9 principais KPIs para e-commerce

9 principais KPIs para e-commerce

Quando falamos de marketing digital, normalmente esquecemos de dar ênfase para a importância do acompanhamento e do estabelecimento de métricas. Antes de sair para analisar os principais KPIs para e-commerce, veja quais deles realmente fazem sentido para o seu negócio.

Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:

O que é KPI?

KPI é um acrônimo para Key Performance Indicator ou em português, Indicador-Chave de Desempenho.

No marketing, o KPI é um indicador que será definido para medir se as ações desenvolvidas estão trazendo resultados.

Também podemos chamar estes indicadores de métricas.

Alguns exemplos comuns de KPI são: engajamento, retenção, interações, acessos, etc., porém poucos destes indicadores de fato são úteis no e-commerce, então vamos precisar de outros indicadores.

 

Conheça os principais KPIs para e-commerce

Tráfego do e-commerce

Este é um dos principais KPIs para e-commerce pois ele é responsável por medir o tráfego do site.

Entre os fatores que podem influenciar no volume de tráfego do site estão: velocidade de carregamento, navegabilidade, responsivo, etc.

Como aumentar o tráfego do e-commerce

Para aumentar organicamente o tráfego do site, invista em técnicas de SEO.

O SEO é o procedimento responsável por ajudar que seu site seja mais relevante para buscadores de informação como Google.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um dos principais KPIs para e-commerce. Este indicador é responsável por indicar a diferença do número de visitas para o número de conversões em um determinado período.

 

Para você medir essa taxa faça o seguinte:

Número de vendas / Número de visitas x 100

 

Como exemplo:

Visitas em 1 semana: 3000 | Vendas em 1 semana: 200

Taxa de conversão: 6,66%

Como melhorar a taxa de conversão?

Para melhorar a taxa de conversão, você pode usar anúncios, usar newsletter, e também realizar testes A/B para saber se uma alteração de layout pode melhorar as conversões.

Outras coisas que funcionam bem também são promoções e cupons de desconto. Você pode inclusive dar descontos para clientes que se cadastrarem na sua newsletter.

Abandono de carrinho

Outro dos principais KPIs para e-commerce é o abandono de carrinho.

O que pode influenciar no abandono de carrinho:

  • Falha no checkout
  • Experiência de compra insatisfatória
  • Preço final do produto
  • Custo alto do frete
  • Demora no tempo de entrega
  • Formas de pagamento limitadas
  • Cadastros extensos
  • Processo de compra demorado
  • Insegurança no fornecimento de dados pessoais

O que fazer para melhorar o abandono de carrinho?

Para reduzir sua taxa de abandono de carrinho, verifique cada um dos pontos mencionados acima. Muitas vezes a boa experiência de compra é um grande favor para melhorar a taxa de abandono de carrinho.

 

Para o custo do frete, por exemplo, recomendamos que você considere oferecer entrega grátis em compras acima de um determinado valor.

Na hora do cadastro do cliente evite pedir dados desnecessários para a compra. O excesso de campos para preencher pode atrapalhar a usabilidade do cliente.

 

Ticket médio

O ticket médio é um dos principais KPIs para e-commerce. Ele é calculado com a razão entre o valor total vendido em um período e o número de pedidos no e-commerce, revelando qual a média de valor que seus clientes gastam em seu e-commerce.

Como aumentar o ticket médio do e-commerce

Uma maneira fácil de aumentar o ticket médio é fazendo o cross-selling. Essa tática consiste de apresentar produtos complementares aos escolhidos pelo cliente. Se o cliente colocou no carrinho um shampoo, você irá oferecer o condicionador junto com o sabonete.

Outra tática para aumentar o ticket médio é oferecer frete grátis a partir de um valor. Isso pode inspirar o cliente a adicionar mais itens no carrinho.

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

Outro dos principais KPIs para e-commerce é o CAC mostra quanto custa para trazer um novo cliente para a loja. Esse cálculo deve considerar todos os gastos envolvidos o processo, desde a atração de visitantes para o site até o fechamento da venda.

Com todos os gastos em mãos, você deve dividir o valor pelo número de clientes conquistados no período. Para melhores resultados, calcule o CAC por canal (mídia paga, blog, influenciadores) para comparar resultados e otimizar a verba em cada um.

ROI (Retorno sobre Investimento)

O indicador ROI é o indicador usado para medir a performance de cada investimento de marketing, por isso ele é um dos principais KPIs para e-commerce. Ele é usado para saber quais investimentos estão dando retorno e quais não estão.

Para calcular o ROI, use a seguinte fórmula:

[(receita - custo)/custo] x 100

 

Como exemplo:

Receita: R$ 2000 | Custo: R$ 500

[(2000-500)/500] x 100

ROI de 300% sobre o investimento realizado.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição indica o percentual de visitantes que entram no site mas não interagem com ele.

Uma alta taxa de rejeição pode significar que algo está errado com seu site e você deve investigar.

Um fator que pode fazer a taxa de rejeição ser alta é a demora no carregamento e exibição da página. Para resolver isso, verifique se você não tem imagens muito pesadas que estão prejudicando seu site.

Canais de aquisição

Através do Google Analytics, você consegue saber de onde o seu tráfego está vindo.

Este é um dos principais KPIs para e-commerce pois permite você direcionar seus investimentos para os canais em que mais tem atraído resultados.

LTV (Lifetime Value)

Outro dos principais KPIs para e-commerce é o Lifetime Value. Este indicador exibe o lucro total que o cliente irá gerar para você ao longo de toda a vida útil do seu negócio digital.

Para calcular o LTV, multiplique o ticket médio pelo tempo de relacionamento e pelo número de compras realizadas.

 

Quais os benefícios de ter os KPIs no seu e-commerce.

Os principais KPIs para e-commerce são muito importantes pois permitem que você tome conhecimento de tudo que está envolvendo a operação do seu e-commerce.

A partir deste conhecimento, é possível tomar medidas para otimização dos resultados e obtenção de maiores lucros.

Com os principais KPIs para e-commerce você irá reduzir os custos de operação do seu e-commerce, além de identificar mais facilmente o surgimento de tendências no mercado online.

 

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