Se você é dono de empresa, deve se perguntar quais redes sociais sua empresa deve usar e o qual o melhor conteúdo para postar em cada uma dessas redes sociais.
Gerenciar diversas redes sociais não é tarefa fácil por isso você deve ter em sua empresa um departamento responsável pelo planejamento e criação desses materiais, ou então uma agência competente que consiga gerenciar o melhor conteúdo para postar nas suas mídias sociais.
Para cada rede social, existe um tipo de publicação que irá render mais ou reterá mais atenção do público.
Reter a atenção do seu público é um fator muito importante que contribui para o engajamento do seu público.
Para saber mais veja nosso artigo sobre como aumentar o engajamento nas redes sociais.
Antes de prosseguir com as dicas, é importante salientar:
Todas estas dicas devem levar em consideração seu público-alvo.
Portanto, vejamos a seguir os melhores conteúdos em suas respectivas redes:
O melhor conteúdo para postar nesta rede social é principalmente vídeos e marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo no Facebook irá variar de acordo com seu público, pois com um público jovem é mais interessante apostar em outra tática.
Marketing de conteúdo funcionará muito bem com pessoas que querem aprender mais ou ver dicas relacionadas à profissão ou à vida.
Para o público mais jovem, o melhor conteúdo para postar no Facebook são vídeos.
Você pode experimentar o uso de vídeos para fazer tutoriais, passar dicas, dar opiniões, etc.
Busque aproveitar ao máximo as demandas do seu público-alvo.
Se você tem dúvidas quanto ao seu público, veja nosso artigo sobre como definir um público-alvo.
Você também pode usar o Facebook para mostrar como é o dia a dia da sua empresa.
No Instagram, o melhor conteúdo para postar são vídeos, ou conteúdos interativos/criativos.
Se você usa o Instagram, talvez já tenha visto publicações que diziam “dê zoom na imagem para descobrir quem...”. Normalmente há uma região preta ou escura na imagem e ao usuário dar zoom ele verá seu reflexo na tela do celular.
Neste tipo de publicação, o usuário irá interagir com sua publicação e deverá perceber um novo significado ao interagir com a publicação.
Essa interação e o sentimento de novidade e surpresa é algo que todos os usuários dessa rede social apreciam.
O melhor conteúdo para postar são pequenos vídeos informativos e/ou amigáveis. Busque inspiração em grandes marcas semelhantes à sua.
Dicas de perfis para seguir e se inspirar:
Segundo o site Alexa, o YouTube é o segundo site mais acessado do Brasil, o que torna esta rede social muito atrativa para as empresas.
O melhor conteúdo para postar no YouTube são vídeos objetivos e, dependendo do seu público, bem-humorados.
Se você fizer um vídeo com informações, aposte em uma breve animação.
Como a maioria dos vídeos são com pessoas na frente de câmeras, animações podem se destacar no meio dos vídeos com pessoas.
Se a sua ideia é fazer marketing de conteúdo através de vídeos, é importante que sua empresa tenha um rosto que a representará.
Um rosto bonito e uma pessoa simpática são muito apreciados no YouTube.
A pessoa responsável por estar na frente da câmera deve transmitir intensamente os sentimentos de alegria, euforia, tristeza, pois isso chama e prende a atenção de praticamente todos os públicos.
é possível dizer também que os conteúdos podem variar muito de acordo com o público.
O melhor conteúdo para crianças são jogos como Minecraft e Fortnite, onde uma pessoa irá conversar enquanto está jogando.
Adolescentes assistem a diversos conteúdos, incluindo jogos, humor, moda, maquiagem, etc. Por isso, o melhor conteúdo poderá variar. O público adolescente tem muitos conteúdos para consumir.
O melhor conteúdo para postar para pessoas adultas são conteúdos mais densos. Vídeos sobre política, desenvolvimento pessoal, dicas para empreender, etc.
Podemos dizer que no YouTube existe conteúdo para todos os tipos de pessoas e isso é bom pois você poderá avaliar qual tipo de conteúdo postar e em qual formato.
Você também pode usar o YouTube para mostrar como é o dia a dia da sua empresa.
Há diversos canais que fazem este tipo de vídeo, como por exemplo os vloggers.
Veja também, por exemplo, o canal desta oficina mecânica chamada Auto Super.
Esta empresa está a 3 anos publicando vídeos e hoje conta com quase 1 milhão de pessoas inscritas em seu canal.
Os principais investimentos deles forram 2 câmeras e algumas pessoas para realizar a captação e edição de vídeo.
Compare com outros meios qual seria seu investimento para conseguir atrair quase 1 milhão de pessoas para perto da sua empresa e você verá que a opção deles em abrir um canal no YouTube foi uma escolha acertada.
Em abril de 2017 eles completaram 50.000 inscritos. Em abril de 2019 eles já tinham 730.000 inscritos.
O LinkedIn hoje é conhecido como a maior rede profissional do mundo, com 610 milhões de usuários.
O melhor conteúdo para postar no LinkedIn são artigos relacionados à sua área.
Isso acontece porque no LinkedIn você faz conexões (networking) com pessoas em profissões e áreas de atuação parecidas com a sua.
Suas conexões provavelmente compartilham de interesses em comum com você, por isso quando você publica pequenos artigos na plataforma você ganhará engajamento e um senso de respeito.
Aproveite também para fazer uso das Company Pages.
Elas são parecidas com as páginas do Facebook e podem trazer novas parcerias, seguidores e clientes.
O WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta para o crescimento do seu negócio.
Vamos abordar o uso interno e externo do WhatsApp.
O melhor conteúdo para postar em uso interno do WhatsApp são lembretes e apontamentos e comunicados da empresa.
Isso permite a otimização de tempo ao evitar o desperdício de tempo com reuniões e e-mails longos que podem ser comunicados de forma mais direta e pessoal através do WhatsApp.
Já para uso externo, o melhor conteúdo para postar são promoções e oportunidades do cliente ver novidades.
Neste ponto, é importante você saber que é preciso ter o melhor conteúdo para postar no WhatsApp, caprichando nos textos e imagens.
Como o WhatsApp é uma rede social muito mais pessoal que as outras, quando você acerta na publicação você recebe um ótimo retorno, mas quando erra, há grande chance do usuário te repudiar ou até bloquear.
Você também consegue se comunicar de forma ágil com seus clientes.
Uma clínica pode facilmente receber pedidos, agendar horários e confirmar com o cliente o horário dele através do WhatsApp, por exemplo.