Nos últimos anos muitos negócios se expandiram ou até mesmo migraram permanentemente para o mundo digital, investindo fortemente no e-commerce.
Contudo, a sua empresa não fez isso pois provavelmente não foi significativamente ameaçada pelo período pandêmico e acabou mantendo a forma de vendas tradicional. Até aí tudo certo, não é?
Porém, recentemente você vem notando alguns sinais de que a sua organização não vem vendendo mais como antes, mas por que isso está acontecendo? Se a pandemia está desacelerada e tudo parece estar voltando a ser como era, por que as suas vendas não são mais as mesmas?
Existem diversos fatores que explicam esse fenômeno. Por isso, hoje decidimos trazer os 5 principais indícios que apontam que a sua empresa precisa de um e-commerce.
Desta forma você pode reavaliar o seu negócio e decidir se irá, ou não, abrir uma loja virtual. Impulsionando a mudança que será um ponto de virada na jornada da sua empresa.
Confira todos os tópicos abordados nesse artigo:
Existem uma série de elementos que apontam na direção certa a qual a sua empresa deve percorrer para alcançar o sucesso. Esses indícios geralmente são notados por profissionais qualificados que trabalham com planejamento e estratégia.
Se os estrategistas da sua empresa aparecerem com alguma das seguintes situações significa que você deve ficar em alerta e repensar se a sua empresa precisa de um e-commerce. Confira:
Quando falamos de lojas físicas, existe a necessidade de um estoque para a reposição imediata de produtos. E recentemente você percebeu que os seus estoques não vem sendo tocados por conta do baixo número de vendas.
Existem muitos motivos que podem levar ao baixo nível de compras, como alto valor dos produtos, baixa demanda, grande quantidade de concorrentes e o principal, a falta de público.
Com um e-commerce você pode ultrapassar todas essas barreiras. A venda online reduz o preço de venda por ser mais simples e com os baixos preços e um marketing bem elaborado sua empresa cria uma demanda e ainda deixa os concorrentes comendo poeira.
Quanto ao público? Falaremos disso agora mesmo!
A aquisição de novos leads e clientes por si só é uma tarefa demorada e nada barata. Por isso quando falamos sobre a perda de consumidores já conquistados pela sua empresa, a frustração é ainda maior.
A grande mudança no cenário vista nos últimos anos trouxe consigo grandes transformações no comportamento dos clientes. Isso significa que hoje o seu estudo de público pode estar apontando na direção errada.
É possível que hoje a sua persona prefira comprar os seus produtos na madrugada de um dia de semana e com somente uma loja física isso não é viável. Se esse for o caso, provavelmente ela está comprando itens semelhantes na loja virtual de algum concorrente que expandiu o seu negócio para o mundo dos e-commerces.
Refaça suas pesquisas a respeito do seu público-alvo e observe seus novos comportamentos. Desta forma você saberá em que direção deve ir e se sua empresa precisa de um e-commerce.
Você já parou para pensar em quantas pessoas em todo o Brasil possuem o perfil da sua persona? Vamos pensar sobre isso juntos.
Lojas físicas tem algumas características que são inerentes a elas, uma delas é a localização geográfica. Isso significa que esse comércio está em um determinado local e lá somente, o que gera uma enorme limitação de público.
Ao falarmos sobre espaço virtual, estamos falando sobre algo que existe em qualquer dispositivo eletrônico que possua internet. Isso significa que qualquer um que possua um celular com 4G ou um computador cabeado pode utilizar tudo que se encontra dentro do mundo online.
E a sua loja pode ser uma dessas coisas! Imagine ter uma loja que está na mão de todos os seus clientes, disponível 24 horas por dia. Seria incrível, não é?
Sua empresa não estaria mais limitada a possíveis consumidores que moram ou trabalham perto da sua loja.
Temos certeza que até aqui você já percebeu que a sua empresa precisa de um e-commerce, mas ainda tem mais. Então vamos em frente!
A expansão de um negócio é o sonho de qualquer empreendedor, mas tornar esse sonho uma realidade pode ser bastante caro e trabalhoso, certo?
Depende!
Se pensarmos na abertura de uma franquia, o valor irá nas alturas. Já no caso de um e-commerce, o custo é significativamente reduzido.
Isso acontece por conta da equipe reduzida e da menor quantidade de coisas necessárias como estoque fixo, ou até mesmo do próprio espaço físico. Não são necessários atendentes, nem aquisição de produtos de reforma ou decoração.
Tudo o que o seu e-commerce irá precisar é um programador, um designer e um copywriter. Após a criação da loja online basta organizar a logística e começar a vender para pessoas de todo o país!
Conseguir baixar os custos de venda para colocar produtos a preços competitivos dentro do mercado é um desafio que todas as empresas acabam por experimentar, e você acaba de dar de frente com uma vantagem que somente quem tem um e-commerce consegue obter.
Como já mencionamos, uma loja física possui diversos gastos que um e-commerce não possui. Como água, luz, pagamentos de funcionários, reformas, uniformes, e muito mais. Cada um desses elementos pesa em cima do custo de venda.
Quando você não possui nenhum desses gastos o preço do seu produto pode praticamente ser reduzido pela metade. E o melhor, você terá o lucro da mesma forma. A sua empresa e o seu cliente ficam completamente satisfeitos!
Agora que já vimos os 5 indícios de que a sua empresa precisa de um e-commerce, vamos falar brevemente sobre como criar um e-commerce de sucesso.
Para ter um e-commerce de sucesso é preciso ter conhecimento sobre algumas metodologias que aumentem suas vendas online. Para isso é necessário ter uma enorme gama de conhecimentos acoplados juntos funcionando em sincronia.
Alguns desses saberes incluem alguns dos principais elementos do marketing digital. São eles o SEO, Copywriting, Lading pages e Leads.
Quer conhecer os 5 passos que levam você em direção a um e-commerce de sucesso? Confira nosso artigo E-commerce de sucesso: aumente suas vendas online em apenas 5 passos.