Como criar um e-commerce do zero?

Como criar um e-commerce do zero?

Saber como criar um e-commerce do zero é um dos principais desafios para quem deseja realizar vendas pela internet.

Afinal, estamos falando de uma área que guarda excelentes oportunidades para o seu modelo de negócio.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar a você o passo a passo de como desenvolver uma loja virtual de maneira eficiente e estratégica.

Portanto, se você tem interesse em alavancar suas vendas na internet, não deixe de conferir este artigo até o final para ficar inteirado do assunto.

Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados:

Passo a passo de como criar um e-commerce do zero

Como criar um e-commerce do zero?

 

1. Estabeleça um objetivo

Primeiramente, é preciso que você estabeleça um objetivo bem definido.

é fundamental que a meta seja realista e alcançável, a fim de que não corra o risco de se deparar com frustrações e desistir no meio do caminho.

Mentalize, primeiro, os objetivos de longo prazo.

Nesse momento, faça pesquisas e analise a concorrência a fim de que veja como ela está atuando na internet e como está o desempenho de suas vendas.

Com base nisso, procure definir o que você deseja para o seu negócio e onde quer chegar.

Depois que definiu o patamar que quer alcançar, estabeleça os objetivos menores.

Eles vão ser os degraus da escada que irão te levar até a posição desejada.

Além de serem importantes, os objetivos vão ser as suas principais fontes de motivação para seguir sua trajetória.

2. Defina uma plataforma de e-commerce que seja confiável

Hoje em dia, existem diversas plataformas de e-commerce para facilitar a vida de quem deseja fazer uma loja virtual.

Na hora da escolha, é fundamental que você fique atento aos planos que são oferecidos e às funcionalidades disponíveis em cada um deles.

3. Defina o produto e o nicho de atuação

Agora, é hora de definir os produtos que você quer vender e o público a que se destina.

Para isso, é importante que você estude o mercado, faça a análise dos concorrentes e estabeleça as projeções de vendas que serão realizadas em cada um dos nichos.

Isso porque, é o produto que vai te trazer retorno financeiro e que irá fazer com que você entregue algo de valor ao cliente.

Na hora de definir o seu público, é importante que a persona seja estabelecida.

Persona nada mais é do que o perfil para o consumidor ideal.

Procure descobrir quem é o cliente, levando em consideração sua faixa etária, os seus hobbies e o que ele valoriza. São esses fatores que vão dar direção às suas estratégias.

4. Defina as opções de pagamento

Como criar um e-commerce do zero?

 

Uma etapa fundamental no passo a passo para fazer uma loja virtual é definir as opções de pagamento.

é recomendável que você inclua o máximo de opções que conseguir, a fim de que uma delas, ao menos, seja escolhida pelo cliente que visitar sua loja.

Dentre as opções de pagamento, se destacam:

  • Cartão de crédito;
  • Débito online;
  • Boleto;
  • Transferência bancária;
  • QR Code;
  • Pix.

5. Faça a pesquisa de fornecedores

Agora é o momento de você fazer a pesquisa dos fornecedores do produto que deseja vender.

Nesse momento, procure pesquisar na internet os fornecedores disponíveis que tenham relação com o nicho de mercado.

Procure analisar o site de cada um deles e pontuar os produtos que são oferecidos.

Para deixar o seu trabalho mais facilitado, organize, em uma planilha, todos os dados coletados de cada fornecedor potencial.

Dessa forma, você será capaz de analisar a sua pesquisa com mais detalhes posteriormente.

Em seguida, comece a entrar em contato com cada um dos fornecedores e informá-los sobre seus objetivos.

Procure verificar os benefícios que são oferecidos conforme a quantidade de produtos que será adquirida.

Quando for entrar em contato, mostre bastante interesse em fazer parceria com a empresa fornecedora.

Ainda que você esteja começando do zero, procure mostrar clareza em relação às suas metas. 

Ao ver que você tem um projeto a longo prazo, o fornecedor pode oferecer condições e preços mais vantajosos.

6. Estabeleça os canais de suporte

Como criar um e-commerce do zero?

