O e-commerce está em ascensão não apenas no Brasil, como em todo o mundo e assim como acontece com as lojas físicas, o ambiente digital também tende a se dividir em pequenos nichos para atender melhor a pequenos públicos. Veja as principais vantagens do e-commerce de nicho e suas tendências.
Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:
As diferenças entre lojas grandes e com muitos produtos e lojas de nicho
Lojas grandes podem ser muito úteis para consumidores que precisam de uma variedade maior de produtos. Por exemplo, uma loja ou mercado grande pode atender muito bem a pessoa que quer comprar coisas diversas como um shampoo, um salgadinho, uma fruta e até materiais de limpeza.
O problema é que isso custa muito dinheiro para ser mantido e ainda assim as vezes as pessoas vão querer algo que não tem no lugar.
Por outro lado, lojas de nicho possuem menor variedade de produtos em diferentes segmentos, mas uma variedade muito maior no nicho escolhido.
Por exemplo, uma loja de vestidos poderá ter uma variedade muito maior que uma loja com roupas masculina e feminina. Da mesma forma, uma loja de vestidos para casamento poderá apresentar maior variedade de produtos do segmento do que uma loja de vestidos gerais.
No início, lojas de departamento eram feitas de espaços enormes e era possível encontrar os mais diversos tipos de produtos.
Percebendo que era variedade em excesso, elas reduziram um pouco a variedade de produtos, e agora poderiam não ter estoques tão grandes e assim diminuiriam seus custos de operação.
Por outro lado, muitas pessoas ainda queriam uma maior diversidade de alguns produtos, então as lojas de nicho começaram a ganhar força. Na internet as coisas são diferentes de lojas físicas com espaços de estoque limitados, pois teoricamente temos um estoque infinito de produtos.
Com o livro da Teoria da Cauda Longa, o autor Chris Anderson defende que a regra 80/20 (20% dos produtos representam 80% do faturamento) não se aplica da mesma forma na internet e acreditamos que o autor tenha razão.
Entretanto, podemos perceber também diferenças de comportamento entre grandes lojas e lojas de nicho. Essas diferenças se tornam vantagem em relação a lojas de departamento online, e vamos explica-las a seguir:
Com uma loja de nicho, você consegue trabalhar com um público muito bem segmentado e dessa forma você consegue entender melhor como ele pensa e o que considera importante.
Se você souber que seu público valoriza mais a qualidade dos seus produtos e não se importa em pagar um valor mais caro por essa qualidade, você poderá cobrar um valor maior pelos produtos que você disponibilizar.
Vamos pegar o mercado pet para exemplificar:
Um e-commerce de nicho de comida para cachorros já pode ser considerado um nicho, mas ainda assim ele poderá ter produtos específicos para cães filhotes, jovens, adultos e seniors. Além disso, poderá trabalhar também com diferentes categorias de ração e diferentes marcas.
Mesmo que este e-commerce de nicho abranja diversos produtos e no final público, ainda podemos segmentar este público como donos e donas de cachorro que se preocupam com seus pets e comprar uma ração de qualidade e adequada ao seu pet.
Sabendo quem é o seu público, a comunicação se torna muito mais fácil para o dono de um e-commerce de nicho. No caso que demos anteriormente, sabemos que nosso público são donos de cachorros, então podemos abordar em nossa comunicação diversos pontos conhecidos entre humanos e cães, além de mostrar uma preocupação genuína dos clientes com os cães.
Tanto no e-commerce de nicho como em redes sociais, podemos usar diversas fotos de cães para criar uma empatia com nosso público.
Se nossa comunicação é facilitada, podemos claramente ter custos menores com o marketing, se comparados à grandes e-commerces.
Podemos fazer materiais direcionados ao nosso público, criar anúncios direcionados no Google e em redes sociais, além de poder gerar engajamento orgânico.
Outra vantagem em ter um e-commerce de nicho é que há possibilidade de ser pioneiros e-commerce de nicho, algo que jamais outra marca poderá ser.
Ao ser pioneiro e ter um bom trabalho, o e-commerce de nicho provavelmente conquistará o reconhecimento de autoridade com àquele mercado.
Pensando um pouco fora de e-commerce de nicho, podemos usar o Nubank e o Banco Inter para exemplificar isso:
Atualmente, Nubank e Banco Inter são os principais competidores entre os bancos digitais do Brasil.
Embora o Nubank seja mais novo que o Banco Inter, a imagem que ficará gravada na cabeça da maioria dos jovens (até mesmo aquelas que não usam) é que o Nubank foi o pioneiro entre os bancos digitais. Este fato, alinhado ao bom atendimento prestado pela empresa faz com que os próprios clientes façam propaganda da empresa para outras pessoas. Para conferir isso, basta entrar nas redes sociais e ver a quantidade de elogios prestados à marca.
Se você tiver um e-commerce de nicho e prestar um bom trabalho, certamente poderá se tornar referência e autoridade no seu segmento.
Com o exemplo dado no tópico anterior, fica mais fácil ver que empresas pioneiras e com ótimo trabalho tendem a ter grande fidelização e espaço na memória de pessoas.
A fidelização tende a ser cada vez menor, uma vez que as pessoas estão cada vez melhor informadas e deixarão de adquirir produtos de marcas que cobram preços muito maiores que marcas menores.
Um caso que podemos ver é como a Xiaomi está ganhando mercado na área de smartphones. Em fevereiro de 2019 a empresa possuía 1.89% de mercado e em um ano atingiu 6,72%, crescimento de 255,56% em um ano.
As principais tendências de segmentos para o e-commerce são:
Dentro destes segmentos, busque por nichos menores, como:
Através deste tipo de segmentação e da análise do mercado, você poderá atingir o sucesso no seu segmento.
Para ler mais sobre as tendências, indicamos a leitura do artigo Confira o que é tendência para sites e-commerce em 2020.
Gostaria de ter seu site e-commerce focado em conversões? Entre em contato conosco e tenha seu site e-commerce montado de acordo com suas necessidades.