As fotos dos produtos para um e-commerce são um poderoso fator para o aumento da taxa de conversão de qualquer loja virtual.
Embora a descrição do produto também seja muito importante, constatamos que o cliente só lê a descrição se a foto do produto for suficientemente atrativa e interessante.
Veja algumas dicas que organizamos para te ajudar a fazer boas fotos.
Vamos dividir este artigo em duas partes. Na 1ª você verá quais os equipamentos ideais para capturar fotos fenomenais dos produtos e na 2ª parte daremos dicas de como posicionar, iluminar e fotografar seus produtos.
Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:
Você precisará de alguns equipamentos para conseguir boas fotografias de seus produtos. Será necessária uma câmera fotográfica (semiprofissional ou profissional), um tripé, um kit de iluminação e uma caixa difusora para produtos pequenos.
Para fotografias de produtos grandes, é necessário um ambiente com fundo neutro como uma parede branca para que seja possível fotografar modelos vestindo as roupas de um e-commerce de moda por exemplo.
A câmera que você escolher deve estar de acordo com o tipo de produto que você está fotografando. é importante que a câmera tenha o modo manual, onde você poderá controlar todas as propriedades da foto.
Algumas marcas muito boas hoje são Canon, Nikon e Sony. A maioria das câmeras semiprofissionais e profissionais dessas marcas têm grande qualidade nas fotos.
Se você comprou uma câmera capaz de trocar de lente, provavelmente a lente que vêm com ela atenderá a diversos tipos de produtos, mas há casos específicos onde indicamos a utilização de lentes especiais.
No caso de produtos pequenos como anéis e joias, uma opção muito boa seria usar um tipo de lente chamada macro. Estas lentes conseguem ter foco em objetos pequenos e trazem muitos detalhes destes objetos.
é importante que o tripé da sua escolha atinja a altura necessária para os enquadramentos das fotos e ser firme suficiente para não deslizar no momento da foto.
Escolha um kit de iluminação adequado ao seu produto. Objetos pequenos necessitam de iluminação que possa ser modificada facilmente de lugar.
Já no caso de objetos grandes como roupas, mesas, vasos decorativos, etc você precisará uma estrutura maior com mais luzes e refletores.
Você encontrará diversos kits disponíveis na internet. O mais fácil de achar é o chamado softbox. Nesse tipo de kit você terá um tripé de iluminação, um conjunto de lâmpadas e o próprio softbox, que será iluminado criando uma luz difusa.
Recomendamos ao menos 2 softbox para a fotografia, mas o ideal são 3 pontos de luz.
Dependendo do produto, você pode adquirir uma caixa difusora ou também chamado de mini estúdio fotográfico. Nela você conseguirá ter luzes que não geram sombras densas.
O que indicamos para a fotografia de produtos é utilizar luzes difusas (que se espalham por várias direções) porque a sombra gerada por estas luzes é mais agradável aos olhos e deixa uma aparência muito mais profissional nas suas fotos.
Observe a diferença de sombras nessas imagens. Nas imagens da esquerda temos sombras densas e na direita temos sombras difusas.
Muitas vezes você encontra kits sendo vendidos para fotografia de produtos, também chamada de fotografia still. Nesses kits normalmente vem a caixa difusora e o kit para a iluminação.
Para casos de produtos grandes, será necessário um ambiente controlado grande suficiente para seu produto e uma infraestrutura maior.
Muitas vezes é necessário ter fundos com cores neutras, como branco, cinza ou preto e também será necessário garantir uma boa iluminação para seu produto.
Agora que terminamos os preparativos, vamos para a 2ª parte, a fotografia em si.
Separamos 6 dicas indispensáveis para você tirar fotos magníficas dos seus produtos.
Use sites como Google Imagens e Pinterest para pesquisar por fotografias de produtos semelhantes aos seus para descobrir o tipo de foto mais utilizada.
Crie uma pasta no computador e vá salvando as melhores fotos. Busque reunir uma boa quantidade de fotografias para depois escolher um ou mais estilos.
Dica de ouro: Um termo muito comum para as fotos de produtos é “fotografia still”. Vale a pena testar a busca por essa expressão.
Você deve planejar e escolher quantas fotos serão utilizadas em seu site. é ideal que você tenha entre 3 a 5 fotos diferentes do seu produto.
Independente do seu público-alvo, todos os visitantes desejam ver imagens diferentes do seu produto. Dê preferência por imagens mostrando todo o produto e outras mostrando detalhes interessantes.
Olhe nas suas referências algumas opções de ângulos e iluminação para definir de que forma o seu produto aparecerá na fotografia.
Dica de ouro: Produtos pequenos como anéis e joias normalmente são fotografados com muitos detalhes e isso pode acabar revelando alguma sujeira ou defeito. Esteja atento a isso.
Não esqueça de limpar seus produtos para a foto ficar com ótima qualidade, revele detalhes interessantes e consiga aumentar suas vendas.
4 dicas de planejamento para bons resultados:
Identifique como é a iluminação das fotos nas referências. Tente posicionar de forma semelhante as luzes sobre seu produto.
Um tipo de iluminação muito comum é utilizar 3 pontos de luz. Um grande acima do produto e dois menores nas laterais dos produtos, resultando em iluminação semelhante à imagem abaixo.
Lembre-se que a fotografia é um jogo de luz e sombras, então use estes elementos para compor sua imagem.
Normalmente, ter muitas sombras na imagem não é algo desejado, por isso é importante o trabalho de pesquisa de referências. Com ele você saberá se sua imagem deve ter poucas sobras ou não.
Na sua câmera, você deve utilizar as configurações manuais para poder ter o máximo de qualidade.
Evite usar o flash da sua câmera. Use apenas a luz natural e/ou a iluminação adquirida.
Dicas técnicas para uma boa fotografia de produtos:
é muito importante realizar o tratamento das suas imagens antes de coloca-las em seu e-commerce pois elas terão um grande impacto nas conversões de sua loja virtual.
Utilize programas como o Adobe Photoshop ou Lightroom para tratar de fotos e melhorar ainda mais os resultados.
Recomendamos você usar as ferramentas desses programas para recortar os produtos do fundo original. Realizando este processo, você poderá escolher qualquer cor para o fundo ou até escolher fundo transparente.
Busque ter um equilíbrio de cores e tente assimilar a cor da foto com o produto real.
Dica matadora: se sua imagem têm uma boa resolução, aplique um efeito para aumentar a nitidez da imagem. O efeito deve ser sutil, porém fará seu produto ainda mais encantador.
Seus produtos devem ser similares ao compara-los lado a lado. Preste atenção em questões como tamanho do produto, diferença de ângulos, etc.
Você também deve realizar a exportação com a resolução e pesos corretos para seu e-commerce.
O tamanho que você deve exportar sua imagem dependerá de como sua imagem é mostrada em seu e-commerce.
Se você exibe seus produtos em um formato grande (ocupando metade da tela, por exemplo), provavelmente uma imagem com largura de 1200px será suficiente.
Suas imagens não devem ser muito pesadas para não prejudicar a performance da sua loja virtual
Se você quiser saber mais sobre o tamanho das imagens e o peso delas, veja no artigo 8 Dicas para deixar seu e-commerce mais próximo do sucesso.
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