 

Antes de começar o e-commerce, é preciso incluir os canais de atendimento ao cliente na sua loja.

Pesquise os principais meios que sua persona irá utilizar para buscar o suporte do seu negócio.

Veja, ainda, onde você deseja estar e as formas que pretende disponibilizar para o atendimento.

Como exemplo, você pode incluir Facebook, WhatsApp, Instagram, telefone, etc.

é importante, também, que defina a linguagem que irá utilizar para conversar com o seu público.

Lembre-se sempre de oferecer uma experiência marcante para o cliente por meio de um atendimento eficaz, empático e acolhedor.

Independentemente do perfil do seu público, é importante que você diversifique, ao máximo, os canais de atendimento, a fim de que seja capaz de atender às preferências e necessidades do cliente.

Dentro dessa etapa, sua estrutura vai consistir basicamente em dois tipos de canais, conforme você verá a seguir com mais detalhes.

Canal de audiência

Através dos canais de audiência, você será capaz de encontrar seus potenciais clientes, atendê-los e interagir com eles.

Um perfil no Instagram ou uma fanpage no Facebook, por exemplo, são considerados canais de audiência.

Ainda que você não venda os seus produtos através desses canais, eles são fundamentais para que clientes potenciais conheçam o seu negócio.

Nesse ponto, a agência de marketing Ação Web oferece as melhores soluções de marketing digital nas redes sociais, a fim de que o seu negócio possa alavancar o número de vendas e experimentar diversos outros resultados positivos.

Canal para conclusão das vendas

Por sua vez, o canal de vendas é aquele em que o cliente vai conseguir adquirir os produtos que ele visualizou no perfil do seu Instagram, por exemplo.

7. Invista na geração de valor para o seu público

Como criar um e-commerce do zero?

 

Depois que você estabeleceu os canais de atendimento, é hora de definir as estratégias que tenham como objetivo gerar valor para o seu público.

Afinal, os clientes precisam conhecer o seu produto a fim de que possam comprá-lo.

Nesse momento, é preciso que você conheça bem o perfil dos seus clientes.

Somente assim você será capaz de gerar conteúdos de valor.

Consequentemente, você consegue aumentar a visibilidade do seu negócio sem que precise investir grandes quantias de dinheiro.

Imagine, por exemplo, que seu modelo de negócio seja a venda de produtos voltados para escritórios.

Com base nesse nicho, é preciso que você se pergunte quais são as principais dúvidas que os clientes mais costumam ter em relação ao seu negócio.

Além disso, procure entender o tipo de conteúdo que vai atrair o interesse dos clientes.

Tente descobrir, ao máximo, o que os consumidores desejam, a fim de que possa elaborar conteúdos bem direcionados e eficientes.

Somente dessa forma você vai conseguir identificar quais os mecanismos que proporcionam uma audiência mais consolidada do seu negócio

8. Defina as opções para envio do produto

Como criar um e-commerce do zero?

 

Um dos pontos fundamentais na hora de desenvolver uma loja virtual se refere a sua logística.

Dependendo das estratégias adotadas, o seu negócio pode ser um sucesso ou um fracasso.

Por isso, é fundamental que você dedique um tempo para planejar as estratégias de logística e definir as formas de envio do produto para o cliente.

De uma maneira geral, existem duas formas de você realizar a entrega: por meio da transportadora ou dos Correios.

As duas opções apresentam pontos positivos e negativos para os clientes.

Enquanto os Correios oferecem opções de entrega menos custosas, as transportadoras saem em vantagem em relação aos prazos menores para enviar os produtos.

Para fazer a escolha, procure definir as prioridades do seu negócio e as características principais do seu produto.

Enfim, é importante que você leve em conta os fatores principais para definir a logística que seja mais eficaz para o seu modelo de negócio.

9. é hora de organizar o seu e-commerce

Depois que as estratégias iniciais para fazer uma loja virtual foram definidas, é o momento de botar a mão na massa e criar, de fato, o seu e-commerce.

Nessa etapa, você irá cadastrar os produtos.

Procure caprichar nas descrições e fotos de cada produto oferecido na sua loja.

