O Instagram é uma das redes sociais que oferecem grandes oportunidades para você divulgar o seu negócio e vender online, contudo, você deve se atentar a estratégias e técnicas para que isso ocorra, já que não é simplesmente jogar conteúdo lá aleatoriamente.
Durante todos os meses, o Instagram registra aumento no número de usuários e esse número vem aumentado cada vez mais, desse que o Facebook comprou a rede social, e sabemos o quão grande é o Facebook.
Isso significa que o instagram saiu de um app alternativo, para um app mais popular, já que tem ajuda e investimentos do Mark Zuckerberg e cia.
Vamos observar alguns números, o Instagram foi lançado em 2010, e em 2018 a plataforma bateu 1 milhão de usuários, no Brasil, o Instagram é a 3º rede social mais usada, com 1.158 bilhão de usuários, sendo que a primeira é o Facebook e a segunda é o Youtube.
Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com links dos tópicos que serão abordados neste artigo.
Separamos para você alguns dados sobre esta rede social que o Zuckerberg resolveu investir:
Com estes dados, fica fácil entender porque pequenas e grandes empresas começaram a trabalhar com a criação de conteúdos e engajamento nesta rede social, inclusive, pessoas que estão começando o seu negócio, seja para vender artesanato, marmita, etc.
Não tem como fugir, ainda mais se você é um empreendedor que está começando e é você o faz tudo (já que só tem você na empresa).
Da mesma forma que você se empenha em criar os seus produtos, você deve se empenhar na divulgação do mesmo.
Estude:
é uma maneira de você entrar em contato com o público de forma privada, aproveite e ofereça serviços por lá, elabore uma mensagem de boas vindas falando um pouco mais sobre você e o seu produto ou serviço.
Esta opção é interessante, eu gosto bastante, porém, deve ser usado com cautela, porque do mesmo jeito que você vai atrair uma grande quantidade de pessoas, após a promoção, você vai perder boa parte dela também. Claro que números são importantes, porém, é mais interessante pessoas engajadas no seu conteúdo.
Não se esqueça de deixar as regras bem claras para não ter mal entendido depois.
Nem só de fotos vive o Instagram, vídeos são interessantes também, não falo nos stories e Reels, mas no próprio feed também. Faça vídeos curtos, mostrando o seu produto, se você é professor, grave vídeos cursos com exemplos de conteúdo.
Não tem como você ignorar os números, é nesta parte que você vai acompanhar e ver se a sua estratégia está sendo positiva ou negativa. Toda estratégia envolve análise de métricas é nela que você vai ter dados sobre:
Você deve ter uma frequência de postagens, não adianta nada você postar duas vezes hoje e o próximo post só no mês que vem.
Ao manter uma frequência de postagens, o algoritmo sorri, se você não fizer isso, uma fada digital morre, brincadeiras à parte, mantenha a frequência!
E dá-lhe networking! Pareceria são ótimas para trazer novas pessoas, procure pessoas que tenha a ver com o seu trabalho para que elas possam divulgar o seu trabalho. Você pode enviar uma amostra grátis (os famosos recebidos) ou trocar parcerias também e fazer lives.
De uma olhada nos seguidores do seu concorrente e passe a segui-los, procure também através de hashtags, esta opção é clássica “corra atrás dos seus clientes”, porém, é indicado para quem está começando, pois a ideia é que eles cheguem até você.
E por último, o mais importante, que são os conteúdos. Busque postar conteúdos de valor e informativos, leia bastante sobre a sua área. E uma dica plus para você é: use o Google alertas, que é uma ferramenta bem legal para quem trabalha com conteúdo, é só você especificar quais temas você tem interesse e todo o dia o google manda um e-mail para você com notícias sobre o tema escolhido.
Esperamos que você tenha gostado destas dicas, aproveite este momento em que as pessoas estão migrando para o digital, até por conta da pandemia e insira o seu negocio no Instagram, além de outras plataformas, trabalhe com conteúdos para cada uma destas plataformas, lembrando que cada uma tem uma linguagem diferente (blog textos maiores, Instagram textos mais resumidos, etc.).
Comenta aqui se este artigo foi útil e o que você gostaria de encontrar por aqui
Boas vendas e até a próxima!