Quando estamos falando do mundo digital, a primeira coisa que devemos ter em mente é o Tráfego.
O tráfego é tudo que faz referência a movimentação, ou seja, quando os usuários navegam entre as páginas.
Em inglês, traffic significa trânsito, movimento, comércio, intercâmbio comercial ou tráfego, ou seja, é uma movimentação. Na internet, isso significa o fluxo de usuários.
Neste artigo, você poderá aprender sobre:
Como vimos na introdução deste artigo, o tráfego na internet são as pessoas que vão acessar seu Instagram, página e blog. São as pessoas interessadas no que você tem a dizer, estes usuários são chamados de LEADS.
Imagine que existem uma avenida enorme, como por exemplo a avenida Paulista (localizada na cidade de São Paulo). E neste local existem várias lojas, prédios e milhares de pessoas passam por este lugar todos os dias.
Esse público sente atração por lojas, prédios e comércios, ou seja, há uma movimentação destas pessoas em relação ao comércio.
E como estas pessoas são atraídas?
Através de outdoors, vitrines, fluxo de pessoas, preços etc. Resultando em um tráfego.
Ambos são iguais, só que com estratégias digitais, entre elas: comunicação com o público-alvo, estabelecendo um relacionamento e segmentando a audiência.
A vantagem do tráfego digital, é que não existe um número limitado de pessoas, como seria em uma loja em que determinado número, poderia causar lotação, quanto mais pessoas atraídas pela sua página, melhor.
Não adianta ter uma super página e produtos se ninguém sabe, visita e fala?
Vamos supor que tenha um curso e divulgou poucas vezes e uma pessoa comprou, então você se pergunta: “de onde surgiu essa pessoa?” e esse momento que vamos localizar através da fonte. E o que seria fonte? Seria o caminho que esta pessoa passou até chegar a você. Existem tipos de tráfego:
O tráfego orgânico significa que é natural, ou seja, a pessoa chega até você sem anúncios pagos.
Elas te encontram: através de mecanismos de busca (google), indicação, marcação e marketing de conteúdo.
Por isso conhecimentos sobre SEO são tão importantes, pois utilizando estes conjuntos de técnicas o seu site tem melhor visibilidade nos sites de busca, aumentando o tráfego orgânico (gratuito).
O Marketing de conteúdo é o queridinho de todo mundo, porque vai gerar conteúdo gratuito e de qualidade e atrair pessoas sem gastar um único tostão.
Aqui entra os anúncios pagos, outra estratégia que gera maiores e mais rápidos resultados. As opções mais conhecidas são: Google Ads e Facebook Ads.
Essa opção é ótima e necessária, pois o tráfego orgânico demora e exige mais trabalho na criação de conteúdo de qualidade.
Neste artigo falaremos sobre o tráfego pago com mais detalhes.
Uma ótima forma de atingir mais pessoas, neste caso, uma das ideias é chamar alguém influente para uma live no Instagram, porém, tem que ser um usuário com mais ou menos o mesmo público que você. Porque vamos pensar, se você tem 10k de seguidores e chama uma pessoa com 100, 200, 300k e seguidores, o que isso vai beneficiar para ela?
Se for uma parceria gratuita, ou seja, não vai pagar para ser indicado por outra pessoa e vice-versa, a ideia é alguém tenha mesmo ‘tamanho’ que você.
Outra questão é que seja do interesse do público do outro indivíduo. Por exemplo, você fala sobre finanças, então seria legal chamar alguém que fale sobre organização, disciplina, ou seja, que fale sobre comportamento, porque tem tudo a ver com o assunto.
A relevância é quase a mesma ideia da Live, neste caso, seria com páginas. Sabe quando você lê um texto e dentro dele tem vários links que levam para outras páginas? é exatamente isso.
Isso é um jeito de citar outra página e no mundo do SEO, isso é chamado de backlinks.
Este tipo de tráfego se refere às redes sociais mesmo, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, etc.
Aqui, destacamos o INSTAGRAM, que é uma ótima ferramenta que te proporciona um aumento considerável de alcance orgânico, por conta do engajamento dos posts.
Qual é a ideia? Criar posts sobre o seu produto e serviço, gerar tráfego trazendo mais pessoas (Leads) e depois direcioná-las para os seus produtos. Toda esta jornada é chamada de funil, e existem conteúdos próprios para cada funil:
Topo de funil: conteúdos para público frio, que não te conhece.
Meio de funil: conteúdo, mas específicos, mas ainda não falando diretamente sobe o produto.
Fundo de funil: conteúdos específicos sobre o seu produto, momento da venda.
