O uso de vídeos é uma das tendências do e-commerce para 2021, por isso neste artigo vamos dar algumas dicas de como fazer vídeos para e-commerce e redes sociais gastando pouco.
Vamos dividi-lo em dicas para realizar antes da gravação e dicas específicas para o momento gravação. Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:
Vamos começar com as dicas de preparação para as gravações:
Para começar a fazer vídeos para e-commerce, você deve ter um celular com uma boa câmera ou então usar uma câmera fotográfica, preferencialmente do tipo DSLR, que conseguirá capturar imagens com alta qualidade e nitidez.
Nos celulares, você também pode testar diferentes aplicativos pra ver qual deles oferece melhor qualidade da gravação. As vezes aplicativos conseguem ter mais qualidade do que o app nativo de câmera do celular.
Um tripé é muito importante, dependendo do tipo dos vídeos para e-commerce.
Se o seu vídeo vai abrir a embalagem do produto e fazer o chamado “unboxing”, é interessante você ter um tripé para evitar imagens tremidas.
Atualmente existem tripés de baixo custo, com suporte para câmera e também para celular.
Esta dica é super importante na hora de gravar vídeos para e-commerce.
A regra clara: se o áudio dos vídeos estiver ruim para entender, ou então com ruídos e chiados, as pessoas irão sair do vídeo.
O áudio em uma produção audiovisual normalmente é deixado de lado, mas podemos dizer que seu papel é mais importante que apenas metade do vídeo todo.
é preciso que o áudio do vídeo esteja bom para que você consiga reter público.
Para conseguir um áudio bom, recomendamos a gravação dele por uma fonte externa ao áudio da própria câmera.
Celulares próximos da pessoa que irá falar, ou então o celular no bolso da calça, mas com fone perto da região peitoral, onde poderá ter boa captação.
Se você quiser investir um pouquinho no áudio, recomendamos a aquisição de um microfone de lapela ou gravador externo.
Você terá um trabalho a mais depois de gravar, que será sincronizar o áudio externo com o áudio da gravação, mas o resultado compensará este esforço
O ambiente da gravação deve ser escolhido cuidadosamente para que os vídeos para e-commerce transmitam a ideia correta da sua marca.
Escolha um ambiente sem muitos ruídos externos, como carros e caminhões e de preferência com boa iluminação para evitar gastos extra com iluminação
Se sua câmera ficar fixa no tripé em todos os vídeos, pode ser interessante acrescentar itens ao local que o tornarão familiar para as pessoas que estiverem assistindo ao vídeo.
Não adianta, essa regra é absoluta: Vídeos e fotografias não ficam bons com pouca iluminação.
Lembre-se que a produção de vídeos para e-commerce trará um retorno positivo para seu e-commerce, suas vendas e suas redes sociais.
Se o ambiente disponível não tiver uma boa iluminação, recomendamos você adquirir um kit de luzes para fotografia. Este kit também poderá ser usado para tirar fotos dos produtos para o e-commerce.
Aproveite para ler no artigo E-commerce: Como tirar fotos impactantes dos seus produtos. Neste artigo abordamos a escolha da câmera, o kit de iluminação, busca de referências, planejamento das fotos, entre outros.
Entenda a linguagem que seu público usa antes de começar a fazer vídeos para e-commerce e redes sociais.
Seu público usa linguagem formal? Informal? Com várias gírias? Se sim, você sabe quais são as gírias?
No e-commerce e nas redes sociais, as pessoas gostam de se identificar com quem acham parecidas consigo, porém se você estiver apenas fingindo ser algo que não é, logo as pessoas perceberão.
Através da linguagem e da imagem, você irá se conectar com seu público, podendo até mesmo se tornar um influenciador.
Um roteiro não é algo fundamental para você gravar vídeos para e-commerce, mas ele irá facilitar que você não se perca em sua linha de raciocínio.
Na hora da edição, o roteiro também facilita que você organize todas as partes do vídeo.
Dito isso tudo antes de começar a filmar, agora é hora de tratar da filmagem e também da chamada pós-produção, que engloba principalmente a edição do vídeo.
Os vídeos são excelentes em atrair e reter o público. Normalmente os vídeos são dinâmicos e criam uma expectativa para saber como o vídeo irá terminar.
Os vídeos também possuem grande poder de influência.
Nos vídeos você pode aproveitar para mostrar seu produto em detalhes, desde equipamentos eletrônicos até roupas.
Já reparou o que a maioria das grandes empresas têm em comum? Suas marcas têm rostos humanos.
A Apple, tinha Steve Jobs como rosto da empresa, a Tesla, tem Elon Musk, Amazon tem Jeff Bezos, Microsoft tem Bill Gates, etc.
Quando você começar a fazer vídeos para e-commerce e se tornar a cara da empresa, as pessoas passarão a confiar muito mais em sua empresa porque agora ela tem uma cara humana e uma pessoa por trás dela.
Gostaria de ter seu site e-commerce focado em conversões? Entre em contato conosco e tenha seu site e-commerce montado de acordo com suas necessidades.