Conheça as principais plataformas de envio de e-mail marketing

Conheça as principais plataformas de envio de e-mail marketing

Neste artigo, listaremos as principais plataformas para envio de e-mail marketing, seus pontos positivos e negativos e suas funções em planos gratuitos e pagos. Para facilitar, também daremos a nossa indicação sobre cada plataforma pensando no uso que as empresas podem fazer delas, de acordo também com o tipo de empresa.

Primeiro entenderemos quais as vantagens que o e-mail marketing pode trazer para o seu negócio para então avaliarmos as principais plataformas. Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:

Vantagens do e-mail marketing

O e-mail marketing se caracteriza pela comunicação da empresa com o cliente (ou futuro cliente, lead). O e-mail marketing engloba o envio de newsletter (e-mail informativo regular), oferecimento de promoções, informações de mudança em status de pedidos online, lembrança de carrinho abandonado, entre outros.

Um grande ponto positivo para o e-mail marketing é o seu Retorno de Investimento (ROI), pois você se comunica com um lead que já fez contato com a empresa e mostrou interesse, por este motivo o retorno de investimento é maior que qualquer outro meio de propaganda. Afinal, é mais fácil vender para um cliente que já demonstrou interesse pelo seu negócio.

Seu uso é muito efetivo pois uma vez que o cliente já entrou em contato com sua empresa, você só precisa continuar nutrindo este lead. Por exemplo, você pode ter uma campanha de anúncios em redes sociais como Facebook, YouTube e Google e através dela conseguir leads. Então, com o uso do e-mail marketing, você começa a nutrir estes clientes em potencial para que aumente drasticamente a possibilidade que eles gerem conversões.

O e-mail marketing é um dos meios em que você consegue trabalhar de forma segmentada com seu público e a partir disso desenvolver uma estratégia de funil de vendas direcionada, nutrindo seus leads até chegar ao ponto em que eles estão propensos à conversão. Isso pode ser feito e acompanhado de forma autônoma por algumas plataformas de e-mail marketing.

Agora veremos as principais plataformas de envio de e-mail marketing:

1. MailChimp

Um dos pontos fortes desta plataforma é a maneira fácil e organizada para se montar seus e-mails marketing, sendo possível também integrações com sites e e-commerces.

Com o plano grátis, você pode ter até 2000 contatos e realizar 12000 envios mensais. Para quantidades maiores que está é necessário a adesão de um plano pago.

O preço que você irá pagar pelos planos, dependerá do número de contatos que você tiver. Além dos contatos, você escolhe entre 3 planos diferentes, então primeiro selecione quais funcionalidades você precisa e então clique no link abaixo do botão de selecionar o plano

Acesse o Mailchimp e escolha seu plano

O que gostamos:

O Mailchimp é uma plataforma que pode ser usada amplamente de forma gratuita e ajudará pequenas e médias empresas a conseguir ampliar suas vendas sem ter custos com a plataforma. O seu maior investimento deverá ser na estratégia de uso dos envios.

Existem dois recursos nos planos pagos muito interessantes: O primeiro é o recurso Timewarp, que permite você programar um e-mail marketing para um horário, digamos 10 am. Com este recurso, todos os seus clientes irão receber seu e-mail no seu horário individual. Clientes em diferentes fusos horário receberão as 10 am em cada fuso. O segundo recurso, chamado Otimização de Envio, é deixar o próprio Mailchimp decidir qual o melhor horário para envio a fim de maximizar as taxas de aberturas e de cliques.

Nossa recomendação:

Recomendamos o uso do Mailchimp para pequenas e médias empresas. O Mailchimp oferece ótimos recursos para o envio de e-mail marketing, principalmente levando em conta o número de contatos e envios que podem ser feitos no plano gratuito, mas para grandes empresas outras plataformas oferecem mais recursos e de forma superior.

2. NitroNews

NitroNews é uma plataforma de e-mail marketing brasileira que tem entrado no mercado para competir com plataformas já consagradas. A criação de e-mails é algo simples de se fazer nessa plataforma.

No plano grátis você conta com até 2000 contatos e pode realizar até 10000 envios mensais.

Para mais de 10000 envios por mês, os planos começam em R$ 105,00, com número de contatos ilimitados. Veja os planos disponíveis.

O que gostamos:

Empresa brasileira. Seu suporte entende inteiramente as necessidades e problemas quando necessário.

Plataforma pensada para facilitar ao máximo o envio de e-mail marketing.

Ferramentas internas para otimização de listas de e-mails e também para envio em diferentes plataformas de e-mail (Gmail, Hotmail, Outlook, etc)

Nossa recomendação:

Recomendamos o uso da NitroNews para pequenas e médias empresas. A plataforma se propõe a suprir a necessidade básica de seus clientes e cumpre isso muito bem, mas não possui recursos avançados e dedicados para empresas grandes.

3. RDStation

Uma das maiores plataformas brasileira de e-mail marketing. Possui somente planos pagos, mas oferece ótimos recursos em automação. Os planos partem de R$ 369 para até 5000 contatos e envios até 5x o limite do contato (25 mil envios).

Todos os planos contratados têm acréscimo de implementação obrigatória a partir de R$ 1.790. Segundo a plataforma, o custo da implementação é para “[...] ajudar a sua empresa a realizar os primeiros passos com o RD Station Marketing [...]”

