Neste artigo iremos mostrar como você pode aplicar diversas dicas e estratégias práticas de como captar leads para consórcio sem precisar comprar leads na internet. Inclusive, se você é representante de consórcio e está pensando em comprar leads, desista desta ideia, capte seus próprios clientes com um custo acessível e uma qualidade alta.
Então! Mãos na massa e boa leitura!
No marketing digital, quando pensamos em estratégias, a mais importante de todas é a captação de leads, ou seja, quando atraímos potenciais clientes/consumidores.
E para atrair estes potenciais clientes - pessoas interessadas no que você oferece - existem estratégias, e são elas que veremos hoje. Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:
Primeiramente, vamos entender qual é o processo de capturar leads. Existem quatro maneiras de se conseguir leads, que são:
1. CTA - call to action
2. Landing Page
3. Formulário
4. Oferta
Vamos entender mais detalhadamente um por um, em que cada um deles tem um objetivo específico e importante para a conversão dos visitantes, vamos a eles:
Call to action significa “chamada para ação”, é um texto ou um botão que convida o visitante a realizar uma ação, esta ação pode ser:
Todos estes itens são estratégias de marketing, pois você está oferecendo algo às pessoas em troca de seus dados, como email, nome e telefone, para inserir na sua base de dados.
Por este motivo, o lead é importante, afinal, como você vai enviar e-mail de promoções, planos de consórcio, cartas contempladas, convites para lives, etc, se você não tem pessoas (e-mails) na sua base de dados?
Lembre-se: que os CTA devem atrair a atenção das pessoas que visitam sua página, ou seja, ele deve estar à mostra, ter uma boa headline mostrando de forma clara o que você está oferecendo.
Exemplo: “Quero receber material gratuito sobre marketing para consórcio de imóvel”
Outro ponto importante é a questão visual, busque cores que possam ser chamativas, na qual o visitante possa bater o olho e encontrar seu CTA.
Portanto, atente-se a:
A dica é criar Landing pages focando em captar leads para consórcio. Mas como fazer isso?
Se você já tem seguidores na sua página do Instagram e/ou Youtube, elabore um evento, pode ser uma live, um webinário, uma semana sobre algum tema e crie uma landing page para captar interessados.
Uma ideia é que você promova este evento no Instagram e Youtube (ads).Se quiser saber mais sobre como criar anúncios no Instagram e vender para as pessoas certas, clique aqui para ler .
Para a sua landing page ser um sucesso, você precisa se atentar a alguns elementos, vamos a eles:
Importante, landing pages não possuem menus, pois não é um site, é uma página para conversão ou simulação apenas.
é através do formulário que sua conversão será realizada, onde você vai colher informações dos seus leads e tê-los em sua base de dados.
Pense em quais são os dados necessários, lembrando que para cada CTA, o formulário deve ser diferente, por exemplo, se você quer que seu lead baixe um pdf/e-book, é interessante fazer algumas perguntas relacionadas ao assunto, por exemplo: você deseja comprar consórcio para imóvel ou veículo? Qual o valor do bem que deseja?
Se o formulário do seu site é um simulador de consórcio, ótimo, desde que ele seja lindo e funcione. Caso contrário, você pode perder dinheiro e muitas vendas.
O simulador de consórcio é algo fundamental para um site de representante ou administradora de consórcio. Através dele você poderá captar leads qualificados de consórcio de imóvel, veículo, caminhão ou cartas contempladas.
Para eventos como lives, webinário, a ideia é pegar apenas nome e email e criar uma página de obrigado que direcione para algum grupo no whatsApp ou Telegram.
Aqui é a venda propriamente dita, porém, pense na questão da atração, de despertar valor, sempre observando quais as dores do seu público. Por exemplo, o eu público usa muito a palavra “consórcio é difícil”, então você pode utilizar uma head que quebre esta objeção, por exemplo: “Consórcio de forma simplificada”.
