A identidade é a essência de um negócio. Sem ela, não existe nenhuma forma de uma empresa marcar a sua presença no mundo e dentro do mercado. Por isso criar uma identidade é tão essencial. Seu negócio precisa de uma imagem, e isso inclui um logo, um posicionamento, e o principal, de um bom nome. Pensando em toda a importância que este elemento possui, hoje decidimos falar sobre a criação de nomes para loja virtual.
Se você chegou até aqui, provavelmente está em busca da melhor forma de pensar em nomes para loja virtual. Se esse é o caso, você está no lugar certo!
Neste artigo traremos 7 dicas que irão falar sobre o que deve e o que não deve ser feito na hora de desenvolver o nome da sua loja online, desde a primeira até a última etapa.
Confira todos os tópicos que serão abordados:
Quando falamos sobre criações, muitas pessoas pensam que basta um pouco de inspiração e criatividade para criar algo completamente revolucionário. Contudo, para gerar nomes para loja virtual de sucesso são necessários alguns processos que iremos explorar neste mesmo artigo.
Não basta apenas ter uma ideia, você também precisa saber que o nome selecionado é original, faz sentido de acordo com o seu segmento e além de tudo, também está disponível para ser utilizado.
Confira tudo o que você precisa saber antes de tomar a sua decisão final e assinar o nome da sua loja online.
O primeiro passo antes de pensar em todas as possibilidades de nomes para loja virtual é fazer pesquisas de mercado. Mas o que exatamente você deve pesquisar?
Existem duas entidades que devem estar sempre dentro do seu radar: o seu público e os seus concorrentes.
Conheça o seu público, saiba quem ele é, onde está, qual a faixa etária, qual seu gênero, quais os hobbies, objetivos, metas, medos. Aprofunde-se totalmente e crie sua persona. Desta forma você irá conseguir ter certeza se os seus consumidores irão gostar e se identificar com o nome escolhido para sua loja online.
Quando você já estiver com sua persona definida, significa que chegou o momento de pesquisar quem são os seus concorrentes e qual o posicionamento deles no mercado. Análise a identidade de cada um e reconheça os pontos fortes e fracos de cada um.
Desta forma você irá aprender muito sobre o que fazer e o que não fazer. Além de também ter suas primeiras inspirações. Mas cuidado, plágio é crime! Você pode começar a entender que tipo de nome funciona e qual tem uma resposta menor.
Por exemplo, você possui uma loja de roupas para mulheres de 38 a 52 anos. Nas suas pesquisas você identificou que esse público em específico não desenvolve tanto apreço por empresas com nomes em inglês.
Elas reclamam do quão complicado é escrever o nome na internet, pois nunca se lembram a forma de escrita correta.
A partir disso você já sabe que o nome que irá selecionar para a sua loja deve ser preferencialmente em português e de fácil escrita.
Os resultados das pesquisas de mercado feitas nesta etapa serão o alicerce da sua criação, por isso os faça de maneira cautelosa e assertiva.
Quando você tiver o seu alicerce construído com base em pesquisas e estudos de mercado, chega o momento de pensar nos detalhes técnicos dos nomes para loja virtual que serão criados.
O primeiro detalhe é a relação do nome com a sua área de atuação.
"Poxa, mas como assim a relação do nome com a área de atuação?"
A verdade é que este detalhe sairá mais do seu bom senso do que de análises técnicas. Mas isso não nos impede de utilizar um exemplo para ilustrar essa situação. Confira só:
Nesta situação iremos utilizar um nome da marca junto a diferentes ramos de atuação. Assim você pode avaliar com base em sua própria perspectiva profissional qual desses elementos combinam mais entre si.
Exemplo 1: Lavagem Automotiva Seu José
Exemplo 2: Loja de roupas infantis Seu José
Exemplo 3: Doceria Kisabor
Exemplo 4: Posto de Gasolina Kisabor
É inegável que algumas combinações acabam por se encaixar mais do que outras, afinal elas têm mais relação entre si.
