Como criar um site grátis usando o Google?

Como criar um site grátis usando o Google?

Você sabia que é possível criar um site grátis através do próprio Google?

Você deve estar imaginando que estamos falando do Google Sites, e não está errado. Porém, iremos ensinar você como otimizar a criação do site da sua empresa e ao mesmo tempo aprimorar o seu posicionamento no Google.

Muitos não sabem, mas o Google Meu Negócio possui uma ferramenta que permite que você crie um site grátis para sua empresa de maneira mais rápida que o Google Sites, afinal o Google Meu Negócio já possui diversas informações sobre a sua organização.

É rápido e descomplicado, perfeito para você que está começando no meio digital.

Caso você esteja em busca de algo mais robusto e completo, recomendamos que faça um investimento em desenvolvedores de site de primeira linha. Afinal, existem coisas que somente profissionais capacitados conseguem fazer.

Contudo, se você ainda está apenas colocando o pé na água para testar a temperatura do oceano que é o mundo virtual, sugerimos que comece pelo mais simples.

(Mas se mudar de ideia, pode contar com a gente!)

Agora vamos direto ao assunto: como criar um site grátis pelo Google?

Aprenda como criar um site grátis pelo Google

Para que possamos falar sobre como criar um site grátis e também sobre como aprimorar a sua presença digital dentro da internet, trouxemos 3 passos bastante simples.

A partir deles você poderá trabalhar em cima do site da sua empresa de forma rápida e descomplicada. Confira:

1- Faça o seu cadastro no Google Meu Negócio

O primeiro passo para poder criar um site grátis é fazendo uma conta no Google Meu Negócio. Caso você já conheça essa plataforma e já possua seu cadastro pode ir para o segundo passo. Afinal a sua presença digital já está garantida e você já tem o que é preciso para começar a criar.

Contudo, se você não conhece essa ferramenta e não tem esse cadastro, fique com a gente por mais um minuto.

Antes de tudo é importante que você saiba que o Google Meu Negócio é uma ferramenta criada a alguns anos pelo Google que tem como objetivo maximizar a exposição da sua empresa dentro do mecanismo de busca.

Exemplo de resultado do Google Meu Negócio

Você com certeza já reparou nessas caixinhas de informações que aparecem quando você pesquisa o nome de alguma empresa, certo?

Esses espaços são resultado de uma organização que tem um cadastro efetuado na ferramenta.

Se você tiver interesse em descobrir o passo a passo de como se cadastrar no Google meu Negócio, basta acessar o nosso artigo: Google Meu Negócio: cadastro passo a passo

Tudo certo até aqui? Agora vamos para a próxima etapa.

2- Vamos criar um site grátis

Agora que você está dentro da sua conta do Google Meu Negócio, tudo o que você precisa para começar a criar um site grátis é clicar no botão sinalizado abaixo.

Como criar um site grátis através do Google Meu Negócio

Ao clicar naquele pequeno botão localizado na esquerda inferior da tela, você terá a seguinte visão:

Criando um site grátis no google meu negócio

É aqui que o terceiro e último passo se inicia, como o próprio Google sinaliza: vamos começar!

3- Personalize

Como você pode notar, existem 4 elementos principais na parte de personalização. O primeiro são os temas. Assim como no Google Sites, na plataforma do Google Meu Negócio você conta com alguns temas prontos que irão ajudar você a definir o seu design.

Caso você possua um logo, opte por um tema com cores semelhantes. Desta forma haverá harmonia visual entre os elementos dispostos no site.

A fonte também é muito importante. Selecione uma que dialogue com o seu tipo de empresa.

O segundo elemento de personalização é referente ao texto e aos botões que ficarão disponíveis para o cliente checar.

Ali é possível colocar palavras em negrito, itálico, sublinhado e também adicionar listas e links.

O terceiro elemento de personalização são as fotos. Ao selecionar esse botão abrirá uma caixa para que você possa fazer o upload de fotos, essas que serão adicionadas a galeria do seu site.

E por fim, o último elemento trás algumas configurações que podem ajudar você a se localizar. Após conferir todas as suas edições, basta publicar o seu novo site.

Incrivelmente rápido e fácil, não é?

Agora vamos conversar um pouco sobre algumas dicas.

Dicas para ter um site incrível

Além de criar um site grátis, você também precisa saber como mantê-lo incrível. Por isso, decidimos trazer algumas dicas que podem ajudar o seu negócio a ir ainda mais longe. Confira:

Persona: essa peça é a chave do sucesso de absolutamente qualquer empresa. Afinal, se você não tem público você não tem um negócio. A persona é exatamente isso, ela é um personagem semi-fictício criado com base em características reais do seu público-alvo.

Características como idade, identidade de gênero, hábitos, localização, profissão, sonhos, medos e muito mais.

Ou seja, ela é o seu cliente perfeito. Sempre que você pensar em criar algo, você deve considerar a sua persona e se ela gostará ou não.

Conteúdo: essencial para a sobrevivência do seu negócio, a criação de conteúdo de valor vai construir uma ponte entre a sua empresa e o seu cliente. Mas o que é conteúdo de valor?

Conteúdo de valor podem ser diversos tipos de materiais, vídeos, posts em blogs entre outros. Contudo, todos esses itens têm algo em comum, eles são muito relevantes para o seu público.

Por exemplo, se você possui uma lavagem de carros, seria muito importante trazer um pequeno texto falando sobre as desvantagens de ficar mais de 1 mês sem lavar o carro. Nele você abordaria de maneira inteligente e estratégica o quão importante é o seu negócio para o cliente.

Incrível, não é?

Redes Sociais: sendo um dos meios de comunicação mais atual do momento, as redes sociais são muito importantes para as empresas. Por isso, é importante que você tenha caminhos que guiem o cliente do seu site para as redes e das redes para o seu site.

Assim sendo, o seu público terá acesso a todos os seus canais. Mas cuidado! Não abandone nenhuma das duas plataformas. Preze por produzir conteúdo de valor para ambas.

Imagens: por último, mas não menos importante, a qualidade das imagens adicionadas a sua galeria devem ser preferencialmente HD. Tome cuidado com imagens pixeladas. Esse tipo de situação pode causar desconfiança no cliente.

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