é importante também utilizar alguns gatilhos mentais, como o senso de urgência. Se quiser saber mais sobre gatilhos mentais, clique no nosso artigo 7 Gatilho Mentais para Usar no Instagram e Atrair Mais Clientes .
é importante você entender como funciona o funil de vendas, pois cada etapa exige uma abordagem diferente.
Ele é dividido em 3 etapas:
Aqui você entra como especialista no assunto.
Nesta etapa você deve fornecer conteúdo na qual faça o visitante descobrir que tem um problema e que possa compreendê-lo.
é a etapa da descoberta, em que você educa.
Exemplo:
Conteúdos: lembre-se que é nesta etapa que você vai aumentar o tráfego de visitantes para a sua página, então aposte em: publicações fáceis de compreender sem aprofundar muito, inserir informações na qual a pessoa tenha curiosidade, utilize infográficos, aposte também em newsletters.
é nesta etapa que você representante de consórcio tem a chance de captar leads qualificados para consórcio de imóvel, veículos, carros, caminhões e outros segmentos.
Neste momento, é hora de apresentar dicas e técnicas que possam ajudar estas pessoas.
Aqui, estes leads interagem com os seus conteúdos, aproveite para coletar mais informações sobre eles, para você conhecer o seu público. Faça posts interativos, na qual a pessoa vai responder e você compreenderá melhor como ela se sente.
Procure saber qual o poder de investimento do cliente, qual tipo de consórcio (veículo, imóvel, investimento, carta contemplada, etc) ele deseja, qual o valor de parcela, qual a finalidade da compra do bem.
Conteúdos: eles são mais informativo e apresentam solução. Também aposte em posts de interação, para capturar os dados destes leads.
Conteúdos: comece a postar cases de sucesso, ou seja, comentários dos seus clientes que adquiriram seus produtos/serviços e estão satisfeitos. Mostre que você já ajudou diversos clientes a chegarem até a contemplação. Fale também das soluções propostas por você.
Vamos ver na prática como funciona este processo?
Vamos pensar no seu negócio sendo um representante de consórcio, certo, e você tem um Instagram que fala sobre consórcios de imóvel, veículos, agronegócio, cartas contempladas, etc.
No topo do funil, o cliente vai estar pesquisando sobre consórcio de imóvel e encontrou o seu Instagram.
Então ele encontra um posts sobre: 10 erros que clientes cometem ao não comprar com um representante autorizado de consórcio e através do que você falou, percebe que em um item ele se identifica.
No meio de funil, esta pessoa encontra, através dos seus posts, diversas postagens que mostram sua ética, credibilidade e capacidade em mostrar o melhor plano de consórcio para ele.
Por fim, no fundo do funil, seu futuro cliente, comparando vantagens e desvantagens, vai sentir mais afinidade com você, pois te acompanha, e vai contratar os seus serviços.
Existem várias formas de se aumentar a quantidade de conversões ou simulações, o indicado é que a empresa invista em SEO, além de trabalhar com gatilhos mentais, melhorar o design, reavaliar a relevância dos conteúdos postados a fim de observar se podem haver mudanças a serem feitas, investir na autoridade da marca, etc.
Devemos primeiramente entender o motivo de aumentar a taxa de conversão. Quanto mais conversões ou simulações você tiver, mais pessoas podem comprar consórcio com você e permitir o alcance de metas e prosperidade para a sua empresa.
Mas o que seria conversão?
Como vimos, uma conversão é feita quando a pessoa realiza uma ação através do CTA, que podem ser várias, porém, a conversão mais conhecida e requisitada no mercado é a venda.
A taxa de conversão é uma métrica utilizada para mensurar os resultados, ela mostra o retorno de cada investimento em relação ao tempo e dinheiro com base nas vendas.
Vamos pegar o exemplo da Landing Page de Consórcio, vamos supor que você tenha criado uma página para divulgar uma live. O número de pessoas que preencheram o formulário de simulação corresponde a x números de conversões, correto.