Lembre-se disso quando estiver rascunhando diferentes nomes para loja virtual.
Atualmente as modas e tendências vêm e vão em velocidades quase impossíveis de acompanhar. Mas no que isso influencia a sua loja online? Sendo algo que é construído para permanecer por muito tempo, o seu negócio não pode ter como base fenômenos temporários, como memes famosos, por exemplo.
Embora muitas dessas febres possam ser aproveitadas dentro do marketing, memes e tendências não devem afetar nenhuma decisão a longo prazo do seu negócio, especialmente quando falamos do nome.
Se for inspirado em algo temporário, seu nome virá com uma enorme data de validade estampada nele. Assim como a moda, ele será esquecido em pouco tempo. Fique atento, selecione um nome original e atemporal para que o seu negócio esteja sempre em alta, independente do momento.
Um dos maiores inimigos de uma boa criação de nomes para loja virtual são os nomes complexos e longos. Quem nunca teve que pedir para alguém soletrar algum nome que possuía muitos "y" ao invés de "i" ou até mesmo uma pronúncia diferente da maneira a qual se escreve. E quando falamos de letras repetidas então? Ou sobre palavras com ou sem "h".
Cada uma das situações acima pode tornar o nome do seu negócio um pesadelo para o seu cliente. A sua empresa é uma plataforma virtual, então a simplicidade irá facilitar muito com que a sua loja seja encontrada.
Também evite utilizar palavras com muito mais do que oito caracteres ou mais de três palavras para nomear sua marca. Preze sempre pela simplicidade e seu nome será um sucesso.
Você já ouviu falar na famosa tempestade de ideias? Essa dinâmica consiste em pegar uma folha de papel e anotar todas as ideias que vem à sua cabeça sem nenhum julgamento ou filtro.
Após ter toda a sua base estruturada, pense a respeito do seu negócio e da sua área de atuação e comece a escrever tudo o que vier à sua cabeça, sem nenhum tipo de limitação. Este é o momento certo para deixar a sua criatividade correr completamente solta.
Quando terminar, inicie a filtragem e observe o que você irá encontrar. Podem surgir nomes criativos e originais que você não esperava.
Embora muitos gostem de utilizar os geradores de nomes para conseguir um nome pronto de maneira rápida e fácil, essa não é a forma correta de fazer uso dessas ferramentas.
Receber nomes para loja virtual prontos, sem nenhum tipo de esforço pode parecer mais rápido e simples, mas a verdade é que não existem atalhos para o sucesso. Não há como uma ferramenta ter todo o embasamento para criação que trabalhamos até aqui.
Isso significa que os geradores de nomes não entregaram o que o seu negócio realmente precisa.
Mas então para que eles servem?
Esses instrumentos são bons para fazer você se inspirar e encontrar opções que não tinha considerado. Eles podem acabar fazendo sugestões que irão aprimorar ainda mais os nomes que você encontrou durante o seu brainstorm.
Você enfim chegou ao final do processo e está com algumas opções anotadas. Agora você precisa conferir a disponibilidade dos nomes para loja virtual que foram desenvolvidos para o seu negócio em específico.
Busque por eles no Google, ou utilize o mecanismo de pesquisa que você estiver mais acostumada e descubra se tem alguém utilizando. Faça pesquisas nas redes sociais, blogs, sites, tudo para garantir o máximo de domínio sobre a identidade da sua marca.
Se você é do tipo de pessoa que precisa de um pouco de inspiração para colocar a mão na massa, nós iremos te ajudar. Confira alguns exemplos de nomes para loja virtual para você se inspirar:
La Belle + Loja de Roupas Femininas
Mãe & Cia + Loja de Roupas Infantis
Conto de Fadas + Loja de Fantasias
Amor de Mãe + Loja de Roupas Infantis
Produtos Coloniais + Abelha Rainha
Loja de biquinis + Hot Sun
Livraria + Alvorecer
Hamburgueria + Hannaburguer
FazTudo + Ferramentas
Requint + Roupas Sociais