Se você ainda está em dúvida sobre o que uma descrição de produtos para e-commerce precisa oferecer em questão de informações, ou até mesmo sobre o tom e o dialeto que precisa ser utilizado, chegou ao lugar certo.
Quando falamos sobre a legenda do item em um comércio digital, existem algumas coisas que você deve ter em mente. A principal delas é saber exatamente o que a sua empresa quer transmitir aos clientes. Quando isso já estiver definido é necessário estruturar a mensagem.
A sua mensagem deve ser atrativa, robusta em informações relevantes sobre o produto, simples e direta. Cada uma dessas características é complementar às demais, o que as tornam excelentes quando trabalham em equipe.
Não se esqueça de utilizar uma imagem, vídeo ou gif que possam conversar com o seu texto. Cada um desses elementos irá fazer a diferença para o seu lead.
Mas calma aí, pois isso não é tudo. Existem diversos outros fatores que você deve conhecer e saber como utilizar antes de começar a criar as suas descrições de produtos, por isso decidimos trazer 10 dicas infalíveis que irão ajudar você e o seu e-commerce a fazer ainda mais conversões. Confira:
10 Dicas infalíveis para criar a descrição de produtos para e-commerce
3- Utilize as palavras-chave corretamente
8- Provoque experiências sensoriais
9- Não esqueça dos recursos visuais
A descrição dos produtos irá contar ao seu cliente o que é aquele item, para o que ele serve e porque sua persona deve comprá-lo. Contudo, o seu texto só irá conseguir fazer passar todas essas informações se ele for bem pensado e desenvolvido.
Quando bem feita, sua descrição de produtos para e-commerce traz consigo diversos benefícios como o aumento da confiança do cliente no produto e no seu empreendimento, a amplificação do desejo e a diminuição de envio de mensagens com dúvidas superficiais que poderiam ter sido sanadas por um texto de qualidade.
Então bora conferir as dicas que irão transformar as descrições do seu e-commerce e a sua relação com a persona?
Vamos lá!
No momento de escrever a sua descrição você deve ter em mente exatamente para quem você está escrevendo, que de maneira geral será a sua persona. Contudo, você precisa conhecer profundamente quem é a sua persona para que você possa escrever para ela.
Para que você possa dizer que de fato sabe tudo o que precisa saber sobre o seu público você deve ter os seguintes dados de persona: gênero, idade, nível de escolaridade, profissão, localidade, renda mensal, sonhos, metas, medos, dores, ciclo social, entre outros.
Tudo isso irá influenciar na forma que você irá escrever. Imagine que você vende produtos para odontologistas e a sua persona é uma dentista que possui um negócio próprio. A sua linguagem será completamente diferente de uma loja que vende itens de decoração para jovens adultos, por exemplo.
Sua descrição deve incluir termos mais técnicos dentro da área de medicina odontológica, para conversar de maneira adequada com a sua persona.
Adeque seu tom, estrutura de texto e dialeto ao seu público para garantir uma comunicação fluida e conectiva.
Como já mencionamos, dar todas as informações sobre o produto é parte da essência da descrição. Existem alguns principais elementos que NÃO podem faltar no seu texto.
O primeiro deles são os recursos oferecidos pelo produto. Explique o que ele faz e como pode ser utilizado de maneira detalhada para garantir a total compreensão. Em seguida apresente os benefícios do produto, fale sobre as características que tornam aquele objeto tão bom em seu funcionamento e em como ele poderá ajudar o cliente.
Não esqueça também de adicionar qual a composição. No caso de roupas fale sobre o tecido, costura, forro e estampa. No caso de um item mais tecnológico fale sobre alguns dos principais itens utilizados na fabricação para deixar o público a par do produto.
E por último, mas não menos importante, descreva as medidas. Esse tipo de informação pode vir a ser comunicada de inúmeras maneiras, por conta da sua enorme relevância para o cliente. No caso de lojas de roupa, algumas contam com manequim virtual, enquanto outras utilizam tabelas indicando os tamanhos e os centímetros de cada um em diferentes partes da peça.
Utilize tabelas, imagens, ou o que melhor se adaptar ao seu empreendimento.
As palavras-chave são a forma perfeita de chegar ao cliente que está buscando os produtos que o seu e-commerce tem a oferecer. Contudo, existem alguns cuidados que você precisa ter.
