O que postar no stories: 12 ideias de conteúdo

O que postar no stories: 12 ideias de conteúdo

Somente no Brasil, existem quase 130 milhões de usuários ativos no Instagram, o que é mais da metade da população do país. Você conhece algum outro espaço, dentro ou fora do virtual, que conte com uma concentração tão grande de pessoas assim?

O Instagram, com suas ferramentas únicas, é uma enorme oportunidade para pessoas e empresas que desejam marcar a sua presença dentro do mundo virtual. Contudo, não basta apenas chegar na rede e começar a postar diversas imagens no feed, você também precisará utilizar os stories.

Essa ferramenta abre muitas portas para o engajamento orgânico da sua conta, por isso é essencial que você saiba utilizá-la corretamente. Sabendo disso, hoje decidimos trazer 12 ideias para você saber exatamente o que postar no stories.

Confira todos os elementos a serem abordados no artigo:

O que postar no stories?

A importância do stories para você, que deseja deixar a presença da sua empresa mais consolidada, é indescritível. Além de promover mais engajamento orgânico e gerar mais interação por número de visualizações, essa ferramenta dá a você a oportunidade de organizar melhor os seus conteúdos.

Se a sua empresa está oferecendo algum tipo de oferta por tempo limitado, o melhor a se fazer é postar nos stories, pois todos terão até 24 horas para saber sobre. Algumas vezes no feed, a publicação pode levar dias para ser vista.

A agilidade e funcionalidade dessa ferramenta promove uma grande chance de relação entre você e o seu cliente! Por isso hoje responderemos a uma grande questão que vem intrigando diversos profissionais como você: o que postar no stories?

1- Filtros

Você com toda certeza já viu as pessoas utilizando os filtros disponíveis no Instagram Stories, não é? Seja eles para melhorar a pele ou para fazer pequenos jogos, como no exemplo mostrado abaixo.

O que postar nos stories do Instagram: filtros.

Existem duas principais maneiras de fazer uso desse tema: utilizando os filtros que já existem ou criando um novo.

Para aumentar o engajamento você pode selecionar alguns jogos ou filtros interessantes que tenham relevância para o seu negócio e criar conteúdo a partir daí. Selecione filtros engraçados, mini-games, ou até mesmo filtros com concentração de cores.

Quando falamos da criação desses efeitos para stories estamos falando de um filtro da sua empresa. Se o seu empreendimento for de um nicho que vende diretamente ao cliente, como uma loja de calçados femininos, você pode criar um filtro para seus clientes postarem quando forem utilizar o sapato.

Utilize tons que destacam a beleza dos produtos e uma frase simples como "Meu novo mimo da loja xxx". É possível até mesmo deixar mais de uma frase disponível. Invista e confira os resultados, você irá se surpreender!

2- Templates

Quando você estiver totalmente sem ideias sobre o que postar no stories do Instagram, volte ao clássico atemporal da ferramenta: os templates.

Esses itens divertidos e fáceis de desenvolver são perfeitos para todos os tipos de negócios, mas para sermos objetivos vamos manter o exemplo da loja de calçados femininos. Observe o template abaixo:

o que postar no stories: templates

Esse é um estilo muito comum de template, mas para se aplicar ao tipo de negócio do exemplo, poderíamos pensar em que tipo de calçado a cliente gosta de utilizar. Os tópicos poderiam ser: calçado fechado ou calçado aberto, salto alto ou salto baixo, cores claras ou cores escuras, estampado ou simples, chique ou casual, etc.

Existem diversos outros tipos de templates como esse, alguns dos mais famosos são:

  • Bingo;
  • Meus favoritos;
  • Sobre mim;
  • Top 5;
  • 1 música por dia durante um mês;
  • Eu confesso que...;
  • Você se identifica?.

Você pode pesquisar sobre cada um deles e adaptar os layouts e os tópicos ao seu negócio, para em seguida disponibilizar aos seus seguidores. Fácil, não é?

3- Vídeos

Você já ouviu falar em reaproveitamento de conteúdo? Caso não tenha ouvido, não se preocupe, pois você já vai entender sobre o que se trata.

Geralmente as empresas prezam em fazer ao menos um vídeo por mês para postar nos reels ou no IGTV do Instagram, certo? Isso é ótimo, pois você pode aproveitar os erros de gravação para criar um bts (behind the scenes) para postar apenas nos seus stories.

É divertido de ver e não irá comprometer a seriedade do seu feed. Além disso, você também pode pegar pequenos trechos do vídeo e postar nos stories para mostrar que vem uma novidade por aí, e que seus seguidores devem ficar atentos.

Essa é uma ótima maneira de manter um contato mais pessoal e humanizado com o público. Fazer isso também conecta diretamente os seus stories as suas publicações, mantendo o maior engajamento possível com o seu público.

