Quando falamos de marketing digital, normalmente esquecemos de dar ênfase para a importância do acompanhamento e do estabelecimento de métricas. Antes de sair para analisar os principais KPIs para e-commerce, veja quais deles realmente fazem sentido para o seu negócio.
Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:
KPI é um acrônimo para Key Performance Indicator ou em português, Indicador-Chave de Desempenho.
No marketing, o KPI é um indicador que será definido para medir se as ações desenvolvidas estão trazendo resultados.
Também podemos chamar estes indicadores de métricas.
Alguns exemplos comuns de KPI são: engajamento, retenção, interações, acessos, etc., porém poucos destes indicadores de fato são úteis no e-commerce, então vamos precisar de outros indicadores.
Conheça os principais KPIs para e-commerce
Este é um dos principais KPIs para e-commerce pois ele é responsável por medir o tráfego do site.
Entre os fatores que podem influenciar no volume de tráfego do site estão: velocidade de carregamento, navegabilidade, responsivo, etc.
Como aumentar o tráfego do e-commerce
Para aumentar organicamente o tráfego do site, invista em técnicas de SEO.
O SEO é o procedimento responsável por ajudar que seu site seja mais relevante para buscadores de informação como Google.
A taxa de conversão é um dos principais KPIs para e-commerce. Este indicador é responsável por indicar a diferença do número de visitas para o número de conversões em um determinado período.
Para você medir essa taxa faça o seguinte:
Número de vendas / Número de visitas x 100
Como exemplo:
Visitas em 1 semana: 3000 | Vendas em 1 semana: 200
Taxa de conversão: 6,66%
Como melhorar a taxa de conversão?
Para melhorar a taxa de conversão, você pode usar anúncios, usar newsletter, e também realizar testes A/B para saber se uma alteração de layout pode melhorar as conversões.
Outras coisas que funcionam bem também são promoções e cupons de desconto. Você pode inclusive dar descontos para clientes que se cadastrarem na sua newsletter.
Outro dos principais KPIs para e-commerce é o abandono de carrinho.
O que pode influenciar no abandono de carrinho:
O que fazer para melhorar o abandono de carrinho?
Para reduzir sua taxa de abandono de carrinho, verifique cada um dos pontos mencionados acima. Muitas vezes a boa experiência de compra é um grande favor para melhorar a taxa de abandono de carrinho.
Para o custo do frete, por exemplo, recomendamos que você considere oferecer entrega grátis em compras acima de um determinado valor.
Na hora do cadastro do cliente evite pedir dados desnecessários para a compra. O excesso de campos para preencher pode atrapalhar a usabilidade do cliente.
O ticket médio é um dos principais KPIs para e-commerce. Ele é calculado com a razão entre o valor total vendido em um período e o número de pedidos no e-commerce, revelando qual a média de valor que seus clientes gastam em seu e-commerce.
Como aumentar o ticket médio do e-commerce
Uma maneira fácil de aumentar o ticket médio é fazendo o cross-selling. Essa tática consiste de apresentar produtos complementares aos escolhidos pelo cliente. Se o cliente colocou no carrinho um shampoo, você irá oferecer o condicionador junto com o sabonete.
Outra tática para aumentar o ticket médio é oferecer frete grátis a partir de um valor. Isso pode inspirar o cliente a adicionar mais itens no carrinho.
Outro dos principais KPIs para e-commerce é o CAC mostra quanto custa para trazer um novo cliente para a loja. Esse cálculo deve considerar todos os gastos envolvidos o processo, desde a atração de visitantes para o site até o fechamento da venda.
Com todos os gastos em mãos, você deve dividir o valor pelo número de clientes conquistados no período. Para melhores resultados, calcule o CAC por canal (mídia paga, blog, influenciadores) para comparar resultados e otimizar a verba em cada um.
O indicador ROI é o indicador usado para medir a performance de cada investimento de marketing, por isso ele é um dos principais KPIs para e-commerce. Ele é usado para saber quais investimentos estão dando retorno e quais não estão.
Para calcular o ROI, use a seguinte fórmula:
[(receita - custo)/custo] x 100
Como exemplo:
Receita: R$ 2000 | Custo: R$ 500
[(2000-500)/500] x 100
ROI de 300% sobre o investimento realizado.
A taxa de rejeição indica o percentual de visitantes que entram no site mas não interagem com ele.
Uma alta taxa de rejeição pode significar que algo está errado com seu site e você deve investigar.
Um fator que pode fazer a taxa de rejeição ser alta é a demora no carregamento e exibição da página. Para resolver isso, verifique se você não tem imagens muito pesadas que estão prejudicando seu site.
Através do Google Analytics, você consegue saber de onde o seu tráfego está vindo.
Este é um dos principais KPIs para e-commerce pois permite você direcionar seus investimentos para os canais em que mais tem atraído resultados.
Outro dos principais KPIs para e-commerce é o Lifetime Value. Este indicador exibe o lucro total que o cliente irá gerar para você ao longo de toda a vida útil do seu negócio digital.
Para calcular o LTV, multiplique o ticket médio pelo tempo de relacionamento e pelo número de compras realizadas.
Os principais KPIs para e-commerce são muito importantes pois permitem que você tome conhecimento de tudo que está envolvendo a operação do seu e-commerce.
A partir deste conhecimento, é possível tomar medidas para otimização dos resultados e obtenção de maiores lucros.
Com os principais KPIs para e-commerce você irá reduzir os custos de operação do seu e-commerce, além de identificar mais facilmente o surgimento de tendências no mercado online.
Gostaria de ter seu site e-commerce focado em conversões? Entre em contato conosco e tenha seu site e-commerce montado de acordo com suas necessidades.