Como criar uma loja no Instagram e começar a vender + dicas de negócios

Como criar uma loja no Instagram e começar a vender + dicas de negócios

Se você está pensando em entrar para o mundo do e-commerce, mas não possui ainda estruturas para criar um site, tenho uma notícia animadora, inicialmente você não precisa ter uma página.

Comece a divulgar os seus produtos no Instagram, inclusive, se você já tem uma loja e-commerce, trabalha vendendo produtos e serviços e não tem Instagram, sinto lhe informar, mas está perdendo uma ótima ferramenta que te ajuda a alavancar as suas vendas.

A plataforma é uma ótima opção para deixar o seu negócio mais atrativo e ser uma porta de entrada para quando você tiver uma loja online estruturada. Outro motivo, é que a resposta rápida, ou seja, as pessoas terão facilidade de encontrar você, e vamos falar o porquê disso.

Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:

Cenário atrativo de venda

O Instagram é uma ferramenta interessante ao passo que as imagens são atrativas e podem aumentar a sua quantidade de vendas, por exemplo, vamos supor que você queira vender roupas, você pode criar cenários para os seus produtos. 

Exemplo de cenário: uma pessoa brincando com um cachorro ou gatinho, e na foto, você pode colocar os preços:

Como para criar uma loja no Instagram e começar a vender + dicas de negócios
 

Ainda mais pelo fato de que o Instagram passou a marca de 1 bilhão de usuários no mundo, e no Brasil, temos a marca de 95 milhões, sendo a 4º rede social mais usada atualmente.

Juntamente com estes dados, o Facebook fez uma pesquisa para saber mais sobre os usuários em relação ao Instagram e foi constatado que 83% das pessoas que responderam, disseram que o aplicativo é uma plataforma que ajuda a descobrir novos produtos.

Como eu começo a vender pelo Instagram?

Vamos colocar aqui, passo a passo para você criar a sua loja do zero, não tem erro:

Mudar o seu perfil para comercial

Você criou seu perfil, ótimo, agora, o próximo passo é ir em configurações, clicar em conta e mudar para conta profissional. Procure uma categoria que descreva o seu negócio ou serviço, pode ser “empresa” ou “criador de conteúdo”, por exemplo.

Outra dica é ver se a opção de perfil privado está desmarcada. Alguns dos motivos para você ter o seu perfil no comercial:

  • Medir o retorno das ações (métricas);
  • Crescimento dos seguidores;
  • Número de cliques;
  • Quantas pessoas salvaram a sua postagem;
  • Melhores horários para postar;
  • Ver divisão por gênero, idade, faixa etária, cidades;
  • Link para entrar em contato com você (e-mail, telefone etc.).

Ou seja, o Instagram te dá todas estas ferramentas poderosas, para você trabalhar suas estratégias, por exemplo, se você observa que o seu público é 90% mulheres e 10% homens. Assim irá passar a falar com estas mulheres, pensando em abordagens e produtos para elas, que é o seu público.

Ter um catálogo de produtos no gerenciador de negócios no Facebook

O catálogo de produtos é uma estratégia para vender mais por meio de determinada rede social. Mas como funciona?

Quando você clica por exemplo em “tênis de corrida” em alguma loja virtual, a partir deste momento, você vai ver esse tênis no seu feed, em todos os lugares. Isso significa que esse tênis foi configurado em um catálogo de produtos do facebook na qual estava integrado ao site da loja.

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Em outras palavras, são produtos catalogados com informações sobre eles com o intuito de serem promovidos no Instagram e Facebook.

Para fazer isso, você precisa antes de tudo:

  1. Ter uma fanpage comercial no Facebook.
  2. Uma conta no Gerenciador de Negócios no Facebook:

1º  Passo: Acesse através do link www.facebook.com/products o Gerenciador de Negócios e clique em “começar”;

2º Passo, escolha a alternativa criar catálogo:

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3º Passo: Selecionar o tipo de catálogo de acordo com o seu negócio:

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4º Passo: nesta etapa, você tem duas opões, carregar os seus itens de forma personalizada ou importar através de um site e-commerce que você tenha.

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5º Passo: escolha o nome para o seu catálogo

Agora é hora de adicionar os produtos ao seu catálogo:

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Quando você escolhe a opção manual, você deve preencher algumas informações, como foto mínima de 500x500, descrição, nome, preço etc.

Habilitar modo de compras

Para você habilitar a opção de compra pelo instagram, onde você pode marcar produtos do seu catálogo nos seus posts e stories, não tem segredo, porém, você precisa se enquadrar em alguns requisitos, como:

  • Estar em conformidade com acordo de vendedor e Políticas Comerciais do Facebook. Este acordo é feito quando cria a sua loja no Facebook;
  • Ter uma conta comercial no Instagram;
  • Ter uma Loja do Facebook vinculada ao seu perfil no Instagram. A loja do Facebook deve ter sido criada ao menos 48 horas antes de solicitar a função de compras no Instagram;
  • Conectar a sua conta comercial a um catálogo do Facebook. Você acabou de aprender como faz por aqui.

