O que levar em conta na hora de ter um e-commerce

O que levar em conta na hora de ter um e-commerce

Neste artigo, você irá aprender o que levar em conta na hora de ter um e-commerce, tanto na parte de abertura do e-commerce como na parte de funcionamento.

Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:

Planejamento pré-operacional

Nesta fase inicial, você deverá levar em conta na hora de ter um e-commerce 3 coisas:

  • Escolher o nome da sua loja;
  • Escolher o público-alvo da sua loja;
  • Escolher os produtos que você irá vender.

Não existe ordem específica para você definir estes pontos. Talvez você já tenha os produtos e basta definir seu público e o nome. A escolha de qual ponto definir primeiro é sua, mas recomendamos começar pelos produtos ou pelo público.

Para este artigo, vamos supor que que vamos trabalhar com o público gaúcho tradicionalista e vamos vender produtos relacionados ao tradicionalismo gaúcho. Para o nome, podemos usar de exemplo o nome “Mateada”.

 

Feito isso, temos o seguinte:

  • Nome: Mateada;
  • Público-alvo: gaúcho tradicionalista;
  • Produtos: produtos tradicionalistas como cuia de chimarrão, erva para chimarrão, bomba de chimarrão, garrafa térmica, roupas tradicionalistas, etc.

 

Uma dica extra para esta parte é pesquisar o nome na internet para ver se já não existe uma marca com o mesmo nome e domínio. Caso você não faça agora poderá ter que voltar para este passo depois.

Com isso, terminamos os itens de planejamento pré-operacional que devemos levar em conta na hora de ter seu e-commerce.

 

Planejamento operacional

Nesta faze, precisamos levar em conta na hora de ter um e-commerce precisamos de que fornecedores para todos os produtos.

 

Para o planejamento operacional, vamos precisar:

  • Ao menos um fornecedor para cada produto;
  • Montar a identidade da marca;
  • Planejar os produtos iniciais;
  • Definir qual será o meio de envio do produto (Correios, transportadoras, etc...);
  • Pesquisar como montar um e-commerce;
  • Definir as necessidades do e-commerce;
  • Registrar seu domínio com o nome da loja.

 

Digamos que no nosso caso já conseguimos os fornecedores para os produtos iniciais. Iremos começar com produtos para o chimarrão e produtos para churrasco.

Nosso meio de envio será através dos Correios e vamos montar um e-commerce fora de plataformas de e-commerce para economizar a longo prazo o dinheiro gasto com elas.

Além de economizar a longo prazo, também teremos liberdade para customizar e incluir especificidades que atendam à nossa demanda.

Neste ponto entre escolher entre plataformas ou sites e-commerce, você também deve levar em conta aspectos como:

  • Seu e-commerce precisa ser responsivo;
  • Se você expandir suas operações, o meio em que você está usando será capaz de manter o funcionamento correto?
  • Seu e-commerce possui certificados de segurança que ajudam a proteger seu cliente?
  • O meio que você escolher deve levar em conta a experiência do usuário na compra, pois do contrário você terá dificuldade em realizar suas vendas.

 

A Ação Web realiza o trabalho de desenvolvimento de sites e-commerce customizados de acordo com a necessidade de cada projeto.

Digamos que nosso domínio registramos como www.lojamateada.com.br.

Com isso, terminamos os itens de planejamento operacional que devemos levar em conta na hora de ter seu e-commerce.

Para nossa identidade, vamos pensar no verde da erva de chimarrão para compor nosso logo, além de escolher uma fonte moderna e imponente para a tipografia.

 

Planejamento financeiro

O próximo tópico que iremos levar em conta na hora de ter um e-commerce é o planejamento financeiro.

  • Ter ideia do custo dos produtos iniciais;
  • Listar todos os custos de operação, como hospedagem, reposição de estoque, domínio, etc;
  • Calcular precificação levando em conta todos os gastos da loja;
  • Quais serão os meios de pagamento oferecidos.

 

Início do e-commerce

A seguir, o que precisamos levar em conta na hora de ter um e-commerce são os passos iniciais para a operação da loja:

  • Customizar o site com as cores da marca, fotos, logotipo e demais detalhes da loja;
  • Tirar fotos dos produtos;
  • Cadastrar os nomes dos produtos;
  • Cadastrar as descrições dos produtos;
  • Determinar os preços e condições de pagamento;
  • Categorizar o produto.

 

Entenda porque cada passo desses são importantes:

Fotos dos produtos

Você deve levar em conta na hora de ter um e-commerce que as fotos dos produtos são um dos principais fatores para a venda dos produtos no e-commerce. Quando o cliente vai em uma loja física, ele deseja ver cuidadosamente o produto. Numa loja e-commerce, quanto mais fotos do produto e mais detalhes, maiores as chances de conversão.

 

Cadastro de nome dos produtos

Você deve levar em conta na hora de ter um e-commerce que os nomes dos produtos são importantes para o SEO e também para que o cliente consiga identificar facilmente o produto desejado.

 

Cadastro de descrições dos produtos

Você deve levar em conta na hora de ter um e-commerce que as descrições dos produtos também são fundamentais para a boa taxa de conversão. Nela você deve apontar todos os benefícios do produto, bem como pode colocar aspectos técnicos.

Aproveite para ler nosso artigo sobre como criar boas descrições de produtos no e-commerce.

 

Categorização

Você deve levar em conta na hora de ter um e-commerce que para que o cliente consiga ter uma boa navegação em seu site, principalmente se tiver muitos produtos, é necessário criar categorias e subcategorias. Assim, o cliente poderá facilmente encontrar o produto desejado e adquiri-lo.

 

Operação do e-commerce e adequações

Quando você começar a operar em seu site, você deve levar em conta na hora de ter um e-commerce que provavelmente terão algumas coisas que poderiam ser melhores ou diferentes.

Se você optou por uma plataforma de e-commerce, deverá verificar se existe a possibilidade de realizar a alteração.

Caso você tenha optado por um e-commerce personalizado, realizado por profissionais, anote suas necessidades e peça a alteração que você acredita que vai melhorar.

 

 

 

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