As lojas físicas com certeza não irão desaparecer tão cedo por causa do e-commerce, mas isso não significa que elas não estejam se atualizando e se modernizando constantemente. Conheça os benefícios do e-commerce para lojas físicas e saiba quais são as tendências desse mercado.
Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:
O relacionamento de marcas e consumidores está se tornando mais rápido e dinâmico. Os consumidores estão cada vez mais informados sobre os produtos e têm cada vez mais acesso a diferentes opções de produtos.
Por exemplo, se antes existiam poucas opções de calçado como tênis de material sintético, sapatos de couro e sapatos de couro sintético, hoje existem muito mais opções para os tênis e sapatos.
Com mais opções, mais difícil se torna a escolha entre os produtos, o que leva algumas pessoas a não escolher tanto e realizar compras mais impulsivas, já outras a buscar entender mais profundamente quais benefícios são oferecidos pelos diferentes produtos.
Outro comportamento que está mudando é seu hábito de consumo. Atualmente uma parte dos consumidores deseja ter o mínimo de contato ou intermediação com vendedores, o que coloca o comprador como protagonista da sua escolha.
Isso também deverá ser levado futuramente em consideração, ao repensar como será o formato da loja física.
Hoje já existem diversos estabelecimentos que estão influenciando a forma das pessoas adquirir produtos. Entre eles é interessante citar o experimento da Amazon, chamado de Amazon Go.
A loja foi aberta em 2018 e funciona sem caixas ou operadores para completar o pagamento das compras. Atualmente a Amazon já ofereceu o modelo para diversas lojas de varejo, porém ao invés do aplicativo as lojas terão a leitora de cartão.
Para Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o futuro do varejo será unificado entre lojas físicas e e-commerce, onde a loja física funcionará como um mostruário dos produtos e os clientes irão pagar através de aplicativo no celular.
Alinhado com o novo perfil do consumidor, pensar que o cliente já tem ideia do que quer mas vai para a loja mesmo assim, podemos afirmar que ele deseja ter a experiência de ver e tocar no produto ou talvez trocar ideias com um vendedor.
De acordo com o relatório Webshoppers da Ebit/Nielsen, em nos primeiros semestres de 2018 e 2019 o setor de e-commerce cresceu 12%, totalizando em no primeiro semestre de 2019 um volume de 26,4 bilhões de reais.
E-commerce e loja física não são dois opostos que devem se enfrentar em busca de espaço. Ao contrário disso, eles podem muito bem se complementar.
Há diversas estatísticas que mostram que atualmente alguns consumidores estão usando o site ou aplicativo da marca como vitrine, para conhecer o produto e seus benefícios, mas vão até a loja física para ter uma experiência com o produto.
Muitas empresas já estão oferecendo experiências omnichannel no Brasil e segundo especialistas esta é a tendência das grandes lojas. Oferecer que o cliente compre online e retire o produto em uma loja próxima tem contribuído muito para as vendas de grandes varejistas como a Magazine Luiza.
Um dos benefícios do e-commerce é sua capacidade de integração com a loja física.
Ao integrar o sistema online com o offline você ganha benefícios como: exposição do produto e da sua loja na internet e permite que clientes próximos à sua loja física possam ver o produto online e então comprar offline.
Muitos clientes desistem da compra ao ver o valor do frete, porém usando a estratégia omnichannel de integrar estoques e permitir a retirada na loja se torna muito menor a chance de seu cliente abandonar a compra por este motivo.
Ao abrir também sua loja e-commerce, você permite que diversas pessoas que frequentam sua loja física passem a frequentá-la no meio online.
Um dos benefícios do e-commerce é que você poderá aumentar o fluxo de clientes tanto online como offline caso uma parte dos seus clientes passe a utilizar apenas o e-commerce.
Outro dos benefícios do e-commerce é que você também poderá aumentar o fluxo de clientes que irão retirar o produto na sua loja física.
Outro dos benefícios do e-commerce para a loja física é que ao adotar a estratégia omnichannel, você poderá ter maior controle sobre seu estoque de forma geral, e então poderá oferecer maior flexibilidade em trocas e devoluções, tanto para clientes offline, como online.
Um fato inegável sobre empresas que estão na internet é que elas têm potencial para serem vistas por pessoas de todo o mundo.
Para uma marca, estar na internet traz somente vantagens, pois dessa forma ela poderá ser vista e conhecida por diversas pessoas que talvez nunca tivessem a oportunidade de conhecê-la no mundo físico.
Além do mais, se os consumidores estão pensando de forma cada vez mais integrada, será comum acontecer dele pesquisar por um produto ou serviço e sua empresa aparecer como sugestão.
Além disso, tendo seu negócio online e offline, você permite que os clientes vejam seu horário de atendimento, endereço e até mesmo colocar rapidamente o gps para navegar para sua loja física. Realizando a integração do meio on e offline você terá um excelente controle de estoque e irá expandir suas possibilidades de vendas.
Ao realizar a integração dos meios online e offline, você está oferecendo aos seus possíveis clientes diferentes formas de compra.
Muito consumidores preferem ir até as lojas para realizar suas compras e muitos preferem não sair de suas casas para comprar produtos, mas a maioria das pessoas ainda prefere ver online o produto desejado e então ir a uma loja para ver se o produto real é igual ao da foto.
Isto acontece, pois, as pessoas ainda estão se acostumando a realizar compras somente pela internet e ainda não confiam totalmente nas fotos que, principalmente, vendedores independentes, colocam para anunciar seus produtos.
Gostaria de ter seu site e-commerce focado em conversões? Entre em contato conosco e tenha seu site e-commerce montado de acordo com suas necessidades.