O primeiro deles é referente a repetição das palavras-chave. As descrições devem ser fluidas e simples de ler, por isso opte por não fazer repetições e sim substituir por palavras semelhantes para garantir a qualidade da leitura.
Também busque optar por palavras-chave de cauda longa. Pois nesse caso a concorrência será significativamente menor, além de que você encontrará leads que estão próximos ao fim do funil de vendas, prontos para adquirir os produtos.
Pense no exemplo de uma loja de maquiagens. Ao invés de utilizar a palavra-chave "batom", você irá utilizar "Batom Líquido Matte Vermelho". Dessa maneira você aparecerá como resultado para um cliente que já sabe o que busca e está mais próximo de realizar uma compra do que aquele que apenas procura "batom" em suas pesquisas.
Este é um momento crucial para garantir a atenção do cliente, pois será por meio dele que o consumidor irá clicar ou não no produto para conferir mais detalhes.
Evite títulos muito genéricos como "Smart TV", você precisa trazer algumas informações para diferenciar os produtos uns dos outros e atrair a sua persona. Contudo, também não deixe sua mão pesar nos detalhes com títulos como "Smart TV 65" Crystal UHD 4K Samsung 65BU8000 Painel Dynamic Crystal Color Design Slim Tela sem Limites Alexa built in Controle Remoto Único".
Encontre um equilíbrio entre esses dois como "Smart TV Slim 65" 4K Samsung".
A meta-descrição será aquele pequeno texto que aparece logo abaixo do título do seu site no Google. Confira no exemplo:
Essa ferramenta é extremamente importante pois, além de proporcionar um posicionamento no Google, ela comunica informações muito relevantes sobre o seu produto.
Adicione a sua palavra-chave a mensagem e faça ela simples e direta. Também fique atento ao número de caracteres para evitar que o seu texto fique apenas parcialmente visível.
Lembre-se de ser autoral em suas descrições de produto. Não basta apenas copiar e colar as informações sobre o item em seu site, você precisa utilizar a sua criatividade e encontrar a melhor forma de fazer uma descrição de produto que seja a cara do seu negócio.
Faça algo que os seus clientes irão olhar e ter certeza que aquilo é da sua empresa. Não tenha medo de explorar novas ideias e novos formatos de textos.
Hoje, ao fazerem compras, as pessoas não estão apenas comprando objetos, elas estão adquirindo experiências. Quando um cliente compra uma câmera, ele está adquirindo uma forma de eternizar os momentos mais felizes e emocionantes de sua vida.
Não venda apenas objetos, venda um item capaz de impactar na trajetória do seu público. Crie histórias que agreguem valor emocional aos seus produtos. Se o seu nicho for calçados femininos fale sobre como bons sapatos podem levar a cliente a lugares incríveis.
Independente de qual for sua área de atuação, faça uso do storytelling para despertar emoções, acionar memórias afetivas e muito mais.
Além de despertar o emocional do seu cliente, suas descrições também devem provocar experiências sensoriais por meio do texto. Mas como exatamente? Pense na publicidade voltada à gastronomia, além de imagens de dar água na boca, também são utilizadas palavras que potencializam o seu desejo.
Os adjetivos são os mais utilizados. Imagine que o seu negócio comercializa grãos de café refinados de todo o mundo, ao mencionar o produto você fala sobre o corpo aveludado que possui um leve toque frutado. Para um grande consumidor do produto, essa descrição irá o levar para uma pequena jornada de sabores e fragrâncias.
Quando falamos sobre roupas, por exemplo, a experiência sensorial será outra. Você pode mencionar o conforto único de um determinado tecido, ou a leveza de uma peça de verão. Tudo irá depender da sua criatividade.
Não se prenda a somente uma foto simples do produto para destacá-lo, você também pode utilizar de recursos visuais para ajudar o seu cliente a entender um pouco mais sobre os detalhes de cada item.
Utilize imagens descritivas e ilustrativas, crie vídeos, gifs e o que mais achar interessante, tudo para garantir a compreensão do seu consumidor.
Perfeitos para lançamentos, os hotsites trazem uma experiência ainda mais imersiva para o cliente. Há mais espaço para o uso de imagens e para uma descrição de produtos para e-commerce.
Utilize essa ferramenta para se aprofundar ainda mais em todas as dicas infalíveis trazidas acima.
Pronto(a) para começar suas descrições?