7 Pilares do E-commerce

7 Pilares do E-commerce

Assim como as antigas estruturas arquitetônicas greco-romanas, os pilares do e-commerce também tem como seu principal objetivo ser o alicerce de uma construção complexa, que neste caso será a sua loja online. Serão eles que evitarão rachaduras para garantir a segurança estrutural do seu negócio.

Vamos descobrir quais os principais pilares do e-commerce e arquitetar um empreendimento de sucesso com suportes firmes, capazes de suportar qualquer dificuldade externa.

Confira tudo o que será abordado neste artigo:

7 Pilares do E-commerce

7 pilares do e-commerce

Você deve estar se perguntando o porquê de serem 7 pilares do e-commerce, não é? Para que pudéssemos repassar a informação sobre o assunto fizemos uma série de pesquisas que apontassem quais os principais aspectos que mantém a sua loja online de pé.

Com base nos resultados encontrados nos estudos, segmentamos 7 elementos que demonstram ser a base de todo e-commerce.

Confira os 7 principais pilares do E-commerce:

  1. Produtos
  2. Planejamento
  3. Equipe
  4. Atendimento
  5. Pagamento
  6. Logística
  7. Marketing Digital

Agora que você já tem um breve conhecimento sobre quem são esses pilares, vamos aprofundar um pouco mais nos tópicos.

1- Produtos

O primeiro pilar do e-commerce é o seu produto e/ou serviço, afinal ele é a essência do seu negócio, por isso ele deve ser de qualidade e estar bem posicionado no mercado. Mas você sabe como garantir que ele tem tudo o que precisa para ser um sucesso de vendas?

Existe uma série de questionamentos que você deve fazer a si mesmo. Primeiro pense sobre a demanda do seu produto no mercado, as pessoas realmente precisam dele?

Em seguida analise seus concorrentes que já estão comercializando produtos semelhantes e faça algumas pesquisas de preço com base em diferentes características apresentadas nos itens dos seus adversários.

Após tudo isso, a questão que deve restar é a seguinte: qual o seu diferencial?

As pessoas precisam de motivos para consumir os seus produtos ou serviços. Por isso, pense sobre o que fará o seu item se destacar.

E aqui vai uma dica valiosa: nem sempre o menor valor será a melhor resposta.

Segundo a pesquisa Consumer Commitment Index (CCI), realizada pela Officina Sophia Retail, a maioria dos consumidores preferem pagar um pouco mais por uma experiência de compra agradável e descomplicada.

Por isso, invista em transformar a compra em uma experiência única para o cliente. Torne a sua empresa diferente das demais do nicho. Faça pesquisas e deixe a criatividade correr sem medo.

2- Planejamento

Este pilar é essencial para o seu e-commerce e você já irá entender o porquê.

O planejamento é uma base de apoio em todos os nichos e em todas as empresas. Um negócio sem um planejamento está fadado a acabar em um beco sem saída. Isso acontece pois planejar é pavimentar um caminho dentro do complexo mapa que é o mercado.

O planejamento será o seu principal pilar. Ele é a forma de aplicar estratégias previamente desenvolvidas com base em pesquisas e estudos de mercado.

Quando você tiver todo o material de pesquisas e estudo em suas mãos, incluindo estudo de persona, média de preços do mercado, estratégias utilizadas por concorrentes, entre diversos outros, chega o momento de começar a traçar a sua própria estratégia.

Desenvolva seu diferencial, precifique seus produtos e serviços e crie campanhas de marketing e canais de comunicação digital, tudo isso com base na sua persona.

Não esqueça de selecionar os KPIs (indicadores-chave de resultados) para fazer a mensuração ao longo de toda a aplicação do planejamento. A partir deles que você poderá ver se suas metas estão sendo atingidas e no caso de não estarem, entender o porquê.

3- Equipe

Você possui a sua estratégia e está com o planejamento na mão para ser aplicado, e agora? Quem faz a aplicação?