Vamos supor que você tenha conseguido 2 mil pessoas inscritas. Agora você precisa contabilizar o número de pessoas que assistiram a sua livre e por fim, o número de pessoas que compraram o seu produto.
Uma estimativa é que a cada 200 pessoas, 10 vão ser compradoras.
A seguir, uma equação básica para você calcular:
Taxa de conversão = (número de conversões / número de total de usuários) x 100
São conteúdos com o objetivo de converter, as ideias inseridas são persuasivas e estão associadas às estratégias de marketing. Este item é super importante para você captar leads para consórcio qualificados. Para que seu texto tenha estas características, atente-se a:
Vamos a um exemplo:
O que dizer: uma pesquisa mostrou que o mercado de consórcios tem recorde de vendas durante a pandemia, você sabia? Porém, é preciso se atentar a algumas dicas para que a sua compra seja realizada de forma segura e com os melhores benefícios oferecidos. Aqui na nossa empresa X, você encontra toda a assessoria para que seu consórcio seja feito de forma segura, rápida e com os melhores benefícios que você pode ter!
Entre em contato com a gente, leia nosso blog e siga nosso Instagram para mais dicas e orçamentos.
Dica: nesta copy, coloquei as palavras “seguro”, “benefício” e “rápido”, imaginando que estas sejam as dores da persona. Por isso é importante se atentar aos medos do seu público, através de posts interativos e pesquisas, por exemplo, para quebrar estas objeções em seus textos.
O que não dizer: A empresa X possui os melhores profissionais para te atender. Nós oferecemos consórcios de qualidade. Mande uma mensagem já!
Bem mais atrativo o primeiro, não é?
A dica é que você observe se o seu conteúdo condiz com o seu público, ou seja, é importante saber quem são os seus leitores. Caso seus artigos não estejam convertendo o bastante, faça novamente um roteiro, avaliando as palavras que você usa, as palavras que seu público costuma dizer, para reestruturar suas estratégias.
Neste ponto você também avalia se os leads para consórcio de imóvel, veículos ou cartas contempladas estão qualificados como você deseja. Talvez o seu texto esteja incorreto, muito sucinto ou com o objetivo incorreto, o que pode gerar leads não qualificados ou em categorias erradas. Por exemplo, leads de moto entrando em consórcio de carros ou leads de baixo valor entrando em consórcio de imóvel.
Se for uma Landing Page, procure deixar seus CTAs visualmente mais disponíveis, ou seja, que a pessoa possa encontrar facilmente, aposte em páginas minimalistas, mas com os conteúdos certos que não podem faltar.
Você já ouviu falar em UX writer? é uma escrita diferente do copy, pois visa passar mensagens mais diretas e objetivas, porém, pode ser muito bem aplicado a CTAs criativos.
Exemplo para não usar: clique aqui para se inscrever
Exemplo para usar: quero aprender mais sobre consórcio ou quero baixar gratuitamente o manual/e-book
Evite pedir muitas informações, ainda mais se for um formulário para uma live, simulação ou para baixar um e-book.
Os simuladores devem ser o mais objetivo e bonito possível para que você possa captar qualificados leads para consórcio.
Para landing pages, coloque um vídeo no início da página, pode até colocar um post no Instagram em forma de vídeo explicativo, pois além de ser didático ele cria uma relação de proximidade com a pessoa.
Deixe um chat à disposição para criar um canal de comunicação rápido com o seu futuro cliente. O ideal é que seu chat seja específico para representante de consórcio. Ele no mínimo precisa captar nome, telefone e valor do consórcio antes de você iniciar o atendimento via chat.
Lembre-se! O objetivo é você captar bons leads para consórcio, e um bom chat faz parte desta estratégia.
Neste artigo, você aprendeu passo a passo, de forma simples e prática, como captar mais leads e transformá-los em clientes.
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Neste artigo do link acima você irá aprender estratégias de marketing digital para aumentar suas vendas de consórcio, com dicas e exemplos.
Até a próxima!