Assim como as antigas estruturas arquitetônicas greco-romanas, os pilares do e-commerce também tem como seu principal objetivo ser o alicerce de uma construção complexa, que neste caso será a sua loja online. Serão eles que evitarão rachaduras para garantir a segurança estrutural do seu negócio.
Vamos descobrir quais os principais pilares do e-commerce e arquitetar um empreendimento de sucesso com suportes firmes, capazes de suportar qualquer dificuldade externa.
Confira tudo o que será abordado neste artigo:
Você deve estar se perguntando o porquê de serem 7 pilares do e-commerce, não é? Para que pudéssemos repassar a informação sobre o assunto fizemos uma série de pesquisas que apontassem quais os principais aspectos que mantém a sua loja online de pé.
Com base nos resultados encontrados nos estudos, segmentamos 7 elementos que demonstram ser a base de todo e-commerce.
Confira os 7 principais pilares do E-commerce:
Agora que você já tem um breve conhecimento sobre quem são esses pilares, vamos aprofundar um pouco mais nos tópicos.
O primeiro pilar do e-commerce é o seu produto e/ou serviço, afinal ele é a essência do seu negócio, por isso ele deve ser de qualidade e estar bem posicionado no mercado. Mas você sabe como garantir que ele tem tudo o que precisa para ser um sucesso de vendas?
Existe uma série de questionamentos que você deve fazer a si mesmo. Primeiro pense sobre a demanda do seu produto no mercado, as pessoas realmente precisam dele?
Em seguida analise seus concorrentes que já estão comercializando produtos semelhantes e faça algumas pesquisas de preço com base em diferentes características apresentadas nos itens dos seus adversários.
Após tudo isso, a questão que deve restar é a seguinte: qual o seu diferencial?
As pessoas precisam de motivos para consumir os seus produtos ou serviços. Por isso, pense sobre o que fará o seu item se destacar.
E aqui vai uma dica valiosa: nem sempre o menor valor será a melhor resposta.
Segundo a pesquisa Consumer Commitment Index (CCI), realizada pela Officina Sophia Retail, a maioria dos consumidores preferem pagar um pouco mais por uma experiência de compra agradável e descomplicada.
Por isso, invista em transformar a compra em uma experiência única para o cliente. Torne a sua empresa diferente das demais do nicho. Faça pesquisas e deixe a criatividade correr sem medo.
Este pilar é essencial para o seu e-commerce e você já irá entender o porquê.
O planejamento é uma base de apoio em todos os nichos e em todas as empresas. Um negócio sem um planejamento está fadado a acabar em um beco sem saída. Isso acontece pois planejar é pavimentar um caminho dentro do complexo mapa que é o mercado.
O planejamento será o seu principal pilar. Ele é a forma de aplicar estratégias previamente desenvolvidas com base em pesquisas e estudos de mercado.
Quando você tiver todo o material de pesquisas e estudo em suas mãos, incluindo estudo de persona, média de preços do mercado, estratégias utilizadas por concorrentes, entre diversos outros, chega o momento de começar a traçar a sua própria estratégia.
Desenvolva seu diferencial, precifique seus produtos e serviços e crie campanhas de marketing e canais de comunicação digital, tudo isso com base na sua persona.
Não esqueça de selecionar os KPIs (indicadores-chave de resultados) para fazer a mensuração ao longo de toda a aplicação do planejamento. A partir deles que você poderá ver se suas metas estão sendo atingidas e no caso de não estarem, entender o porquê.
Você possui a sua estratégia e está com o planejamento na mão para ser aplicado, e agora? Quem faz a aplicação?
O terceiro pilar do e-commerce é nada menos que sua equipe. E quando falamos de e-commerce devem existir ao menos 4 equipes, sendo elas: técnica, atendimento, logística e marketing.
Na técnica são necessários profissionais que lidarão especificamente com a parte de criação e aprimoramentos do e-commerce. Esses profissionais são majoritariamente programadores, designers e jornalistas. Um cuidará da programação da sua loja virtual, o outro será responsável por todo o layout e o último fará toda a parte textual.
É necessário também um time de atendimento. Esses estão em contato direto com o cliente sempre que for necessário.
A equipe de logística será a responsável pela compra, armazenamento e entrega dos produtos comprados pelos clientes. Ela é extremamente importante para o seu e-commerce, pense bem para selecionar a quantidade de funcionários correta.
O marketing será responsável pela comunicação externa. Serão eles que levarão o seu público de outras redes até o seu site para fazer a compra. Tenha bons designers, redatores, copywriters e especialistas em SEO. Cada um desses profissionais fará uma enorme diferença.
Apesar do virtual cortar muito do contato humano, a sua loja online não deve deixar isso acontecer. O atendimento é um dos principais pilares do e-commerce pois ele é muito importante para os clientes.
Saber que existem formas simples de entrar em contato com o vendedor aumenta a confiança do seu público no seu negócio. Por isso estabeleça diversos canais de comunicação. Deixe um espaço na sua plataforma de vendas para falar com um atendente em tempo real.
E utilize também as redes sociais. Responda directs e comentários feitos em fotos. E não cometa um dos maiores erros de iniciantes: apagar comentários de reclamações, pelo contrário. Responda-os e demonstre estar sempre disposto a ajudar os clientes, independente da situação.
Cada uma dessas ações tem um pequeno efeito que quando somado aos demais faz uma diferença significativa na opinião do público.
O quinto pilar do e-commerce é uma das etapas mais complexas de uma compra online: o pagamento. Tudo isso pois ela pode acabar sendo uma pedra no sapato do seu público se não for descomplicada e ágil. Cuidado com redirecionamentos de um site para o outro ou até mesmo a opções de pagamentos muito limitadas.
Otimize essa etapa e garanta que ela aconteça dentro do seu site, desta forma a sua persona irá ter mais confiança para realizar a compra.
Evite também os abandonos de carrinho e crie também estratégias de recuperação. Caso o seu lead tenha adicionado itens e parado neste momento, envie e-mail marketing relembrando o que o fez adicionar aqueles itens lá.
Faça melhorias que evitem que você perca leads e futuras vendas.
Logo após a finalização da compra começa a próxima etapa, a de entrega. Neste momento a logística, muito bem estruturada, fará a entrega dentro do prazo prometido no seu e-commerce.
Cada etapa, o estado do produto, a embalagem, são aspectos fundamentais para ditar a qualidade de toda a experiência do consumidor. Lembre-se que na visão do cliente a responsabilidade pela entrega está toda no seu negócio, independente da contratação de uma transportadora parceira ou não.
Pois independente do resultado, o feedback, seja positivo ou negativo, será sobre a sua empresa e não sobre os entregadores.
Chegou o momento de falarmos de um dos pilares do e-commerce que pode ser o segundo mais importante em meio aos outros.
Como sempre mencionamos, não adianta de nada ter o melhor produto de todos com preço mais baixo do mercado se ninguém o conhece, por isso você precisa ser notado. E a maneira de fazer isso acontecer é através do marketing digital.
O marketing digital é a forma perfeita de mostrar ao mundo tudo sobre o seu e-commerce. Defina qual será sua estratégia principal e coloque a mão na massa.
Quer conhecer duas das estratégias de marketing mais adotadas pelas empresas atualmente? Acesse nosso artigo Inbound e Outbound: qual é a melhor estratégia para sua empresa? e confira!