Um dos desafios mais importantes para o empreendedor é vender. As caraterísticas do mercado vem mudando ao longo do tempo e por causa disso a sua empresa pode deixar a desejar. De tempos em tempos é necessário analisar o negócio, realizar mudanças, fazer adaptações e reinvenções para sobreviver e prosperar.
Entretanto, antes de por suas estratégias em prática é necessário identificar quais são as competências e carências da empresa. Muitas vezes apenas focar na abertura de novos clientes não é o suficiente, você precisa estar preparado para atender esta nova demanda.
Pensando nisso apresentamos aqui algumas dicas importantes para melhorar as competências da sua empresa. Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:
Defina o seu objetivo e para quem você quer vender, assim vai saber qual a melhor forma de abordar e apresentar o seu produto ou serviço. Não adianta tentar "atirar" para todos os lados, pois para vender é preciso planejar e ter metas nítidas.
Analise você mesmo o seu produto (ou serviço) para ter conhecimento do que está funcionado de melhor no momento, assim saberá onde ele trará maiores resultados.
Distinguir o que o cliente quer é a melhor maneira de trazer ofertas relevantes para ele. é preciso entender se o cliente prioriza qualidade, preço, garantia, atendimento ou outros fatores. Procure fazer as perguntas certas, que levem você a identificar as necessidades do cliente e assim mostrar todo o potencial do seu produto.
Embora a redução de preços possa ser uma maneira de atrair mais clientes, nem sempre isso pode ser a forma mais inteligente de se chegar a este objetivo. Reduções drásticas de preços e sem motivo explicito podem passar a ideia de "negligência" por parte da sua empresa. Fato esse que passa uma imagem de lucros exorbitantes e que você estava tirando vantagem em um período anterior.
Alterações de preços precisam ser pensadas e bem articuladas, pois um erro pode impactar seriamente seu caixa e seu relacionamento com o cliente.
Reduções de preços conscientes fazem muito bem para seu aumento de vendas. Obviamente este efeito precisa ser analisado no fluxo de caixa e lucro líquido de seu negócio.
Já aumento de preços tendem a reduzir sua quantidade de vendas, mas se for coerente poderá fazer um efeito excelente em seu caixa.
O empreendedor deve definir juntos com seus vendedores quais serão os indicadores ideais para a equipe de vendas. Bons indicadores mantém a equipe focada em um objetivo e possibilita uma analise clara da situação atual, assim informando quais são as necessidade do seu negócio e possibilitando um alinhamento para a direção correta.
Algumas empresas ainda comentem a grande falha de achar que treinamento não é importante. Seus vendedores são os embaixadores da sua marca. Eles são o "rosto" da sua empresa frente ao cliente e muitas vezes são os primeiros a receber feedback sobre problemas ou necessidades.
Agora imagine se este vendedor não está disposto a ouvir críticas de seus clientes? Você pode estar colocando em risco a imagem da sua empresa e sua meta de vendas.
E se este vendedor não está treinado para identificar soluções para seus clientes? Você pode estar perdendo um grande negócio.
Acredite, investimento em treinamento de vendedores trará muitos resultados.
Em muitos casos a capacitação do profissional de vendas é algo que dá retorno de imediato. Algumas dicas é treinamento para aumento de ticket médio e identificação de soluções para clientes.
Analise suas vendas por meio de monitoramento dos fatos e dos resultados, também utilize isso de base para novas metas e planejamentos. A análise de vendas deve ser algo constante na vida do empresário e mediante estas análises deve ser tomado ações estratégicas, como cumprimento de meta, investimento em marketing, capacitação, novo produtos, ajustes de preço, ampliação de vendas, entre outras.
Ao criar o anúncio você tem uma série de opções para segmentação do público, localizadas na seção “Público”. Se você tem conhecimento do seu público-alvo ou persona, comece a direcionar seu anúncio alterando opções de localização, idade, gênero, etc.
Para que o anúncio seja efetivo ao máximo, é importante pensar em uma boa estratégia. Se você quer uma efetividade otimizada você deve procurar profissionais capacitados e experientes em anúncios no Facebook e Google.