Muitas vezes temos grandes dificuldade ao escolher o nome de uma empresa, pois é a partir dele que toda a imagem da sua marca se estabelece no mercado. Pensando nisso trouxemos aqui um artigo com algumas dicas para você criar um bom nome para o seu Instagram e atrair ainda mais pessoas para o seu negócio.
Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:
é justamente o processo de criação do nome da empresa, marca, serviços e até projetos, e significa “nomear”.
Estamos falando sobre isso, porque o nome é importantíssimo quando se pensa em branding.
Mas o que significa branding: é a gestão de uma marca, ou seja, administrar estratégias de uma marca e inclui:
Tem como finalidade, o crescimento da marca de forma inteligente e que seja um processo duradouro.
Facilitar o cliente a lembrar da sua marca e seus produtos, e fazer com que ele recomende para outras pessoas, é onde estão reunidos os conjuntos de estratégias.
O planejamento é um fator importante para qualquer área da sua vida, como: estudos, na realização de um sonho (viagens, compra de algo), para a abertura de um negócio, dentre outros.
E um dos tópicos de um bom planejamento estratégico, é o resumo do propósito do seu negócio ou objetivo, que seria:
Fizemos toda esta introdução, porque é esta parte do seu planejamento que vai te orientar na escolha de um nome para o seu instagram.
Vamos pensar assim, o seu instagram é uma empresa, na qual vai utilizar para criar conteúdos sobre o seu produto ou serviço, certo? logo, você irá vender seu serviço ou produto e ganhar dinheiro pelo Instagram.
Então, você deve criar todo um planejamento, já que o seu instagram é/será o seu negócio online, como se fosse uma loja física (na qual a base do planejamento é o mesmo).
Caso você queira: dicas para melhorar o perfil do Instagram e fazer sucesso, clique aqui para ler.
Escolher o nome da sua empresa, marca, o seu perfil no Instagram e entre outros. Isso é importantíssimo, pois o nome deve estar alinhado ao que você faz, como se fosse um resumo em uma palavra do que você oferece.
Entendeu porque é importante o resumo do propósito do seu negócio, na qual falamos acima?
O nome vai despertar curiosidade do seu nicho de conhecer o seu serviço ou produto. Vamos pensar em alguns exemplos:
Quando você lê os nomes: “Me poupe”, “A Rica simplicidade”, “Primo Rico”, “Nat Finanças”, você sabe do que se trata, certo? Já desconfiamos logo de cara que são empresas/pessoas que trabalham com finanças.
Agora vamos pensar nestes quatro nomes, qual você procuraria para ter mais dicas de como ganhar mais dinheiro e qual você procuraria para sair das dívidas e economizar apenas?
Os nomes: “A Rica simplicidade” e “O primo rico” mostram um direcionamento mais para o lado da abundância, já o nome “Me poupe”, nos remete mais a economia, a sair das dívidas e “Naty Finanças” não nos remete a algo específico, então podemos pensar que vamos encontrar tudo sobre finanças.
Todos eles falam sobre tudo relacionado às finanças, como sair das dívidas, renda extra, investimentos, poupar, reserva de emergência, etc, com alguns nichos específicos e os nomes mostram isso.
Vamos observar outros nomes de outros nichos:
Como podemos ver, os nomes sugerem o tipo de serviço, isso não significa que você deva colocar o que você faz no nome, por exemplo: fulanoyoga, fulanomake, fulanoinglês, fulanofinanças.
Existem pessoas que se consolidaram apenas utilizando seus nomes, como: Mário Vergara, Alex Varas, etc. Porém, é um pouco arriscado, pois não mostra exatamente o que eles fazem, claro, eles são pessoas conhecidas, porém, para quem está começando, não é recomendável.
Antes de tudo, você deve se fazer alguns questionamentos, vamos a eles?
Agora que você respondeu estas perguntas e fez uma pequena pesquisa, vamos para algumas dicas para você escolher um nome atrativo que gere curiosidade e mais vendas para o seu Instagram.
Aqui você vai pensar em sufixos, prefixos, ou até a criação de um novo termo. Procure pensar em nomes que não vão cair em modismos e acabar sendo mais do mesmo.
A seguir, procure saber se o nome já está sendo usado por outra pessoa, através do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que é um órgão do governo federal, e tem a responsabilidade de registrar a propriedade intelectual em patentes, marcas, desenho industrial e programas de computado.
Procure pesquisar também nas redes sociais, como Youtube, Instagram, Facebook e no próprio google para garantir que ninguém está usando este nome.