Pronto, agora basta configurar:

  • Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque em 👤;
  • Selecione Configurações;
  • Toque em “Empresas” e em “Compras”;
  • Selecione o “Catálogo de produtos” que você deseja à sua conta;
  • Selecione “Concluir”.

O que o Instagram tem de especial?

Apesar de a maioria das pessoas terem mais de uma rede social, cada rede social tem um perfil distinto, ou seja, cada público é diferente do outro. Se você já possui um canal no Youtube e tem uma página no Facebook, você já deve saber que o público é diferente e as abordagens também (fora o pessoal que assina seu newsletter).

Hoje, vamos mostrar o porque do Instagram ser especial, vamos aos tópicos?

Fortalecendo a relação com o público

O Instagram surgiu em 2010 e a principal mídia de divulgação é a foto, e um breve espaço para texto. Além disso, o instagram oferece uma relação com o público ainda mais forte. O relacionamento com o público é um investimento que deve fazer parte de todo planejamento estratégico, seja qual negócio for. Você deve ficar atento em relação as dúvidas, reclamações e sugestões.

As redes sociais são importantes justamente pelo senso de urgência (as mensagens são respondidas rapidamente), então, não demore para responder os cliente e futuros clientes. Outro fato importante para fortalecer sua relação com o cliente, são os comentários mais humanizados. Não responda os clientes com se fosse um robô, de forma fria, sem emoção.

Coloque fotos da equipe, responda com emojis, dê um toque pessoal nas respostas e mensagens.

Forte possibilidade de crescimento orgânico

Outra vantagem é o crescimento orgânico do instagram. O que isso significa? Significa o alcance que sua conta tem sem precisar de impulsionamento pago, em outras palavras, um numero maior de pessoas vão te encontrar sem você precisar recorrer a anúncios pagos.

O Instagram oferece isso, porém, você precisa investir uma maior quantidade de tempo e comprometimento na hora de utilizar estratégias de marketing orgânico.

Criar promoção sem spam

Pensa comigo, seu Instagram é uma rede social em que as pessoas entram, olham o seu conteúdo e te seguem, correto? Desta forma, quando você criar uma promoção, ela ficará no seu feed e chegará a TODOS os seus seguidores, não existe uma caixa de spam, como acontece nos e-mails. Mas cuidado, se você posta muito conteúdo gratuito - como sendo uma das estratégias de marketing digital - não comece postando só promoções de uma hora para outra, a não ser que sua conta seja para isso, uma loja que você mostra os seus produtos.

Fidelização

Fidelização é outra estratégia importante para vendas. Mas o que isso significa? Significa a retenção de clientes, ou seja, povo que compraram mais de uma vez. Se uma pessoa comprou seu produto e ou serviço e voltou, significa que ela gostou do que você ofereceu. Para saber mais sobre como fidelizar os seus clientes de forma completa, clique aqui para ler.

Incentivo de compartilhamento

Outra característica interessante do Instagram. Quando você faz um post viral, informativo, interessante, as pessoas vão gostar e compartilhar com outras pessoas, que por sua vez, vão passar a te seguir.

Esta é uma das possibilidades do seu Insta crescer organicamente também. Por isso é importante criar conteúdo informativo.

Vamos a um exemplo, você tem uma clínica veterinária e um pet shop, e no seu Instagram, além de colocar os produtos e promoções, você pode colocar posts com as seguintes ideias:

  • Como proteger os seus cães dos fogos de artifício na virada de ano;
  • Qual a diferença entre ração Premium, Gold e Normal;
  • Você sabia que seu animalzinho pode estar com depressão.

Diminui a distância entre a marca e o produto

Este e o número um andam juntos, as pessoas gostam de ter uma relação mais próxima com a marca, por isso é importante o Instagram, pois você pode responder seus clientes, inclusive utilizar os comentários e suas conversas como estratégia de marketing, observando as dores do seu público para oferecer produtos que eles estão procurando e como depoimentos para validação.

Que legal, até aqui tudo tranquilo, você teve um roteiro de como criar a sua loja no Instagram, passo a passo, agora, vamos dar algumas dicas do que você pode vender, caso ainda não tenha ideia.

Dicas do que vender:

  1. Geek: camisetas, bonecos, canecas;
  2. Doce e salgados: comidas para intolerantes a glúten, lactose, fast food, comida para vegetarianos, veganos, doces, buffet etc.;
  3. Eletrônicos;
  4. Artesanatos: amigurumi, panos de prato, para casa etc.;
  5. Roupas: novas, usadas;
  6. Aulas de idiomas: inglês, espanhol, francês etc.;
  7. Pet Sitter: hotel para animais e passeios.

Viu só, não é tão difícil começar a vender pelo Instagram, agora que você viu passo a passo como configurar sua conta, além dos motivos pelo qual você deve escolher esta rede social, garanto que não vai ter erro.

Se você quiser saber como deixar o seu instagram mais atrativo, clique aqui para ler o artigo 9 passos para o seu Instagram crescer organicamente, dentre eles, dicas para o visual da sua conta, cores, temas, além de outras estratégias.

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