O Instagram é uma rede social onde diversas pessoas podem criar suas contas e interagir, porém, é possível você ter um perfil comercial no Instagram e ter algumas vantagens comerciais sobre perfis normais.
Diferentemente do Facebook, no Instagram não existem diferenciações entre perfis e páginas. Todas as contas são perfis, mas é possível você adquirir algumas funcionalidades a mais ao ter um perfil comercial no Instagram.
Há uma serie de pontos positivos ao se obter um perfil comercial no Instagram e veremos elas a seguir. Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:
Quando você troca de um perfil pessoal para ter um perfil comercial no Instagram, você ganha acesso a diversos dados que antes você não tinha.
Os dados recebidos incluem:
Com os dados obtidos por ter um perfil comercial no Instagram, você pode conhecer melhor o seu público e ter uma base para montar a persona do seu negócio.
Dados como gênero, idade, país e cidade contribuem muito para o aprimoramento das postagens, uma vez que você consegue criar conteúdo para as pessoas que já estão te acompanhando.
Quando você passa a ter um perfil comercial no Instagram você pode colocar até 3 botões interativos, como por exemplo seguir, mensagem e contato. é possível colocar entre 1 e 3 botões.
Os botões irão facilitar com que as pessoas realizem ações que você deseja, como entrar em contato ou acessar um site.
Ao ter um perfil comercial no Instagram, você poderá promover posts de forma semelhante a como é feito no Facebook.
Após fazer uma publicação, ao acessa-la você verá a opção Promover logo abaixo da publicação.
Dessa forma você irá aumentar seu alcance e possivelmente atingir um público que irá achar seu perfil interessante.
Vá até o seu perfil, toque no canto superior direito, toque em configurações, conta e então na opção Mudar para conta comercial.
O primeiro dos perfis para se inspirar é o do Nubank.
O Nubank atualmente se tornou o maior banco digital do mundo (segundo eles mesmos).
A startup mais queridinha dos brasileiros já conta com atuação no México, além do Brasil onde faz muito sucesso.
Vale a pena você se inspirar no Instagram do Nubank para ver como eles lidam com o público e o quanto as pessoas demonstram carinho por uma empresa que promoveu grandes mudanças no sistema bancário brasileiro.
O segundo dos perfis para se inspirar é o Airbnb.
O Airbnb é uma plataforma que conecta pessoas que viajam e desejam se hospedar e pessoas que desejam alugar seu imóvel por um período de tempo.
Ao realizar o meio de campo, a plataforma dispõe de mecanismos de avaliações dos hóspedes e dos inquilinos, tornando todo o processo em algo confiável.
O perfil do Airbnb no Instagram se torna interessante pelas relações da marca com seus clientes. Todas as fotos publicadas foram registradas por clientes e enviadas para a empresa.
Dessa forma, a empresa consegue não somente engajamento, mas um grande fator de persuasão que é a prova social.
O terceiro dos perfis para se inspirar é do WeWork.
WeWork é uma empresa focada em fornecer um espaço de trabalho para empresas e pessoas.
Recomendamos você acompanhar este perfil pois cada postagem é feita com a intenção de vender a ideia e o produto da empresa.
Dessa forma, você pode ter uma ideia de o que fazer para aumentar as vendas através do Instagram.
O quarto dos perfis para se inspirar é do Buffer, uma plataforma de gerenciamento de mídias sociais.
Assim como o Airbnb, o perfil do Buffer no Instagram é praticamente todo feito de imagens de clientes.
O quinto dos perfis para se inspirar é do HubSpot. O HubSpot é uma das maiores empresas de automação em marketing.
A um tempo atrás o perfil do HubSpot apostava em uma linguagem bem jovem, usando de memes e gifs para cativar a atenção do público, porém eles trocaram a linguagem e hoje estão mais sérios e passam uma ideia maior de compromisso com os clientes.
Vale a pena acompanhar este perfil para ter como referência a forma atrativa como eles dispõe seus textos nas publicações.
Entre os perfis para se inspirar, em sexta posição vem o Portal Administradores.
O portal Administradores funciona como um blog que produz conteúdos sobre administração, mercado, emprego, etc.
Recomendamos o perfil no Instagram como referência para o tipo de conteúdo e também para a disposição dos textos, além do mais é sempre bom estar informado.
O sétimo dos perfis para se inspirar é do perfil das lojas Renner.
As lojas Renner estão presentes em todos os estados brasileiros, sendo a maior rede varejista de moda no Brasil.
No seu Instagram, a companhia se destaca pelas fotos e o uso de um recurso excelente para e-commerces.
Em todas as fotos eles marcam um ou mais produtos que a modelo ou o modelo estão usando.
Isso permite ao usuário acessar o produto facilmente e é um grande facilitador da conversão.
O oitavo dos perfis para se inspirar é do Behance, a rede social de portfolios.
O Behance é uma rede social de pessoas criativas, onde profissionais, artistas e pessoas ligadas ao design exibem suas criações e montam seus portfolios.
é interessante seguir o perfil do Behance pois eles divulgam trabalhos que receberam destaque dos usuários no site.
Dessa forma você recebe inspiração atual para suas próprias postagens.
O penúltimo dos perfis para se inspirar é do banco de imagens Unsplash.
Já falamos que o Instagram é uma rede visual, por isso um ponto muito importante para cuidar é a imagem que você irá usar. O Unsplash é um banco de imagens grátis para uso.
O site oferece imagens em alta resolução e a maioria das imagens é feita por fotógrafos profissionais.
O último dos perfis para se inspirar é do banco de imagens e vetores Freepik.
O Freepik também pode ser considerado um banco de imagens, mas ele se destaca ainda mais pela gigantesca biblioteca de vetores.
No Freepik existem arquivos que são premium, que são acessíveis somente através de uma assinatura mensal da plataforma, mas na forma grátis ainda existem muitos arquivos disponíveis.