Ficou interessado? Confira os planos aqui

O que gostamos:

é indiscutível que a plataforma RDStation é uma das mais focadas e com mais recursos a fim de automatizar e nutrir leads. A interface facilita o processo para construção de relacionamentos com leads, dispondo de um fluxo de trabalho especial para automatizar o processo.

Por mais que o preço do RDStation seja um dos mais caros comparados com seus concorrentes, ainda mais considerando a taxa de implementação, porém a automatização que a plataforma dispõe pode ser incrivelmente benéfica para uma média ou grande empresa.

Nossa recomendação:

A plataforma do RDStation se mostra uma das melhores opções para empresas grandes que trabalham com grande quantidade de leads e desejam nutrir e afunilar estes leads de forma automatizada até a conversão.

4. GetResponse

Possui apenas planos pagos, mas se destaca quando se trata de automação de e-mails e venda por funil e otimização de entrega. Os planos partem de 15 dólares por mês para uma lista com até 1000 contatos. Possui interface intuitiva, tornando fácil a criação dos e-mails.

Compare os planos da GetResponse

O que gostamos:

A facilidade de construção dos e-mails no GetResponse não deixa nada a desejar comparado com seus principais concorrentes. Para criar os e-mails você usa o sistema de arrastar e soltar e ainda pode realizar alterações diretamente no código.

Assim como o Mailchimp tem os recursos de Timewarp e Otimização de Envio, o GetResponse também tem recursos similares. Os recursos Time Travel e Perfect Timing funcionam de forma muito semelhante ao concorrente. Time Travel permite que você agende um e-mail que deverá ser entregue em um determinado horário para seu cliente. Este cliente, independentemente de seu fuso horário, este cliente irá receber no seu horário. O recurso Perfect Timing faz com que o GetResponse decida qual o melhor horário para realizar o envio do e-mail. Este processo é realizado individualmente.

Nossa recomendação:

GetResponse é uma plataforma semelhante ao Mailchimp, porém possui recursos um pouco mais avançados. Pela sua maior facilidade de criar automações através de fluxo de trabalho, indicamos a plataforma para empresas médias.

5. E-goi

E-goi é uma plataforma que integra outros serviços além do e-mail marketing, como envio de sms e notificações push (para navegadores e apps). Os planos começam em R$ 63,75 por mês (com desconto para pagamento bianual), com 2500 contatos e 25000 envios mensais.

Para comparar os planos, acesse o site da E-goi

O que gostamos:

O e-goi é uma plataforma bastante completa. A plataforma oferece de forma centralizada os serviços de e-mail marketing, envio de mensagens de texto (sms), notificações push para web e apps e celulares.

Para e-commerces grandes, o e-goi pode ser uma ótima plataforma por oferecer uma grande variedade de serviços em um único lugar.

Nossa recomendação:

O E-goi é uma plataforma muito completa, centralizando várias funcionalidades em único lugar. A plataforma é muito interessante para empresas de todos os tipos e e-commerces que desejam realizar marketing em diferentes canais ao mesmo tempo, se necessário.

6. Sendgrid

A plataforma oferece um plano gratuito com até 2000 contatos e 6000 envios por mês. Você ainda conta função de automação, teste de spam e visualização da campanha em diferentes e-mails.

Para visualizar os planos, acesse o site da plataforma Sendgrid.

O que gostamos:

A plataforma Sendgrid possui um ótimo fluxo de trabalho pensado para a automação. Vale destacar também alguns recursos como: interface limpa e organizada, possibilidade edição do código-fonte (HTML) para diferentes elementos, fácil realização de múltiplos testes de desempenho entre e-mails similares, informações com análises úteis e em tempo real.

Nossa Recomendação:

Recomendamos o Sendgrid para empresas médias e grandes devido ao seu amplo sistema de testes e grande capacidade de automação, que é essencial em empresas com grande volume de dados, usuários e compras.

7. ActiveCampaing

A partir de 9 dólares você pode realizar envios ilimitados para até 500 contatos. A interface é limpa e bem organizada. Você monta os e-mails arrastando os blocos para o e-mail e edita facilmente seu conteúdo. O envio dos e-mails é feito baseado no horário de cada contato, assim todos recebem no seu horário, em casos de envios internacionais.

Veja os planos no site da Active Campaing.

O que gostamos:

A plataforma dispõe de vários serviços disponíveis. Para empresas grandes, pode ser interessante ter múltiplos serviços em uma única plataforma. Entre os serviços estão por exemplo envio de e-mail marketing, monitoramento de site, envio de sms, chat em sites e e-commerces, entre outras.

Um recurso inovador que a plataforma traz é o Predictive Sending. Através dos dados obtidos como horários com maior taxa de aberturas, horários com maiores taxas de cliques, etc a plataforma irá a cada envio otimizar individualmente os envios, buscando “prever” o horário em que o cliente terá maior interação com o envio.

Nossa recomendação:

A Active Campaing é uma das plataformas mais completas se analisada pelos diferentes recursos que oferece. é possível realizar marketing automatizado em diferentes canais simultaneamente, se desejado, bem como otimizar automaticamente horários de entregas de e-mail para aumento de engajamento e vendas.

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