Depois de dicas de como vender mais pelo e-commerce, tirar boas fotos e dicas para deixar o e-commerce mais próximo do sucesso, está na hora de conversar sobre como criar boas descrições de produtos.
Boas descrições de produtos pode ser a diferença entre a compra ou abandono do carrinho.
Ao comprar online, o cliente não pode pegar os produtos na mão ou ler o que está escrito na embalagem. Por isso, ser muito vago ou pouco convincente nas descrições de produtos pode ser sinônimo de venda perdida.
Além de ter papel importante no aumento de vendas, as descrições também são ótimas para aumentar a relevância do seu resultado para os buscadores como o Google.
Agora, vamos entender de fato como criar boas descrições de produtos.
Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:
O que não pode faltar em boas descrições de produtos:
Para criar boas descrições de produtos, é importante ressaltar as características um pouco mais técnicas, como por exemplo do que o produto é feito, se existe uma durabilidade estimada, etc.
Entretanto não é recomendado apenas “jogar” informações técnicas sobre seus produtos.
As boas descrições de produtos devem se preocupar em incorporar estas informações junto de um texto amigável e atencioso.
Ao conseguir unir as informações técnicas em um texto encantador você aumentará muito suas chances de elevar as vendas.
Exemplo de combinação de informações com texto encantador:
“O sapato de linha da marca X deixa você elegante em qualquer ocasião.
A suavidade e a qualidade do material asseguram a durabilidade desta peça-chave.
Disponível nas cores preto e marrom, em tamanhos de 37 a 42.”
Esta dica é valiosa para produtos em que as medidas são importantes, como em roupas, sapatos, brinquedos infantis, colchões, sofás, peças mecânicas, etc.
Boas descrições de produtos deverão ter informações detalhadas das medidas sempre que for pertinente.
Se você vende produtos nichados, como instrumentos de cordas, você deve colocar detalhes pertinentes ao seu público.
Boas descrições de produtos trarão informações como a madeira usada na construção do instrumento, qual subcategoria do instrumento (por exemplo “violão estilo folk”), quais as possíveis regulagens, etc.
Ok, até aqui falamos apenas de quais informações devem aparecer, mas agora precisamos montar isso de forma que não fique maçante para o usuário.
Boas descrições de produtos devem usar algumas técnicas para facilitar a leitura de usuários com pressa, criando uma hierarquia de importância entre as informações diferentes.
Para criar boas descrições de produtos, você deve começar descrevendo brevemente o produto com suas melhores qualidades, para posteriormente explicar com mais detalhes.
Ainda é possível fazer uso de listas para uma organização em tópicos, como no exemplo abaixo:
Se você ficou interessado sobre a hierarquia de informações, recomendamos a leitura sobre hierarquia tipográfica no blog Temporal Cerebral.
Boas descrições de produtos devem fornecer todos os detalhes pertinentes ao cliente para que ele entenda que ele precisa daquele produto.
Para que este passo esteja correto você precisa conhecer seu público e saber o que é importante e principalmente decisivo para ele na hora da compra.
Você deve focar primeiro no que é decisivo e depois dar detalhes adicionais.
Se você está vendendo equipamentos de áudio para profissionais, você deve focar em expor primeiro a durabilidade do produto e a fidelidade de áudio para depois falar sobre o comprimento do cabo.
Para criar boas descrições de produtos você deve buscar ter um equilíbrio entre informações e benefícios e sempre que possível juntar ambos em frases.
Você pode criar frases como “com as microcápsulas de perfume sua roupa estará macia e perfumada durante o dia todo”.
Neste exemplo juntamos uma característica técnica com o benefício que esta qualidade traz.
Quanto melhor forem suas junções entre informações e benefícios, melhor serão seuts resultados.
Dicas de ouro para criar boas descrições de produtos
Boas descrições de produto são escritas pensando no que é importante para seu público.
Você deve entender e ressaltar os pontos importantes para ele, que podem ser durabilidade, qualidade, processo de fabricação, materiais do produto, etc.
Tenha claro o que deve ser enfatizado para convencer seu cliente de que aquele é o produto ideal para ele.
Boas descrições também ajudarão você a ter melhor posicionamento no Google.
Por isso, antes de criar suas descrições é importante planejar palavras-chave para usar em seu texto.
Exemplo: Vamos supor que seu negócio seja o aluguel de vestidos.
Você não deve colocar na descrição “vestido preto para festas”.
Quando você tiver as palavras-chave, você poderá criar facilmente um pequeno texto como “Este vestido preto tipo sino da marca X traz a combinação de elegância do preto com a suavidade do tecido em algodão.”
Esta segunda descrição contém palavras como: vestido, sino, elegância, preto, algodão.
Estas são palavras que uma pessoa procurando vestido provavelmente usaria.
Além destas palavras, você também poderia acrescentar palavras como moda, qualidade, conforto, etc.
Capriche nas descrições e nas palavras-chave para obter aumento nas vendas.
é possível que sua empresa tenha concorrentes diretos que irão usar as mesmas palavras-chave que você em suas descrições de produtos, mas é aí que você deve se diferenciar.
Sua empresa pode usar uma abordagem diferente para conectar as palavras-chave.
Se o seu concorrente usa o apelo à novidade e ao moderno, você pode apelar para o clássico, o pioneiro, ou à qualidade dos produtos.
Existem diferentes formas para se abordar um produto e você deve encontrar a melhor forma para sua empresa, sempre pensando em seu público.
As melhores descrições de produto são aquelas que despertam nosso lado emocional.
Use de palavras que descrevam sensações, lembranças ou objetos de desejo.
Ao escrever a descrição dessa forma você ativará o lado emocional do usuário e terá maior chance de convencê-lo a comprar seu produto.
Boas descrições de produtos trarão textos integrando atributos e benefícios.
Você deve ter um bom conhecimento de seus produtos e seu diferencial em relação aos produtos semelhantes.
Exemplo: a marca X lançou um fone de ouvido sem fio no mercado, mas já existem diversos modelos deste tipo de fone.
Então, eles escolheram ressaltar os melhores atributos do fone e seus benefícios.
Dentre o que foi exposto, estava em grande destaque o cancelamento de ruídos e em destaque as horas de reprodução (maiores que dos concorrentes), a facilidade em transportar o fone e seu visual moderno.
Use palavras que geram impacto emocional nas pessoas.
Palavras como: incrível, estilo, inovação, espetacular, elegante, extraordinário, fascinante, versátil, etc.
Busque por palavras que tragam sensações e que demonstrem a superioridade dos seus produtos.