O Que Uma Agência de Marketing Faz?

O Que Uma Agência de Marketing Faz?

"Agências de marketings são empresas de publicidade responsáveis por desenvolver ações e ferramentas de comunicação que levem um negócio a alcançar um determinado objetivo."

Existe um famoso ditado que diz “o que os olhos não veem, o coração não sente”. Quando falamos de uma empresa, o dizer é verdadeiro. Isso significa que por mais incrível que possa ser o produto ou serviço oferecido pela sua organização, ele não irá prosperar se ficar fora do radar do público. É aí que entra a agência de marketing.

A comunicação é transformadora, isso é fato. Afinal, há dezenas de anos o marketing vem aperfeiçoando meios de levar informações ao público. E hoje em dia, essa comunicação é uma necessidade latente de qualquer empresa.

As agências de publicidade nasceram dessa demanda: a necessidade de mostrar que o produto existe e que ele é bom de uma forma criativa e inovadora.

Ao ler o conceito pode parecer algo fácil de executar, mas a realidade é outra. 

Atualmente a oferta está muito maior que a demanda. Isso significa que você não tem que apenas mostrar o seu produto e as qualidades dele, é necessário despertar desejo no público e é exatamente isso que uma agência de marketing faz.

A arte de mostrar ao consumidor que ele tem uma necessidade da qual ele não sabia e que só pode ser suprida pelos seus serviços, é algo complexo.

Para fazer isso de maneira excepcional será necessário uma equipe de profissionais que tenham diferentes conhecimentos dentro da área de marketing.

Por exemplo, alguns serão formados em publicidade e propaganda, outros em jornalismo, os demais em design e alguns serão especialistas em T.I. e performance.

A questão aqui é: geralmente as únicas empresas com condições de ter todas essas pessoas qualificadas são as de grande porte. Isso significa que normalmente organizações de pequeno e médio porte terceirizam o marketing para as agências de publicidade.

Isso é uma coisa negativa? Não! O importante é que você tenha a segurança de que o seu negócio está em boas mãos.

Se isso levar a uma agência de marketing, não tem problema. Mas aqui entra uma nova questão. Como saber qual agência devo contratar para representar a minha empresa?

Para que você saiba escolher, primeiro vamos conhecer alguns fatos importantes sobre essas empresas de marketing.

Confira todos os tópicos que você irá encontrar neste artigo:

Tipos de agência de marketing

Tipos de agência de marketing

O termo “agência de marketing” pode acabar soando um pouco vago quando nos damos conta de que existem dezenas de tipos de marketing. Ou seja, existem diversos tipos de agências de marketing.

Contudo, para simplificar a explicação iremos apenas separar os conceitos em marketing tradicional e marketing digital.

Quando mencionamos o as agências de marketing tradicional estamos falando sobre as que trabalham com formas de divulgação fora do espaço digital.

Aquelas que eram feitas antes da invenção da internet. Por exemplo, assessoria de imprensa, outdoors, panfletos, propagandas televisivas e de rádio, dentre outros.

Essas formas de comunicação ainda são utilizadas hoje em dia, mas em menor escala e em alguns momentos específicos. E geralmente elas têm alguma conexão com o virtual.

Como as propagandas televisivas que levam um QR Code na tela, para que você possa apontar a câmera do celular e acessar um determinado site.

Já quando entramos dentro do virtual, quem comanda são as agências de marketing digital. Hoje, são elas que dominam o mercado de comunicação online.

Elas podem ser full service ou especializadas

Diferença entre Agência Full Service e especializada

As agências de marketing digital 360, ou full service, são as que oferecem uma variada gama de serviços. Eles podem ir desde a criação de conteúdo de valor, copywriting até SEO e criação de sites. Tudo isso em somente uma agência.

Enquanto isso, as especializadas são as que trabalham com algum tipo de serviço específico, como redes sociais ou branding.

Na hora da tomada de decisão, tudo irá depender da necessidade do seu negócio. Questione-se quanto a tudo o que precisa e qual o melhor custo-benefício. Além de claro, questionar a qualidade do trabalho das agências de publicidade consideradas.

Tome o tempo que precisar para pensar a respeito.

Serviços

Serviços oferecidos por agências de marketing digital

Até aqui você já sabe um pouco sobre o que é feito por uma agência de marketing que trabalha especificamente com marketing tradicional. Então agora é o momento de falarmos um pouco sobre os serviços oferecidos pelas agências de marketing digital full service e especializadas.

Planejamento

A primeira etapa de um planejamento é a imersão da agência de publicidade na empresa do cliente. 

Ela passa a conhecer tudo o que há para se saber para que possa levar a história, o local, a gestão, os funcionários e os processos de fabricação dos produtos em conta na hora de pensar um plano.

Junto a isso vem também o estudo mercadológico feito pela empresa de comunicação. Ela colhe informações sobre concorrentes e demais situações impactantes no mercado que podem afetar o seu negócio.

Neste momento também haverão reuniões sobre quais os maiores objetivos atuais da organização. Eles serão o principal embasamento do planejamento

Eles serão as metas que a agência irá tentar alcançar, por meio de uma determinada estratégia.

Estratégia de marketing digital

Quando a imersão acabar, a agência de marketing selecionará o melhor caminho para que o seu negócio alcance seu principal objetivo. 

Esse caminho é mais conhecido como estratégia de marketing digital

Seja ela de Inbound Marketing, Outbound Marketing ou Marketing de Conteúdo, ela será selecionada de acordo com as necessidades da sua empresa e do estado atual do mercado.

