O marketing digital é de extrema importância para as empresas que querem se posicionar de maneira correta e seguir tendo, ou até mesmo alcançar, bons resultados. Há algum tempo, ele é a melhor forma de se conectar com o público-alvo, conhecer melhor o consumidor e gerar melhores oportunidades de conversão. No momento em que vivemos, seu papel é ainda mais relevante, desde que seja bem aplicado.
Os impactos do Covid-19 são reais, o que mudou as formas de consumo, o comportamento da sociedade e, também, a relação entre público e marcas. Em meio a isso, o marketing de resultado precisa evoluir, para gerar valores positivos ao seu negócio e aproximar as pessoas da sua empresa.
Neste artigo, vamos explicar melhor a importância do marketing digital durante pandemia e algumas dicas de como ele pode ser aplicado. Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados:
O marketing resumidamente cria e entrega valor para o cliente. E é através do marketing que identificamos os desejos e as dores para criar este valor e relacionamento com o público.
O marketing te ajuda a saber sobre:
Como funciona o mercado;
Como você se posiciona;
Como gerar lucro;
Como gerar competitividade;
Como entregar valor;
Como conquistar clientes.
Não podemos esquecer que essa geração de valor é pensando no resultado final, que é o lucro.
Vale ressaltar que, nos dias de hoje, não é o bastante conhecer apenas o marketing tradicional, é necessário construir uma presença no mundo digital e também estratégias ligadas à ele, como por exemplo:
Redes sociais;
Marketing viral;
Aplicativos;
Marketing nos buscadores;
Omnichannel.
Vamos entender melhor as diferenças entre o marketing tradicional e o marketing de resultado (digital):
O marketing tradicional possui 4 Ps, que são os pilares básicos para elaboração de estratégia de marketing, eles são:
Produto: qual o nome? Qual a aparência? Como ele é usado? Quais os seus atributos? O que o cliente busca nesse produto?
Preço: O cliente pode pagar este preço? Existem referências? Qual o valor oferecido?
Praça: Qual o local onde o cliente busca pelo seu produto? Onde estão os seus concorrentes? Quais os canais de distribuição?
Promoção: Onde você vai anunciar o seu produto? Qual o melhor momento para promovê-lo? Qual é o padrão utilizado para o seu tipo de produto?
As características do marketing tradicional são: a comunicação unilateral, custos mais elevados para executar as estratégias, exclusivo offline, venda direta, não é flexível para otimização, dificuldade para analisar o retorno sobre investimento (ROI) e as estratégias são para buscar pessoas, diferente do Inbound marketing, na qual você atrai o seu público.
Vamos ver a seguir, detalhadamente como é o marketing digital e suas estratégias.
O marketing digital, apesar de ter surgido nos anos 60, tendo um crescimento maior nos anos 90, ainda é relativamente novo, logo, as estratégias ainda estão sendo testadas.
No livro “Estratégias de marketing digital e e-commerce”, Turchi fala sobre estas estratégias estarem em plena evolução. Isso significa que existem mudanças que são profundas e que mudam a relação que as empresas tinham com os consumidores, portanto, é exigido uma postura mais ativa, de “atualização permanente” (p.71).
Por isso, é importante a realização de testes, de acompanhar separadamente cada caso, pois o público também é diferente.
O marketing de resultado engloba estratégias do marketing digital, como: SEO, Inbound e nutrição de leads, veremos mais à frente o que é cada um deles.
O mundo está mais rápido e, com isso, muitas coisas estão ficando para trás ou sendo recicladas. Como Turchi fala em relação as mudanças, é o caso dos 4Ps do marketing tradicional, que como foi falado acima, não é mais o bastante, por conta da migração para o mundo digital, especialmente em tempos de pandemia.
Os 4Ps foram criados lá na década de 40, quando várias lojas começaram a surgir nos EUA e depois, com o surgimento dos hipermercados e as lojas de varejo gigantes. Porém, a situação era diferente, pois agora temos um grande aumento nos e-commerces e aplicativos de delivery.
Vamos entender um pouco mais de cada um destes novos Ps:
é simples a inclusão deste item, antes, a preocupação era a produção em massa, na qual era importante democratizar o uso, ou seja, que estes produtos pudessem chegar a todos, como os carros (Fordismo) e os computadores (Microsoft e Apple).
Porém, nos dias de hoje o consumo mudou, por conta da personalização e exigências altas do consumidor, fazendo com que as produções em massa e o marketing massivo não fizessem mais sentido.
é por isso que se fala tanto em persona nos dias de hoje, justamente por conta desta personalização. Uma pesquisa divulgada pelo eMarketer mostra que as 3 principais tendências de tecnologias que vão impactar no marketing são:
Ou seja, a questão da personalização é justamente essa e a dica é você conhecer o seu público e criar uma persona, através de formulários e posts interativos.
E não podemos esquecer que esta pesquisa foi feita antes da pandemia, ou seja, nesta situação em que estamos passando, estas 3 principais tendências não são mais tendências, já é real, afinal, as pessoas estão fazendo mercado/feira pelos aplicativos (inclusive, eu que vos escreve), pedindo almoço, comprando livros, roupas, enfim, tudo o que você possa imaginar.
E não podemos nos esquecer de uma novidade chamada Alexa, uma inteligência artificial, na qual é um dispositivo inteligente em que apenas com um comando de voz, você pode pedir um Uber, comida, acender a luz, etc.
é a coleta e análise de dados. Quanto mais dados você tiver, melhor vai ser sua estratégia. A coleta destes dados é totalmente digital, diferente da pesquisa de mercado do marketing tradicional.
Esta inteligência artificial nos ajuda desde métricas e ranqueamento a palavras-chave, sendo o futuro do search.