Significa que não existem intermediários, como o google por exemplo. E como ele chega até você? Só Deus sabe!
Brincadeirinha, pode ser através de indicações ou a pessoa já te conhecia.
Por último, mas não menos importante. Se tratando de influência para os mecanismos de busca quando os links nos e-mails são clicados, não são muito relevantes, porém, o número de cliques é grande.
As newsletter são importantes pois a pessoa pediu para receber, o primeiro passo foi dela, logo, ela tem interesse no seu conteúdo, nas suas novidades.
é entender os padrões dos usuários e das ferramentas, é analisar e pensar em melhores estratégias para aumentar cada vez mais o número de visitas e com isso, aumentar os resultados.
Você precisa se preocupar com 5 itens:
Segmentar é achar o público-alvo com base nas interações com as páginas do seu produto e ou serviço, seja blog, site, Instagram, Facebook, etc.
é importante segmentar com base em públicos personalizados, ou seja, através do comportamento dos consumidores.
Mas como fazer isso?
Através do direcionamento dos anúncios baseado nas páginas que a pessoa visitou.
Você também pode se atentar a alguns detalhes:
Criar anúncios através do Facebook Ads, Google Ads, etc.
Algumas métricas importantes para você coletar:
Métricas de vendas:
Métricas de mídia paga:
Métricas de marketing
Os pontos importantes para mensurar os resultados são:
Lembre-se é sobre pessoas, tem que continuar a ser interessante seu conteúdo, seus produtos. Para isso, você tem que:
A copy tem por objetivo, a conversão. é um texto com técnicas e se diferencia dos outros, por exemplo, um artigo científico a primeira coisa na formatação que você vai arrumar são os parágrafos justificados, já na copy, os textos devem estar alinhados à esquerda, justamente para facilitar a leitura.
Como falamos anteriormente, por trás de todas as métricas e fórmulas, no fim, é sempre sobre pessoas, logo, a copy tem que ser interessante, pois vai atrair pessoas.
E como deixar uma copy mais vendável?
Você pode promover inclusive posts seu, aqueles que mais engajara, apenas com o intuito de trazer novos seguidores.
Outras dicas matadoras para o seu copy:
Primeiramente, para você criar uma campanha no Instagram, você deve ter um perfil da sua empresa no Facebook, pois é através do Facebook que você vai gerenciar seus anúncios, através da ferramenta Gerenciador de Anúncios.
Feito isso, vamos agora entender a hierarquia do Facebook ao criar uma campanha:
Ex: Converter Leads = compras do meu curso
Ex: Conj 1 – Engajados Instagram; Conj 2 – Lookalike
Clicar no botão CRIAR:
Existem 3 tipos:
Reconhecimento: aqui você vai gerar um reconhecimento em relação à coisas novas, por exemplo, novos produtos, novos serviços, etc.
Consideração: Tráfego seria atrair várias pessoas para o meu site; envolvimento: só as pessoas verem os meus vídeos.
Conversão: facebook otimize para a conversão, ou seja, gerar vendas, são campanhas mais assertivas.
Selecione o objetivo.
Nome da campanha e do conjunto:
Aqui você pode definir por exemplo: semelhantes de alunos, semelhantes de compradores, etc.
Crie um público-alvo para você.
Escolha o público que você criou, você pode usar lookalike, que significa audiência semelhante àquela que já interagiu antes com os seus anúncios.
A dica é não colocar nada em relação a localização, idade, gênero, etc, pois vai engessar muito os mecanismos do facebook, a não ser que o seu publico seja especificamente masculino, ou feminino, etc.
Defina o orçamento diário, e ao final, o gerenciador vai mostrar o total somado aos dias que a campanha estará rodando.
Dica: sempre defina uma data final, já pensou se você esquece, perde a senha etc. A campanha vai continuar rodando e você vai gastar dinheiro.
Você vai definir onde vai aparecer sua campanha.
Escolha o nome do anúncio e a fanpage.
Formato:
Após, clique em adicionar uma mídia e após, inserir o link do seu site, texto principal.
Após feitas as configurações, clique em confirmar e configure a forma de pagamento:
Pronto! Seu anúncio já está rodando!
Neste artigo você teve um guia completo para entender o porquê de criar anúncios no Instagram, como funciona tráfego e para que serve além de ter um passo a passo de como criar a sua campanha.
é importante que antes de criar anúncios, você estude o seu público, identifique quais suas dores e desejos, faça testes, escolha imagens de qualidade, faça sempre novos criativos, use alguns gatilhos mentais como escassez e prova social e coloque odos estes dados em uma planilha.
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