Gestão de redes

A contratação de agências de marketing para gerir campanhas em redes sociais é muito comum atualmente.

Assim como você pode contratar uma empresa de comunicação para criar uma estratégia, também é possível contratá-la para aplicá-la dentro dos seus canais digitais e mensurar resultados.

Produção de conteúdo 

A criação do conteúdo a ser utilizado dentro das redes também pode ser produzido pela agência de publicidade contratada.

A estratégia será a referência na hora da criação, porém são necessárias técnicas que somente um redator experiente pode ter. Caso você não tenha um interno, pode analisar o custo-benefício e contratar uma agência.

Mídia paga 

Um dos principais serviços oferecidos por empresas de publicidade são os anúncios pagos.

Isso acontece porque este é um dos métodos mais ágeis de fazer conversões e impulsionar as vendas do seu negócio.

Seja fazendo links patrocinados ou social ads, ao realizar a veiculação de anúncios, a agência de marketing deve diagnosticar oportunidades de otimização de performance de anúncios.

Design

Contando com webdesigners e profissionais da área de criação, o desenvolvimento de interface do usuário também pode ser um dos serviços oferecidos por agências de publicidade.

Dependendo da organização, você encontrará todo tipo de serviço estético. Desde criação de posts para o Instagram até designs completos de sites e e-books.

Criação de sites 

Programadores também são profissionais que podem ser regularmente encontrados dentro de agências de publicidade. Eles desenvolvem blogs, e-commerces, landing pages, entre outros.

Eles são uma opção interessante para você que está pensando em criar um e-commerce pela primeira vez. Pois algumas das habilidades destes desenvolvedores se estendem a programação de softwares e aplicativos, podendo criar a loja online que você estava pensando sobre.

Mensuração de resultados

Uma das partes fundamentais do ciclo do marketing é a análise de resultados. Por conta disso, quase todas as empresas de comunicação incluem este serviço como parte do pacote.

Algumas utilizam até mesmo ferramentas compradas para fazer a mensuração de resultados completa de todas as suas plataformas de comunicação.

Por isso, sempre confira o relatório que deverá ser entregue pela agência de marketing durante a aplicação da estratégia e depois. Eles contém os resultados de todos os esforços feitos até aquele momento.

Quero contratar uma agência de publicidade, e agora?

Contrate uma agência de marketing.

Até aqui você já compreendeu um pouco mais sobre o que fazem as agências de marketing, quais suas diferenças, alguns dos diversos serviços oferecidos e provavelmente chegou a alguma conclusão.

Se ela foi de que o seu negócio precisa de alguns desses serviços para decolar, nós iremos mostrar uma série de aspectos que devem ser levados em conta na hora de contratar uma agência de marketing.

Confira:

Defina seu objetivo

O que você pretende alcançar contratando a agência de publicidade? Você precisa de uma nova campanha para captação de clientes? Quer ter mais alcance orgânico em suas redes?

Tenha seu objetivo bem definido quando for conversar com a agência. Assim, eles poderão lhe informar possíveis caminhos com base nos serviços que oferecem.

Busque por referências

Investigue a reputação da agência e busque cases de sucesso que possam aumentar a sua confiança no discurso da empresa.

Confira as redes sociais, avaliações online, prêmios recebidos e tudo o que puder sobre a mesma. Lembre-se que serão eles que irão posicionar o seu negócio.

Converse com agências de marketing diferentes 

Não se deixe encantar tão fácil com receitas prontas para o sucesso. Quando falamos sobre comunicação não existe uma fórmula mágica que funcione com todas as empresas.

Sua organização terá necessidades e demandas diferentes das demais atendidas por aquela agência. Por isso é essencial que você amplie sua busca.

Especialidades e tamanho 

Seja uma agência de marketing full service ou uma agência de marketing especializada, ela sempre irá se destacar mais em algum aspecto ou serviço. E fique de olho,  talvez essa especialidade dela não esteja alinhada aos seus objetivos. Por isso é importante que você consiga identificar qual é.

Também olhe para o porte da agência de publicidade que você está considerando contratar. Talvez ela pode ser de grande porte e ter alguns clientes com empresas maiores que a sua.

Isso pode significar que a sua organização não será uma prioridade dentro da cartela de clientes. Mas se for uma agência de porte pequeno ou médio, o seu negócio pode acabar recebendo mais atenção.

Orçamento 

Um dos elementos que não pode ser ignorado na hora da escolha é o seu orçamento. O quanto você tem e o quanto você está disposto a gastar em comunicação para o seu negócio?

Isso será um divisor de águas, por isso tente ser razoável e não vá somente no mais barato. Pois muitas vezes o barato sai caro. 

Contudo, não extrapole. Esse investimento tem que caber no seu bolso. Então seja criterioso e detalhista na hora da busca e seleção. 

Os serviços oferecidos devem estar alinhados aos seus objetivos, o valor deve ser realista e o material deve ser de qualidade.

Conclusão

Chegou o momento de aprofundar suas pesquisas e buscar agências de marketing que ofereçam os serviços que você precisa, sejam eles tradicionais ou digitais.

A melhor maneira de encontrar essas empresas de publicidade é em buscas na web. 

“Encontrei uma agência incrível que tem tudo o que eu preciso, mas fica muito longe. Tem problema?”

Quando falamos de marketing digital, a distância não afeta a qualidade ou a capacidade de executar o trabalho. Por isso não fique triste se encontrar boas empresas em outros estados. 

Você ainda pode contratar os serviços que preferir. A única diferença é que as reuniões acontecem de forma remota.

Se precisa de uma referência para começar a sua busca, clique aqui.

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