Como montar um time de e-commerce?

Como montar um time de e-commerce?

Existem duas formas de montar um time de e-commerce, você pode entrar em contato com uma agência especializada ou selecionar os profissionais a dedo para se juntarem a sua empresa.

Para selecionar qual a melhor saída para o seu negócio, você deve levar em consideração o porte da sua organização e a complexidade do seu nicho.

Existem diversos tipos de e-commerce, por isso você tem de saber exatamente o que você precisa para em seguida pensar na sua equipe. Para os iniciantes dentro do mundo digital, o ideal é contratar uma agência especializada em e-commerce, pois assim você terá uma equipe capaz de identificar questões que talvez não tenham sido previamente observadas.

Contudo, se você prefere selecionar o seu time de e-commerce a dedo e ligá-los diretamente a sua empresa, está tudo certo! Pois neste artigo nós iremos trazer algumas informações que são fundamentais de se ter antes de começar a contratar.

Confira os tópicos abordados e saiba um pouco mais sobre como montar um time de e-commerce:

Quem faz parte de um time de e-commerce?

Quem faz parte de um time de e-commerce?

Quando falamos sobre montar um time de e-commerce do 0, você precisa ter em mente que existe uma série de profissionais que precisam ser contratados por conta da grande diversidade de trabalhos necessários para manter o funcionamento de uma loja online.

Sabendo dessa complexidade, decidimos segmentar esses profissionais em 4 diferentes grupos, dessa forma você poderá entender melhor sobre os papéis de cada um dentro do seu negócio.

Equipe 1

A equipe 1 é a parte técnica do seu time de e-commerce.

O que isso significa?

Isso significa que essa equipe contém no mínimo 3 profissionais de diferentes áreas: um programador, um designer e um jornalista.

O programador é o responsável por programar o seu site. Será ele que, através de códigos, irá estruturar toda a base do seu e-commerce, seja ele uma loja online, um app, ou um site responsivo. No momento de contratar o profissional é importante pedir um portfólio para conferir os projetos nos quais ele já trabalhou.

Dessa forma você terá em mãos um pouco do que aquele candidato é capaz de fazer. Confira também se ele possui alguma habilidade na qual é mais qualificado do que em outras. Dessa forma será mais fácil de encontrar a pessoa perfeita para o cargo específico que você está ofertando.

O designer ficará responsável por desenvolver a parte estética do seu e-commerce, criando layouts inteligentes e otimizando a experiência do usuário através de estratégias visuais. Tudo para garantir que a sua loja online terá uma aparência que o seu público irá amar.

Mas o que um jornalista teria para fazer junto aos dois demais profissionais? Um jornalista é, por formação, um escritor competente, o que os leva geralmente ao ramo da redação, e é exatamente disso que você precisa. O redator fará toda a parte escrita do seu e-commerce. E não se engane, embora essa possa parecer uma atividade fácil de se fazer, não é.

Um bom redator conhece técnicas de escrita que podem mudar completamente a perspectiva do seu consumidor sobre algum produto. Eles tornam a experiência do cliente mais instigante e interessante, utilizando, por exemplo, copywriting e gatilhos mentais para conseguir convencimento e confiança.

Juntos, a equipe técnica será a base para a idealização, criação e manutenção do seu comércio eletrônico.

Equipe 2

A segunda equipe do seu time de e-commerce pode se resumir ao atendimento ao cliente. Neste caso, essa equipe pode contar com somente um profissional, mas tudo depende do porte da sua empresa e da quantidade de demanda dessa tarefa.

Aqui se concentram pessoas da área de comunicação, como publicitários e relações públicas. Eles são os responsáveis pelo contato direto com o cliente, de forma passiva e ativa.

Eles atuam ajudando clientes com dúvidas em relação à loja ou aos produtos, e também ficam a postos para auxiliar aqueles que possam vir a ter problemas com algum item. São eles que fazem o famoso SAC (sistema de atendimento ao cliente), recebendo reclamações de objetos que chegam danificados ou trocados.

Geralmente também são responsáveis por entrar em contato com clientes que deixaram produtos no carrinho sem finalizar a compra e por conversar com aqueles que cancelaram alguma transação no site.

Esses profissionais são muito importantes para o seu time de e-commerce, pois eles não apenas trazem o contato mais humano e imediato ao seu público, como também coletam dados relevantes para as suas estratégias.

No momento de contratar pessoas para o seu atendimento priorize aqueles que demonstram agilidade e resiliência para atender todos os clientes com o mesmo carinho e receptividade. Faça dinâmicas com os candidatos da vaga e utilize cases para testar as reações e a desenvoltura de todos em situações difíceis.

Equipe 3

Uma das partes mais essenciais de um comércio eletrônico, a equipe três é a parte do seu time de e-commerce voltada a logística.

Responsáveis pelo recebimento, armazenamento e envio de produtos, os profissionais desta área são muito importantes. Você sabe o por quê?

Você lembra das vezes em que os prazos de entrega dos produtos que você comprou online não foram cumpridos?

Essa é uma sensação de frustração e irritação que a maior parte das pessoas que fazem compras em e-commerces já enfrentou. Muitas vezes, os clientes até mesmo deixam de voltar a comprar naquela loja e acabam se fidelizando aos concorrentes da marca.

Situações assim com certeza não é o que você deseja para o seu negócio, certo? Então a solução é ter profissionais de logística bem capacitados e que tenham uma preocupação tão grande com a reputação da sua empresa quanto você.

Na hora da seleção dos candidatos busque aqueles que apresentam uma longa experiência na área.

Equipe 4

A última equipe, mas nem de longe menos importante, é a equipe de marketing.

Se você achava que o marketing era apenas um adicional para e-commerces, sinto muito, mas você não poderia estar mais enganado. Uma boa estratégia de marketing digital é um dos pilares do e-commerce, pois será ela que irá levar o seu cliente até você. Ela é vital para o seu negócio.

Pense só: quando não há uma porta em um prédio, não há como entrar. Com lojas virtuais é a mesma coisa: quando não há uma estratégia de marketing, não tem como o seu cliente chegar até o seu e-commerce.

Então vamos falar sobre quais os profissionais que irão compor essa parte do seu time de e-commerce.

Um deles é novamente o designer. Ele será responsável por criar peças publicitárias, editar fotos, e muito mais. Ele trabalha em colaboração com a criação de conteúdo. Os criadores de conteúdo irão planejar postagens a partir de uma determinada estratégia de comunicação.

Em seguida vem o social media, que faz o controle das redes sociais e agenda os posts em suas redes.

Esses 3 profissionais juntos irão criar uma estratégia de marketing que irá levar o seu público até o seu negócio de maneira sútil e aprazível.

Já sei montar um time de e-commerce, e agora?

Agora que você já sabe quem deve estar na sua equipe e quais os profissionais certos devem se juntar a sua empresa chegou o momento de desenvolver as vagas para enfim começar a montar um time de e-commerce!

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