Afinal, como diz o velho ditado, a primeira impressão é a que fica.

Portanto, invista na organização da sua loja a fim de que os clientes sejam capazes de conhecer os seus produtos mesmo que não tenham contato físico com eles.

10. Comece a divulgar a sua loja virtual

Como criar um e-commerce do zero?

 

Todas as etapas que foram percorridas até aqui são fundamentais para desenvolver uma loja virtual de forma eficiente e estratégica.

No entanto, o trabalho não termina na hora que seu e-commerce está no ar.

Agora, é o momento de começar a investir na divulgação da sua loja e na captação de clientes.

Para isso, você pode estabelecer dois tipos de estratégias a fim de aumentar o número de visitas em sua loja.

Veja a seguir mais detalhes sobre cada uma delas.

Estratégia orgânica

A estratégia orgânica é aquela que exige que você invista no seu próprio canal.

Como exemplo, podemos citar postagem de conteúdos nas redes sociais ou no blog da sua loja virtual.

Estratégia paga

A estratégia paga é aquela que se refere aos anúncios pagos em várias plataformas, como Facebook Ads, Google Ads, etc.

Nesses casos, é necessário que você invista dinheiro.

Geralmente, o pagamento é feito por clique ou por uma quantidade pré-definida de exibições do conteúdo anunciado.

Para engajar ainda mais o seu negócio, é recomendável que você combine as duas estratégias acima de forma eficiente.

Assim, você consegue consolidar a sua presença na internet de forma mais marcante.

Com isso, o cliente vai perceber que sua marca está presente em diversos locais, gerando mais confiança em relação aos seus produtos.

11. Faça o monitoramento dos seus resultados

Depois que todas as etapas de como criar um e-commerce foram colocadas em prática, é hora de analisar os resultados atentamente, a fim de que sua empresa consiga se expandir.

Através da ferramenta Google Analytics, por exemplo, você é capaz de coletar dados importantes, como quantidade de visitantes, páginas que foram visitadas, período médio que o cliente permaneceu na página, etc.

Ao fazer uma análise dessas informações e dados, você consegue estabelecer o valor do ROI (retorno sobre o investimento) do seu negócio.

Esse indicador é responsável por fornecer uma projeção mais detalhada de quanto o seu negócio lucrou ou perdeu ao realizar certo investimento.

12. Invista no alavancamento do seu negócio

Como criar um e-commerce do zero?

 

Junto com o monitoramento dos resultados, é preciso também que você invista em estratégias para alavancar o seu negócio.

Nesse momento, é preciso que você reflita e reavalie os propósitos que foram estabelecidos.

Com isso, você será capaz de enxergar claramente os rumos que seu negócio está tomando.

Para que sua empresa tenha um crescimento mais acelerado, é preciso investir em estratégias de marketing de forma massiva.

Além disso, diversas outras ações podem ser executadas.

Lembre-se sempre de que as grandes empresas iniciaram do zero em algum momento do passado.

Assim, não fique com receios em investir na expansão do seu negócio.

Pelo contrário, procure sempre estabelecer metas e colocá-las em prática.

Portanto, fique sempre atento a todas as ações executadas dentro do seu modelo de negócio, a fim de que possa tomar as medidas certas para que sua marca tenha uma presença mais consolidada.

13. Busque o suporte de uma agência de marketing

Sabemos que nem sempre é fácil colocar em prática o passo a passo que foi passado acima.

Isso porque, cada etapa tem suas especificidades e que precisam ser cuidadosamente trabalhadas a fim de que o e-commerce possa ter condições de se expandir da forma desejada.

A melhor solução para que todas as etapas sejam executadas de forma eficiente e estratégica é contar com a ajuda de uma empresa especializada em criação de lojas virtuais.

Qual tal começar sua trajetória no melhor estilo?

Quando se fala em criar um e-commerce do zero, a empresa Ação Web é referência, oferecendo as melhores soluções. Basta clicar no link https://acaoweb.com.br/ e falar com um de nossos consultores, a fim de que seu projeto seja implementado com eficiência e engajamento.

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