5 maiores desafios de um e-commerce de roupas

5 maiores desafios de um e-commerce de roupas

Se você está aqui, provavelmente tem ou quer ter uma loja de roupas online e nós estamos aqui para lhe ajudar a realizar este sonho! Separamos para você uma lista com os 5 maiores desafios de um e-commerce de roupas e como superá-los.

O que é e-commerce?

E-commerce é o comércio de forma eletrônica, através de um dispositivo virtual. As lojas virtuais ou E-commerces chegaram ao Brasil por volta dos anos de 90, e tiveram um crescimento enorme nos últimos anos, só em 2018, tiveram faturamento de R$53,2 bilhões e 123 milhões de pedidos, resultante de 58 milhões de consumidores que efetuaram, ao menos, uma aquisição em 2018, segundo dados da 39° edição do relatório WebShoppers (2019).

Ainda não possui um e-commerce? Fique calma, aqui eu te explico como criar um e-commerce do zero.

5 Maiores desafios de um e-commerce de roupas:

Agora que você já sabe o que é e-commerce, tenho certeza que esta curiosa para descobrir quais são os 5 maiores desafios de uma loja virtual de roupas.

1- Acompanhar as tendências;

2- Fretes;

3- Tamanhos;

4- Trocas e devoluções;

5- Abandono de carrinho.

Quer saber sobre cada uma delas, abaixo irei lhe explicar o que é e como resolver cada uma destas dificuldades para que seu e-commerce de roupas venda cada vez mais.

Acompanhar as tendências

Nem sempre parece fácil, devido a isto trouxe a solução para você, uma lista com aplicativos que irão te ajudar a sempre estar conectada às novas tendências de moda.

Aplicativos de moda feminina: fique ligada nas tendências mais atuais da moda.

1. Instagram criado para divulgar fotos e trabalhos visuais, tem como o objetivo o lançamento de tendências e estilos, será seu ótimo aliado sobre a tendências da moda;

2. Chic Style é uma ótima compilação de imagens feitas pelos sites mais renomados do mundo, como The Sartorialist, Tokyo Fashion e Garance Doré;

3. Vogue Runway fornece aos seus usuários acesso ilimitado a desfiles de moda de todo o mundo;

4. Hypebeast com esse aplicativo, você fica sabendo de todas as tendências focadas em uma moda mais urbana e esportiva;

6. GQ Style os melhores estilos, notícias sobre atualidade e as últimas tendências, básico para todos os amantes da moda masculina;

Medidas e tamanhos de roupas

Um dos maiores receios de todo comprador de roupas online é a questão de medidas e tamanhos, mesmo o comprador sabendo o tamanho de roupa que cabe no seu corpo, ainda tem o receio de aquela roupa não servir e acaba abandonando a peça no carrinho ou devolvendo.

Estudos afirmam que 28% do que é comprado online em roupas é devolvido.

Mas fique calmo, separamos abaixo algumas dicas de como ajudar o comprador a identificar se aquela peça serve nele, fazendo com isso diminuir as taxas de política reversa.

Uma boa alternativa é sempre disponibilizar uma tabela de medidas mais específicas, aplicativos que associam fotos do usuário com roupas e ambientes diferentes e até mesmo dispositivos para comparar tamanho da roupa física que o usuário já tem em seu guarda-roupa com a que está disponível na sua loja virtual.

Separei abaixo um exemplo de tabela de medidas bem específica para que seu cliente não fique com receio de comprar em seu e-commerce.

Medidas e tamanhos de roupas

Tabela de medidas para e-commerce de roupas.

Fretes

O frete é um dos últimos passos na jornada de compra do cliente é neste passo que o cliente irá decidir se vai ou não comprar o produto,  um frete caro ou muito demorado pode afastar o consumidor, pois, esses são apontados como fatores de grande relevância que levam ao abandono de carrinho.

Mas fique calma! Irei lhe ajudar trazendo algumas dicas que irão fazer com que sua loja não tenha problemas de frete.

Ninguém gosta de comprar um produto e ficar dias e dias esperando, eu não gosto e tenho certeza que você também não!

A agilidade do frete é um fator determinante para a boa experiência de compra.

Para isso recomendo você a preparar-se com antecedência para as datas comemorativas, especialmente aquelas que afetam o nicho no qual seu negócio está inserido. Quem não se organiza para essas ocasiões enfrenta gargalos, descumpre prazos e frustra o consumidor,  podendo trazer danos permanentes para a imagem da empresa.

Abandono de carrinho

Existem diversos fatores que levam o usuário a abandonar o carrinho, entre esses fatores estão fretes altos ou demorados, receio que o produto não irá servir, entre outros.

Para evitar que seu cliente acabe desistindo da compra, separei algumas para ajudar você.

1- Seja claro quanto ao frete na maioria das vezes o cliente descobre o valor do frete apenas no final da compra e acaba abandonando o carrinho devido a isto, então   procure deixar claro este ponto, oferecendo na mesma tela de compra a opção de calcular o valor da entrega e, se possível, variadas possibilidades de preço.

2- Evite promoções confusas imagine que sua loja está oferecendo uma promoção para saia longa tamanho M, mas o usuário não consegue ver que a promoção é válida apenas para determinado tamanho e adiciona ao carrinho a saia tamanho G, chegando ao final de sua etapa de compra o usuário nota que no tamanho que ele precisa o valor está mais alto devido  a promoção não ser válida, que decepção, não é? Logo o usuário já abandonou o carrinho.

3- Ofereça vários meios de pagamento, outro motivo recorrente para o abandono de carrinho são as plataformas de pagamento, elas devem oferecer várias marcas, opções de parcelamento e diferentes formas de pagamento, como cartão de crédito, boleto e PIX.

Trocas e devoluções: como lidar?

Sabemos que é frustrante comprar uma roupa e não servir, né?

Por isso é de extrema importância que sua loja tenha um sistema de política reversa, pois caso o cliente não goste da peça, queira trocar ou apenas efetuar a devolução, ele poderá.

A ideia de ter uma política reversa em sua loja e-commerce pode ser um diferencial para a fidelização de clientes.

Então aposte em ter um processo de logística reversa, pois ele trará maior credibilidade para sua empresa.

Agora que você já sabe como lidar com as maiores dificuldades de um e-commerce de roupas, sugiro que leia nossos outros conteúdos sobre e-commerce, tenho certeza que você irá aprender muito !

Logística para e-commerce: tudo o que você precisa saber

Comportamento do consumidor no e-commerce

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