Quando falamos sobre vendas online, estamos indiretamente falando sobre logística para e-commerce, afinal esse processo é intrínseco a todo tipo de comércio, especialmente ao digital.
Buscando trazer todas as informações possíveis sobre esse assunto tão importante para os empreendedores, decidimos desenvolver um artigo falando especificamente sobre a logística para e-commerce. Explicaremos qual a sua importância, como organizar o processo e alguns erros que você deve evitar cometer.
Afinal, para ser um bom empreendedor é preciso ter conhecimento na área para saber como gerir e como investir neste tipo de negócio.
Interessado(a)? Então vem com a gente e confira tudo o que você precisa saber:
A logística é, para um e-commerce, uma das partes mais importantes da jornada do cliente. Você já parou para perceber o porquê?
Isso se dá pelo fato de que sempre há muita expectativa pela chegada do produto às mãos do consumidor. Ninguém gosta de nenhum tipo de atraso, especialmente dos itens que comprou online. Quando não há esse tipo de cuidado por parte da empresa, ela está correndo o risco de perder inúmeros clientes permanentemente.
Considere toda a jornada. O momento em que o cliente tem o primeiro contato com o seu negócio, seja por meio de um anúncio ou de forma orgânica. O reconhecimento do problema, a consideração de soluções, o convencimento e a conquista da confiança. Imagine ter cada uma dessas etapas arruinadas por conta de uma logística ruim.
Esse tipo de situação pode causar um prejuízo enorme a uma organização. Perceba o buraco nos lucros do seu negócio por conta de uma parte do planejamento estar sendo mal executada.
Não deixe que isso aconteça, a logística para e-commerce é tão importante quanto todas as outras etapas da experiência.
O processo logístico pode ser definido como planejar, executar e supervisionar o armazenamento, empacotamento e transporte dos produtos dentro do prazo estabelecido com o cliente. Para organizá-lo você deve seguir algumas etapas base.
Vamos conferir algumas delas:
A base de uma boa logística para e-commerce é o controle de estoque. Contabilizar e controlar quantidades de produtos e seus números de vendas estipulados em comparação com os vendidos é essencial para garantir que você sempre terá o que prometeu vender ao cliente no site.
Caso um produto esteja em falta você deve saber para adicionar essa informação na sua loja online, e não deixar que o cliente o compre sem saber que talvez tenha que esperar mais do que o tempo estimado quando se faz uma compra normal.
Além disso, não se esqueça de manter seu estoque organizados por seções. Defina se quer classificar por ordem alfabética, funcionalidade ou qualquer outro que seja o fator, mas garanta que será fácil de adicionar e retirar os produtos daquele local.
Tudo isso irá auxiliar você a aumentar os seus lucros e fidelizar os seus clientes.
Quando pensamos em contratar um serviço é sempre válido relembrar que muitas vezes o barato pode sair bastante caro, por isso é extremamente importante que você analise diversos outros fatores além do preço, antes de selecionar alguma empresa de transporte.
Lembre-se, a logística é uma das partes da sua jornada do cliente, o que significa que ela é uma das oportunidades de aproximar ainda mais a sua conexão com o consumidor. Tome cuidado e não jogue essa ótima oportunidade fora.
A logística para e-commerce é uma das grandes possibilidades de fazer o seu negócio ir ainda mais para frente.
Caso tenha interesse, também pode internalizar ao invés de terceirizar esses serviços. Tudo irá depender do porte da sua organização e do que mais vale a pena para ela.
O seu sistema de armazenagem, expedição e entrega são tão bons quanto poderiam ser?
Otimizar esses processos pode parecer difícil no começo, mas garantimos que é menos complicado do que parece. Sabe os conselhos que mencionamos sobre armazenamentos um pouco acima, no texto? Eles são algumas das dicas que podem otimizar a sua armazenagem.
Manter o olhar dentro do mercado também é muito importante para manter o fluxo logístico bem otimizado. Afinal, ter consciência nas possíveis altas e baixas de demandas dá ao seu negócio algum tempo para se preparar para períodos complicados.
Se você achava que podia comemorar assim que o produto saísse da sua garagems sentimos muito, pois esse não é o caso. Embora você provavelmente tenha contratado uma empresa de transportes, a responsabilidade para com o produto que chegará até o cliente é inteiramente sua.
Caso o objeto chegue danificado ou atrasado, o consumidor não irá até a transportadora reclamar, e sim até você. Ou seja, você precisa fazer o monitoramento do envio de produtos. Dessa maneira existe a garantia de que a entrega será feita corretamente e você ainda pode indicar para o seu cliente quanto tempo falta para a chegada do item.
Interessante, não é?
Aproveite e faça dessa oportunidade um diferencial do seu negócio.
Você já ouviu falar em fulfillment? As empresas que prestam serviços de logística para e-commerce fulfillment são as que fazem todo o processo logístico, desde a retirada do produto do estoque, a preparação, empacotamento, expedição até a entrega do item no local designado pelo consumidor.
No caso de você desejar terceirizar cada uma dessas etapas, basta buscar alguma organização que ofereça esse tipo de serviço. O preço pode ser um pouco superior a uma transportadora comum, contudo, dependendo da situação específica do seu empreendimento, pode ser um bom investimento.
A complexidade da logística para e-commerce pode resultar em alguns erros pelos quais você não estava esperando. Tentando evitar que você e o seu negócio sejam pegos de surpresa, trouxemos 3 erros que você JAMAIS deve cometer. Confira:
O que é melhor que adicionar o produto no carrinho e ver que irá levar apenas 3 dias para ele chegar a sua casa? Poucas coisas, eu sei. Contudo, não basta que esteja apenas escrito no site, é necessário que o produto chegue para cumprir com aquela expectativa que ele criou.
Muitas vezes, algumas empresas gostam de definir prazos que sabem que não conseguirão cumprir e esse é um erro que você jamais deve cometer.
Ao criar uma expectativa e não cumprir, você está demonstrando ao seu cliente que o seu negócio não é confiável. Isso pode levá-lo a cancelar a compra, ou pior, a nunca mais comprar de novo na sua loja.
Defina um prazo que abrace alguns possíveis atrasos e garanta a confiança e o carinho do seu consumidor.
A sustentabilidade, hoje mais do que nunca, deve fazer parte do plano de qualquer empresa, seja ela um e-commerce ou uma loja física.
Quando falamos sobre a logística reversa o ideal é desenvolver políticas sustentáveis a respeito dos seus produtos e também a compensação de emissores tóxicos liberados no ar por meio dos veículos que transportam o seu produto.
Também é muito importante ter uma parte da sua loja online dedicada especialmente a esse assunto, algumas vezes mencionando como o próprio cliente pode ajudar a sua empresa nesse processo.
Isso dará à sua empresa uma credibilidade genuína com todo o seu público.
Dentro do seu catálogo de produtos oferecidos sempre terão alguns que serão mais vendidos que outros. Isso não está nem um pouco longe do esperado. Contudo, você não deve deixar esses itens parados para sempre.
Pense em momentos estratégicos e faça queimas de estoque para movimentar os seus produtos e jogá-los no mercado, dando destaque a eles e a sua loja.