tenha transparência nas imagens. De forma geral, este formato tende a ser mais pesado que o JPG e trazendo levemente mais qualidade visual. Para reduzir o tamanho das imagens em PNG, indicamos o site TinyPNG, que consegue realizar boas compressões neste formato de imagem.

3. Escreva boas descrições para seus produtos

Ela é simplesmente uma descrição do produto ou produtos que estão em sua loja on-line. Elas podem ser divertidas e engraçadas ou sérios e direto ao ponto. Eles podem até contar uma história para torná-los mais atrativos. Você pode usar guias de tamanho e outras ferramentas úteis para tornar suas descrições mais úteis possível para seus clientes. A melhor descrição do produto não só convencerá os clientes de que eles querem o seu produto, mas que eles precisam dele e não podem viver sem ele! A descrição do produto é a sua chance de dizer às pessoas por que sua empresa é a melhor e por que elas devem comprar seu produto.

Além disso, quando um cliente em potencial chega ao seu site e começa a navegar nele, ele provavelmente tem algumas perguntas ou dúvidas. Se você é uma empresa que vende roupas, provavelmente ele irá querer saber sobre o tecido de uma camiseta específica. Sem a descrição do produto, esse possível cliente está sujeito a abandonar o site e você terá perdido a venda.

Não tenha a mesma descrição para todos os produtos. Crie boas descrições individuais para seu público e também para melhorar o ranking do seu e-commerce no Google. Quanto melhor sua descrição, melhor será seu rank no Google (você deve incluir suas palavras chave) e também quando o cliente encontrar seu site a boa descrição terá grande peso na decisão dele converter ou não.

4. Invista tempo

Invista seu tempo ou contrate alguém para tornar seu e-commerce perfeito. Tenha boas descrições de produtos, tenha fotos boas e padronizadas, trabalhe as cores do seu e-commerce para que tenham a ver com o espírito da sua marca, escreva um pouco sobre a empresa e como ela surgiu, etc.

Para um e-commerce ter sucesso, ele deve ter uma boa aparência, o cliente deve ter uma boa experiência de compra e aparentar ser profissional e confiável e isso não é tarefa fácil, por isso deve ser investido tempo para que o e-commerce tenha todas essas características.

5. Se engaje com seu público

é importante mostrar aos seus clientes suas novidades e ter uma maneira de estar sempre em contato com eles. Quer maneira melhor do que participar das redes sociais que ele usa? Poste no Facebook, publique no Instagram, escreva um tweet no Twitter, saiba usar as redes sociais de seus clientes e os mantenha engajados. Os resultados pro seu e-commerce tendem a ser muito positivos.

Esteja presente nas redes sociais que seus clientes usam e se comunique com eles, expondo alguns produtos, promoções, resolvendo possíveis problemas e sendo amigável.

Divulgue promoções, dê cupons de desconto, faça o cliente sentir que ele é especial para você. Os clientes valorizam muito o bom atendimento e têm enxergado grandes marcas como amigas, agindo de forma fiel e fazendo recomendações destas marcas para outras pessoas.

6. Use e-mail marketing

O uso de e-mail marketing em seu e-commerce pode ser um grande aliado para aumento de vendas e engajamento.

Use esta ferramenta para a reativação de carrinhos abandonados. Não é porque a venda não foi concluída que significa que o cliente não tem mais interesse no produto. Caso o cliente tenha adicionado o produto ao carrinho, é porque ele pretendia compra-lo. Envie um e-mail com os produtos do carrinho, descrição e valores, convidando-o a retomar a compra com um único clique. Ofereça também um canal para atendimento caso ele tenha encontrado dificuldades em alguma etapa da compra.

7. Atualize o layout

é importante você manter o layout do seu e-commerce atualizado. Periodicamente, faça uma pesquisa e pense o que poderia ser melhorado no seu layout. Liste todos os pontos que devem ser melhorados como slides, banners, quantidade de colunas de produtos, menu, etc.

No caso de lojas sazonais, uma boa estratégia é realizar atualizações mais seguidamente, seguindo as grandes mudanças de produtos da loja.

Outro ponto positivo de atualizações é que você consegue adicionar funcionalidades e melhorar algumas já existentes. Você pode melhorar seu SEO, melhorar a usabilidade, atualizar o responsivo, etc. Uma loja otimizada atrai muito mais clientes.

8. Siga uma política de privacidade

Crie sua política de privacidade e a deixe visível para seus clientes. Isso irá ajudar com a confiança de seus clientes com seu site.

é importante você seguir toda sua política de privacidade. Se você fizer algo diferente sua reputação pode ficar muito prejudicada e será difícil recuperar a confiança de seus clientes.

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