O Instagram tem se tornado uma rede cada vez mais popular, inclusive com diversos usuários migrando do Facebook para o Instagram. Confira agora algumas dicas para melhorar o perfil do Instagram e fazer sucesso nas redes sociais.
Segundo relatório da We Are Social: Digital in 2021, o Instagram conta com mais de 99 milhões de usuários no Brasil e vem crescendo, sendo atualmente a quarta rede social mais usada no Brasil, atrás de YouTube, WhatsApp e Facebook.
O que fazer para melhorar o perfil do Instagram?
Para completar seu perfil, você deve se atentar a alguns pontos como:
Para começar a melhorar o perfil do Instagram, vamos começar pelo nome do seu perfil.
O nome do perfil do Instagram é algo que poderá fazer diferença na hora dos usuários encontrarem seu perfil.
Para colocar o nome ideal, vale a pena levar em conta que o nome escolhido preferencialmente precisa:
Você também não deve:
Seu nome no Instagram pode ser do tipo descritivo, que preferencialmente deve descrever de forma direta o que seu negócio faz ou seu posicionamento. Isso é um ponto positivo para que os usuários identificam seu produto ou serviço de forma clara e objetiva. Isso ajuda a melhorar o perfil do Instagram.
Veja também nosso INCRíVEL artigo Como escolher um nome de sucesso para o seu Instagram.
O nome também pode ser composto por siglas, como a empresa tecnológica IBM e a empresa de logística UPS. é importante que tanto o nome composto como a sigla sejam sonoros e fáceis de pronunciar.
Ainda é possível usar nomes criados a partir de um ou mais nomes como Nintendo e Verizon, nomes próprios como Ford e nomes relacionados com experiências como Wolkswagen (carro do povo).
Se aplicável, colocar também o que você faz no nome pode ajudar as pessoas a localizar você. Em nosso perfil usamos o nome “Ação Web - Sites e Marketing”. Dessa forma quem estiver procurando por serviços que oferecemos nos encontrará mais facilmente.
O nome de usuário é o que as pessoas irão ver quando você realizar publicações. Vamos agora pensar de que forma ele nos ajuda a melhorar o perfil do Instagram.
Também através do nome de usuário ou username que os outros usuários irão encontrar você, então quando você for promover seu Instagram em diferentes locais fora do Instagram, você irá usar a linguagem “@username”.
O username correto irá melhorar o perfil do Instagram ao tornar fácil seu acesso ao seu perfil, ao mesmo tempo que deve ter fácil associação com sua empresa.
Quanto mais curto seu username, mais fácil das pessoas procurar e lembrar de você.
Se o seu nome é Letícia Silva e você é nutricionista, poderá usar “@nutrilesilva” ou outras combinações que estejam disponíveis. A ideia é colocar um nome fácil de lembrar e que tenha tudo a ver com sua empresa.
Caso os nomes pensados não estejam disponíveis, você pode tentar adicionar caracteres como “_” e “.”. No exemplo anterior, poderia ser “@nutri_lesilva” ou “@nutri.lesilva”.
Para melhorar o perfil do Instagram, você pode colocar um link para o site da sua empresa ou um site onde você expõe seu trabalho, como um portfolio ou outra rede social por exemplo.
A bio (ou biografia) do Instagram é um espaço para que você escreva algo sobre você, se apresente para as pessoas que ainda não lhe conhecem.
A bio tem grande capacidade para melhorar o perfil do Instagram. Você tem 150 caracteres para expressar a personalidade da sua marca e explicar porque é importante.
Uma boa bio deverá apresentar qual a principal função da sua empresa.
Digamos que sua empresa realize diversos trabalhos com plásticos como injeção de plástico, moldes plásticos, desenvolvimento de embalagens plásticas, etc. Você não deve colocar tudo isso na sua bio.
Para melhorar o perfil do Instagram, use algo como “Criamos soluções em plásticos”. Ao fazer isso você é mais objetivo com a mensagem que deseja passar, além também de passar uma boa imagem ao usar a palavra soluções.
Você ainda pode usar emojis e quebras de linhas para descontrair sua bio. Lembre-se que o Instagram uma rede social com apelo mais pessoal, onde as pessoas querem ver as marcas que elas consomem de forma próxima a elas.
As hashtags no Instagram são muito valiosas quando se trata do assunto de interesses dos consumidores e melhorar o perfil do Instagram.
Quando usuários interessados pelo seu produto pesquisarem no Instagram sobre ele, provavelmente você irá aparecer no resultado das buscas deles.
Dessa forma, através das hashtags ajudam a melhorar o perfil do Instagram, tornando possível atrair um grande público predisposto a comprar seu produto.
Escolha as hashtags que definem sua marca ou então crie uma hashtags pela qual as pessoas podem entrar em contato com sua marca.
Provavelmente você já tem uma conta comercial do Instagram para sua empresa, mas se ainda não tiver esta é a hora para alterar.
Vá no seu perfil, toque em configurações > conta > mudar para conta comercial.
A partir deste momento, você poderá visualizar diversas estatísticas sobre seu público, obter relatórios e o principal, acrescentar informações ao seu perfil. Para ver mais mudanças que ocorrem ao realizar a transformação, veja nosso artigo sobre quais as diferenças entre uma conta pessoal e comercial no Instagram.
Com a conta comercial, melhorar o perfil do Instagram não será difícil. Você poderá adicionar seu endereço comercial ao seu perfil e desta forma as pessoas poderão facilmente chegar até sua empresa.
Esta dica é ótima para empresas como restaurantes, bares, pubs e lojas onde as pessoas precisam ir até o estabelecimento para comprar.
A imagem do seu perfil normalmente será o seu logo, mas para melhorar o perfil do Instagram as empresas estão investindo no que é chamado de design responsivo.
A ideia é que o logotipo da marca se adapte de acordo com o tamanho do local em que ele será exibido.
Pensando nisso, você pode melhorar o perfil do Instagram e experimentar mudar seu logo para que ele tenha um bom apelo visual.
Observe na imagem abaixo alguns exemplos de marcas que se permitem modificar de forma planejada.
Olhando estes exemplos, busque pensar em qual a melhor forma de exibir seu logo no espaço limitado do Instagram.
Dicas para melhorar o perfil do Instagram com a imagem certa:
Os stories possui grande poder de visualização da marca pelas pessoas, sendo inclusive citado em cases onde empresas aumentaram muito suas vendas ao dar atenção aos stories.
A questão é que os stories são usados principalmente para assuntos do momento, visto que eles duram apenas 24 horas. Porém, existe a função de destaques.
A função de destaques faz com que seu storie seja salvo e esteja disponível para visualização quando alguém acessa seu perfil, independentemente do tempo que tenha passado desde o storie original.
Para melhorar o perfil do Instagram, você pode criar pequenas coleções de stories de acordo com sua empresa. Experimente criar alguns stories sobre um produto ou serviço da sua empresa e guarde-os como destaque para que os visitantes interessados possam ver mais da sua empresa.