O som e o nome devem transmitir o que você quer vender ou faz, porém, atente-se ao detalhe da soletração.
Vamos supor que você seja professor de alemão e quer nomear o seu instagram como: “alemão descomplicado”, mas ao invés de colocar em português, você coloca em alemão, ficando: “Unkompliziertes Deutsch".
Primeiramente, as pessoas que vão te procurar, não sabem alemão, logo, esta palavra já causa mais um impedimento (parecendo ser um idioma difícil) do que uma abertura para interessados e futuros alunos.
Dê uma olhada nas tendências, o que as pessoas estão usando? Pensando sempre em algo que não seja mais do mesmo no futuro, e que seja um nome ótimo daqui 3, 4, 5 anos.
Brainstorm é um termo do inglês que significa “tempestade de ideias”, é muito utilizado para estimular a criatividade e desenvolver novas ideias.
Vamos supor que você trabalha com maquiagem, então entre 1 a 2 minutos, escreve o maior número de palavras relacionados a maquiagem, por exemplo: bonita, mulher bonita, ella gata, skim beauthy, beleza, etc... Apenas escreva.
Como funciona: escreva o tema no centro de uma folha, por exemplo: Maquiagem.
Após isso, crie ramificações, por exemplo:
E assim, cada ramo vai desencadeando outros ramos.
é exatamente isso, nenhuma ideia é uma ideia ruim, se você pensar nisso, nunca vai ter ideias boas, porque vai estar pensando muito ao invés de só jogar as palavras ‘na mesa’.
Lembre-se que ao entrar no mundo digital, no mercado, você estará competindo com outras pessoas, certo, pois bem, lembre-se de que você vai começar do zero e o nome é importante para o público fazer uma associação do que você está oferecendo.
Se você dá aulas de inglês, você pode colocar a palavra inglês, mas que tal algo mais único junto e criativo?
Associações é a palavra mágica, faça sempre que puder. Inicie pelo simples e básico, pensando no seu público alvo. Se você trabalha com cosméticos veganos, deixe claro a palavra vegana no nome.
Diversas vezes, ao passear pelo centro, me deparei com lugares chamados “cantinho da maria”, “espaço da Ana” e não dá para saber ao certo o que estas pessoas vendem ou oferecem, por isso a importância do consumidor identificar o que você faz e oferece.
Existem algumas categorias para os nomes, vamos conferir:
São os nomes que por si só, já falam qual é o serviço prestado, como Petz, Tia do Inglês e Nubank. São aqueles que ao ouvir, você fará a associação no mesmo momento.
São nomes que não possuem significado algum, alguns exemplos são: Häagen-Dazs (empresa de sorvetes), Twitter e Google.
Um exemplo é a Gatorade, que significa Gator Aid = apoio aos garotos.
Aqui, a empresa usa a primeira letra do nome, por exemplo: SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) e HBO (Home Box office).
O primeiro significa nomes de origem geográfica, por exemplo: Folha de São Paulo.
O segundo, refere-se aos nomes das pessoas, como por exemplo: Nestlé, Ferrari, Hewlett Packard (HP), etc.
Aqui, seria basicamente um jogo de palavras, trocadilhos, frases, onomatopeia, etc. Alguns exemplos são: coca-cola, SCIENCE4YOU, etc.
A seguir, indicamos 3 sites que podem de ajudar na busca pelo nome perfeito para o seu Instagram:
Gerador de nomes: ferramenta gratuita da Shopify;
NameStation: gerador de nomes de domínio, aqui você pode criar nomes além de ter sugestão de palavras-chave, porém, é em inglês;
Name Mesh: aqui você pode pesquisar nomes e criar nomes de domínio. Você pode pesquisar nomes de domínios.
Utilize a sugestão do próprio google também, quando fazer processo de brainstorm.
O processo de dar nome a algo, não é de uma hora para outra, pois existem técnicas, estratégias, tentativas, pesquisa de mercado, enfim, tudo que colocamos neste artigo para você.
Lembrando que estamos falando de Instagram, mas que na verdade engloba tudo, afinal, sua marca vai estar no Instagram, no Facebook, e talvez até em meios físicos/impressos.
O mais importante é que você precisa alinhar um nome que seja: impactante, estratégico, expressivo, rastreável e memorável.
Esperamos que sua leitura tenha sido construtiva e agradável, e além disso, que você tenha conseguido abrir sua mente para novas estratégias e técnicas e se inspirado nos exemplos que demos.
Gostou? Acompanhe mais dicas em nosso Instagram.