4- Enquetes

Perfeitas para manter um contato direto com o público, as enquetes são uma chance de obter tanto perguntas quanto respostas dos seus seguidores.

Essas ferramentas devem ser frequentemente utilizadas de forma frequente, mas sempre de forma planejada e interessante. Crie interações diárias para desenvolver um relacionamento com o público, envolva o seu negócio no story de forma que você sabe que irá agradar.

Faça testes de formatos de stories criativos e descubra o que melhor funciona para a sua conta.

5- Depoimentos

Essenciais para dar ainda mais credibilidade ao seu negócio, os depoimentos são excelentes opções quando falamos sobre o que postar no stories.

Esse tipo de conteúdo pode ser desenvolvido de inúmeras formas. Você pode coletar depoimentos deixados em comentários na internet, mensagens enviadas por meio das redes ou até mesmo comentários deixados em papel ou vídeos.

Utilize-os de forma criativa para que seus seguidores percebam o seu carinho pelo cliente e a qualidade dos seus produtos. Confira o exemplo abaixo:

o que postar no stories: depoimentos

6- TBT

A famosa Throwback Thursday, mais conhecida como TBT, pode ser traduzida livremente como quinta-feira de retorno e deve ser utilizada para relembrar bons momentos da sua empresa.

Pense no seu nicho e traga memórias de eventos, datas marcantes, lançamentos, coleções, clientes, ou no que mais você considerar importante para ser relembrado. Crie montagens de fotos e vídeos e diga o porquê daquele momento ser tão relevante.

Você também pode solicitar um TBT do seu cliente em algum evento seu, ou com algum dos seus produtos. Confira no exemplo abaixo:

o que postar no stories: tbt

No caso do seu público não gostar de fazer os posts na própria conta, solicite as imagens e poste todas em um template marcando a pessoa na foto. Assim você gera mais proximidade com o público de uma forma geral e com o cliente em específico.

7- Histórias

Criar um storytelling é uma das essências da publicidade, e com os stories não poderia ser diferente. Quando você desejar contar algo de diferente ao seu público, como o lançamento de um produto ou uma nova promoção, faça isso de forma provocativa.

Vamos utilizar o exemplo de um lançamento de um tênis esportivo feminino. Para fazer isso, irei começar postando enquetes perguntando em qual momento do dia as mulheres se sentem menos estilosas e deixaria as opções de resposta sendo: faculdade, trabalho, academia, outro.

Em seguida utilizaria "memes" para falar sobre como é difícil manter o estilo utilizando calçados esportivos. Manteria postagens nesse estilo por alguns dias para que em seguida eu possa enfim introduzir o novo produto que acabaria com todo o problema contado ao longo da história.

Mostraria como aquele novo tênis que além de ter o conforto e a funcionalidade de um calçado esportivo é encantador e perfeito para todos os estilos.

Nessa história há uma identificação do cliente com a situação que pode ser feito graças às diversas ferramentas de enquetes disponíveis nos stories.

8- Tutoriais

Os tutoriais geralmente podem ser utilizados por qualquer que seja o seu nicho de mercado. Você não precisa ensinar necessariamente o seu cliente como fazer ou como usar o seu produto, e sim ajudá-lo com assuntos relacionados.

Se você possui uma empresa de contabilidade, dê cinco dicas de como organizar e calcular de maneira simplificada os gastos do mês. Ajude com as finanças de uma forma que ajude na credibilidade do seu negócio e valorize a sua empresa.

Lembre-se que você não deve ensinar o cliente a fazer o seu trabalho, afinal o seu negócio é único, mas sim ajudá-lo a enfrentar problemas relacionados.

9- Sorteios

Muito famosos por fazer você ganhar leads, os sorteios são uma ótima opção quando falamos sobre o que postar no stories do Instagram.

Para dar início ao sorteio faça uma publicação anunciando um prêmio e a forma de ganhá-lo. O resultado pode ser emitido em formato de live nos stories ou em apenas um post de stories comum. De qualquer maneiro, o período entre a criação e a realização do sorteio é o tempo que você tem para conquistar novos seguidores e torná-los seus clientes.

É importante lembrar que esse tipo de evento deve ocorrer no máximo duas vezes no ano, caso contrário a imagem da sua empresa pode ser prejudicada.

Um clássico que nunca sai de moda é a utilização de links. Você pode encaminhar o seu cliente para o seu site, para conferir produtos ou serviços que você tem disponível.

Existe também a possibilidade de adicionar imagens em PNG em cima do link para que ele se assemelhe com um tipo de botão. Nesta imagem você pode adicionar CTAs como "clique aqui", "compre já", entre outros.

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