Nesse item entram as políticas de privacidade, em que a empresa mostra transparência aos usuários, na qual eles, os usuários, têm controle absoluto sobre seus dados pessoais.
Aqui é abordado a qualidade e a produtividade, além dos monitoramentos de desempenho através dos KPIs (Key Performance Indicators).
Desde as padronizações internas como entregas ao fluxo de trabalho, a fim de otimizar.
Algo que é muito falado nos dias de hoje, o posicionamento é quando você consegue que as pessoas lembrem da sua marca imediatamente. é o reconhecimento do público em relação à sua marca/serviço.
O posicionamento te ajuda a vender mais e existem estratégias para isso, a principal é o branding.
Uma matéria do Jornal Nacional mostrou que a pandemia consolidou o crescimento de vendas na internet. Não é novidade estes dados, porém, vamos mostrar alguns números para você ter a ideia do impacto no e-commerce.
De acordo com o G1, o faturamento do e-commerce foi de 22,5%, fechando o ano de 2020 com 10,6 bilhões de reais, isso só na capital de São Paulo.
O comportamento do consumidor vem mudando de forma mais rápida nas duas últimas décadas, principalmente por conta da pandemia, mas também por conta do omnichannel, que é uma estratégia utilizada pelo varejo a fim de usar vários canais de comunicação em um só, ou seja, é a integração do online (e-commerce) com o offline (loja física) e os consumidores.
Foi na pandemia que as pessoas que ainda não tinham aderido às compras pela internet, entenderam a praticidade do e-commerce.
Por conta destes fatores, surgiram novos hábitos, dentre eles, a forma híbrida, em que o cliente compra pela internet e retira na loja.
Por conta disto, de toda esta presença online, os pequenos empreendedores, assim como os grandes, precisam trabalhar melhor o seu marketing digital, não apenas em tempos de pandemia, mas principalmente.
O marketing digital ajuda a atrair pessoas para seu site/Instagram por meio de estratégias, entre elas, conteúdo relevante, estabelecer um relacionamento fiel com o público e monitorar o que se fala sobre sua empresa.
Vamos aos outros itens importantes para você entender por que utilizar o marketing digital e de resultado em tempos de pandemia:
Quando a marca está bem posicionada, ou seja, ela é referência ou tem boa referência, seus produtos também terão. é o famoso caso da Apple, a marca já é consolidada, e quando existem lançamento, centenas de pessoas já estão na fila de espera sem mesmo saber direito qual é o produto.
O marketing de conteúdo proporciona valor à marca. Lembre-se sempre de que você não está vendendo o produto, mas sim seus benefícios.
Exemplo: quando você vende um curso de finanças, o benefício é a independência financeira. Quando você vende uma casa num consórcio, o benefício é ter a casa própria e sair do aluguel, e assim por diante.
Neste item, você vai se atentar a estratégias que ajudam sua página e seu produto a ter mais visibilidade, e a melhor técnica é utilizar o SEO, que em inglês ficaria Search Engine Optimization.
O SEO é um conjunto de técnicas para posicionar uma página nos mecanismos de busca.
Isso é importante, pois as pessoas não têm o hábito de entrar em sites nas segundas e terceiras páginas, inclusive, elas costumam clicar nos três primeiros links da primeira página.
O SEO ajuda que sua página esteja entre os primeiros resultados de busca.
O marketing digital, junto com suas ferramentas, te ajuda a vender o seu produto, seja na elaboração de uma Landing Page, seja numa live, num CTA, além, é claro, dos anúncios.
Se você quiser saber mais sobre anúncios para o Instagram, veja o nosso artigo no qual explicamos tudo sobre isso, com um passo a passo de forma simples: clique aqui para ler.
Se sua empresa não possui uma conta nas redes sociais, é melhor repensar, pois hoje as redes sociais servem também para estreitar os laços com o público.
Você também pode contar com as redes sociais para conhecer melhor o seu público, a fim de lhe ajudar com a sua persona. Quanto mais você entende o seu público, mais alinhado você estará com ele para oferecer o produto certo na hora certa.
As redes sociais também estabelecem uma relação mais humanizada. Já observou como grandes empresas como a NuBank e a Netflix se posicionam nas redes sociais?
Interagindo com o público e respondendo os comentários no Instagram por exemplo.
Em tempos de pandemia, os lançamentos estão sendo todos online e os principais canais de comunicação para isso acontecer são dois: Instagram e Youtube.
Estas redes sociais, junto com a estratégia certa para anúncios, vão direcionar o seu produto/serviço para o público certo.
Além disso, os lançamentos digitais atingem mais pessoas, aumentando suas chances de venda.
Como vimos nos tópicos anteriores, um bom planejamento utilizando marketing de resultado, que nada mais é do que técnicas como: SEO, Inbound e nutrição de leads, aumentam as suas chances de atrair mais pessoas interessadas no seu produto e, consequentemente, de vender.
Sabemos que as mudanças ocorrem em maior velocidade por conta da internet e globalização, utilizando o marketing digital de resultado, você atente ao seu nicho e quando ocorrer mudanças, este público notará na mesma rapidez.
Um exemplo: a evolução das TVs do momento que ficaram mais finas em LED até as opções de smart, e agora, a inteligência artificial conversando com os seus aparelhos, no caso da Alexa, por exemplo.
Para aumentar sua audiência através do marketing digital, utilize técnicas de marketing de resultado, que são:
Neste artigo, você descobriu de forma prática e simples, como em tempos de pandemia, utilizar o marketing de resultado para não deixar suas vendas caírem e qual a importância do marketing no mundo dos negócios.
Gostou do nosso artigo?
Então comenta aqui embaixo quais técnicas você tem usado que deram certo.
Até a próxima!