O terceiro pilar do e-commerce é nada menos que sua equipe. E quando falamos de e-commerce devem existir ao menos 4 equipes, sendo elas: técnica, atendimento, logística e marketing.

Na técnica são necessários profissionais que lidarão especificamente com a parte de criação e aprimoramentos do e-commerce. Esses profissionais são majoritariamente programadores, designers e jornalistas. Um cuidará da programação da sua loja virtual, o outro será responsável por todo o layout e o último fará toda a parte textual.

É necessário também um time de atendimento. Esses estão em contato direto com o cliente sempre que for necessário.

A equipe de logística será a responsável pela compra, armazenamento e entrega dos produtos comprados pelos clientes. Ela é extremamente importante para o seu e-commerce, pense bem para selecionar a quantidade de funcionários correta.

O marketing será responsável pela comunicação externa. Serão eles que levarão o seu público de outras redes até o seu site para fazer a compra. Tenha bons designers, redatores, copywriters e especialistas em SEO. Cada um desses profissionais fará uma enorme diferença.

4- Atendimento

Apesar do virtual cortar muito do contato humano, a sua loja online não deve deixar isso acontecer. O atendimento é um dos principais pilares do e-commerce pois ele é muito importante para os clientes.

Saber que existem formas simples de entrar em contato com o vendedor aumenta a confiança do seu público no seu negócio. Por isso estabeleça diversos canais de comunicação. Deixe um espaço na sua plataforma de vendas para falar com um atendente em tempo real.

E utilize também as redes sociais. Responda directs e comentários feitos em fotos. E não cometa um dos maiores erros de iniciantes: apagar comentários de reclamações, pelo contrário. Responda-os e demonstre estar sempre disposto a ajudar os clientes, independente da situação.

Cada uma dessas ações tem um pequeno efeito que quando somado aos demais faz uma diferença significativa na opinião do público.

5- Pagamento

O quinto pilar do e-commerce é uma das etapas mais complexas de uma compra online: o pagamento. Tudo isso pois ela pode acabar sendo uma pedra no sapato do seu público se não for descomplicada e ágil. Cuidado com redirecionamentos de um site para o outro ou até mesmo a opções de pagamentos muito limitadas.

Otimize essa etapa e garanta que ela aconteça dentro do seu site, desta forma a sua persona irá ter mais confiança para realizar a compra.

Evite também os abandonos de carrinho e crie também estratégias de recuperação. Caso o seu lead tenha adicionado itens e parado neste momento, envie e-mail marketing relembrando o que o fez adicionar aqueles itens lá.

Faça melhorias que evitem que você perca leads e futuras vendas.

6- Logística

Logo após a finalização da compra começa a próxima etapa, a de entrega. Neste momento a logística, muito bem estruturada, fará a entrega dentro do prazo prometido no seu e-commerce.

Cada etapa, o estado do produto, a embalagem, são aspectos fundamentais para ditar a qualidade de toda a experiência do consumidor. Lembre-se que na visão do cliente a responsabilidade pela entrega está toda no seu negócio, independente da contratação de uma transportadora parceira ou não.

Pois independente do resultado, o feedback, seja positivo ou negativo, será sobre a sua empresa e não sobre os entregadores.

7- Marketing Digital

Chegou o momento de falarmos de um dos pilares do e-commerce que pode ser o segundo mais importante em meio aos outros.

Como sempre mencionamos, não adianta de nada ter o melhor produto de todos com preço mais baixo do mercado se ninguém o conhece, por isso você precisa ser notado. E a maneira de fazer isso acontecer é através do marketing digital.

O marketing digital é a forma perfeita de mostrar ao mundo tudo sobre o seu e-commerce. Defina qual será sua estratégia principal e coloque a mão na massa.

Quer conhecer duas das estratégias de marketing mais adotadas pelas empresas atualmente? Acesse nosso artigo Inbound e Outbound: qual é a melhor estratégia para sua empresa? e confira!

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