Vender produtos de forma online, a forma de comércio popularmente conhecida como e-commerce, é a tendência que mais cresceu nos últimos anos. Tudo começou em 2019 quando a pandemia mudou completamente o comportamento de consumo da sociedade. Esse foi um dos maiores motivos que levou muitas empresas a criar uma loja virtual.
Embora essa nova forma de comercializar produtos pareça ter surgido recentemente, não é o caso. Sua história é longa e antecede até mesmo o ano 2000.
Contudo, ela só se fortaleceu e criou raízes nos últimos anos.
Atualmente, ter uma loja que vende não se resume a um espaço físico grande e chamativo com uma enorme diversidade de produtos, e sim um meio acessível de comércio que se localiza onde o público está. Ou seja, na internet.
Neste artigo traremos uma série de tópicos que irão fazer você perceber porque precisa criar uma loja online. Confira:
Um dos principais benefícios da tecnologia é a maneira como ela facilita a vida cotidiana.
Quem nunca decidiu pedir um jantar pelo aplicativo de comida porque não estava com vontade de cozinhar? Ou comprou uma roupa pelo site de uma loja pois estava muito frio para ir ao shopping? E até mesmo decidiu usar um app de namoro para conhecer novas pessoas, afinal não estava com tempo para ir a novos locais socializar.
Cada uma dessas soluções práticas foi disposta pelo avanço da tecnologia e pela invenção do e-commerce.
E agora chegou o seu momento de aproximar mais ainda a sua relação com a do seu público de maneira descomplicada. E a melhor forma de fazer isso é vender os seus produtos de forma online. Mas como?
Criando uma loja online!
Criar uma loja online é a melhor forma de se adequar a situação atual do mercado e também de aumentar as vendas.
Essa ferramenta é uma plataforma, geralmente em formato de site, que tem como o principal foco vender produtos online.
Ela pode ser desenvolvida da maneira que melhor se adeque ao produto que você esta oferecendo e a sua persona. Se a sua empresa vende roupas diretamente para o consumidor, por exemplo, seu layout deve contar com fotos dos produtos, número de medidas, tamanhos e cores.
Para garantir a qualidade da sua loja online, tenha os profissionais certos do seu lado. Eles geralmente serão programadores e designers. Caso você não possua nenhum funcionário com essas formações, contrate uma agência de marketing especializada em e-commerce.
Embora sejam muitas vezes utilizados como sinônimos, esses dois termos não possuem o mesmo significado.
O e-commerce se refere a todas as formas de comercialização de produtos e serviços feitos de forma online, enquanto a loja online é apenas uma de suas diversas ferramentas.
Alguns outros exemplos de plataformas de e-commerce são marketplaces, como o Mercado Livre e a OLX, redes sociais, como Instagram e Facebook, e aplicativos.
Cada um destes possuem suas determinadas singularidades, mas todos se encontram dentro do universo do comércio eletrônico.
Existem centenas de motivos que poderiam ser listados para falar sobre todos os benefícios de criar uma loja virtual. Contudo, pensando em você e na sua empresa decidimos mencionar apenas os cinco que mais irão te ajudar a pensar a respeito.
Vamos lá?
Pense um instante sobre a vida cotidiana da sua persona. Ela é muito ocupada? Trabalha muito e gosta de passar o tempo disponível com a família? Gosta de trabalhar de casa? Gasta muito tempo em engarrafamentos no trânsito?
Provavelmente alguma dessas perguntas terá uma resposta positiva, se não todas.
Sabendo dessa correria do dia a dia, você não deve deixar o seu negócio soar como desperdício de tempo. Ele deve ser rápido e descomplicado.
Por isso criar uma loja online é a solução ideal. O seu negócio estará a um clique de distância do seu público. Simples e direto. Incrível, não é?
Já imaginou como seria ter uma loja que não fecha? Por meio da especial ferramenta de e-commerce, loja online, isso é possível. O seu cliente pode fazer compras no horário que preferir.
