A rede social TikTok ganhou bastante atenção pelo grande aumento de downloads que vem recebendo, porém em meio a tantas opções de redes, será que realmente vale a pena investir nessa febre dos vídeos curtos? Para responder essa questão, antes precisamos entender do que se trata essa rede social e o que ela tem trazido de diferente para os usuários.
Então preparamos aqui uma descrição da rede social TikTok e, afinal, o que ela tem de tão interessante. Sendo assim, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:
O TikTok é uma rede social focada na criação de vídeos curtos e divertidos. Os vídeos podem ser de qualquer forma, mas são muito comuns vídeos de dublagens musicais, danças e clipes.
O a rede social está disponível para acesso via desktop, porém seu foco é o acesso via smartphone. A rede social tem aplicativos disponíveis para iOS e Android.
O TikTok atualmente é um dos aplicativo mais populares da Play Store (Android) e da App Store (iOS), disputando com grandes apps como WhatsApp e Facebook. O app já tem mais de 1,5 bilhão de downloads pelo mundo (fonte).
Curiosidade: O TikTok foi lançado em 2016 e tem origem chinesa, sendo conhecido por lá como Douyin.
Entre as principais funções estão as dublagens de música. As músicas são disponibilizadas diretamente no aplicativo, que conta com grande catálogo.
Além de músicas, o app ainda conta com diversos filtros faciais, de ambiente e adesivos temáticos.
Há opção de usar hashtags nos vídeos, que pode ser interessante para criar links de campanhas entre diferentes redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram.
No app não existe um feed como no Facebook, Instagram e Twitter. Os vídeos são exibidos em tela inteira.
Em novembro de 2017 o aplicativo musical.ly foi comprado pela ByteDance (desenvolvedora do TikTok), numa operação que custou 1 bilhão de dólares.
Após a compra, os serviços foram fundidos e o nome TikTok mantido.
A fusão ocorreu principalmente pela base de usuários que o musical.ly tinha nos EUA, quanto o TikTok fazia sucesso na região asiática. Todos os usuários do musical.ly foram migrados para o TikTok.
Em 2018, o TikTok foi o 4º aplicativo mais baixado do ano, ficando atrás do Messenger, Facebook e WhatsApp (fonte).
Ao final de 2018, o app já possuía mais de 1 bilhão de downloads (fonte).
41% dos usuários do TikTok têm entre 16 e 24 anos (fonte).
A maior parte de seus usuários está na India, seguido por China e EUA (fonte).
As pessoas passam em média 52 minutos no app diariamente (fonte).
Mais de um milhão de vídeos milhão de vídeos são vistos diariamente (fonte).
Acreditamos que existem alguns fatores fundamentais para o sucesso e expectativa de crescimento da rede.
São eles:
Diferente de outras redes sociais, ao entrar no TikTok você não precisa fazer cadastro nem começar a seguir nenhum perfil.
Na primeira tela você deverá selecionar alguns assuntos de seu interesse e logo em seguida você começará a ver vídeos selecionados pela inteligência artificial para você com base nos assuntos que você selecionou.
Há algumas formas interessantes de sua empresa investir no TikTok.
Oportunidade para trabalhar com marketing viral
Pelo visual simples e atrativo, além dos vídeos serem exibidos em tela inteira, há um grande potencial explorar o marketing viral e obter sucesso.
Público segmentado
O TikTok é uma rede social com público de maioria jovem. Busque aproveitar ao máximo essa segmentação para o seu negócio se você for começar a investir nessa rede social.
Gostaria de ter seu site e-commerce focado em conversões? Entre em contato conosco e tenha seu site e-commerce montado de acordo com suas necessidades.