Seja final de semana, feriado ou dia útil, sua empresa estará sempre aberta para negócios. E tudo isso sem a necessidade de mão de obra humana para abrir a loja e fazer o atendimento de todos os clientes.
Ou seja, você tem um aumento de lucros e redução de custos de mãos de obra. O que nos leva até o próximo motivo:
Existem gritantes diferenças entre as lojas físicas e virtuais. A primeira delas é o valor de investimento para abrir uma e para mantê-la em funcionamento.
Uma loja física requer um espaço, o que significa que será necessário comprar ou alugar algum local, e em seguida contratar funcionários, instalar iluminação e encanamento, além de fazer manutenções constantes. E ainda restam coisas como limpeza, uniformes, treinamento, dentre outros diversos elementos.
Porém, ao criar loja online, praticamente nada disso é necessário.
Você precisará apenas de um time reduzido de profissionais com habilidades especificas para criar sua loja online, fazer pequenas manutenções e monitorar os resultados.
Com isso e uma boa logística, seu lucro irá crescer exponencialmente enquanto os seus gastos irão se reduzir cada vez mais ao longo do tempo.
Quando falamos de loja física, a primeira coisa que vem a mente é que estamos mencionando algum lugar que existe no mapa, correto?
Exatamente! Pois é exatamente isso que resume este comércio, um local. Isso significa que existe uma demarcação geográfica que aquele negócio segue.
O público pensado deve viver próximo, ou pelo menos frequentar ambientes perto daquele empreendimento. Isso acontece pois é uma necessidade, este estabelecimento de concreto precisa que a persona esteja próxima dele, ou que pelo menos consiga visitar de tempos em tempos.
Contudo, quando mencionamos o virtual, estas amarras não estão presentes
E isso é ótimo!
Afinal, o seu perfil de cliente pode estar tanto no Sul quanto no Norte do Brasil. E se você vender seus produtos online, o seu negócio pode chegar no consumidor independente de onde estiver.
Tenha pessoas de todo o mundo entrando na sua loja e levando o seu produto 365 por ano.
Dentro da internet não existem passos que não deixem, ao menos, pequenos rastros. E será seguindo essas pegadas que você irá descobrir se sua loja online está tendo o resultado esperado ou não.
Por meio delas você irá observar quem está chegando até o seu empreendimento e como, para que dessa forma possa desenvolver uma estratégia que irá aumentar o seu número de vendas.
Durante a aplicação das suas estratégias, a equipe responsável poderá mensurar os resultados em tempo real. Assim ela irá garantir o sucesso de todo o seu planejamento.
Ao criar uma loja online você abre um espaço no qual existem milhões de possibilidades de personalização.
E nada poderia ser mais empolgante do que isso!
Imagine todas as campanhas e adaptações que podem ser realizadas de acordo com os seus objetivos e metas. E o melhor, sem um alto custo de manutenção.
Sua plataforma estará sempre um passo a frente do consumidor. Quando ele descobrir do que precisa, o seu negócio já estará mais do que pronto para oferecer.
Agora chegamos ao momento tão aguardado. Após falar sobre alguns dos motivos que provam que a sua empresa precisa de uma ferramenta de e-commerce, vamos falar sobre a como criar uma loja online.
Primeiro existe uma série de etapas que você deve seguir para poder fundamentar a base da sua loja online. São elas:
1 - Pesquisas mercadológicas
2 - Seleção de nicho
3 - Definição de persona
4 - Trace um plano de marketing
Quando você já tiver concluído todas essas etapas vem o momento de criar sua própria loja online.
Para este feito será necessária uma equipe com profissionais com conhecimentos de programação, design, copywriting, SEO e redação publicitária. Serão eles que, alinhados aos seus objetivos e pedidos, desenvolverão seu comércio dentro do digital.
Você pode encontrar esse grupo peculiar de pessoas dentro de agências de marketing digital especializadas em e-commerces. Assim não é necessário que busque-se um a um, economizando tempo e verba.